Load or Cast
Montando um Deck Consistente de Fractius
Quer aprender a montar um deck de fractius?!
18/01/2011 16:09 - 53.465 visualizações - 81 comentários
Load or Cast
Primeiramente vou me apresentar a todos, me chamo Daniel, e como todos que me conhecem sabe, sou amante dos Fractius e por isso resolvi desenvolver esse artigo para ajudar vários outros fãs das criaturinhas mais amáveis de todo o Magic.

Esse artigo é para aqueles jogadores que gostam de decks alternativos, decks que não são os de sempre, que não são tipo 2, que não é o deck que todo mundo conhece, contudo esse artigo vem com a finalidade de provar que o Magic, acima de tudo, pode ser explorado ao máximo naquela parte que se gosta, e obter resultados satisfatórios em cima disto.

Muitos jogadores novos, ou com pouca experiência, ficam sem rumo quando querem construir um deck bom, ou não sabem a base, ou não sabe a idéia, ou as vezes, na maioria dos casos, não sabem nem de onde copiar o que eles querem, esse é o caso dos Fractius, vimos muitos jogadores com ou sem experiência dando vários palpites errados sobre as criaturas, o mais grotesco dos comentários é: "Deck de Fractius tem que ter cinco cores", isso não é verdade, para falar a verdade deck de cinco cores é complicado de se jogar, o único que eu vi até hoje que funciona e que pude jogar com ele é o Balancing Act, esse sim tem todas as cores mesmo... Já o de Fractius não pode ter cinco cores, porque o deck sofre problemas de Mana e de vários outros fatores, os quais listaremos abaixo:

- Mana
- Bichos Grandes (4/4 ou maiores)
- Bichos que regeneram
- Destruição de Criaturas em Massas
- Destruição de Criaturas
- Dano nas Criaturas
- Anulação

Bem, listamos as principais, as quais qualquer deck de Fractius sofre total desvantagem, então vamos eliminar uma por uma, claro que talvez não conseguiremos eliminar todas, mas 80% delas é necessário, caso você queira sobreviver em uma partida com um deck de Fractius contra um outro deck estruturado.

5 delas os próprios Fractius se salvam, que são Anulação, Destruição de Criaturas, Dano nas Criaturas e Bichos Grandes, para se fazer uma analise mais crítica, emparelharemos as desvantagens com os Fractius que nos salvarão dos problemas

Bichos Grande = Fractius Voador, Fractius Mutavel e Fractius com Garra
Bichos que Regeneram = Fractius Voador, Fractius Mutavel e Fractius com Garra
Destruição de Criaturas = Fractius Protetor, Fractius Cristalino, Fractius da Crypta e Fractius Aglutinador
Dano nas Criaturas = Fractius Protetor, Fractius Cristalino, Fractius da Crypta e Fractius Aglutinador
Anulação = Fractius Ligeiro e Rizo-Fractius

Agora vamos analisar alguns detalhes que se contradizem, se temos problemas de Mana, então logo percebe-se que usar Fractius Aglutinador não é uma idéia muito boa, a criatura por fim tornaria-se sem utilidade, o mesmo vale para o Fractius da Crypta, uma vez que você sempre vai desejar que seus Fractius não sejam alvos de magias de dano ou de destruição, então não podemos usa-lo, até aqui você já descobriu que 2 Fractius não devem ser utilizados caso você queira fazer um deck funcional.





Outra observação é a desvantagem contra bicho grande e bicho que regenera, visto que o oponente vai bloquear seus bichos e vai regenerar os deles depois, ou os deles não tomaram dano suficiente, então você perde seus bichos e o oponente continua com os deles, então notamos que temos 3 Fractius para sanar essa dificuldade do deck, o Fractius Voador é aquele que servirá para vir e estar em jogo desde o começo, pelo seu custo baixo, então você não terá maiores problemas em atacar seu oponente caso ele tenha em jogo um bicho grande, o mesmo vale para os que regeneram, agora se o oponente descer um bicho grande e que voa, ficará complicado, pois você não poderá atacar mais, e é ae que o Fractius Mutável entra em jogo, agora você deve estar se perguntando o porque do Fractius com Garra, um bicho comum que dá iniciativa, a verdade é que, precisamos defender também, e um deck de Fractius é vital não perder nenhum Fractius, e acredito que o oponente possa perder os bichos dele com a maior satisfação para matar seus Fractius, então é ae que o Fractius com Garra entra, claro que ele só terá força se tiver mais outros Fractius em jogo, quando seu oponente atacar, você junta todos os Fractius no oponente dele. Não entendeu? Vamos exemplificar:





Seu oponente ataca com um bicho 5/3 que atropela e regenera.

