Apesar de eu estar entregando esse texto ainda no fatídico ano de 2020 eu já falo com vocês no futuro de 2021, esse ano novo, de um novo tempo, que começou. E se estamos em um novo ano, é hora de falar de novidades, sendo que a novidade mais quente para o MTG é a nova edição Kaldheim, que começa seus spoilers em massa dia 7 de Janeiro, mas que já teve alguns previews para que entremos nesse mundo novo.
Toski, Bearer of Secrets é o nosso mais novo amigo e eu gosto muito de uma certa habilidade dele. Eu acho legal ele não poder ser anulado, já que entrar em uma mesa quando o oponente está com as manas abertas é muito bom, fazendo muitas vezes um Time Walk, e indestrutível é mais do que necessário para uma fraca criatura 1/1 que tem a coragem suficiente para atacar todo turno. O problema é que se essas habilidades podem até fazer um bom Voltron no Commander, em outros formatos elas são mais discutíveis. Pensando em Standard, os principais decks anulam pouco e exilam muito (Elspeth Derrota a Morte e Evento de Extincao ), fora que atacar todo turno torna ele um bloqueador bem ruim.
Mas então por que animar tanto com esse cara?
Bidente de Tassa foi uma das grandes cartas da época do Mono Blue Devotion, em Theros. Além de ajudar com dois de devoção, o encantamento te ajudava a grindar recursos contra oponentes mais midranges ou controle. Toski, Bearer of Secrets tem a habilidade de um Bidente e eu gosto de tratá-lo exatamente como um, seja pensando em quando conjurar ou em como colocar nas listas.
Existe uma ordem correta para colocar as cartas na mesa e explicando de maneira bem simples isso aplicado à criaturas, existem cartas como Yorvo, Senhor de Pontegaren, que você pode fazer mais pra frente, mas que fica bem melhor se for feito o quanto antes, recebendo assim o bônus das outras criaturas que entram depois dele, e existem cartas como Toski, Bearer of Secrets, que pode ser feito antes de todos, mas que tem sua última habilidade (vulgo Bidente de Tassa ) melhor aproveitada se fizermos ele depois da nossa mesa ter algumas cartas.
A cor verde tem sido muito presente no Standard e tem uma ótima base para fazermos um deck que tenha criaturas antes do turno 4, mais do que isso, Toski, Bearer of Secrets serve como fonte de card advantage em decks que não seja de aventura, aumentando assim as possibilidades no formato.
Especialmente para agroos lineares eu gosto bastante da opção porque consigo fazer uma mesa bem agressiva, usar ele no topo da curva e não ter medo de uma cólera, sabendo que comprarei várias cartas e posso manter a pressão.
Toski, Bearer of Secrets é a carta que vai abrir boa parte das minhas listas de Early Acess com certeza, já que eu adorava o Bidente de Tassa, essa nova versão com pernas vai me divertir bastante!
Até mais!
Ruda
