Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[VINTAGE] 9º Encontro vintage na Let´s collect dia 18/05/2013
 [VINTAGE] 9º Encontro vintage na Let´s collect dia 18/05/2013
HORDE_TROOPER

Besta
0 Referências
Posts: 1353
Registro: 24/03/08

Postado em: 22/05/13 16:47

Lol
meu filho é vintage Man!

Mas é isso ai, estamos crescendo! E cada vez mais pessoas veem que não existe mais "ganha quem começa, ganha no primeiro turno, vintage morreu...bla bla bla"

Quem experimenta se impressiona e desde já fica meu convite a todos:

Tenha a experiência de jogar com uma Yawgmoth´s will. Fazer um tinker...usar Bazaar...enfim, venha jogar conosco na próxima!

Gde abs

 
Di_Mignon

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 29/07/10

Postado em: 22/05/13 18:17
Fala Galera do Vintage. Sou o Mignon que jogou com vocês nesste sábado.

Joguei de 4 colors Survival e fui preparado para um ambiente de shops, e até que tinha bastante, mas para minha alegria não peguei nenhum, mas faz parte da vida...=D

Segue abaixo a lista que joguei:

4 x Misty Rainforest
1 x Verdant Catacombs
1 x Polluted Delta
3 x Tropical Island
2 x Bayou
2 x Underground Sea
2 x Savannah
1 x Strip Mine
1 x Wasteland

1 x Black Lotus
1 x Mox Emerald
1 x Mox Sapphire
1 x Mox Jet
4 x Survival of the Fittest
1 x Brainstorm
1 x Ancestral Recall
1 x Vampiric Tutor
1 x Time Walk
1 x Demonic Tutor
2 x Maelstrom Pulse
3 x Swords to Plowshares
3 x Abrupt Decay
4 x Steel Sabotage

1 x Birds of Paradise
3 x Deathrite Shaman
2 x Basking Rootwalla
1 x Memnite
1 x Lotleth Troll
1 x Trygon Predator
1 x Wonder
1 x Kataki, War's Wage
1 x Shriekmaw
3 x Wild Mongrel
4 x Vengevine

Sideboard

4 x Leyline of the Void
1 x Krosan Grip
1 x Blightsteel Colossus
1 x Tinker
1 x Phyrexian Revoker
1 x Null Rod
2 x Energy Flux
2 x Echoing Truth
2 x Oblivion Ring

Não lembro muito bem dos matchs mas vamos lá:

1 - Enrico de RUG fish

No game 1 consigo combar na 3 para 3 vengevines e mataria ele na volta, mas ele acaba comprando chave voltaica e faz mox mana time vault chave desvira time vault. Pô, muito triste quando isso acontece...mas faz parte.

Game 2 ele muliga para 5. Eu saio de mana shaman e ele faz tinker para colosso no turno 1. Minha única chance era achar a plowshares. Faço um BS e não é que ela apareceu...=D. Dou plowshares no colossus e ele não anula. Mais 2 turnos combo para vengevines e ganho.

Game 3 não lembro muito bem. Lembro que fiz um tinker que não foi anulado e depois ele não teve como lidar com o colossus.

2 - Luiz de BUG fish.

Game 1 lembro que tentei segurar de todos os jeitos mas ele fez mais bichos que eu e 1 jace que ganhou o jogo sozinho.

Game 2 vengevines comeram ele vivo....=D

Game 3 lembro que ele muligou e deu um pouco de azar, foi uma guerra de decay, mas as vengevines que não tomam decay fizeram o serviço.

3 - Maurão de RG super hate

Game 1 no começo ele controlou bastante me deixando a pouco de vida e meus survival eram destruidos toda hora, mas quando 1 conectou consegui virar o jogo com as vengevines.

Game 2 tava bem disputado com ele batendo de macaco 2/2, mas vacilei e esqueci que o rizowalla serve para baixar da mão também e não apenas no survival. Acho que perdi o jogo ai.

