Análise das Comuns de DRAGON`S MAZE para o Pauper Standard e Pauper Classic.
 Análise das Comuns de DRAGON`S MAZE para o Pauper Standard e Pauper Classic.
Vinelasher

Anjo
0 Referências
Posts: 282
Registro: 22/11/05
Curitiba - PR

Postado em: 05/05/13 02:40
Olá a TODOS! Desculpem a formatação ruim, mas dei CTRL+C + CTRL+V num post meu do facebook, na comunidade MTG Jaraguá do Sul, onde não tem muita formatação disponível, pois estou com preguiça de mexer no texto inteiro de novo.

Espero que gostem da minha análise, e sintam-se a vontade para colocar suas opiniões acerca das minhas.



Análise das comuns de DRAGON'S MAZE para os formatos Pauper Classic e Pauper Standard.
Não usarei aquele mesmo sistema de análise que usei no meu post anterior, até porque ninguém vai gastar mais que 2 reais pra pegar uma playset das comuns de DGM, então me limitarei a fazer alguns comentários.

Então, vamos lá!!

BRANCO

Boros Mastiff - http://magiccards.info/dgm/en/1.html

Ajani's Sunstriker é melhor que isso. Lifelink condicional. Porém, custa 1W. Meu veredito: Pauper Classic - Injogável. Pauper Standard - Somente em Boros Battalion, e com Thatcher's Revolt, ainda.

Haazda Snare Squad - http://magiccards.info/dgm/en/2.html

Bonitinho, por 2W e um poder/resistência de 1/4. Mas efeito muito ruim, não vê jogo no constructed, só em limited. Veredito: Injogável nos dois formatos. Só se alguém quiser usar isso como stallbreaker no Pauper Standard. Mas só porque o formato é definido por criaturas com 4 de resistência.

Lyev Decree - http://magiccards.info/dgm/en/3.html

Azorius Arrester é melhor que isso no Pauper Standard, porque você ganha um corpo 2/1 na mesa que pode abusar de blink.
É um feitiço que no máximo te ganha um turno, mas não afeta sua posição na mesa. Feeling of Dread é melhor que isso no Pauper Standard. Veredito: Injogável nos dois formatos.

Maze Sentinel - http://magiccards.info/dgm/en/4.html

Não. Não jogou nem no limited direito, porque jogaria em constructed?? Veredito: não.

Riot Control - http://magiccards.info/dgm/en/6.html

Sim! Esta carta é definitivamente melhor que Safe Passage em algumas variantes do TurboFog Classic. Pois te ganha vida e ainda te previne dano, efetivamente ganhando a vc não 1 turno, mas dependendo do caso até 2! No Pauper Standard pode ver sideboard vs aggro/burn. Em pauper classic, eu definitivamente SUBSTITUIRIA Safe Passage no main deck de qualquer turbo-fog que eu usaria. E é material de side, também, embora prismatic strands seja melhor nos outros decks. Veredito: Jogável em Pauper Standard e em Pauper Classic, ainda que seja uma carta de escopo muito limitado.

Steeple Roc - http://magiccards.info/dgm/en/8.html

Material para draft e selado, e nada mais. Veredito: NÃO

Sunspire Gatekeepers - http://magiccards.info/dgm/en/9.html

Essa carta é interessante. Aliás o ciclo inteiro dos gatekeepers ficou bacana. Porém este aqui só poderá ver jogo no Pauper Standard, onde os portões pululam. Ela tem 4 de resistência, 2 de poder, é uma criatura, e se você atender os pré-requisitos (ter 2 guildgates em jogo), ela põe um token 2/2 em jogo. Ora, uma carta por um custo razoável, que me dê vantagem de cartas (2 por 1), é válida. A resistência dela é um ponto forte, visto que o Pauper Standard é um formato DEFINIDO por criaturas com resistência igual ou maior a 4. Sim, Serafim da Aurora, estou falando de você. Nem preciso comentar que se você usar cloudshift ou qualquer outro blink effect nessa criatura vai ganhar vantagem. Tem sinergia com Populate também. Drawback: Precisa de 8 ou mais portões pra ser consistente. Veredito: Pauper Standard - definitivamente um potencial, Pauper Classic: não.

