Grenzo x Rest in Peace
 Grenzo x Rest in Peace
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 1956
Registro: 21/01/14
Belo Horizonte - MG

Postado em: 10/08/14 19:54
O que acontece com a habilidade do Grenzo, Dungeon Warden se tiver um Rest in Peace (ou similar) em campo?
Fiquei com a duvida pois a habilidade do Grenzo só checa o poder da criatura que saiu do fundo, ela não parece checar se a carta realmente foi pro grave. Então, imagino que a criatura seria exilada em vez de ir pro grave porém, se o poder dela for igual/menor que o do Grenzo, seria colocada no campo da mesma forma.
Acredito que Grafdigger's Cage faça a habilidade dele pifar, mas imagino que Rest in Peace/Leyline of the Void não faça.
Procurei alguma regra sobre isso no gatherer, mas não achei.
Estou certo? Tem alguma regra ou nota esclarecendo isso?
 
MARPJ

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3575
Registro: 03/02/14
Cascavel - PR

Postado em: 10/08/14 20:02

Das notas de Conspíracy (que por alguma razão não estão aparecendo no Gatherer):

Compare Grenzo's power when the ability resolves with the power of the creature card in your graveyard to determine if you put it onto the battlefield. If Grenzo isn't on the battlefield at this time, use its power from when it was last on the battlefield.

No meu entendimento, como a criatura não vai estar no cemitério (nem tocar ele para o caso de querer brincar com a pilha) a habilidade do Grenzo não faz nada.

Edit: para deixar claro o por que de meu entendimento, uma vez que a criatura não vai estar no cemitério Grenzo não irá comparar o poder, logo não vai trazer nada de volta

Editada em: 10-08-14 20:34:26 por MARPJ.

 
MestreGoblin

Goblin
0 Referências
Posts: 172
Registro: 21/04/07
Rio Grande - RS

Postado em: 10/08/14 20:25
espere confirmação de um moderador, mas pifa com RIP ou com Grafdigger's Cage
 
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 1956
Registro: 21/01/14
Belo Horizonte - MG

Postado em: 10/08/14 20:27
Acabei de procurar mais a fundo e achei isso:

"Q: Grenzo, Dungeon Warden turns over a Goblin, but my opponent has Rest in Peace. Do I get my Goblin from exile?

A: You do! The ability doesn't specify that it checks in or returns from a graveyard, so it will check in the first zone the card moves to, if it moves to a public zone, and then move it to the battlefield from that zone. Your little Goblin will make a journey from your library to exile to the battlefield to your opponent's face in record time."

Esperando confirmação de moderadores
 
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 1956
Registro: 21/01/14
Belo Horizonte - MG

Postado em: 11/08/14 18:39
Ninguém?
 
JFFank

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4768
Registro: 29/12/13
Santa Maria - RS

Postado em: 11/08/14 22:35
Está correta a resposta mais recente; Grenzo não especifica que o card tem que entrar no cemitério para ser colocado em campo (há cards que especificam); logo, sendo o exílio uma zona pública, a criatura ainda vai ser colocada em campo se preencher as condições impostas pela habilidade do Grenzo (ter poder menor que ele). Contudo, se houver uma Wheel of the SUn and Moon em jogo, a habilidade irá pifar, pois o deck não é uma zona pública.
Tecnicamente, o que se tem é uma habilidade ativada ligada a uma habilidade estática, que tem a capacidade de "acompanhar" o deslocamento do card entre zonas públicas em razão da regra 400.7g (note que isso é uma exceção à regra geral, segundo a qual um objeto que mude de zona torna-se um novo objeto e não mantém qualquer vínculo com o objeto que era antes).