Game 3 vou com uma mão boa com 1 tropical 1 strip mine 2 shamans 1 survival e outras 2 cartas. Saio de mana shaman e o Maurão faz a jogada dos Deuses. Waste na tropical BL para 3 verdes. Dismenber no shaman e goyf que entrou 4/5. Fiquei só a strip mine como land. quando comprei uma fetch e estourei ele me mostro o raio na mão eu falei. Calma ai que vou dar um ancestrall. Ai ele em resposta remove macaco e me mata de raio antes do acnstrall...que viadinho....

4 - Horde de bomberman.

Bom não vou fazer o report pois ele mesmo já fez antes neste mesmo tópico e ele resumiu muito bem a partida.

Fiz 3-1 com um deck que acredito possa ter surpeendido a maioria, pois ninguem espera um survival em vintage =D. Fui preparado para shops e não peguei nenhum.

Queria agradecer a galera muito gente boa. Sempre que possível vou procurar ir nesses encontros Vintages, pois o formato é muito legal mesmo.

E quem pensa que no Vintage ganha no dado ta errado, pois todas as rodadas que ganhei, perdi o 1 games, e a que perdi ganhei o 1 game.

Abraços a todos.
 
maurobad2k4

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 1795
Registro: 10/09/05

Postado em: 22/05/13 20:51

Ta vendo, quem disse que se precisa de mana p/ castar spells... huahuahua.

 
Leooooh

Esquilo
0 Referências
Posts: 181
Registro: 22/07/08

Postado em: 23/05/13 06:19


Bom, vamos la! Vou te explicar a minha linha de raciocínio do porque dessas mudanças e do porque de achar o deck boqueta.

Primeira coisa q aprendi e considero uma das coisas mais importantes pra quem vai jogar de Workshops. O deck tem q manter a pressão no oponente, seja por vc fazendo várias esferas, arames, crucible + waste/strip, smokestack ou lodestone/kuldotha e no caso dos decks de workshop, a melhor defesa é atacando o oponente. Tendo isso em mente, nos meus testes em que esse deck ainda tinha FoW, notei que ter FoW e uma carta qualquer para dar pitch nela não acontecia com uma certa consistencia, e se vc vai querer usar Fow em um deck, vc precisa ter consistencia nela. Outra coisa q tbm acontecia era q qndo vc usava a Fow dando pitch numa Esperzoa/Master of Etherium/Metamorph, vc acabava perdendo a sua carta q iria colocar pressão (ou clock) no oponente e diferente dos decks azuis q usam Fow com consistencia vc não tem nenhuma draw engine ou nem sequer algo q te ajude a cavar ou melhore as suas draws. Então vc corre o risco de ficar pra trás no jogo tudo por causa de querer usar Fow. Então vc pode dizer, porque vc não usou aquele Faerie Mechanist pra ter pelo menos um meio de achar outras cartas.. Simples, porq ela é horrível e acredito que tem coisa mais útil do que ela pra ser usada. Então como cortei a Faerie Mechanist, tive o número de cartas azuis reduzidos ainda mais, dificultando ainda mais o uso de Fow com consistência. Nesse meio tempo também vou falar q apesar das Esperzoas e Master of Etherium custarem apenas 2U, eles são lerdos e nem sempre conseguem cair rápido na mesa. Eles custam somente 3 manas, mas o problema é q no meio dessas três manas existe uma azul, portanto ou vc manda uma mox saphire/lotus junto com outra land ou senão vc vai ter q esperar mais um turno pra poder descer eles...Ahh, e sem contar que agora vc vai precisar de lands que geram mana azul, causando um certo desbalanceamento na base de mana que eu sempre tive problemas para tornar sólida qndo montamos uma lista de Shops que não seja mono brown. E acredite em mim, além de serem relativamente grandes (Esperzoa e Master of Etherium) eles não causam nenhum disrupt no oponente. Essa é uma das razões de pilotos de fish optar as vezes pelo numero de Goyfs menor q 4, pois as outras criaturas que são menores do que ele, geram mais problemas pro oponente além de serem simples criaturas grandes. Isso é uma linha de raciocínio comum para todos os bons pilotos de fish, pode pesquisar. Vc vai até ver q existem listas sem Goyfs.

