Banner LigaMagic
Dissecando o modern: RG TRON
Entenda o baralho.
Por
13/05/2016 12:00 - 28.955 visualizações - 29 comentários
 Banner LigaMagic


Olá galera, essa semana começamos com mais uma série nova que vai fazer parte mensalmente das sextas modern! "Dissecando o Modern" vai ser uma série tentando aprofundar um pouco em cada deck do formato. Não será uma coisa superficial, pretendo me aprofundar mesmo, voltado tanto para jogadores mais novos quanto os mais velhos, então se preparem que é textão!


Se quiserem ver como foi o teste drive para dissecando o modern, clique aqui e veja o do abzan company!


Sem mais delongas, vamos começar com o Dissecando o Modern dessa semana! estrelando: RG TRON


O que é o RG Tron? 

 


O Tron é um deck que tem como principal objetivo juntar as peças de Urza ( Torre de Urza, Mina de Urza e Usina de Urza) o mais rápido possível e abusar da quantidade de manas geradas para fazer mágicas, em geral, muito mais poderosas que as do oponente. As cartas usadas geralmente são as que mais fazem estrago como Karn Liberto, Ugin, o Dragao Espirito ou então os poderosos eldrazis. Fazer Karn Liberto turno 3 costuma ser a melhor rota para a vitória, se seguido por um Ugin, o Dragao Espirito ou um Ulamog, a Fome Interminavel então, o jogo já deve estar ganho. 


Nenhum outro deck do formato consegue rodar um número tão grande de cartas de custo tão alto (talvez trons com outras cores são os que chegam mais próximo) e de poder tão elevado. Quem já jogou contra o deck, sabe como é ver um Karn Liberto exilando uma de suas lands ou então o Ugin, o Dragao Espirito  levando seu board todo.


Por que eu jogaria com esse deck?

 


É um deck relativamente rápido, e atualmente tem um dos melhores lategames do modern (anteriormente ele tinha O Melhor, mas o banimento de Olho de Ugin afetou seu lategame). Possui macths bons contra quase todo o formato, tirando combos rápidos e aggros insanamente rápidos, como Burn e Infect. Ele costuma ser o terror dos BGx, e de decks midrange em geral. Não é um deck que exige muito para começar a jogar, mas que para masterizar oferece algum desafio, principalmente na hora de escolher as cartas a serem usadas.


Finalmente, quotando um amigo meu:


    -"Mano, esse deck é retardado!"
                    -Orelha, Bruno 


Acho que sinceramente, é a melhor maneira de resumir o deck.
Play big or go home.
 

História recente:

 

 

O RG tron é um deck que existe faz tempo no formato, mas nos ultimos anos ganhou muita força com Ugin, o Dragao Espirito, e novas opções recentes como Ulamog, a Fome Interminavel, Rompe-mundos, Retorno de Kozilek e Lamento Distorcedor. O deck na prática era o que impedia a existência de controles. A inevitabilidade de possuir Olho de Ugin e então procurar a cada turno uma ameaça nova era muito poderosa, ainda mais quando essa ameaça, exilava duas permanentes (Ulamog, a Fome Interminavel) ou te dava um turno extra só no cast (Emrakul, o Fragmento dos Eons). 

 

Felizmente (ou infelizmente se você jogava de Tron) o Inverno Eldrazi fez com que o Olho de Ugin fosse banido, ou seja, o deck perdeu um pouco de sua inevitabilidade, mas não se engane, o Tron continua muito poderoso e muito provavelmente você vai encarar pelo menos um desses em torneios grandes.
 

O core do deck (carta por carta):


4x Mina de Urza
4x Torre de Urza
4X Usina de Urza

 

Nós queremos ter cada uma dessas no turno 3 então é de se esperar que usemos o máximo de cópias permitidos de cada uma das cartas. 

 

4x Bosque dos Salgueiros Igneos
                
Esse é o terreno que muitos novatos perguntam : precisa mesmo ser esse? Por que não usar shockland? O Tron não liga para a vida do oponente, pois quando for ganhar vai ser massacrando, na maioria das vezes. Já sua própria vida por outro lado é um fator muito decisivo. Lembra quando disse que esse deck tem problemas contra decks insanamente aggros? Para que vamos facilitar a vida deles perdendo nossa própria vida?


4x Mapa da Expedicao
4x Auspicio Silvestre

 

Novamente, gostaríamos de ter uma de cada das lands de urza em campo para adicionarmos muita mana. Esses tutores nos permitem juntar as peças de maneira mais consistente.