Wake the Reflections - http://magiccards.info/dgm/en/10.html

Povoar por W? Em decks com tokens razoáveis e dedicados, essa carta pode funcionar. É válido testar. Veredito: Pauper Standard - Jogável, ainda mais com o tanto de centauro 3/3 que o formato tem. Pauper Classic: Passável, mas não boto fé.

AZUL

Hidden Strings - http://magiccards.info/dgm/en/12.html

Carta interessante. Vejamos uma possível interação para esta carta no pauper standard (muito possível no pauper classic também):

Eu tenho na mesa um arbor elf, e uma floresta com Verdant Haven encantado, e uma outra floresta com um Abundant Growth encantado, ou simplesmente uma ilha, todos desvirados. É turno 3.

Viro a floresta com verdant haven adicionando GG, e viro a ilha adicionando U. Uso a habilidade do arbor elf e desviro a floresta, adicionando mais GG. Tenho GGGGU na reserva. Aí uso GU e casto Hidden Strings. Desviro a Floresta com a Verdant Haven e desviro o Arbor Elf, cifrando Hidden Strings no Arbor Elf. e adiciono mais GGGG. Total de mana = GGGGGGG (7 manas verdes). Com isso já dá pra castar Kindercatch no pauper standard.

Fora que depois, se tiver cifrado em uma outra criatura, você pode re-castar essa mágica.
Fora as outras interações que essa carta pode te dar, como os Pingers no Pauper classic.
Drawback: é uma sorcery. Veredito: Pauper Classic: Testável. Paupe Standard: Testável.

Maze Glider - http://magiccards.info/dgm/en/13.html

Não. Isto é carta pra limited, e só. Veredito: Não.

Mindstatic - http://magiccards.info/dgm/en/14.html

No pauper standard, só se vc precisar de mais counters. No pauper classic, nem pensar.
Veredito: É ruim.

Murmuring Phantasm - http://magiccards.info/dgm/en/15.html

Esta carta pode ver jogo em um deck que usa Porteiro (Doorkeeper), e Guardião de Danação dos Machados (Axebane Guardian), e Alquimista Galvânico (Galvanic Alchemist). Faça uma barreira de defensores e mille seu oponente até a morte, sabendo que você tem chances de combar o Guardião de Danação dos Machados com o Alquimista Galvânico, podendo gerar mana infinita pra desvirar o Porteiro quantas vezes quiser. Veredito: Pauper Standard: Razoável. Pauper Classic: Só se o deck de defensores vingar.

Opal Lake Gatekeepers - http://magiccards.info/dgm/en/16.html

Definitivamente melhor que Gryff Vanguard no pauper standard se você atende os pré-requisitos. E pode ver jogo naquele deck de ghostly flicker/archaeomancer. Não se esqueça de Usar Portões. Em pauper classic, Mulldrifter é melhor.
Veredito: Pauper Standard: Carta sólida, mas precisa ter um deck que rode portões. Pauper Classic: Há coisas melhores.

Runner's Bane - http://magiccards.info/dgm/en/17.html

Remoção sólida para draft, mas em pauper standard você não vai querer isso, pois pacifismo já da conta do recado, e monoblue tem opções melhores de removal. (Claustrofobia)
Veredito: não.

Uncovered Clues - http://magiccards.info/dgm/en/19.html

Bom card digging, essa carta verá jogo até mesmo em outros formatos além do pauper.
Eu usaria esta carta em decks que usam delver of secrets. Veredito: Pauper Standard: Jogável, mas em certos decks (decks que usem bastante sorceries e instants). Pauper Classic: Precisa ser testada em decks de combo e control.

Wind Drake - http://magiccards.info/dgm/en/20.html

Vanilla 2/2. Veredito: Pauper Standard. Só se você estiver desesperado e sem cartas. Pauper Classic: Não.

PRETO

Bane Alley Blackguard - http://magiccards.info/dgm/en/21.html

Em decks pretos defensivos/controle, só mesmo no pauper standard, caso contrário nem toque nessa carta, dê pro seu cachorro comer. Veredito: Pauper Standard: Não sei. Pauper Classic: Não.

