Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Análise do Ambiente Pauper MOL
 Análise do Ambiente Pauper MOL
amigosu

Esquilo
0 Referências
Posts: 125
Registro: 02/07/13

Postado em: 03/07/13 18:35
Eu venho fazendo um \"estudo\" acompanhando os dailys pauper que são jogados no MOL e gostaria de compartilhar alguns resultados que eu encontrei para ajudar jogadores que se interessam pelo Pauper ou querem começar no MOL.

Eu poderia escrever uma disertação de 1000 páginas com o que eu encontrei, mas eu vou resumir bastante, apenas explicar o que eu fiz e mostrar os resultados. Primeiro eu identifico o que cada jogador está jogando no torneio, qual é o arquetipo do deck dele, vendo qual é a participação de cada deck no meta. Depois disso eu vejo como cada deck interage um com outros, por exemplo, qual é a porcentagem de vitória dos decks que eu identifiquei como Faeries contra Stomp. Depois disso, eu faço uma simulação de 10.000 torneio para ver quais decks seriam um melhor investimento, ou seja, quais ganhariam mais dailys que entrassem.

Assim vou postar aqui os dois resultados que imagino as pessoas querem ver mais é só ir aqui: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AoAJv8scPdMIdGcwV1ozc2JzZENwc0luNFIxMC1TUVE&usp=sharing

Alguns decks que tem tiveram a participação muito pequena nos torneios que eu assistir, eu não consegui fazer um a estatística confiável (eu considero que tem que ter pelo menos 5 partidas para se ter uma idéia de como os decks interagem).

Na primeira planilha, chamada "matchups", a porcentagem representa quantas vitórias dividido pelo total de partidas analisadas o deck da linha tem sobre o deck da coluna. Na segunda planilha eu coloquei o resultado das minha simulações, o número representa o seguinte: de cada 1 tix investido em torneios diários quanto tix você teria de volta. Resumindo os resultados da simulações: o deck mais lucrativo é o Faeries que basicamente os dois únicos badmatchups são WW e Elves, e os decks Stormpost e Rats são investimentos recomendados. Dos outros decks com maior participação, Affinity e Stomp, os valores estão muito próximos de 1, então, é possível ser lucrativo caso seja bem construído. Agora um deck que eu não recomendo é UR Kiln, o deck vem tendo péssimos resultados (o que eu acho totalmente justificável).

Eu to sempre atualizando essa planilha com os novos eventos, meu objetivo é tentar colocar todos os decks tier 1, tier 2 e tier 3. Lembrando que dependendo da sua decklist você pode ter resultados diferentes do que eu apresento da planilha, então por favor, não venha postar: eu jogo de deck X e venço 100% das vezes com deck y. Você só vai conseguir me irritar e provar que é burro se fizer isso.

Se quiserem discutir mais, por favor postem aqui ou me adicionem no MOL, meu nick é Amigosu. Gostaria de ver qual discussão meus números vão levantar. Até mais.

Editada em: 03-07-13 18:40:35 por amigosu.
 
rgasparoni

Esquilo
0 Referências
Posts: 199
Registro: 27/05/09

Postado em: 04/07/13 11:11
Me mostra como tu calculou a simulação.
 
amigosu

Esquilo
0 Referências
Posts: 125
Registro: 02/07/13

Postado em: 04/07/13 11:42

Na verdade foi uma simulação mesmo, sem calculo. Eu fiz um programa assim:

1- Ele escolhe 16 jogadores para participar do torneio de acordo com a participação do metagame de cada deck. Então ele poderia fazer um torneio com 2 Affinitys, 1 Faeries, 1 UR Post e 12 rogues. A chance de cada jogador escolher um deck depende da participação observada do deck no metagame, assim, o jogador tem mais chance de escolher um affinity do que um Elves.

2- Depois disso, ele começa o confronto entre cada jogador. Ele primeiro vê qual é a partida que ele tá analisando, vamos supor que o jogador 1 esteja com um Faeries e jogador 2 esteja com um Affinity, e o Faeries tem 70% de chance de ganhar de um affinity. O programa vai gerar um número aleatório de 0 a 1, se der menor que 70%, o Faeries ganha, caso contrário o Affinity ganha.

3- O programa vai determinando os pareamentos e as próximas rodadas, parecido como um torneio de verdade mesmo. Depois de terminar as 4 rodadas, o programa me informa quais decks fizeram 4-0, quais fizeram 3-1 e quais não chegaram na premiação.

4- Depois disso é só fazer uma conta simples, a premiação valendo mais ou menos 18 tix para 3-1, 32 tix para 4-0 e 6 tix pela entrada no torneio. Dai é só dividir o total de premiação com os gastos para entrar no torneio.

