Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[Primer] - Doomsday. Um guia básico
 [Primer] - Doomsday. Um guia básico
Radel

Esquilo
52 Referências (100.00% positivas)
Posts: 120
Registro: 03/05/13

Postado em: 31/01/14 17:00
Primer Doomsday Fetchland Tendrills.

1. Introdução.
Não sei ao certo a história do deck, pois não existe nada aprofundado na internet, e nem esse humilde primer tem pretensão de ser o guia máximo de um deck complicadíssimo, considerem isso mais um guia básico para quem tem interesse, uma vez que é impossível se aprofundar realmente no deck sem escrever um livro sobre.

2. O Deck.

O DDFT é um deck storm, ou seja, ele deve executar um número certo de mágicas durante um turno de maneira a atingir a contagem certa para usar um Tendrills of Agony letal, exemplo, para matar um oponente com 20 pontos de vida, deve-se usar 9 mágicas + o ToA para causar exatamente 20 pontos. Ok, mas até ai, o ANT e o TES tem se saído muito bem, então qual o sentido de usar um deck tremendamente mais difícil e aumentar as chances de suicídio em uma partida? Diferente do ANT e do TES, o DDFT é um combo de apenas uma única carta, basta usar a carta doomsday, arrumar a pilha de 5 cartas e matar seu oponente, simples não? Na verdade, não, uma vez que essas pilhas são extremamente difíceis de se montar corretamente ao longo de um jogo, mas diferente dos outros Storms no mercado, ao arrumar a pilha, você pode otimiza-la de maneira a contornar qualquer hate, e isso torna esse deck tão poderoso, o potencial de contornar absolutamente TUDO.

3. Os porquês.

Porque jogar o doomsday ao invés do ANT, apesar da consistência do ANT, ele tende a ficar muito dependente de descartes, e ao utilizar a carta Ad Nauseam, você fica totalmente a mercê da sorte, o que não é bom em uma partida.
Porque jogar o doomsday ao invés do TES, afinal, eles são um turno fundamental mais rápido, também usam as 5 cores, tem acesso a um arsenal de proteção, e o wish board. Bem, alguns motivos são, apesar de ser mais rápido, o TES continua um tanto vulnerável, possui uma base de mana instável, usando somente não básicos, fica muito vulnerável a wasteland, ao se deparar com uma mesa de hate de um maverick ou um D & T, o piloto de TES acaba tendo que rezar para suas respostas chegarem a mão, e no fundo, DDFT é muito mais legal. (opnião pessoal).
Porque jogar doomsday ao invés de belcher e SI, bem, FOW manda abraços.

4. As cartas.

Não vou me estender carta a carta aqui, somente nas principais, talvez em uma atualização do post eu deixe essa área mais completa.
L.E.D – O olho do leão é certamente uma das maiores mecânicas do deck, além de gerar contagem na storm de graça, se usado corretamente, pode gerar quantidades absurdas de mana, possibilitando chances altíssimas de combar corretamente.
Dark Ritual – A carta B suprema no que diz gerar mana, ela pode acelerar o combo de maneira absurda, sendo possível combar com apenas 1 terreno na mesa, 4 cópias são obrigatórias, e por 4 R$ cada, não machuca ninguém.
Tampo do sensei – Apesar de ser uma carta lenta por natureza, nós queremos apenas uma carta na mão, Doomsday, e ter visão das próximas 3 cartas todo turno é fundamental para acelerar o deck, além de ser uma mecânica de compra poderosa na de explodir o combo na cara do oponente.
Silence e Terapia da cabala – São as principais defesas do deck, um silence bem colocado garante que o combo seja mais um goldfish.
Ideas unbound – Essa carta será o topo da sua pilha 80% das vezes.
Burning wish – A possibilidade de trazer uma variedade de hates do sideboard, e a ampliação na contagem na hora de combar tornam essa carta poderosíssima.
Doomsday – Metade dos seus pontos de vida, pegue seu deck e cemitério, escolha 5 cartas, qualquer carta do seu deck está a sua disposição, basta organiza-las de maneira correta, e a vitória está garantida, praticamente não importando a mão ou mesa do oponente.
Obs: Não irei comentar sobre as proteções a fundo por falta de tempo, durante o mês irei atualizando na medida do possível, porém algumas cartas são bem autoexplicativas, a hora de usa-las, vai vir naturalmente com a experiência.
5. Estratégia do deck.
Uma coisa que você deve ter em mente, é que o DDFT não é um deck turno 1, o turno fundamental dele é 3, então, a não ser que você venha com uma mão divina, com 2 rituais, 2 leds, tampo, terreno e burning wish, e saiba o que o seu oponente tem na mão, é melhor esperar uma situação favorável, dito isso, vamos ao combo.