Você tem em jogo, Fractius Musculoso, Fractius com Garra e Fractius Metálico.

O que você faz, você junta todos e bloque o dele, ficando assim:

Um bicho 6/6 Iniciativa, bloquea um 5/3 que regenera e atropela, o seus Fractius vão causar o dano, e mesmo que ele regenere o bicho dele, o bicho não causará mais dano, porque ele foi virado e seus Fractius continuaram em jogo, caso o bicho não regenere, ele pensará duas vezes antes de atacar novamente.

Vamos a outra desvantagem dos Fractius, anulação, porque se o oponente anular o seu Fractius Chave, justo aquele que custou a vir, você estará ferrado, pois como foi dito antes, você terá problemas com Mana, e gastar uma mana com um bicho para nada é perder tempo, e nem vai dar para blefar, pois você não terá mana para descer outro. Ae nesse caso usaremos o Rizo-Fractius que é auto-explicável, já o Fractius Ligeiro resolverá em partes o problema do Mana e da anulação, porque você poderá descer os Fractius no fim do turno do oponente, deixando sempre as manas desviradas no seu turno, e você poderá esperar seu oponente fazer alguma coisa para garantir que ele não vai anular, tipo fazer um Fato ou Ficção. O Fractius Ligeiro ainda acrescentará duas vantagem a você, o Blefe e a surpresa, pois nesse caso você poderá usar o Fractius com Garra com seu potencial máximo, porque ele não estará em jogo, ae você poderá se defender do Bicho Grande descendo o Fractius com Garra no momento certo, que é antes do Bloqueio. O Fractius Ligeiro ainda te dará a vantagem de obrigar o seu oponente a anular um Fractius Chave no final do turno dele, pois assim você terá os manas livres no seu turno e ele já terá gasto o Counter e os manas. Exemplo, descer um Fractius Musculoso no final do turno, se ele anular beleza, ae você desce o Fractius grande no próximo turno, senão, beleza também, deixa ele lá batendo.

A maioria das desvantagens foram sanadas até aqui utilizando-se apenas Fractius, mas as duas mais difíceis não são tão simples assim, mesmo porque os Fractius te induzem a querem sempre colocar os Fractius das outras cores no deck, e isso complica muito, definir as manas é complicado, então fazer um deck de Fractius de 3 cores já é difícil, de 4 cores então é absurdo, o ideal seria de 2 cores, e veremos que é possível montar um bem equilibrado, talvez com 3 cores tenha mais saídas, mas é menos funcional e será mais dependente da sorte.

Vamos primeiro catalogar as cores e os 33 Fractius:

Preto
Fractius Aglutinador
Fractius Açoitamentes
Fractius da Crypta
Fractius Espectral
Fractius Toxina

Vermelho
Cardio Fractius
Fractius Farpado
Fractius Caçador
Fractius de Lâmina
Fractius de Magma

Verde
Fractius Musculoso
Fractius com Chifres
Fractius Ligeiro
Rizo-Fractius
Fractius da Ninhada

Branco
Fractius com Garra
Fractius de Armadura
Fractius Couraça
Fractius Protetor
Fractius de Essência

Azul
Fractius Alado
Fractius Mnemônico
Fractius Nebuliforme
Fractius Mutável
Fractius de Sinapse

Dourados
Fractius Hibernante
Fractius Acídico
Fractius Espinhoso
Fractius Provedor
Fractius Cristalino

Incolor
Fractius Metálico

Lendas
Fractius Rainha
Senhor dos Fractius

Tendo catalogado todos, vamos analisar um pouco os Fractius que estão no grupo da cor preta:

Fractius Aglutinador
Fractius Açoitamentes
Fractius da Crypta
Fractius Espectral
Fractius Toxina

2 desses vocês já leram que são contraditórios ao que propomos fazer, vamos ver os outros:

Fractius Açoitamentes – Você realmente iria sacrificar um Fractius seu para fazer o oponente descartar uma carta? Ainda como feitiço? Fractius sem função.

Fractius Espectral – Pagar 2 manas para 1 único Fractius ganhar +1/+1 até o fim do turno não é uma boa, seus Fractius ainda continuam vulneráveis a Shocks e outras coisas que dão dano. E nosso deck não gera muito Mana, então como vamos dar muito dano com essa carta? Fractius sem função.