Crypt Incursion - http://magiccards.info/dgm/en/23.html

Ótimo sideboard contra decks de reanimação. Existe isso no pauper classic e no standard? No classic até tinha um combo que usava umas criaturas com reciclar pra depois combar e dar um dano conforme as criaturas no cemitério. Bom, caso apareça esse tipo de deck, use isto. Veredito: Pauper Standard: Depende do metagame. Pauper Classic: Depende do metagame.

Fatal Fumes - http://magiccards.info/dgm/en/24.html

Preto tem remoção melhor.

Hired Torturer - http://magiccards.info/dgm/en/25.html

Alternate Win Con no combo de defensores? Mais que isso, não dá. Veredito: Pauper Standard: Testável. Pauper Classic: não.

Maze Abomination - http://magiccards.info/dgm/en/26.html

Não. Aliás, esse ciclo de criaturas do labirinto é muito ruim.

Rakdos Drake - http://magiccards.info/dgm/en/28.html

Única carta rakdos com unleash que tem evasão. Mas só isso. Dead Reveler é bem melhor que isso, e Dead Reveler não é uma carta boa. Veredito: Pauper Standard - talvez veja jogo em alguns decks aggro com preto. Pauper Classic - não.

Sinister Possession - http://magiccards.info/dgm/en/29.html

Sideboard contra decks defensivos demais? Não, melhor jogar esta carta no lixo. Veredito: não, e não.

Ubul Sar Gatekeepers - http://magiccards.info/dgm/en/30.html

Um dos melhores gatekeepers, as razões porque os gatekeepers são bons já citei acima. Este é uma remoção que pode ser recorrente. Veredito: Pauper Standard - pode ver jogo, mas precisa ter um deck com muitos portões. Pauper Classic: não.

VERMELHO

Awe for the Guilds - http://magiccards.info/dgm/en/31.html

Sideboard de decks aggro contra decks monocolor que dominem o pauper standard, no máximo. Mas te dá um bom alpha strike, e faz com que posições lentas e desfavoráveis na mesa virem a seu favor. Lógico, partindo da premissa que a maioria das criaturas boas são monocolor. Veredito: Pauper Standard - situacional. Pauper Classic: tem coisa melhor.

Clear a Path - http://magiccards.info/dgm/en/32.html

Se o deck de defensores no pauper t2 ficar muito forte, talvez isto possa ver jogo. Mas talvez não. Enfim, não.

Maze Rusher - http://magiccards.info/dgm/en/33.html

não

Punish the Enemy - http://magiccards.info/dgm/en/35.html

No limited isto não era ruim. No pauper standard, é muito caro. Mas não chega a ser de todo, ruim. Veredito: não sei. Pauper classic: nope.

Riot Piker - http://magiccards.info/dgm/en/37.html

Carta decente com bom custo, first-strike é DOMINANTE no pauper standard, mas há coisas melhores que isto.
Veredito: Pauper Standard - pode ver jogo em decks aggro que contenham vermelho. Pauper classic: não.

Rubblebelt Maaka - http://magiccards.info/dgm/en/38.html

Boa carta com bloodrush. Bloodrush é uma mecânica bastante jogada em decks aggro, e esta carta não é ruim, ainda mais pelo custo R do bloodrush, e tem um corpo decente por 3R. Quem não gosta de ter um crescimento desenfreado que pode virar uma criatura? Veredito: Pauper Standard - VAI ver jogo. Pauper Classic: talvez.

Smelt Ward Gatekeepers - http://magiccards.info/dgm/en/39.html

O melhor do ciclo de gatekeepers. Isto com blink/bounce é muito forte, rouba as melhores criaturas do inimigo abrindo passagem para um ataque letal. Potencial de reusabilidade com cloudshift/ghostly flicker. Porém, precisa de um deck dedicado com muitos portões Veredito: Pauper Standard - Definitivamente uma carta com potencial. Pauper Classic: Potencial oculto.

Weapon Surge - http://magiccards.info/dgm/en/40.html

First Strike é relevante no pauper standard, e essa é uma das melhores tricks de combate que o izzet tem. Dar first strike a todo mundo por um custo pequeno, como instant, é melhor ainda. Ótima tech em mirror-match de decks aggro. Pauper Standard- jogável. Pauper classic - jogável.