4x Karn Liberto
                
Assim que fechar as peças do tron, descer um desses é o ideal. A vantagem que esse cara gera se consegue ficar em campo é enorme. E mais, o ultimate dele pode ganhar jogos que pareciam impossíveis (veja na seção Jogando de Tron, mais abaixo). 


2x Ugin, o Dragao Espirito
                
Ouso dizer que essa carta é o motivo do deck ter decolado do tier 2 para o tier 1. O -x dele é insano contra qualquer deck que use muitas permanentes. Depois disso ele dá um bolt por turno com o +2! E para finalizar, ele te ganha vida e produz uma vantagem enorme com o -10. Alguns decks do formato simplesmente não conseguem voltar de um Ugin, o Dragao Espirito resolvido. Abzan company, por exemplo, sofre muito. 


4x Estrela Cromatica
4x Esfera Cromatica

 

Os famosos "eggs", servem para você conseguir ajustar a cor de mana do seu deck e ainda por cima, ajudar a cavar para procurar aquela carta que você precisa. Ajuda também caso você queira usar algo de outra cor no sideboard.


3x Pedra do Oblivio
                
Alguns de vocês de cara se perguntam porque não colocar mais Ugin, o Dragao Espirito.  Ele realmente parece mais flexível, pode ativar mais de uma vez e eventualmente uma maneira de vencer o jogo. 

 

Porém, Pedra do Oblivio brilha por poder ser ativada como instant speed, e as vezes isso é a diferença entre a vitória e a derrota no modern. Mais uma ressalva, ela destrói artefatos. Então se conseguir juntar a mana rápido ela pode te garantir a vitória contra o Affinity, enquanto o Ugin, o Dragao Espirito apenas mataria uma criatura. 


4x Agitacoes do Passado
                
Com exceção de algumas poucas cartas, o deck todo é incolor. Todas suas bombas e suas lands são incolores. Ou seja, no começo do jogo ela procura a peça de tron que falta, e mais para o fim do jogo busca ameaças para sobrepujar o oponente. Esqueçam Visoes do Soro, a melhor cantrip do modern é Agitacoes do Passado


(Não sejam o engraçadinho que vai comentar:-"vou colocar Agitacoes do Passado no meu grixis". Não seja esse cara. Apenas.)


3x Maquina a Vorme Espiralado
                
Como mencionado anteriormente, o Tron tem certa fraqueza contra decks aggros. Maquina a Vorme Espiralado  é uma ótima maneira de voltar para o jogo contra esses decks. Em outras matchs é uma criatura enorme e poderosa que quando morre deixa dois "filhotes". 


2x Ulamog, a Fome Interminavel
                
Substituto do antigo Emrakul, o Fragmento dos Eons, Ulamog entra em jogo já exilando duas permanentes de interesse pelo custo de apenas 10 manas (isso são 2 turnos antes que o Emrakul, o Fragmento dos Eons), e ele possui uma maneira marota de derrotar jogadores com vida infinita! (discutiremos mais na próxima seção)

 

Esse é o core do deck (cartas que geralmente vemos em todas as listas), o resto das cartas iremos adaptar de acordo com o field e nossa estratégia 


Jogando de Tron


Como usar Karn Liberto de maneira eficiente: 

 


Jogar com o Karn Liberto é bem simples quando nos acostumamos. Basicamente, contra qualquer deck que tenha como causar 3 pontos de dano nele (com Raio ou alguma criatura batendo) queremos dar o +4 dele. Contra decks que não conseguem causar dano nele de maneira clara, queremos que ele cause o maior impacto na mesa (geralmente vai ser exilando uma land do oponente).


Por fim, se estiver contra um deck que pode matá-lo de outra maneira, sejam muitas criaturas ou então algo do tipo Queda do Heroi (vai saber né), pode ser o correto exilar a permanente que está mais te dando trabalho, como uma criatura muito grande, por exemplo. Essa geralmente é uma tática de desespero, pois você irá acabar perdendo o seu Karn Liberto por uma permanente + 3 pontos de dano que ele vai te salvar. ou então uma carta do oponente. 