Fractius Toxina – Aqui está o perigo da cor preta, a habilidade do Fractius atrai todos para quererem coloca-lo no deck. Mas a verdade é, ele não funciona se você não tive o Fractius com Garra em jogo. Ele cai no mesmo caso do Açoitamentes, você vai trocar seu bicho pelo bicho do oponente, e isso não é vantagem, visto que o bicho do oponente vai ser maior que um Fractius seu sozinho e o oponente perdendo o bicho não terá maiores prejuízos. Fractius sem função.

Analisamos até aqui e vimos que a cor preta é sem função para um deck de Fractius, então porque fazer um deck de 5 cores? Não perca seu tempo com isso...

Vamos agora analisar os seguintes Fractius:

Fractius de Magma
Fractius com Chifre
Fractius Mnemônico
Fractius Nebuliforme
Fractius Couraça
Fractius de Armadura
Fractius Farpado
Fractius Hibernante
Fractius Acídico
Fractius Rainha
Senhor dos Fractius

Fractius de Magma – O mesmo caso do Toxina, por causa da habilidade extraordinária todos querem usa-lo. Também outro Fractius sem função, nós NÃO queremos que nossos bichos sejam alvos. E se seus bichos forem alvo, você não vai conseguir juntar mais que 3 Fractius, pois seu oponente vai matar um a cada turno, é uma carta que se contradiz.

Fractius com Chifres – Você aprendeu que o Fractius de Magma não pode ser usado, então porque vai querer que seu bichos atropelem? Bicho quase sem função, podemos usar ele para tapar buraco, já que ele é um Fractius 2/2.

Fractius Mnemônico – Habilidade razoável, ao invés de seu bicho morrer, você compra uma carta, mas o detalhe de ter que pagar 2 manas quebra. Geralmente não sobra mana desvirada para usar a habilidade. Esqueça-o, Fractius sem função.

Fractius Nebuliforme - Sem comentários, você vai transformar seu bicho em Goblin? Elfo? Tritão? Rebelde? Besta? E ainda tem que gastar mana... Pelo amor de deus. É vantagem para o oponente transformar os bichos dele em Fractius. E detalhe, não é transformar, é adicionar, ou seja ele continua sendo Fractius, nem para salvar você caso o oponente jogue uma magia que afete todos os Fractius, ele serve. Tenha 1 apenas para efeito de coleção.

Fractius Couraça – +0/+1 talvez seja bom, mas com certeza não sobra espaço para colocar esse Fractius no deck e pagar 1 branco é complicado precisamos das manas, é melhor colocar um magia de suporte ao invés dele. Fractius sem função

Fractius de Armadura e Fractius Farpado – Se já era ruim pagar 2 manas para 1 único Fractius ganhar +1/+1, imagina pagar os mesmos 2 manas para o Fractius ganhar a metade. Mesmo caso ou até pior que o Fractius Espectral.

Fractius Hibernante – Voltar o bicho para mão seria bom. Mas pagar 2 de vida para cada 1 deles é complicado, o objetivo é manter os Fractius juntos e não salvar 1 e deixar o outro morrer, além do mais que você vai ter que pagar a vida e depois os manas denovo para devolve-los para o jogo, é prejuízo na certa, ele te induz a pensar em um estratégia confusa, e ele tem custo preto, já decidimos que não queremos cor preta no deck, então esqueça-o.

Fractius Acídico – Habilidade excelente, 2 de dano em qualquer alvo, seria o melhor finalizador possível , mas o mana preto faz a gente ter que pensar em uma nova estrutura de manas. Melhor deixar ele de lado do que tentar usa-lo. E sem contar que tem que pagar 2 manas. Não será sempre que você vai ter os manas. Você sempre gasta eles descendo bichos.

Senhor dos Fractius – Totalmente inútil, difícil de colocar em jogo e a habilidade de roubar Fractius é contraditória, uma vez que não queremos que os Fractius sejam alvos, os Fractius não serão alvo, como você vai roubar o Fractius do oponente? E sem contar que não funciona sozinho, você ainda vai ter que por algo como Evolução Artificial no deck.

Fractius Rainha – Ela produz a ficha mais roubada de todo o Magic, mas é complicado coloca-la em jogo, e se você tentar, seu deck vai ficar muito lento, seria interessante apenas para um deck casual aonde você faria aqueles combos de compra infinita, mana infinita, dano infinito. Em um deck competitivo esqueça.

Até aqui você aprendeu que 16 Fractius não são utilizados ou seja, metade dos Fractius.

