Compre certo na Magic Store Brasil
Hora do Pauper
Top 10 cartas de Strixhaven para o Pauper
Há 20 dias - 6.326 visualizações - 8 comentários
Load or Cast
E aí galera, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição Strixhaven – Escola de Magos para o formato Pauper. Essa nova edição apresenta menos cartas problemáticas, como vem acontecendo em boa parte dos formatos devido ao FIRE, entretanto acredito que ela ainda tenha um power level interessante. Me parece que as cartas chave da edição foram suavizadas, oferecendo uma maior consistência no coletivo, principalmente com as sinergias entre as faculdades. Dito isso, achei interessante voltarmos a ter cartas multicoloridas comuns, o que não vinha acontecendo, e que influencia no Pauper já que boa parte dos decks do metagame usam mais de uma cor. Outro detalhe interessante da coleção é sobre as mecânicas, pois as três novas possuem cartas na raridade comum, o que não vinha acontecendo e acaba nos privando de conhecer novas interações com as opções disponíveis no Pauper.
 
Magíficio é bem interessante, tendo muito sinergia com vários decks do formato, sendo similar a Destreza, porém as criaturas que a possuem deixam a desejar; poderia destacar o Mago Iniciado de Prismari devido a sua semelhança com o Ciclope de Nivix, além do Maga Iniciada de Quandrix por receber marcadores, ficando potencialmente mais perigoso, porém ambas não possuem evasão e acabam sendo alvos fáceis no atual metagame. Salvaguarda é uma habilidade que eu gostaria muito que tivéssemos mais opções, entretanto a única próxima disso é a Aerialista da Cachoeira, mesmo assim passa longe de ser uma opção viável. Já a palavra chave de ação chamada Aprender pode oferecer junto com as Lições, um tipo de interação que o Pauper ainda não utiliza, algo similar com os desejos (wishes) que temos em formatos eternos; além disso, o fato de ter a opção de fazer um looting também torna esse tipo de carta bem útil. Lembrando que estão sem critério de classificação em relação a ordem que elas aparecem.
 
 
- Lições
 
 
Esse subtipo de carta tem menos potencial no Pauper do que em outros formatos, mas acho interessante citar o fato de podermos utilizar uma carta do sideboard durante os jogos.
 
 
Invocacao de Pestes: criar dois corpos que te dão vida pode ser útil nessa combinação de cores, principalmente se sua build for mais voltada para criaturas.
 
 
Invocacao Fractal : o fato de você poder escolher qual vai ser o tamanho da criatura pode ser relevante, principalmente se seu usar poucas (ou nenhuma) criaturas e necessita ter essa opção em algumas partidas.
 
 
Introducao a Profecia: tendo um valor de mana maior para fazer o mesmo que Preordenar acaba não sendo muito interessante, entretanto ser incolor facilita seu uso em qualquer deck, ainda mais em momento que o metagame está sedento por vantagem de cartas. 
 
 
Ciencias Ambientais: o fato de ser incolor é o que possibilita seu uso, pois tirando o verde, não vemos isso nas outras cores para o formato. Ramp ainda não é uma estratégia viável, porém corrigir suas cores de mana disponíveis pode ser bem útil.
 
 
Campus
 

      
 
Strixhaven nos traz um ciclo de terrenos nas cores inimigas, que acredito que serão bem úteis para o Pauper. São terrenos que entram virados, adicionam das duas cores e possuem a habilidade: Pague 4, vire: use Vidência 1. Exemplo: Campus de Sapioforte. As lifegain lands são úteis para ganhar de vida, mas vejo que usar Vidência será bem mais relevante, pois temos muitas partidas sendo decididas entre quem compra melhor. Não vejo Quatro manas sendo um valor tão alto para o efeito, considerando que é uma carta comum.
 
 
Voz Guia
 
 
 
Considerando que o Monowhite Heróico vinha o deck aggro mais sólido do formato, Voz Guia pode ser uma opção relevante, pois desencadeia a habilidade de Heróico e ainda pode buscar uma Lição do sideboard ou trocar aquele terreno a mais na sua mão por uma carta do topo.
 
 
Curva Serpentina
 
 
Eu sei que temos cartas similares, mas o que chama a atenção é poder colocar uma criatura em campo por um feitiço e que fica cada vez melhor com as outras mágicas que você já utilizou. Eventualmente aparece alguns decks que só usam instantâneas e feitiços (ou pelo a maioria das suas cartas), o que maximiza as interações, além disso com a Curva Serpentina você não sofre se utilizar a habilidade de Esquadrinhar ou tiver seu cemitério exilado.
 
 
Primeiro Dia de Aula
 
 
Aqui temos uma carta que fez sucesso logo que foi confirmada, pois possibilita um novo combo no formato. Além dela, você precisa das seguintes cartas: Goblin Putrido, uma forma de sacrificá-lo como Mogg Salteador ou Prospector de Skirk e um finisher (caso posso atacar sem bloqueadores, só o efeito do Mogg já é o suficiente) como Tremores de Impacto. Por necessitar de poucas manas é possível fazer no turno dois, o que cria cenários interessantes no metagame, mesmo utilizando criaturas que podem ser facilmente removidas.
 
 
Debate Acalorado

 
Não se preocupem que eu não fiquei doido! Realmente causar quatro de dano por três manas é bem ok, mas o interessante aqui é termos a primeira carta no formato que não pode ser anulada! E isso realmente é algo que devemos ponderar, pois claramente há uma mudança significativa no power level das comuns dessas novas edições. Ela ainda tem pouco potencial, mas ver efeitos cada vez mais relevantes sendo adicionados no formato cria uma expectativa bem maior para o que podemos esperar num futuro próximo.
 