Como usar os Eggs:

 


Sei como parece tentador estourar ele assim que os baixamos, mas note que eles são parte essencial do deck para conseguir castar as cartas coloridas sem maiores problemas. Existem pontos no jogo onde isso é desnecessário (por exemplo, já possuímos um Bosque dos Salgueiros Igneos), que podemos então usá-los na intenção de caçar o que falta para vencermos o jogo. Sempre lembrando que você nomeia a cor que o egg vai gerar antes de comprar a carta, então escolha baseado ou no que você tem na mão, e/ou no que você precisa.


Vencendo vida infinita:

 


Alguns decks do modern, como por exemplo, o Abzan Company, conseguem ganhar vida infinita, ou então ganhar uma quantidade de vida muito grande, como o Souls Sisters. Muitos decks podem recolher para quantidades absurdas de vida, mas não o Tron!


Possuímos duas maneiras principais de vencer vida infinita. Ou reiniciamos o jogo com o ultimate do Karn Liberto, ou então contamos com nosso amigo Ulamog, a Fome Interminavel para ganhar zerando o numero de cartas no deck de nosso oponente.  


Matando Tarmogoyf com Piroclasma e Reliquia de Progenitus.

 


Parece bem simples a primeira vista não? Ativar a Reliquia de Progenitus, agora o Tarmogoyf é 0/1 e eu uso o pyroclasma e pronto acabou? Certo? NÃO. TÁ ERRADO. Se fizer isso contra um Jund é capaz de tomar um Raio em resposta ao Piroclasma, e após a resolução do Piroclasma (que vai estar no cemitério) o Tarmogoyf estará 2/3. 


A maneira correta é: dar o Piroclasma, o Tarmogoyf será uma criatura com 2 de dano, e depois ativar a Reliquia de Progenitus. Fazendo ele 0/1. Note que dessa maneira mesmo que o oponente queira responder, sabe-se lá como, para jogar cartas para o cemitério, não irá funcionar, pois após a resolução do efeito da Reliquia de Progenitus  tudo saí do cemitério e o Tarmogoyf morre.


Como não perder para Semear Sal ou Ruir em Po :

 


Note que ambas as cartas, são as cartas perfeitas para subir contra o Tron. É como juntar uma Extracao Craniana que pode acertar lands não básicas, com Chuva Caustica.


Existem 3 maneiras para resolver esse problema:


- Método Preventivo: Assim que possível, tutore um Quarteirao Fantasma e deixe ele de pé, para estourar sua própria land caso o oponente utilize essas cartas. Você vai desfazer seu tron, mas as outras cópias da peça ainda estarão no deck para você procurar.


- Método reativo (o pior, na minha opinião): Você tentaria splashar Negar e/ou Escudo da Fe. Talvez utilizando algumas painland G/U ou G/W no Maindeck.
 

- Método Leeroy Jenkins: Apenas seja mais rápido. Você não sabe se seu oponente tem realmente a carta no sideboard. E mesmo que tenha, muitas vezes se você conseguir fazer uma Maquina a Vorme Espiralado, Karn Liberto, Ugin, o Dragao Espirito ou Ulamog, a Fome Interminavel, e administrar bem a partida, é bem difícil que seu oponente consiga vencer. Caso demore muito tempo e você chegue a juntar muitas lands, é capaz de castar as mágicas "no braço" pagango o custo total delas em terrenos.

 

 

Jogando contra o Tron:
 

 

Se você não joga de Tron aceite, ele vai usar spells maiores e mais fortes que a suas. Logo tentar segurar o jogo para um lategame não é a melhor das ideias, pois as chances de você ser atropelado por um Ugin, o Dragao Espirito ou um Ulamog, a Fome Interminavel são enormes. A ideia central é bem simples, ganhar dele antes da onda de spells enormes chegarem.


Como fazer isso? Se seu field for muito cheiro de trons, eu aconselharia a utilizar decks aggros lineares, como por exemplo Burn, Infect ou até mesmo o Affinity (esse sofre mais com o Piroclasma, mas ainda tem chances boas) ou então contra combos rápidos, como Griselshoalbrand ou Storm. Caso seu field tenha apenas alguns trons e você gosta de usar seu deck Abzan, Grixis, jund, Jeskai ou qualquer coisa que você queira, a estratégia principal é, atrapalhar ele enquanto você o mata.


Se estiver de Jund, por exemplo , fazer um Tarmogoyf aliado com descartes, Quarteirao Fantasma e Mago Fulminador é sua melhor estratégia. Não adianta apenas descartar a mão dele e não ter pressão, pois algum momento ele vai comprar alguma mágica relevante e te derrotar com ela. E sem interromper o que ele está fazendo, raramente você vai ter o tempo necessário de derrotá-lo antes de alguma mágica muito significante entre.