O objetivo do deck é resolver a carta doomsday da situação mais confortável possível, para isso, temos ótimas proteções como silence e terapia, e a cartinha que vê tudo, gitaxian probe, que irá te garantir informações valiosas acerca da mão do oponente e como está o caminho. Ao resolver doomsday, seja na mana, seja no ritual, você irá perder metade dos seus pontos de vida, porém se você fez direito, isso realmente não importa, mas ao preço dessa vida preciosa, você irá organizar seu deck em 5 quaisquer cartas que você queira, então imagine o cenário ideal:
É o terceiro turno, você tem tampo e 3 terrenos na mesa, tundra, volcanic e u.sea, a sua mão é (Ritual, ritual, pelata, probe, doomsday e LED), você não tem proteção, porém em um probe no turno passado você sabe que seu oponente tem pierce e daze na mão, e uma carta desconhecida.
Você coloca a pétala em campo esperando daze, vira o U.sea e joga ritual sombrio, ele resolve, você joga doomsday, seu oponente joga o Pierce, você estoura a pétala em resposta, e joga o outro ritual, gerando (BBB), paga o preço do peirce e o oponente joga um daze para tirar sua mana flutuando, doomsday resolve, supondo que você estava a 6 de vida, e sabendo que os terrenos do seu oponente estão agora tapados, você prossegue com a seguinte pilha (Ideas unbound, Led, led, led, burning wish), você foi a 3 de vida pelo doomsday, paga mais 2 para usar o probe e comprar ideas unbound, vira a tundra e volcanic para gerar UU e jogar IU, comprando os 3 leds, colocando-os na mesa, e estourando o tampo, como responsta ao tampo, você vai estourar os 4 LEDS agora na mesa gerando (RRRBBBBBBBBB), e usando um ToA letal no seu oponente.
Claro que essa é uma pilha básica, em condições ideias, e considerando alguns counters simples, mas com a vasta gama de possibilidades, é possível usar a pilha para jogar através de qualquer coisa.

6. A lista.
Como sendo um deck extremamente flexível, existem várias e várias variações do doomsday, eu irei colocar 3 delas aqui, UBR, 5c e a budget, para aqueles com baixo orçamento, assim como o link do primer do doomsday budget (Sac land Tendrils)

DDFT 5c by LeJay:

1 Island
1 Karakas
1 Plains
1 Scrubland
1 Swamp
1 Tundra
2 Underground Sea
2 Volcanic Island
4 Flooded Strand

4 Polluted Delta
2 Lotus Petal
4 Lion's Eye Diamond
4 Sensei's Divining Top
1 Chain of Vapor
1 Orim's Chant
1 Rain of Filth
4 Brainstorm
4 Dark Ritual
4 Silence
1 Cabal Therapy
1 Duress
1 Ideas Unbound
3 Burning Wish
3 Doomsday
4 Gitaxian Probe
4 Ponder

SB: 1 Tropical Island
SB: 1 Time Spiral
SB: 1 Tendrils of Agony
SB: 1 Slaughter Pact / 2nd ToA / Leyline of sanctity
SB: 1 Shelldock Isle
SB: 1 Massacre
SB: 1 Infernal Contract
SB: 1 Emrakul, the Aeons Torn
SB: 1 Empty the Warrens
SB: 3 Abrupt Decay
SB: 1 Cabal Therapy
SB: 1 Doomsday
SB: 1 Burning Wish

UBR:
Deck
Main Deck (60 cards)
Artifact
4xLion's Eye Diamond
3xLotus Petal
4xSensei's Divining Top

Instant
4xBrainstorm
1xChain of Vapor
4xDark Ritual
1xRain of Filth

Sorcery
4xBurning Wish
3xCabal Therapy
3xDoomsday
4xDuress
4xGitaxian Probe
1xIdeas Unbound
4xPonder
Land
1xBadlands
3xBloodstained Mire
1xIsland
3xPolluted Delta
3xScalding Tarn
1xSwamp
2xUnderground Sea
2xVolcanic Island



Sideboard (15 cards)

Enchantment
3xDread of Night
Instant
1xWipe Away
Creature
1xEmrakul, the Aeons Torn
Sorcery
1xCabal Therapy
1xDoomsday
1xEmpty the Warrens
2xInquisition of Kozilek
1xMeltdown
1xTendrils of Agony
1xVirtue's Ruin
1xIdeas Unbound
Land
1xShelldock Isle

Sac land tendrils: http://forums.mtgsalvation.com/showthread.php?t=330251

7. Considerações e agradecimentos:
LeJay e Emidln, que vem trabalhando no deck desde o inicio para chegar nas configurações atuais, e permitindo através das informações no Stormboars que eu escrevesse esse primer, bem básico, não tenho muita experiência com o deck, mas acho ele muito legal e subestimado. Espero que tenham gostado, e quaisquer criticas e considerações serão levadas em conta e postadas no tópico caso sejam relevantes.