GREEN

Battering Krasis - http://magiccards.info/dgm/en/41.html

Acho que para uma criatura com evoluir, com o mesmo custo, Crocanura é bem melhor que isto. Veredito: injogável nos dois formatos.

Kraul Warrior - http://magiccards.info/dgm/en/41.html

Boa em limited, em pauper standard só se verde não tiver nada melhor pra botar no turno 2. No end game, é um topdeck razoável, pelo fato de se tornar um potencial 5/5 por 2. Veredito: não.

Maze Behemoth - http://magiccards.info/dgm/en/43.html

Graças a Deus este é o ultimo dos Mazes.

Mending Touch - http://magiccards.info/dgm/en/44.html

Trick de combate para o verde, e anti-removal. Ranger's Guile é melhor contra removal, porém este funciona tanto para o combate e contra removal. Definitivamente um potencial, ainda que pequeno. Veredito: Não sei.

Mutant's Prey - http://magiccards.info/dgm/en/45.html

Definitivamente uma ótima instant para se ter em decks com counters +1/+1, como os decks Simic de Evoluir, virando uma remoção verde melhor que prey upon. Veredito: Pauper Standard - jogável, mas situacional, requer um deck específico para funcionar. Pauper Classic - jogável, mas situacional.

Phytoburst - http://magiccards.info/dgm/en/46.html

Ótimo custo-benefício para uma pump spell, verá jogo em green aggro no Pauper Standard, e no Pauper classic dependerá da versão dos stompy presente. Mas é uma carta boa. Drawback - Sorcery. Veredito: Joga nos dois formatos.

Saruli Gatekeepers - http://magiccards.info/dgm/en/48.html

O "pior" do ciclo de gatekeepers, pois vai ficar somente no sideboard. Porém 7 de vida não é pouca coisa, para um formato em que lifegain é relevante. Veredito: Joga em pauper standard, só que em side.

Thrashing Mossdog - http://magiccards.info/dgm/en/50.html

Acho scavenge uma habilidade horrível, e esta carta não muda meu conceito. Porém, se você quiser uma carta com alcance que faça algo mais depois de morta, it's up to you. Pauper Standard apenas, meninas.

MULTICOLOR

Armored Wolf-rider http://magiccards.info/dgm/en/52.html

Bom corpo pelo custo, mas só isso.
Não.

Beetleform Mage - http://magiccards.info/dgm/en/54.html

Acho essa uma das comuns mais fortes do set. Potencial de jogo em ambos Standard e Classic. Uma carta que joga por si só, e é forte por si só.
Veredito: Sim para os dois formatos, requer teste.

Deputy of Acquittals - http://magiccards.info/dgm/en/65.html

Uma das comuns mais faladas do set, tem potencial de jogo tanto quanto no pauper standard, quanto no pauper classic. PORÉM, é uma carta que não joga sozinha, ela precisa de um deck que sinergize bem com ela. Então, sem uma idéia boa de deck, ela não vai funcionar, simples assim. Veredito: Jogável nos 2 formatos, porém requer um deck que sinergize com ela.

Drown In Filth - http://magiccards.info/dgm/en/67.html

Carta interessante, ela serve tanto quanto um self-mill quanto remoção. Porém é situacional, mesma coisa que Grisly Salvage. Use 4 Evolving Wilds e alguns Haunting fengraf quando for usar isto no pauper standard, para seu máximo efeito.
Em pauper classic, válida se você se utilizar da estratégia de self-milling. Mais que isso não vai funcionar muito.

Morgue Burst - http://magiccards.info/dgm/en/86.html

Se houver algum B/R control no Pauper Standard, isto pode ver jogo, pois é uma recursão com dano embutido. Porém é um efeito limitado. Veredito: Situacional demais. Pauper standard: não.

Nivix Cyclops - http://magiccards.info/dgm/en/87.html

Potencial de jogo maior em Pauper Classic, onde pode completar o esquadrão do Kiln Fiend dando um chute na bunda dos Dragonautas. No standard não existem tantas instants que valham a pena para esta criatura vingar, mas ela tem MUITO potencial de ser uma carta modeladora de arquétipo. Fiquem de olho nesta cartinha. Se Izzet não via tanto jogo assim, pode ver por causa desta criatura. Veredito: Forte demais, staple, nos dois formatos.