Então, no final optei por colocar as Thorns of Amethyst no lugar das Fows, ja q elas tem uma ótima sinergia com o deck que é aggro, vc consegue 99% das vezes fazer ela no primeiro turno e funcionam tanto no ataque como na defesa. Elas nunca ficam paradas na sua mão esperando ou dependendo de algo como é caso das FoWs. Essa foi uma mudança que eu fiz e achei (do meu ponto de vista) q foi milhóes de vezes melhor que ter FoWs no deck.
Ahh, e só pra apontar mais uma outra coisa q não deixa a FoW combinar nesse deck são os Lodestones. Mtas vezes vc vai ter ele na mesa, e por efeito de algum Tangle Wire ou mesmo por vc ter feito alguma mágica, vc vai estar com todas as suas fontes de mana tapadas, entãao diga adeus a sua FoW q vc tanto guardou na mão. Eu não vou tirar o Lodestone só pra poder usar Fows no deck.

Com relação a Mox Opal, pra ser honesto com vc eu nem tinha visto que o cara estava usando uma na lista dele. Mas mesmo assim eu não sou mto fã da Mox Opal, ja q ela é uma carta que depende do seu estado de jogo. Mas em um deck em q a maioria das cartas são de custo incolor, as verdadeiras moxes são bilhoes de vezes mais uteis e não dependem de nada. Alias, falando em base de mana, vc tbm comentou sobre os Seat of the Synod. Eu particularmente acho eles horriveis. Eles tomam Waste e o pior, são desativados por um Null Rod/Stony Silence. Tomar por exemplo um NUll Rod/Stony Silnece com dois Seats e pelo menos uma mox em jogo é uma jogada complicada, então preferi usar as ilhas q são muito mais seguras e não são desativadas por um mísero encantamento/artefato. O deck tem bilhões de alvos para voltar para a sua mão com a Esperzoa, e que geram uma vantagem mtoooooo melhor q o Seat. Só para citar alguns exemplos, vc tem Tangle Wire que vai sempre voltar com os 4 marcadores, vc tem Chalice of the Void (que volta setado ao número que vc quiser), Metamorph e o mais legal de todos, Duplicant. Na pior das hipoteses vc volta uma mox pra sua mão e pronto.

Vou ser honesto com vc....Quase nem pensei na side desse deck direito, mas o fato de colocar Steel Sabotage na side não me agrada nenhum um pouco e nem vejo esse deck ficando melhor. Normalmente, vc vai querer fazer o quanto antes Chalice pra 1 nos games pós side, ja que muitos decks vão trazer cartas como Natures Claim, Swords, Raio e etc. Sem contar q mesmo que eles não tragam essas cartas, todos os decks de Vintage com excessão dos de Shop, perdem cartas importantes com um Chalice pra 1. Então além delas não melhorarem o deck, elas tbm não possuem uma boa sinergia com a sua estratégia inicial.

Agora quando eu digo que o deck é boqueta é porque se comparado com a consistencia dos Aggro MUDs (Kuldotha, Metalworker, Slash Panther) e dos Stax de prisão, ele não funciona com a mesma fluidez desses decks. Só isso. Valeu a experiencia, e não pretendo por enquanto voltar a jogar com ele. Minha intenção agora é trabalhar em umas listas de MUDs de prisão que são muito mais sólidas q essa lista. Acho q é isso.

Se quiser saber mais sobre outras cartas ou discutir mais sobre o deck, so mandar msg cara. Adoro discutir sobre decks de Workshop, que são os q mais entendo a linha de jogo e os que mais curto jogar.

Abs

Editada em: 23-05-13 06:25:20 por Leooooh.

 
HORDE_TROOPER

Besta
0 Referências
Posts: 1353
Registro: 24/03/08

Postado em: 23/05/13 09:06
Di_Mignon

Eu não acredito.