Vamos primeiramente construir nosso primeiro deck de Fractius.

Faremos 2 decks, um de 3 cores e o outro de 2 cores.

Primeiro vamos escolher as cores:

Verde, azul e branco, pelo simples fato de que o preto já foi descartado e o vermelho tem somente Fractius agressivos, que não ajudam na idéia principal do nosso deck, que é proteger e manter os Fractius em jogo.

Vamos escolher os Fractius essências:

Fractius Musculoso (Ninguém discute)
Fractius Cristalino
Fractius Ligeiro
Rizo-Fractius
Fractius com Garra
Fractius Voador
Fractius Mutável
Fractius da Ninhada
Fractius de Essência
Fractius de Sinapse

Talvez seja interessante usar também:
Fractius Provedor
Fractius Metálico





Mas no nosso exemplo não vamos usá-los por falta de espaço.

Função dos Fractius:
Fractius Voador, Fractius Ligeiro, Fractius Cristalino, Fractius com Garra e Fractius Mutável já foram explicadas mais acima, e a função deles no deck é mesma.

Fractius Musculoso – Fazer seus Fractius ficarem maiores com bônus permanente é sempre bom. Essencial, 4 no deck é obrigatório.





Fractius da Ninhada – Tem a função de finalizador, porque se você conseguir combinar ele com o Mutável, seus Fractius Multiplicarão a cada turno, se combinar com o Musculoso e com o Essência então nem se fala.

Fractius de Essência – É o coração do deck junto com o Ligeiro, é ele que fará você sobreviver a maioria do tempo contra decks rápidos.

Fractius de Sinapse – Tem função apenas de suporte, caso até agora não tenha vindo o Fractius bom para finalizar ele ajudará a vir.

O deck consiste em usar o Fractius Ligeiro para você poder deixar seus Manas livres e sempre poder ter surpresas na mão, o deck joga na defensiva na maioria do tempo até conseguir juntar os Fractius finalizadores e fechar o jogo. Esse deck contém mais saídas que o outro que vou apresentar. Mas como ele possui 3 cores é mais complicado e você depende muito das manas que você compra.

Mas como o deck não é feito só de Fractius. Apesar de alguns dizerem que em deck de Fractius só usamos Fractius. Pura demagogia e comentário de amador.

Primeiro vamos ver quais os terrenos que vamos usar no deck:

Foresta, Ilha e Planície - em menor quantidade possível, pois só ajudam as cartas de sua respectiva cor.

Brushland, Yavimaya Coast e Adarkar Wastes - usaremos 1 cópia de cada ou no máximo 2, pois também não nos dão segurança para as 3 cores.

Krosan Verge – Talvez seja interessante usar, é uma carta que vaza 2 terrenos do deck de uma só vez, mas como precisamos comprar manas e temos uma quantidade menor de florestas e planícies é melhor deixarmos de lado. Uma outra variação talvez use-a.

Windswept Heath e Flooded Strand – Não podemos ficar vazando o deck toda hora, mas o fato de você poder escolher entre um terreno ou outro é uma vantagem enorme nesse nosso deck de 3 cores. Mas não usaremos muitas cópias pelo motivo de não podermos vazar o deck.

Mirrodin’s Core – Esse é o terreno do nosso deck, ele gera qualquer cor sem um DrawBack tão complicado, além do mais se combinado com o Ligeiro que nós permitirá usar os manas quando bem entendermos, para este usaremos 4 cópias.





Berço de Géia – Terreno indispensável também, uma vez que facilitará e muito descer as criaturas maiores do deck. Combinado com o Ligeiro e com o Ninhada será muito eficaz.

Cidade de Bronze – Talvez 1 ou 2 no deck, nunca se sabe se ajuda ou se atrapalha. Na verdade avaliar a Cidade de Bronze nesse deck é complicado, já morri várias vezes com esse deck por causa dela, tipo, cê desce um bicho 1 de dano, desce outro 1 de dano, desce o terceiro, 1 de dano, enquanto não vem terreno para você não precisar usar ela, você fica tomando de dano, como o deck tem problema de mana e todo turno você tenta colocar um bicho em jogo você leva mais dano do que realmente deveria. Mas uma verdade deve ser dita, se você conseguir colocar ela em jogo mais a Lagoa Espelhada você terá uma fonte perfeita de mana de qualquer cor. Para qualquer efeito você ainda tem o Fractius Essência para repor a vida perdida.

