Mecânica - Manifest
 Mecânica - Manifest
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14

Postado em: 14/01/15 15:45
Boa tarde, galera!

Com a vinda da nova coleção Fate Reforged, surgiu uma nova mecânica, Manifestar.
Sendo assim me vi com uma dúvida:

A mecânica consiste em baixar uma carta virada para baixo no campo de batalha, podendo ser virada para cima pagando o seu custo. A questão é, para saber seu custo, você precisa saber qual é a carta. Em que momento a carta é checada? E se você checar ela e não tiver o custo de mana adequado, ela continua virada para baixo com ambos os jogadores sabendo? Eu posso olhar a carta sem o adversário saber qual é?

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
Luz_

Esquilo
0 Referências
Posts: 101
Registro: 09/12/14

Postado em: 14/01/15 15:49
Vc pode olhar sua carta virada... mas se a carta virada não tiver custo, tipo uma ancestral recall?
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14

Postado em: 14/01/15 15:50
Bom, com relação a duvida de custo, se a carta não tiver custo, você pode usar a hora que quiser. Só não pode jogá-la se for um terreno e você já tiver jogado outro terreno neste turno.

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
RamonSales

Esquilo
0 Referências
Posts: 27
Registro: 20/05/14

Postado em: 14/01/15 15:52
Parece que os unicos cards que podem ser voltadas para cima são cards de criatura, qualquer outro card ele vai ficar la, como um 2/2.
 
Larri

Esquilo
0 Referências
Posts: 62
Registro: 14/12/14

Postado em: 14/01/15 15:59
Vc pode ver suas cartas viradas pra baixo sempre. Só criaturas podem ser voltadas para cima.
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14

Postado em: 14/01/15 16:02
Entendi. A ultima duvida é: O card manifestado, enquanto virado para baixo, é considerado criatura?

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
Larri

Esquilo
0 Referências
Posts: 62
Registro: 14/12/14

Postado em: 14/01/15 16:10
Sim, é uma criatura 2/2
 
Luz_

Esquilo
0 Referências
Posts: 101
Registro: 09/12/14

Postado em: 14/01/15 16:11
Criatura tipo Morph 2/2.

Essa mecânica é antiga, só foi readequada.

 
Opb_Cpm22

Esquilo
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 618
Registro: 24/09/01

Postado em: 14/01/15 16:25
A minha duvida sobre manifest

1º Tenho 1 Ancestral Recall no manifest e uso Momentary Blink o que acontece.
2º Posso "desmorfar a qualquer momento"
3º O que acontece com manifest caso seja removido por 1 Oblivion ring após voltar ao jogo(Se for uma instant morfada, e se for um bixo morfado)
 
lfgcampos

Esquilo
0 Referências
Posts: 2444
Registro: 24/10/13

Postado em: 14/01/15 16:29
Dúvidas AQUI

Respostas:

Blink and you’ll miss it!
A manifested card that’s blinked/flickered (i.e. exiled and then returned to the battlefield either immediately or at the beginning of the next end step) acts fairly normally. It’ll enter the battlefield face up as a new object. In the case of an instant or sorcery that was manifested, it’ll just stay in exile because face-up instants and soceries can’t exist on the battlefield. (The same holds true for any effect that tracks the card through zone changes, like Rescue from the Underworld and the like.)


Sim. A qualquer momento.

 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14

Postado em: 14/01/15 16:49
Sendo assim, uma criatura manifestada pode ser desmorfada a qualquer momento, mas só pode ser desvirada pelo seu custo natural quando puder se jogar um feitiço, correto?

Ex: Manifestei um Jeering instigator. Sendo assim eu só posso desvirá-lo pelo seu próprio custo no meu turno, mas no caso do morph, posso usar a qualquer momento, correto?

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
Hael333

Esquilo
0 Referências
Posts: 3595
Registro: 25/12/09

Postado em: 14/01/15 16:59

Segue as mesmas regras do morph, você pode virar o bixo pra cima a qualquer momento que possa pagar os custos (e tenha a prioridade).

 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14

Postado em: 14/01/15 17:09
Ah sim, verdade, pensei ter lido outra coisa! asiuehaiusehaui

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
MARPJ

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3575
Registro: 03/02/14

Postado em: 14/01/15 18:14
Fazer um resumo de manifestar:

-Uma carta manifestada é tratada como uma criatura incolor 2/2 sem nome e sem custo de mana.

-Você pode olhar a permanentes voltadas para baixo que você controla a qualquer momento.