Não sei se ficou claro.

 
rgasparoni

Esquilo
0 Referências
Posts: 199
Registro: 27/05/09

Postado em: 04/07/13 12:53
Entendi sim, eu sou programador :) Minha curiosidade principal era saber se tu tinha incluído a participação diferenciada no metagame como uma das variáveis. Acho que a premiação que tu associou ao 4-0 e 3-1 tá um pouco pessimista, mas isso é o de menos, uma variação pequena ali não deve influenciar muito o resultado final. Meu único comentário é que nesse tipo de análise a confiabilidade do resultado é tão maior quanto maior forem (A) a quantidade de pontos na coleta de dados, isto é, o número de partidas que tu observou, e (B) o número de rodadas da simulação. Como a simulação em si é bem simples, acredito que dá pra fazer um número bem absurdo mesmo - tipo um milhão de torneios - e ela ainda assim deve rodar rapidamente.
 
amigosu

Esquilo
0 Referências
Posts: 125
Registro: 02/07/13

Postado em: 04/07/13 13:06

Sim, eu faço com 10.000 e mesmo quando aumenta em geral não muda os números, então já estabilizou provavelmente apartir de 5000. Lei dos grandes números for the win.
Eu não entendi seu comentário dá premiação, é que no MOL é assim: se joga 4 partidas, se fizer 4-0 se ganha uma premiação, se fizer 3-1 se ganha outra, e qualquer outro resultado se fica sem nada.
Eu to sempre aumentando a minha base de dados, para tentar incluir mais decks e deixar as previsões dos matchups mais confiáveis. Mas, por enquanto eu to com 1806 partidas observadas, o que muda mais minha previsão não é nem os resultados das partidas, e sim a composição do metagame (se eu aumento o número de affinitys de 20% para 25%, por exemplo).

 
rgasparoni

Esquilo
0 Referências
Posts: 199
Registro: 27/05/09

Postado em: 04/07/13 13:50
Meu comentário sobre a premiação foi que eu achei 18 tix por 3-1 e 32 por 4-0 pouco, mas isso varia com a flutuação dos preços dos boosters. Então, deixa pra lá. Agora, sobre a composição do metagame, já que é o fator mais relevante: pra dizer que Affinity é, digamos, 20% (só um valor de exemplo), tu considera só os valores mais recentes ou todos desde que começou a coletar dados? Usar só os mais recentes refletiria a tendência do metagame de mudar com o tempo.

Aliás, nos próprios resultados que tu usa pra montar os percentuais dos matchups, talvez fosse interessante descartar os mais antigos, porque com o tempo a composição dos decks tende a mudar (novas cartas sendo impressas, cartas sendo banidas, ou mesmo a própria evolução das listas) e isso certamente influencia o resultado.
 
amigosu

Esquilo
0 Referências
Posts: 125
Registro: 02/07/13

Postado em: 04/07/13 14:22

minha análise tem apenas uma semana de campenato e é um formato que não muda muito o pauper, mas eu coloco a data pra saber, principalmente tentar ver mudanças de tendencia, tipo se pegar do dia 1 ao 2 dá um resultado diferente do dia x para frente.

eu por enquanto to fazendo a coisa mais imbecil para estimar o meta mesmo. Pegando o número de decks da amostra e dividindo pelo total observado. Mas, to pensando fazer um esquema para dar uma estimada torneio a torneio e tentar identificar tendências.

 
rgasparoni

Esquilo
0 Referências
Posts: 199
Registro: 27/05/09

Postado em: 05/07/13 16:56
Eu costumava fazer esse tipo de number crunch, e a pior parte é a coleta de dados, porque dá muito trabalho e é um saco. Parece que o http://www.mtgpulse.com/plus já faz esse trabalho, só que é pago, e eu não sei se dá pra confiar (teoricamente eles podem inventar qualquer número, e tu não teria como saber).
 
amigosu

Esquilo
0 Referências
Posts: 125
Registro: 02/07/13

Postado em: 05/07/13 18:41

hahah se tá brincando que eu nunca tinha visto isso, parece maravilhoso.

Custa só 5 dolares por mês e acompanha até preço de carta. Vale muito a pena, só esse mês que eu fiz isso, gastei um tempo razoável para juntar as informações, depois montei um Faeries e joguei 4 torneios com ele, ficando duas vezes 4-0 e uma vez 3-1. Se eu infinitar, com certeza para fazer um deck Block/Standard vou usar os números deles. Com certeza eu vou testar.