Lagoa Espelhada – Muito boa, fazendo parceria perfeita com Mirrodin’s Core, lembre-se que ela pode gerar verde se o Berço de Géia estiver em jogo e não houver criaturas e pode gerar todas as cores se o Mirrodin’s Core não tiver marcador.

Bem, já olhamos os terrenos, vejamos agora a última desvantagem do deck e o que ajudaria a gente a nós livrar dela, a DESTRUIÇÃO EM MASSA, vide Cólera de Deus, Multilar e derivados.





O que nós livraria de Cólera?

Vem a minha cabeça apenas Meddling Mage, Convocadora da Garra e Counters, pois bem, vejamos:

Meddling Mage – Seria interessante usar, mas não tem mais nada no deck que daria suporte ou proteção ao Meddling Mage, uma vez seus Fractius não seriam alvo e ele sim, o oponente vai descarregar tudo que sobra nele.

Convocadora da Garra – Também uma saída muito boa, mas não para esse deck, a Convocadora iria fazer o seu trabalho, mas provavelmente você pode não ter os manas suficientes. Melhor não depender dela.

Counter – Pelo que veio na minha cabeça só nós resta essa opção para nos salvar de Cólera de Deus. Vejamos aqui os que teriam compatibilidade com o deck:

Contramágica – Talvez seja o melhor para se usar, pois esse aqui anula mesmo. Mas o custo é complicado, já está difícil por azul no deck, se usarmos contramágica teríamos que puxar a base de mana para azul, mas não seria um problema tão grande, pois precisamos dela apenas para evitar a Cólera e até lá já teremos os Manas. 4 no Deck com certeza vão ajudar muito.

Mana Leak – A opção talvez não tão boa, mas com certeza mais viável, por causa do custo, e levando em consideração que poderá ser usada bem antes da Coléra, evitando uma mágica chave que seu oponente faça. Mas ela não irá funciona no late-game. Se usar, também use 4 no deck.

Para início de testes montaremos com Mana Leak, caso não ajude como se espera, trocaremos elas por Contramágica.

Outras mágicas que talvez ajudem o deck:

Armageddon – Loucura? Não... Se você estiver jogando contra um deck preto e conseguir juntar 3 Fractius que seja, não tenha medo, destrua tudo e comece a bater. Até seu oponente se recuperar será tarde. 2 cópia no deck. É apenas uma saída.

Unidade Tribal – Ótimo finalizador, se você tiver com o Berço de Géia em jogo ele funcionará com seu máximo. 2 cópias também.





Triunfo Compartilhado – Decks Pretos e que matam seus bichos, então vamos usar bônus em forma de encantamento, a única função dessa carta é manter o bônus do Musculoso caso você jogue contra um deck anti-infestação ou anti-tribal.

Vinhas em Germinação – Seria uma alternativa para conseguir as manas certas no deck. Caso haja alguma variação, pode-se usar também Vegetação Explosiva ou a Krosan Verge. Mas como não temos muitos terrenos básicos, vamos deixa-las de fora, fica só a exemplo de opções.

Tutor Proficiente – Também só de exemplo, seria bom trazer o Fractius que você precisa, mas levando em consideração que você precisa juntar os manas, iria apenas atrasar a estratégia.

Vejamos como ficará o deck:

Criaturas
4 Fractius Cristalino
4 Fractius Musculoso
3 Fractius com Garra
3 Fractius Ligeiro
3 Fractius Alado
3 Fractius de Essência
2 Fractius Mutável
2 Fractius da Ninhada
1 Fractius de Sinapse

Encantamentos
3 Triunfo Compartilhado

Mágicas
2 Armageddon
2 Unidade Tribal
4 Fuga de Mana

Terrenos
4 Núcleo de Mirrodim
2 Berço de Géia
2 Praia Inundada
1 Urzal Ventoso
4 Ilha
3 Floresta
2 Planície
2 Lagoa Espelhada
1 Cidade de Bronze
1 Regiões Agrestes de Adarkar
1 Macegal
1 Costa de Yavimaya

Agora vamos pensar no Sideboard do deck:

Primeiramente:

Rizo-Fractius: Vai para o side porque só ajuda quando o oponente joga com muitas anulações. Dependendo do ambiente ele pode entrar de Main-deck também.

Naturalizar ou Desencantar: Uma Adoração, um Replicador da Rebentação (ou vocês acham que ninguém usa isso?), um Isochron Scepter ou uma Propaganda que seja é sempre bom ter nossas defesas. Dependendo é bom variar o deck para colocar 1 ou 2 de Main-deck.