-Se a carta manifestada for de criatura então você pode vira-la com a face para cima a qualquer momento em que tiver a prioridade pelo seu custo de mana. Isso é uma ação especial e não usa a pilha.

-Se a carta manifestada não tiver custo de mana, mesmo sendo criatura não poderá ser voltada para cima (pois não tem custo de mana), exemplo Dryad Arbor

-Uma carta que for virada de face para cima não desencadeia habilidades "quando entrar no campo de batalha", pois ela já está no campo de batalha. Porém irá desencadear qualquer habilidade "quando for voltada para cima" (tipo Secret Plans)

-Se a carta manifestada tiver morph, pode-se pagar o custo de morph para vira-la para cima.

-Caso um efeito tente virar uma carta manifestada com a face para cima (tipo Break Open) e a carta for uma Mágica Instantânea ou Feitiço, ela é revelada e continua no campo com a face para baixo como uma criatura 2/2. Se for um Planeswalker irá ser virado para cima e então colocado no cemitério pelas SBA por não ter marcadores de lealdade.

-Se uma carta manifestada for "blincada" (tipo Cloudshift) ela tem a face virada para cima ao ser exilada, se for uma carta de permanente volta para o campo de batalha, se for de Mágica Instantanea ou Feitiço permanece exilada.

-Toda vez que uma carta manifestada for sair do campo de batalha (morrer, voltar para a mão, exilio, ir para o grimorio), quando o dono dela deixa o jogo ou quando o jogo acaba ela DEVE ser revelada

-Cartas com dupla face (DFC), como os lobisomens de Innistrad, não podem ser virados com a face para baixo (tipo Ixidron), pois eles tem duas "face para cima". Porém eles podem ser manifestados (pois vem de uma zona secreta, tipo o grimório), sendo tratados no campo como criaturas 2/2. Elas podem ser viradas para cima pelo custo de mana da face "dia" (até por que a outra face não tem custo de mana)

OBS: Usem os tokens de manifest e morph, e mesmo que você não tenha no seu deck nada com essas mecânicas é bom levar com vocês se por acaso enfrentem alguém com elas no deck

edit: adicionei sobre DFC, se esqueci de algo me avisem


Editada em: 14-01-15 18:23:24 por MARPJ.

Editada em: 15-01-15 14:00:38 por MARPJ.
 
Larri

Esquilo
0 Referências
Posts: 62
Registro: 14/12/14

Postado em: 15/01/15 12:22

Precisa revelar quando o jogo acaba também, certo?

 
MARPJ

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3575
Registro: 03/02/14

Postado em: 15/01/15 13:58

Sim, deve ser revelado ao fim do jogo também, isso é coberto pela regra 707.9


Vou editar o outro post para adicionar isso :)

 
2BGamePlays

Esquilo
0 Referências
Posts: 2
Registro: 03/09/14

Postado em: 31/01/15 10:49
No caso da Hidra Encapuzada, se for manifesta, posso desvirá-la ao custo de GG (tendo em vista o X no custo não ser considerado como quantidade exata, sempre sendo contada como 0 nesses casos) e ainda assim ela terá os 5 marcadores do efeito "Quando tem a face voltada para cima"?
 
MARPJ

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3575
Registro: 03/02/14

Postado em: 31/01/15 17:01

sim

 
BilacOrigens

Esquilo
0 Referências
Posts: 2
Registro: 20/02/17

Postado em: 20/02/17 18:42
Boa tarde se eu manifestar um terreno utilizando a carta nubiforme e depois blinkar a carta manifestada 2/2 (no caso o terreno)com Brago, King Eternal depois que ele deu dano de combate. Este terreno entra no campo normal mesmo eu ja tendo decido o terreno do turno ou ele não entra de forma alguma ?

e se a carta manifestada for um artefato ou encantamento oque acontece?
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 8045
Registro: 09/12/16

Postado em: 20/02/17 18:49
O card entra com a face frontal virada pra cima, isso é, como um terreno (ou artefato, encantamento, o que for). Tecnicamente, ele fica com a face virada pra cima no momento em que ele deixa o campo, antes mesmo de voltar.

Você não está jogando o terreno portanto o limite de terrenos por turno não importa aqui.

Se o card for uma Aura, ele entra já anexado a um objeto válido. Ele não dá alvo, logo pode encantar algo com Manto ou Hexproof, mas a habilidade Proteção (do tipo certo) ainda impede a Aura de encantar aquele objeto. Se não houver nada válido para ser encantado, a Aura permanece exilada.

Se o card for um feitiço ou mágica instantânea, não retorna, fica exilada.