No game 3, em seu deck SÓ TINHA 1, UMINHA E NADA MAIS QUE 1MINHA WASTELAND E VC SAIU FUDIDAMENTE COM ELA????????

Realmente a probabilidade brinca comigo neste jogo!
 
maurobad2k4

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 1795
Registro: 10/09/05

Postado em: 23/05/13 12:53

É como eu digo : a probabilidade só existe p/ fuder a quem interessa.

Abs

 
Chamelet

Lenda
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2338
Registro: 16/01/03

Postado em: 23/05/13 17:15
Então, eu andei testando o deck também, um pouco antes do torneio de vocês. Não acho ele lá essas coisas, mas discordo de quase tudo o que você falou dele. Acho de boa discutirmos aqui mesmo. Ou acha que não vale a pena? Normalmente quando se cria um tópico novo a discussão morre...

Já discordo de cara, pois acho que esse deck é muito diferente de outros Shops. Muito diferente. Sim, talvez esse seja o problema dele. Mas não dá pra se aproximar do deck achando que tá jogando de MUD. É outro deck...

Sendo assim, você também não usa a FoW da mesma maneira que em decks control. Eu não tive problemas em encontrar cartas azuis pra dar pitch pra FoW não, raríssimas vezes. Talvez um número de vezes próximo ao de decks control normais. Principalmente porque você tem que escolher bem o que vai dar FoW e o que vai ignorar. E dar pitch em qualquer uma dessas cartas é tranquilo, dependendo do estado do jogo. Sei não, achei bastante tranquilo isso. Fora que o deck original tem também um Inkwell, que é bichão azul e um alvo bom pra tinker, talvez melhor que Duplicant, não sei.
No fundo, acho que você jogar com esse deck sem FoW não faz muito sentido: aí sim é melhor jogar com MUD logo.

Eu acho o Mechanist importante pro deck. Não só pq aumenta a conta de cartas azuis, mas porque é ele que busca as paradas e ajuda você a pressionar. Na maioria das vezes ele custa "2" pra baixar, e dá pra fazer recursão com Esperzoa. Acho que você ter tirado eles tira bastante da força do deck.

Concordo, em parte. Eles são lentos mesmo. Mas qual bicho de MUD você baixa com 1 land? Metalworker e só. Black Lotus, por exemplo, é bem melhor nesse deck do que num MUD normal, acho.

Acho que vem daquele erro de concepção que eu tava falando. Acho Thorns ruins nesse deck, principalmente porque Thorns sem Spheres são bem fracas. Acho que FoW pressiona bem mais, pois protege seus bichos grandes.

Acho que essa a grande questão do deck mesmo. Isso acontece (não ter mana pra FoW). Mas é adaptar a maneira de jogar e perceber qual é o mais importante pra você na hora. A FoW tá ali pra proteger o lock (ou o beatdown, depende do jogo). Se o lock tá funcionando a ponto de você não ter mana pra pagar, é provavelmente porque o oponente também não tem.

Mas você mesmo falou que falta mana azul às vezes... acho Opal bem boa. De fato melhor que uma das mox off-color... Não acho que mude o deck completamente, mas acho que ajuda.

Seat é pra 4 coisas: Mechanist, voltar com Esperzoa, ativar a Mox Opal e bombar o Master of Etherium. Talvez 4 seja muito mesmo, mas acho que é bom ter sim.

Ué, não entendi essa. Os Sabotage são EXATAMENTE pra Mirror de Shop! Contra todos os outros decks vc manda Chalice pra 1 ué.

Enfim, como eu disse, testei o deck e apesar de ter ganhado de algumas listas de Jace Control, MUD e até Gush Storm, também não acho ele lá essas coisas. Mas acho que é mais pela falta do "efeito Vintage" de ficar jogando com decks irados, do que pela qualidade do deck em si.

PS: MAL AÊ PELO POST GIGANTESCO. :P

 
HORDE_TROOPER

Besta
0 Referências
Posts: 1353
Registro: 24/03/08

Postado em: 24/05/13 14:17
Decks devidamente postados no TC decks!
abs