Fractius Ligeiro: O 4º caso você realmente necessite dele para ganhar do adversário

Fractius Protetor: Pegou algum deck vermelho na reta, ou algum deck Mono, nada melhor que proteção para definir. Não vai de Main por causa do custo pelo benefício.

Fractius Metálico: Um Fractius genérico, a única função é preencher espaço com algo que ajude.

Resolução inflexível: A partida contra vermelho tá complicada e o Cristalino não veio? Coloque mais alguns Cristalino para ajudar.





O side fica assim:

4 Rizo-Fractius
3 Fractius Protetor
3 Resolução Inflexível
3 Desencantar
1 Fractius Ligeiro
1 Fractius Metálico

Bem, já vimos o primeiro deck, agora vamos montar um segundo deck com uma idéia totalmente diferente, porque como vocês viram, a idéia do deck anterior era sobreviver e manter os Fractius no jogo para poder recuperar e ganhar vantagens.

Os Fractius por lei, não podem ser alvo, então por causa disso estamos preso ao Azul e ao Branco por causa do Fractius Cristalino, mas agora temos uma alternativa, Resolução Inflexível, com essa carta não precisaremos mais ficar preso as cores Branca e Azul, podendo dar vez a cor vermelha.

Já que dessa vez vamos usar o vermelho, vamos pensar na principal idéia do vermelho, que é dar dano, e matar o oponente rápido, então nossa idéia vai ser essa, matar o oponente antes que ele possa jogar, e quando ele assustar não vai poder perder mais nem um ponto de vida.

Dos Fractius vermelho vamos usar:

Cardio Fractius: Agora o coração dos Fractius é esse Fractius, uma vez que qualquer criatura pode entrar em jogo batendo, faz um estrago muito grande, imagine, 5 manas, e 1 Cardio Fractius em jogo. O oponente não tem nada para bloquear, ae você desce um Fractius Musculoso e um Fractius de Lâmina, com 3 criaturas você vai fazer 10 de dano. Lógico que isso é uma situação simples, mas o blefe do deck consiste nesse tipo de combo.

Fractius Caçador: Serve para você tirar os Bichos pequeno que dão vantagens ao oponente tipo Segurança das Docas, Elfos de Llanowar, Birds of Paradise, Madre das Runas. Combinado com o Fractius Espinhoso fica perfeito. Lembrando-se que para cada novo Fractius Caçador, cada Fractius pode-se Provocar uma criatura adicional diferente. Provocar não é redundante.

Fractius de Lâmina: Tem a mesma função do Fractius Musculoso, talvez até mais mortal. Pois já entra 3/2. Nesse deck, os Fractius só precisam bater uma vez.

Acrescentaremos também o seguinte Fractius:

Fractius Espinhoso: Sua função é impedir os bloqueios e fazer combo com o Caçador. E leva-se em consideração que é um Fractius 2/2 por 2 manas.

Dos Fractius verdes não utilizaremos o Ligeiro, pois ele não tem a ver com a nossa idéia, queremos é descarregar tudo no oponente e mata-lo depressa e não ficar deixando manas em pé para usar mais tarde. Aqui você aprendeu que um bicho que é excelente em um deck pode não ajudar nada no outro, então caso você venha a montar sua própria versão de Fractius, pense no que o deck faz, e não somente se a habilidade do Fractius é boa. No mais, ignore o Fractius de Toxina acima de tudo, claro, se seu objetivo é fazer um deck funcional.

Usaremos o Fractius com Chifres para preencher os buracos que faltaram, podemos usar o Metálico no lugar, mas o Chifres é 2/2. Fica a gosto. Pensando melhor, não usaremos o Fractius com Chifres, usaremos Unidade Tribal, que será nosso finalizador, ou surpresa, caso necessitemos de um bloqueio forçado.

Já definimos as criaturas, agora vamos definir as magias de suporte.

Temos o problema das Destruições em Massa como foi dito antes, mas dessa vez não contamos com os Counters milagrosos, então teremos que utilizar alguma coisa vermelha ou verde para nos salvar, Convocadora da Garra já foi dispensada antes, e não será agora que vamos usa-la, pensei em algo vermelho, eficiente, e achei Influência Fundente, que por sinal é um Counter também, anula ou toma 4 de dano, o oponente escolhe, se nesse deck o objetivo é matar e dar dano, então qualquer uma que ele escolher será uma boa para gente, leva-se em consideração que essa carta também salvará as criaturas de um possível Édito ou adiantará o jogo.





