Olá! Despontando como candidato ao posto de "O NOVO JESKAI LUKKA", o Sultai Ultimatum apareceu com tudo no Standard de Kaldheim algumas semanas atrás, apresentando uma ótima capacidade de jogar "justo", com interações e jogadas valorosas, ao mesmo tempo em que seu topo de curva com Ultimato Emergente praticamente encerra o jogo no momento em que é conjurado.
Claro que só devemos levar essa afirmação como verdade até certo ponto, em um tom mais jocoso! Apesar da empolgação em um primeiro momento, com o evoluir do metagame o deck se provou perfeitamente "ganhável" por parte de outras forças do ambiente - o que é de certa forma um alívio após conturbados anos com banimentos e múltiplos decks Tier 0. Partidas como Dimir Rogues, Izzet Tempo, Mono Red e White Weenie se provaram uma oposição dura, aliado ao próprio desafio de ser capaz de apresentar uma partida boa contra a partida-espelho (outros Sultai Ultimatum) mantendo bons percentuais contra os demais baralhos.
Mesmo assim, o Sultai Ultimatum ainda é a principal opção para os que estão interessados tanto em um jogo mais Control no atual Standard como nos adeptos das estratégias Ramp com bombas finalizando a partida. Sem mais delongas, vamos à lista:
Essa é a base da versão que utilizei por um tempo durante alguns torneios HG Team, Reach Out in Love e ranqueadas no MTG Arena. Ela aposta menos em velocidade e mais em interação, com cópias de remoções diversas ainda no deck principal como vários Evento de Extincao e Intervencao de Erebo. Tomo da Mente Labirintica é uma forma de gerar recurso contra outros decks de Yorion ao mesmo tempo em que pode ganhar vida contra os aggros.
As duas cópias no deck principal de Gargarote Anciao junto ao Polucrano, Desacorrentado representam o respeito aos aggros - por vezes, só manter a mesa limpa não é o bastante, e ser capaz de apresentar uma ameaça que "vira a chavinha" rápido é importante. Em situações de desespero, Gargarote Anciao também pode ser buscado pelo Ultimato Emergente, sendo mais uma forma de ganhar uma vida emergencial.
Matador de Gigantes // Decepar é uma carta especialmente punitiva para esse plano, mas ultimamente a maioria dos Gruuls têm optado por manter-se em duas cores ou usar o azul para anulações como Negar/Golpe Desdenhoso, tornando o plano das criaturas grandes mais confiável.
Em relação ao plano de jogo, o Sultai Ultimatum busca ser capaz de travar o jogo inicial dos oponentes com suas remoções e anulações, chegando até o ponto em que resolve sua grande jogada: Ultimato Emergente. As pilhas mais comuns variam conforme a partida: contra baralhos mais lentos e interativos, Valki, Deus das Mentiras (que é conjurado como o Planeswalker Tibalt, Impostor Cósmico) e Restauracao de Portao Marinho costumam estar entre os principais alvos, enquanto ra Kiora Supera a Deusa do Mar e Vorinclex, Salteador Monstruoso são os principais contra decks aggro.
Epifania de Alrund quase sempre vai ser a terceira opção das pilhas e também a carta que o oponente costuma escolher devolver para o deck, já que conjurar uma grande bomba e jogar o turno extra costuma ser demais para lidar, especialmente se houver outra mágica pesada na mão para ser resolvida na sequência. Vale lembrar, porém, que o turno extra perde bastante do seu apelo se o Ultimato Emergente vier do topo ou for o último recurso da mão, já que dois pombos e uma compra cega podem não ser relevantes o bastante.
Da mesma forma, Vorinclex não costuma ser um dos melhores alvos quando o oponente possui manas abertas e muitas cartas na mão, já que pode morrer antes de colocar marcadores extras na Saga ou no Tibalt. É importante saber ordenar as mágicas, de modo a fazer o Vorinclex resolver antes, e geralmente o Tibalt por último em todas as pilhas para ao menos conseguir uma ativação caso o oponente tenha uma resposta de Planeswalker como Estilhacamento d'Alma ou Ginete Homicida // Fim Celere.
Para auxiliar os que estiverem interessados em adotar a lista acima para o seu grind particular, segue um breve guia de sideboard englobando os principais macro-arquétipos do formato:
- Aggros num geral (Gruul Adventures, Mono Red, White Weenie):
-3 Negar
+1 Intervencao de Erebo
+1 Polucrano, Desacorrentado
+1 Gargarote Anciao
- Controles num geral (Sultai Ultimatum, Esper Doom):
-1 Intervencao de Erebo
-3 Evento de Extincao
-2 Veredito Supremo
-3 Sumir
-2 Gargarote Anciao
+3 Tufao de Tubaroes
+4 Disputa Mistica
+3 Coagir
+1 Negar
- Tempo/Flash num geral (Dimir Rogues, Izzet Tempo):
-4 Ultimato Emergente
-1 Epifania de Alrund
-1 Kiora Supera a Deusa do Mar
-2 Cultivar
-1 Vorinclex, Salteador Monstruoso
-3 Evento de Extincao
-1 Gargarote Anciao
+1 Negar
+4 Disputa Mistica
+1 Polucrano, Desacorrentado
+3 Tufao de Tubaroes
+3 Coagir
+1 Intervencao de Erebo
Vale lembrar que a lista e planos acima ilustrados não são nem de longe a única maneira de montar o baralho, e que com o formato constantemente evoluindo, é plenamente possível tomar alguns caminhos diferentes: mais ramp com Refugio do Salgueiro dos Lobos e menos interação/criaturas, privilegiando velocidade ao invés de recursos; e até mesmo mais focada em sinergias de aventuras com 60 cartas, utilizando-se de Fadina dos Desejos // Concedido, Fera Apaixonada // Desejo do Coracao, Estalajadeiro de Beiramuro e companhia, o que melhora significativamente o jogo contra os aggros ao custo da robustez provida por Yorion para partidas mais longas. Seguem listas para observação:
E quanto a vocês, leitores, o que acham do Sultai Ultimatum no Standard de Kaldheim? Seria ele de fato "O NOVO JESKAI LUKKA", ou apenas mais um deck na busca pelo seu lugar ao sol? E em relação às suas diferentes versões, de qual mais gostaram? Quem sabe alguma que não tenha sido citada no artigo? Deixem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!

