Essa carta pode resolver a fraqueza dos Controls no Modern contra Combos. Excelente carta! |
Péssima carta. Só vai fazer os jogos serem menos interativos.
Se você não conseguia garantir jogo com negate e dispel, então você merece perder pq o cara tinha mais interação de volta contra você; e esse é o estado perfeito do jogo: todo mundo tendo que jogar em cima da jogada do outro.
Agora vc vai ter um botãozinho do "nope" só pra apertar e ganhar sem merecer.
O que control precisa no modern são mais interações abrangentes de custo baixo pra facilitar o early game, e não uma resposta com uma especialidade que já existe no formato e que ainda por cima desestimula interação. |
Então, só que no Modern, os Ux Controls historicamente tomam pau dos combos por causa do Pact of Negation. Enquanto o Control tá lá virando 4 manas pra tentar parar a jogada degenerada do oponente com um Cryptic, o cara só mostra um Pact of Negation, e prossegue com o combo.
Essa carta é uma hard answer pra um punhado de jogadas degeneradas, e em contrapartida, não é nada brilhante pra proteger as jogadas degeneradas. |
Essa carta pode resolver a fraqueza dos Controls no Modern contra Combos. Excelente carta! |
Péssima carta. Só vai fazer os jogos serem menos interativos.
Se você não conseguia garantir jogo com negate e dispel, então você merece perder pq o cara tinha mais interação de volta contra você; e esse é o estado perfeito do jogo: todo mundo tendo que jogar em cima da jogada do outro.
Agora vc vai ter um botãozinho do "nope" só pra apertar e ganhar sem merecer.
O que control precisa no modern são mais interações abrangentes de custo baixo pra facilitar o early game, e não uma resposta com uma especialidade que já existe no formato e que ainda por cima desestimula interação. |
Bom... eu pelo menos acho justo que os Controls tenham uma hard answer como esta, já que os combos têm um counter perfeito à disposição, como o Pact of Negation. |
Eu ainda tô procurando esse formato que você descreve onde combos abusam de pact of negation e que controls dão auto-fold pra combo.
Ad Nauseam é o único deck que roda Pact of Negation, e não é um match absurdamente ruim pra UW ou Jeskai. E quando foi a ultima vez que Ad Nauseam foi um deck relevante de modo abrangente? Acho que nunca foi mais de 1,0% do formato...
Grishoalbrand? Só no side e ainda menos relevante que ad nauseam.
KCI? Não rodava Pact, e UW (junto com infect e storm) era o pior match pro deck.
Storm? Não usa Pact, e ganha de UW não por causa de interagir de volta com counterspells, mas sim pelo fato do control nunca conseguir matar ele a tempo.
Titã? Nem combo no senso estrito é...
Scapeshifts em base azul? Nem usam Pact.
Living End azul? As vezes em nunca usa pacto azul no side.
Que decks são esses, afinal?
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Ah sim... mas isso são outros quinhentos. Tanto os Combos quanto os Controls estão por baixo no meta atual. Ad Nauseam e Grishoalbrand andam muito sumidos. O Ad Nauseam parece estar querendo voltar ao meta, ligeiramente. Mas ainda assim, é uma representação muito tímida. O UW e o Jeskai eventualmente aparecem, mas também estão por baixo. O meta atual não favorece nem esses Combos, nem os Controls.
Mas historicamente, quando os combos eram fortes, o Pacto azul jantava todos os Controls. Tanto no Ad Nauseam, quanto no Grishoalbrand, quanto no finado Bloom Titan. E na verdade Ad Nauseam, sempre foi um match ABSURDAMENTE RUIM, tanto pro UW quanto pro Jeskai. O combo inteiro é Instant Speed, e o cara usa Pact of Negation. A partir do momento que ele tem a mana pra fazer o combo, o que normalmente ocorre do turno 3 ou 4 em diante, você não pode virar as manas pra nada, nem em Instant Speed. Você tenta jogar uma Nahiri, ele comba com ela na pilha. Você joga um Snapcaster pra Bolt no passe, e é combado. Ativa Azcanta, joga Teferi, ativa Colonnade... não importa. Quando você tentar fazer alguma coisa pra tentar vencer o jogo, ele comba, normalmente com um Pacto de back-up. E o Control habitualmente não tem um clock bom pra forçar o cara do Ad Nauseam a combar apressadamente, nem fazendo um Snap seco na 2. Normalmente o cara pode se dar ao luxo de ficar lá juntando peças redundantes, mais proteções, etc.
Aí ele tenta combar num passe, você anula com Cryptic, e no turno ele tenta de novo, com Pacto de back-up. Você precisa de 3 counters e mana pra jogar os 3 pra se defender dessa jogadinha. Muito difícil.
O Amulet Titan atual não usa muito Pacto mesmo. A maioria das versões usa um só. Sem a Summer Bloom, o deck virou mais Big Mana que combo também. Mas na época do Bloom Titan mesmo, era Hive Mind e Pacto a rodo. E naquela época, também era um match muito difícil pra Controls.
O Grishoalbrand antigamente usava sim, muito Pacto main deck. Suspeito que tenha caído do main deck justamente porque Control tá meio ruim. Mas quando Control e Combos jogavam legal, o Grishoalbrand usava sim, vários Pactos main deck, e isso também quebrava as pernas do Control. Aqui, o match já não é tão ruim quanto o Ad Nauseam, porque ao menos o Path ainda dá uma atrapalhada no cara. Enfim...
No fim, acho que você tá considerando tudo no meta atual, o que na minha opinião é um erro, porque tanto os Combos puros, quanto os Controls estão sub-representados. No meta atual, eu concordo com você. Pacto tá jogando pouco, porque tanto Combos quanto Controls estão jogando pouco. Mas eles já foram fortes em outros tempos, e naquela época, normalmente os combos jantavam os Controls por causa do Pacto. Então acho razoável supor que se, por algum motivo, os Combos e os Controls voltarem a serem fortes e altamente relevantes, o Pacto voltará a pesar em favor dos Combos.