Unidade Tribal entra como finalizador como já foi dito antes, claro que para usarmos ela com eficiência dependemos do Berço de Géia, mas qualquer +2/+2 para os Fractius já ajuda muito.

Vamos pensar em outras cartas, agora algumas para dar dano, principalmente no jogador, primeiramente pensei em Raiva de Urza, a vantagem de não poder ser anulada é a chave para a escolha, nesse caso não vai ser os Counters que vão impedir o oponente de levar dano, e lembre-se, se o Rizo-Fractius estiver em jogo, seus oponentes vão gastar os Counters nas outras cartas, então seria bastante interessante impedir essa anulação no late-game.

Para fechar o deck vamos usar Shock, e poderíamos usar Sulfuric Vortex e ou Tangle Wire para ajudar. Mas no nosso exemplo não vamos usar.

Uma carta que seria interessante usar também é Último Recurso, visto que a maioria das vezes se perde por causa de 1 turno, mas fica apenas a cargo de opções posteriores.





Terrenos

Forestas e Montanhas – Uma quantidade razoavelmente equilibrado, nota-se aqui uma diferença entre o primeiro deck, no primeiro nós não queríamos muitos terrenos básicos, nesse queremos.

Floresta Karplusana – 4 Cópias, é importante ter os dois tipos de mana disponível.

Contraforte Arborizado – 4 Cópias, nessa versão de Fractius não é tão importante não comprar terrenos, então vamos usar 4 dessas para poder vazar o deck ao máximo. Novamente nota-se que aqui QUEREMOS vazar o deck.

Berço de Géia – 2 Cópias, deixamos uma cópia reserva para caso uma Terras Ermas e também para poder vir com mais facilidade.

Bom, já definimos o deck:

Criaturas
4 Fractius de Lâmina
4 Cardio-Fractius
4 Fractius Caçador
4 Fractius Espinhoso
4 Fractius Musculoso
2 Rizo-Fractius

Encantamentos
3 Resolução Inflexível

Magicas
2 Unidade Tribal
2 Shock
4 Raiva de Urza
4 Influência Fundente

Terrenos
7 Montanha
6 Floresta
4 Contraforte Arborizado
4 Floresta Karplusana
2 Berço de Géia

Se você prestar atenção verá que esse deck está mais simples e mais funcional que o primeiro, está mais estruturado e não dá aquela impressão de que foi deck inventado, pois possui uma quantidade equilibrada de cópia de cada carta.

Agora para fechar o segundo deck, vamos ver o sideboard:
(Lembrando-se que esse é um side genérico, ou seja, aquele que você pode levar para qualquer lugar que irá te ajudar com alguma coisa, pois não visa cartas específicas, ele visa um todo, ou uma cor em questão, em outros casos, o side é feito considerando-se o ambiente em que se joga, e quais decks estão em destaque.)

Rizo-Fractius: Não se usa 4 no main-deck, mas no caso de se pegar um control bravo, coloca-se o restante, no mais, tira-se eles para a segunda partida.

Totem Amaldiçoado: Serve para você acabar com os bichos que regeneram e aquelas criaturas chatas do Madness.

Seedtime: O cara anula suas criaturas? Compra cartas no seu turno? Jogue denovo e dê mais dano nele.

Naturalizar: O mesmo já explicado anteriormente. Nesse caso também pode-se usar Brecha na Quilha, mas como é feitiço, deixaremos apenas como exemplo.

Resolução Inflexível: 3 Cópias ainda tá difícil? Coloque mais 1 e aumente as chances de compra-la.

Adubo: Sinceramente, foi a única coisa boa contra preto que me veio a cabeça e que entra no deck sem prejudicar ou mudar o sentido do mesmo.





O Sideboard no final ficará assim:

2 Rizo-Fractius
3 Totem Amaldiçoado
3 Seedtime
3 Naturalizar
3 Adubo
1 Resolução Inflexível

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


CURIOSIDADE SOBRE OS FRACTIUS


Você já parou para pensar nos seus Fractius de Tempestade e de Fortaleza, e alguém já te perguntou qual deles é comum, qual é raro e você sempre se embola? Ou alguém já falou com você que o Fractius Musculoso é comum e você se assustou. Bem se você você encaixa nessas situações acima, aqui vai o macete para você nunca mais errar qual Fractius que é comum, incomum ou raro.