Pilfered Plans - http://magiccards.info/dgm/en/90.html

É melhor que Divinação! Em um deck controle que ganhe por mill, no pauper standard, tanto como no pauper classic, não vejo porque não usar isto. Veredito: Carta situacional, jogável em apenas uma estratégia.

Tithe Drinker - http://magiccards.info/dgm/en/109.html

Esta carta tem lifelink e extort. Se tem uma carta que pode fazer o deck de extort nos paupers standard e classic ser viável, é esta. No Pauper standard ela é boa por ter lifelink, uma habilidade que é relevante no formato. Extort é só um adendo muito bem vindo. Em pauper classic, imagine isto encantado com Edge of the Divinity, e pagando uma mana a mais pra te extorquir. S - I - C - K.
Veredito: Pauper Standard - muito potencial de ver jogo. Eu recomendaria usar isto + syndic of tithes em um deck cheio de descarte, removal e coisas baratas. Pauper Classic - potencial de ver jogo em B/W Edge of the Divinity.

Viashino Firstblade - http://magiccards.info/dgm/en/113.html

Em algumas situações, muito melhor que SkyKnight Legionnaire. Trocou evasão por poder. Drop sólido para um boros no Pauper Standard. Em classic, é sólido para uma criatura aggro bater com 4 de dano já no turno 3. Veredito: Pauper Standard: Jogável. Pauper Classic: requer testes.

Zhur-Taa Druid~ - http://magiccards.info/dgm/en/120.html

Criatura interessante. Forte. Vejamos deste ângulo - em um deck aggro/midrange isto acelera suas jogadas enquanto mantém pressão constante no oponente. Seu deck não fica sem reach com este bicho em jogo. Múltiplos no campo de batalha são sempre bem-vindos. Pauper Standard - jogável. Pauper Classic - jogável.

ARTEFATOS

Cluestones - A presença das cluestones no pauper standard torna o formato mais propenso a ter decks de controle. Resolve o problema de mana em vários decks cores, proporciona a decks de controle mais facildade de adicionar uma terceira (ou quarta) cor. As cluestones + prophetic prism + guildgates facilitam e muito a vida de quem quer jogar com mais cores além de 2. As cluestones ainda tem uma habilidade muito bem vinda, que é a de dar um cantrip, coisa que deck control gosta muito. Lembrem-se, as keystones de retorno a ravnica eram INCOMUNS. Isto verá jogo no Pauper Standard ou então eu mudo de nome. Em pauper classic não verá jogo, provavelmente.

É isso, espero que curtam essa minha wall of text, e que tenham muitas idéias de decks novos nestes paupers da vida.

Editada em: 05-05-13 03:01:28 por Vinelasher.
 
the_endbringer

Esquilo
0 Referências
Posts: 3182
Registro: 24/09/01
Belo Horizonte - MG

Postado em: 06/05/13 14:09
Muito boa sua análise, gostei do texto.

Acho que Hidden Strings poderia dar um gás no Enchant Storm. Atualmente, a versão UG Enchant Storm tem feito muito menos resultado que a versão UG Post, e possivelmente a adição dessa carta poderia fazer a versão Enchant se destacar mais.

Quanto ao que você falou do Nivix Cyclops, discordo que ele veio chutar a bunda do Wee Dragonauts. A contagem de criaturas do UR Fiend é muito pequena, são apenas 12, então pra mim o mais provável é o Nivix Cyclops se somar às criaturas do deck. Tem a questão do Delver, que flipa menos com mais criaturas, mas acho que 4 criaturas a mais não vão piorar tanto o Delver, acho que o benefício de se aumentar 4 criaturas é maior. Assim o deck fica um pouco menos vulnerável a remoções.
 
Dream-Theater

Esquilo
2 Referências (50.00% positivas)
Posts: 797
Registro: 27/04/09
Jaboticabal - SP

Postado em: 06/05/13 23:33
Gostei mto da analise cara, mas coloca as imagens, da um trabalhao ficar abrindo xD