 
Groff do Mangue
 
 
Enfim, temos uma criatura digna dos decks aggro do formato!!! Esse cão já chega oferecendo uma bela opção para Monogreen Stompy, mesmo com o drawback do sacrífíco. Mesmo com o formato contando com Demover, temos uma criatura que passa por cima da maioria dos bloqueadores do formato, além de criar uma pressão enorme na mesa caso ele entre no turno dois ou três. 
 
 
Duelo de Magos
 
 
Patada Selvagem se tornou uma staple do Stompy, mas esse feitiço pode ser uma opção interessante pois seu aumento nos atributos não está condicionado a criatura ter poder dois, inclusive as duas funcionam muito bem juntas e por apenas duas manas.  
 
 
Ensinar pelo Exemplo
 
 
Outro efeito que debuta no formato é o de copiar a próxima mágica e essa sim me preocupa. Chain Lightning e Sequencia de Desaparecimentos eram cartas com o efeito mais próximo que tínhamos, mas era das próprias mágicas. Ainda bem que ela possui a restrição de copiar apenas a próxima, pois tenho certeza que seu efeito poderia ser mais forte em outros formatos. Vejo que é uma forma relevante de termos a quinta cópia de múltiplas mágicas, podendo escolher o que é mais importante naquele momento, entretanto é uma carta totalmente dependente. 
 
 
Descoberta Emocionante

 
Possui um efeito muito similar a Reuniao Catartica, mas possui duas diferenças: uma negativa, pois seu custo se torna mais restritivo ao exigir duas cores; e outra positiva, pois ela te faz ganhar dois pontos de vida, que podem ser muito mais interessantes do que parece. Como eu gosto muito dos decks nas cores Boros, não vejo a hora de poder testá-la, inclusive no Bully.
 
 
E você, o que achou das cartas que eu destaquei? Acha que outras cartas mereciam estar aqui? Deixem nos comentários o que você achou de Strixhaven, pois a edição conseguiu trazer inovações inesperadas para nosso formato! Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo host do PauperView e cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/04/2021 16:37
Acho que pensar que cachorrão é diminuído por conta de ter Cast Down no formato é ignorar o passado do pauper, pois ele morreria para as remoções de até 2 manas que jogavam antes do Demover entrar no formato(Tragic Slip, Abdicação Forçada, Doom Blade, Vitima da Noite, Terror, Grasp of Darkness...) logo Cast Down tornou-se o Counter Spell do preto e não se ouve reclamação do pauper ter uma counter como Contra Magica. mas sofre por ter uma remoção eficiente.

Uma carta que poderia ter menção honrosa, que pode ver jogo tanto no WW quanto Heroic é a Deixar a Sua Marca, pois poder dela é flexível, pump nas criaturas com heroico, resposta à sacrifícios e champ blocks que na volta viram uma criatura 3/2 em campo que pode bloquear um guild pact por exemplo.

E espero ansioso o artigo com deck tech do First Day of Class, combo turno 3 que surgiu.
(Quote)
- 22/04/2021 03:25
Bom artigo, pra mim o destaque é carta de aceitação, um bonders justo. Agora a wiz pode banir bonders (chega dessa peste no formato)
(Quote)
- 21/04/2021 22:35
Gostei muito desses novos terrenos com Scry, realmente faz muita diferença no early game. Ótimo artigo. 😄
(Quote)
- 21/04/2021 20:25
Introdução a Profecia tem um flavor maravilhoso.
(Quote)
- 21/04/2021 19:51
Faltou comentar o principal motivo de Descoberta Emocionante ser melhor q Reunião Catártica, o descarte ser parte do efeito e não custo adicional.

Qualquer um q já tomou uma anulação na Reunião Catártica sabe a diferença q isso faz
Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Jeskai Affinity
O Affinity ressurge em novas cores, procurando seu espaço num mundo de vantagem de cartas.
8.323 views
Hora do Pauper - Jeskai Affinity
O Affinity ressurge em novas cores, procurando seu espaço num mundo de vantagem de cartas.
8.323 views
18/03/2021 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - BG Rock
Avaliando como esse clássico deck do Modern pode se sair no Pauper.
7.977 views
Hora do Pauper - BG Rock
Avaliando como esse clássico deck do Modern pode se sair no Pauper.
7.977 views
19/02/2021 11:31 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Top 10 cartas de Kaldheim para o Pauper
Avaliando as opções que Kaldheim trouxe para o formato, além da neve.
5.762 views
Hora do Pauper - Top 10 cartas de Kaldheim para o Pauper
Avaliando as opções que Kaldheim trouxe para o formato, além da neve.
5.762 views
10/02/2021 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Será que o inverno está de volta?
Analisando como a temática e mecânicas de Kaldheim podem afetar o formato.
7.603 views
Hora do Pauper - Será que o inverno está de volta?
Analisando como a temática e mecânicas de Kaldheim podem afetar o formato.
7.603 views
21/01/2021 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Retrospectiva 2020
Venha comigo relembrar os fatos marcantes desse atípico ano de 2020 para o Pauper.
5.655 views
Hora do Pauper - Retrospectiva 2020
Venha comigo relembrar os fatos marcantes desse atípico ano de 2020 para o Pauper.
5.655 views
06/01/2021 10:09 — Por Heli Mateus