8. Links interessantes:

Arquivo muito bom com uma milhares de exemplos de pilhas pós-doomsday: docs.google.com/document/edit?id=1onAp8XmBLHTUP71xw1w_z0_LAiTo5EWJR4YQmAMgTkY&hl=en


OBS: Eu escrevi no word, e não sei realmente como fortamar um texto aqui, se algum adm tiver como dar uma ajuda, melhoraria bastante. vlws.
 
Radel

Esquilo
52 Referências (100.00% positivas)
Posts: 120
Registro: 03/05/13

Postado em: 31/01/14 17:45
Galera, postem suas dúvidas e observações sobre o deck e o guia, para que eu possa ir melhorando!!
 
ArKHaN

Assassino
0 Referências
Posts: 10885
Registro: 04/03/03

Postado em: 31/01/14 18:04
Joguei muuiitooo de DDFT, eh disparado o deck mais divertido dd se jogar.
O mais legal, eh q as pessoas perdem pra elas mesmas.
Depois tb que saiu o Maniaco do Laboratorio, o deck ficou "facil" e sem graça.
 
Radel

Esquilo
52 Referências (100.00% positivas)
Posts: 120
Registro: 03/05/13

Postado em: 31/01/14 18:08
Porém o maniac doomsday é beeeem mais fraco que o DDFT, não possibilita tantas respostas, e fica muito vulnerável a remoções.

Eu ainda quero ver o DDFT dar uma despontada no cenário competitivo.

Aliás, você que já jogou bastante com o deck, acho que o guia está bom para um iniciante ou ficou muito complicado?

Editada em: 31-01-14 18:09:53 por Radel.
 
ArKHaN

Assassino
0 Referências
Posts: 10885
Registro: 04/03/03

Postado em: 03/02/14 03:39
Ta legal sim
O deck eh disparado o mais divertido
Eu so.parei de jogar com ele, pois na epoca RUG's e Sneak and Shows infestavam o ambiente. Na vdd, ainda eh assim.
O deck perde pra combos rapidos e contra os tempos eh beeeem foda de ganhar tb
 
tonysliver

Esquilo
0 Referências
Posts: 1219
Registro: 10/01/12

Postado em: 06/02/14 02:47

contra o pox e o Jundão do amor!

 
duquecamelo

Esquilo
2 Referências (50.00% positivas)
Posts: 485
Registro: 26/06/11

Postado em: 17/06/15 05:01



com o aparecimento do dig though time, acho que dê para jogar com ele , eu pelo menos estou gostando
 
ArKHaN

Assassino
0 Referências
Posts: 10885
Registro: 04/03/03

Postado em: 17/06/15 09:02

no final do ano passado eu joguei com ele. fiz 4-2 no torneio. Mas na época Cruise ainda era liberado e o formato com UR Delver era rápido demais.

Doomsday
Por ArKHaN
 
28/11/2014
R$ 16.430,70
R$ 32.857,14
R$ 129.510,06
 
28/11/2014
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Mágicas (34)
1   Chuva de Imundície  33,90
4   Coagir  0,05
1   Corrente de Vapor  17,90
4   Ponderar  6,32
4   Ritual Sombrio  3,99
4   Sonda Gitaxiana  4,13
4   Tempestade Cerebral  5,78
3   Terapia da Cabala  1,94
3   Desejo Abrasador   3,65
1   Idéias Soltas   1,93
3   Dia do Juízo Final    35,99
1   Cruzeiro do Tesouro   0,10
1   Revirar o Tempo    0,50
Artefatos (10)
4   Diamante Olho de Leão  1.592,49
2   Pétala de Lótus  53,01
4   Tampo de Adivinhação do Sensei  75,89
Terrenos (17)
1   Badlands 1.274,92
4   Delta Poluído 103,95
2   Ilha 0,00
3   Lago Alpino Fervente 130,00
2   Lamaçal Ensangüentado 80,75
2   Pântano 0,00
2   Underground Sea 1.899,90
1   Volcanic Island 2.900,00
61 cards total

Sideboard (15)
3   Enxame de Xantídeos  0,49
1   Terapia da Cabala  1,94
1   Brecha na Quilha   2,50
1   Denegeração Abrupta   7,98
1   Cruel Bargain    18,99
1   Dia do Juízo Final    35,99
1   Maníaco do Laboratório   12,50
1   Esvaziar os Viveiros   0,08
1   Ganhos Mal Adquiridos    2,00
1   Gavinhas da Agonia    0,75
2   Massacre    1,90
1   Espiral Temporal    360,99