[Dúvidas] Wasteland // Ordem de acrescimo no custo
 [Dúvidas] Wasteland // Ordem de acrescimo no custo
BlindMagus

Esquilo
0 Referências
Posts: 229
Registro: 28/07/07

Postado em: 10/06/14 03:16
Primeiro a dúvida que foi gerada por um amigo meu que foi ao GP em Sampa. Ele pediu para esclarecer a dúvida aqui.
1- Eu tenho uma Wasteland, posso dar o Target de destruit o terreno não básico na minha própria Wasteland?
(Eu acho que não, uma vez que o "sacrifique" está antes dos dois pontos e é custo, mas fica a dúvida)

2- Eu posso dar Wasteland no land do meu oponente, responder a habilidade da Wasteland usando um Crop Rotation na mesma Wasteland, sacrificando ela?
(Novamente eu acho que não, já que quando eu colocar a abilidade da Waste na pilha eu tenho que sacrificar ela então quando eu usar o crop antes do cara perder a Land eu teoricamente não tenho mais a Waste.)




Agora a dúvida entra na regra das camadas acredito eu. Se eu tenho 2 Lodestone Golem e 1 Trinisfera na mão, como é exatamente que é colocado esses custos em por exemplo, um Brainstorm.
U + 1 (Golem) + 1 (Golem) = 2U = Check na trinisfera
U + 2 (Trinisfera) = 3 + 1 (Golem) + 1 (Golem) = U4


[Duvida Bonus]
Essa ultima eu sei a resposta mas num dia desses eu acabei duvidando de mim mesmo então vou esclarecer só pra ter certeza.

Jogador 1 tem 1 Land e conjura um Rift Bolt. Jogador 2 faz Trinisfera ou tália ou Golem (algo que aumente o custo da carta) e ranca o land dele fora. Jogador 1 tem que resolver a Suspend, ele retira o marcador mas não pode castar a mágica, a mesma fica exilada até que ele consiga por um novo marcador de suspende na carta, correto? Se ele não conseguir, a mesma fica exilada até o fim do game.
 
JFFank

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 10/06/14 05:14
1- Sim! Isso porque tu deves declarar os alvos de uma mágica ou habilidade antes de pagar os seus custos. Inclusive, essa possibilidade é prevista no Gatherer de Ghost Quarter (que funciona similarmente):


1/5/2006 If you target Ghost Quarter with its own ability, the ability will be countered because its target is no longer on the battlefield. You won't get to search for a land card.

2- Não. Os custos - inclusive o sacrifício - são pagos antes de o jogador receber a prioridade de volta. Também não é possível fazer na ordem inversa (Crop Rotation e Wasteland em resposta) porque sacrificar o terreno também é custo de Crop Rotation.

3- Não envolve camadas. Camadas dizem respeito a efeitos que geram cópias, mudam o controlador de mágicas ou permanentes, alteram o texto de cards ou a definição das características de objetos (poder, resistência, subtipo ou cor). Custo (o quanto vai ser pago por uma mágica) não é uma característica (custo de mana convertido, entretanto, é...).
De qualquer forma, Trinisfera funciona assim: defina o custo da mágica, aplicando inclusive reduções ou aumentos decorrentes de quaisquer efeitos (como Lodestone Golem, Thalia, kickers etc.). Se o resultado for menor que 3, Trinisfera faz com que vire 3. Se for igual ou maior, ela deixa quieto. Logo, no seu exemplo, Brainstorm custaria 2U para ser conjurado.

Bônus: correto.

EDIT: para esclarecer melhor a dúvida 1, segue o passo a passo (em ordem) da conjuração de uma mágica/habilidade:

a) anunciar a conjuração/ativação;
b) colocar a mágica/habilidade na pilha;
c) anunciar o modo (se a mágica/habilidade for modal);
d) anunciar eventuais custos adicionais (como kickers) ou alternativos que serão pagos;
e) definir o valor de variáveis no custo (como o tradicional X de Fireball);
f) definir quais as manas serão pagas (caso a mágica/habilidade tenha custo com manas híbridas ou pirexianas);
g) anunciar todos os alvos necessários;
h) definir o custo total da mágica/habilidade (após consideração dos alvos e eventuais aumentos/reduções);
i) ativar habilidades de mana para pagar o custo, se necessário;
j) pagar o custo total.

Feito isso tudo, a mágica/habilidade está conjurada e na pilha, aguardando para resolver!

Editada em: 10-06-14 05:21:07 por JFFank.
 
Feramalkav

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 151
Registro: 24/10/07

Postado em: 10/06/14 08:24
Só uma coisa qnto a dúvida bônus dele.
Qndo vc retira último counter temporal de uma mágica suspendida vc pode jogá-la sem pagar seu custo. Ou seja, n acredito que qualquer alteração de custo influencie nisso, ao contrário do pich de uma FoW, já q este é um custo alternativo.
E se por algum motivo vc n puder jogar a mágica suspendida no momento em que vc retira o último counter, por causa de um teferi por ex., ela fica removida "para sempre".
 
JFFank

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 10/06/14 18:26
Nope. Custos adicionais têm que ser pagos mesmo nesse caso.