Todos os Fractius Comuns são 1/1
(O Fractius Metálico foi uma exceção, porque antigamente TODOS os artefatos eram considerados incomuns, não existia artefato comum, mas após uma recente errata isso foi corrigido e hoje ele é considerado comum também)

Todos os Fractius Incomuns são 2/2

Todos os Fractius Raros são 3/3

Todos os Fractius Lendas são 7/7

Como você pode notar, não existem Fractius 3/3 em Tempestade e/ou Fortaleza, então conclui-se que não temos Fractius Raros nessas edições

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Bem, chegamos ao final do artigo, e se você leu até aqui terá aumentado e muito seu conhecimento sobre os Fractius e analise de cartas e decks, e tenha fé naquilo que você acredita, o Magic é todo um complexo e não somente os decks tops T2 que todo mundo tá cansado de ouvir sobre eles.

Depois desse artigo você afirmará com todas as letras a frase de rodapé do Rizo-Fractius:

Seria necessário um outro Apocalipse para deter os Fractius agora...

VIDA LONGA AOS FRACTIUS...


SOLO PLAYER
(Ontem, hoje, amanhã e sempre o Mestre dos Fractius)

[icq]47635986[/icq]

LigaMagic ( LigaMagic)
Maior site especializado em Magic: The Gathering.
Nossa meta é trazer o máximo de conteúdo para todos os jogadores e aumentar cada vez mais a comunidade de jogadores apaixonados por este jogo.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 24/12/2014 14:02
Lembrem-se que este artigo é de 2004 gente, não existiam muitas cartas que hj em dia jogam em vários decks... E existem muitos mais fractius fortes e lands melhores...
(Quote)
- 24/12/2014 13:13
Muito bacana mesmo. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha com sua primeira lista.

Você usa 2 Armageddon e 2 Unidade Tribal. Uma mágica com custo x3 e outra que destrói todos os terrenos não fica meio complicado? Porque uma opõe totalmente a outra.

No mais, parabéns pelo artigo. Ficou top.

Abraço
(Quote)
- 23/12/2014 12:00
Tenho um deck fractius e nunca tinha conseguido achar o "ponto G" dele. Testei ele seguindo suas ideias e está funcionando direitinho!

Sugestões: Caverna mutável não entra? Outra coisa, ao inves de usar Fractius Alado, acredito ser melhor usar Fractius Ginete da Ventania, o mesmo digo para o Triunfo Compartilhado, é melhor usar Fractius do Tendão.

Parabéns pelo artigo!
(Quote)
- 24/11/2014 16:02
4x Frasco do Éter não seria uma boa??
(Quote)
- 23/11/2014 10:45
Hj em dia os problemas de mana para os fractius sao bem menores existe a colonia que gera mana de qualquer cor gemhide e tbm o tecedor de mana.
Montei um deck desses para for fun e nao tive problemas com a base de mana em alguns jogos no terceiro turno consegui iinvocar o novo fractius Hive lord.
Últimos artigos de LigaMagic
Promoção de Aniversário de 19 anos da LigaMagic
Promoção de Setembro - 19 Anos de LigaMagic e 19 Caixas de Boosters
10.364 views
Promoção de Aniversário de 19 anos da LigaMagic
Promoção de Setembro - 19 Anos de LigaMagic e 19 Caixas de Boosters
10.364 views
Há 24 dias — Por LigaMagic
Promoção de Agosto - 48 Boosters de Double Masters
Serão 6 sorteios de 8 boosters de Double Masters
13.190 views
Promoção de Agosto - 48 Boosters de Double Masters
Serão 6 sorteios de 8 boosters de Double Masters
13.190 views
01/08/2020 10:21 — Por LigaMagic
Todos os decks do Players Tour Finals
Todos os 145 decks do Players Tour Finals
5.062 views
Todos os decks do Players Tour Finals
Todos os 145 decks do Players Tour Finals
5.062 views
25/07/2020 14:55 — Por LigaMagic
Nova Ferramenta: Marketplace de Vendas
Venda seus cards de forma rápida e fácil pela LigaMagic
5.799 views
Nova Ferramenta: Marketplace de Vendas
Venda seus cards de forma rápida e fácil pela LigaMagic
5.799 views
19/07/2020 08:35 — Por LigaMagic
Promoção de Julho - 4 Caixas de Boosters Core Set 2021
Em Julho ao comprar pelo Marketplace da LigaMagic você concorre a 4 Caixas de Core Set 2021
12.446 views
Promoção de Julho - 4 Caixas de Boosters Core Set 2021
Em Julho ao comprar pelo Marketplace da LigaMagic você concorre a 4 Caixas de Core Set 2021
12.446 views
01/07/2020 08:21 — Por LigaMagic