Aqui vou listar algumas cartas que recomendo para essa match e peço que se conheçam mais alguma carta que achem boa na match, postem para conhecimento geral:

 

- Mago Fulminador
- Quarteirao Fantasma e Confim Tectonico (melhor ainda se acompanhado de Extracao Cirurgica )
- Lua Sangrenta (ineficiente sem algum clock, pois ele ainda vai conjurar as mágicas relevantes)
- Silencio Petreo (no early game, para travar as buscas e os eggs)
- Semear Sal  e Ruir em Po (ótimas cartas, acabam com o tron. Mas lembre-se de matá-lo rápido)
- Mnemocensor Aviano e Arbitro Leonino (para atrasar a busca)
- Agulha Medular (parar os planeswalkers, ou nomear Mapa da Expedicao nos primeiros turnos)
- Fera Interior (Destruir lands e planeswalkers. Melhor ter uma maneira para sumir com o token!)

 

Essas são as melhores que eu conheço e obtive algum sucesso utilizando.

 

Decklists boas da atualidade:
 

[DECK 342660 NOT FOUND]
 

Deck pilotado por Joe Losset até o segundo lugar no Open Milwaukee da Starcitygames.

Detalhe interessante: Ele trocou os Piroclasma por Esguicho de Fogo, pois acreditou que seria importante para o campeonato conseguir se livrar de criaturas x/3 (Nacatl Selvagem e Simio Kird por exemplo), já que o gruul aggro estava em alta.

 

[DECK 342652 NOT FOUND]
 

Michael stone conseguiu alcançar o top16 do mesmo Open que o Losset. Ele optou por colocar como main deck o Vidente do No do Pensamento, pois acreditava que de acordo com o metagame ele seria melhor que Maquina a Vorme Espiralado, diminuindo assim as cópias deste.


Bom pessoal, acho que por hoje é só! Comentem aqui se curtiram, se sentiram falta de algo e qual deck que querem que seja o próximo “Dissecando o modern”.


Nos vemos sexta que vem, com mais um artigo voltado ao público modern! Até!

 

 

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/05/2016 11:00:25
Normalmente o vermelho é splash no deck, sendo que a base das listas mais usuais dessa variação é verde. Seria até mais justo a nomenclatura do deck se fosse G Tron, mas o termo RG Tron já se popularizou.
(Quote)
- 22/05/2016 17:30:22
cade os outros decks?? ja decorei esses dois q passaram hauahua
(Quote)
- 22/05/2016 08:11:12
esse counter eh muito bom mesmo, ate contra infect e burn, pode ser um removal, um instante block, da counter num lava spike/ rift bolt da vitoria

melhora tbm nuito o jogo contra scapeshift
(Quote)
- 22/05/2016 08:08:35

nao seibpq tirar estrela, so deixar 1 mana em pe se ele der o orgia vc estoura em resposta

(Quote)
- 18/05/2016 13:31:08
Excelente Artigo Gabriel. Essas dicas assim que são valiosas. Esse deck é muito legal de jogar, impõe grande pressão se o jogo prolongar. Mas requer treino (no meu caso).
Últimos artigos de
Report top8 no RPTQ
Counter Company para o topo!
3.628 views
Report top8 no RPTQ
Counter Company para o topo!
3.628 views
17/11/2017 10:00 — Por Gabriel luiz martinez
Esper Gifts no Nacional
Fora do radar no Standard.
5.024 views
Esper Gifts no Nacional
Fora do radar no Standard.
5.024 views
25/10/2017 10:00 — Por Gabriel luiz martinez
Primer Gifts Storm para o CLM
Uma escolha de combo para o formato.
6.490 views
Primer Gifts Storm para o CLM
Uma escolha de combo para o formato.
6.490 views
21/07/2017 10:00 — Por Gabriel luiz martinez
5.039 views
Macro Arquetipos – Parte 5
The Rock!
5.039 views
09/06/2017 10:00 — Por Gabriel luiz martinez
Modern Gotham
O Mtagame de Glass Cannons, pelo olhar do Homem-Morcego.
7.073 views
Modern Gotham
O Mtagame de Glass Cannons, pelo olhar do Homem-Morcego.
7.073 views
26/05/2017 10:00 — Por Gabriel luiz martinez