Banner LigaMagic
Standard Pré-GPSP
Uma análise do formato Standard Pré-GPSP
29/04/2015 04:12 - 4.787 visualizações - 10 comentários
 Banner LigaMagic
Olá, tudo bem?

O Grand Prix São Paulo já está quase ai, e está mais do que na hora de quem for jogar ter algum deck bem afiado para esse mega torneio. Para quem ainda está em dúvida, ou não acompanha tanto o Standard, fiz um resumão do formato atual para dar aquela revisada de última hora.

O GRANDE VILÃO

O rei do formato, o "deck to beat", sempre tenha um plano contra ele...ou jogue com ele.

{U}{w}{b}Esper Dragons{U}{w}{b}

[DECK 140588 NOT FOUND]

O Esper Dragons surgiu no Pro Tour DTK, sendo o grande destaque do torneio e uma semana depois, no GP Krakow, ele atropelou, dominando o top8. O deck é um control que pode mudar para uma posição proativa e que se aproveita das interações de suas mágicas com seus dragões, podendo inclusive fazer um "counterspell" em pleno T2.

De Krakow até agora o ambiente já se acostumou ao baralho, o que não quer dizer que ele ficou mais fraco. Quem for para o GP precisa ter um plano contra , seja com den protector e raptor, seja com Master of the Unseen, ou com Pearl Lake no mirror, você precisa ter um plano para bater o Esper.

O Deck da Moda

É o baralho com mais hype, ou seja, muita gente irá usa-lo por ser o "melhor deck da semana".

{g}{b}{w}Abzan Megamorph{g}{b}{w}

[DECK 144841 NOT FOUND]

O deck é uma criação do americano Sam Black e procura criar uma série de sinergias seja com a habilidade de megamorph do Den Protector e do Hidden, que tem triggers muito fortes quando vão para cima, e que são sinérgicos com Deathmist Raptor; seja com a habilidade manifest, a partir de Whisperwood e Mastery. Manifest e Megamorph trabalham muito bem juntas, fazendo um baraho sinérgico e que ainda é resistente à remoções, fora ser um "abzan aggro" que não perde para Ugin.

O hype no Abzan Megamorph vem dele ser muito recente e difícil de se jogar contra, já que o jogador fica com o jogo escondido quase o tempo todo. Claro que o baralho não é perfeito, ele costuma ser fraco contra abzan aggro porque a versão mais agressiva tem acesso a criaturas maiores mais cedo e coloca mais pressão, temos que lembrar que um deck com Whisperwood e Mastery é bem focado no mid-late game e não nos 4 primeiros turnos.

Em compensação, ele é uma escolha muito boa contra controle, porque é cheio de criaturas difíceis de eliminar em definitivo e não perde para Elspeth como o Abzan Aggro.


Os Tiers

Baralhos que você vai enfrentar e precisa estar preparado.

{r}{g}RG Aggro{r}{g}

[DECK 143736 NOT FOUND]

O deck esteve em alta antes do Pro Tour e foi o principal alvo das equipes que testavam para o evento. Após o crescimento do Esper o RG ficou meio fora, mas voltou com força fazendo alguns resultados, porque fazer criaturas grandes com ímpeto nunca é ruim. Outra coisa que ajudou muito ao baralho foi Den + Raptor (vou repetir isso muito ainda), dando mais resistência e sinergia ao baralho.

O RG vai ser sempre uma boa pedida para quem gosta de ignorar o que o adversário está fazendo e quer ir batendo, o que o faz bom em ambientes desconhecidos e contra decks mais lentos. Mas ele sofre contra quem tem muitas remoções e um conter no Regente é bem cockclock.

{g}{b}{w}Abzan Aggro{g}{b}{w}

[DECK 143737 NOT FOUND]

O baralho é bem antigo no formato e sempre foi sazonal, variando conforme diminuía ou aumentava o número de decks com burns. Dromoka’s Command mudou isso, tonando o Abzan Aggro um dos grandes no formato e de quebra varrendo seu arqui-inimigo, RW. O deck é muito bom contra remoções, já que suas criaturas se protegem sozinhas, o que o faz uma boa escolha em ambientes mais midranges/controle.

O problema do Abzan Aggro está na sua base de mana, que é bem ruim, com muitos terrenos que entram virado e que lhe dão muito dano, tornando difíceis suas partidas contra decks agressivos, outro empecilho é a Elspeth, que trava a mesa e ainda começa um clock, que só pode ser quebrado via Hero's Downfall, ou uma mesa muito boa.


{R}RDW{R}

[DECK 140469 NOT FOUND]

[DECK 135845 NOT FOUND]

Aqui vou incluir também o Atarka Red.

Ambos os decks são muito agressivos e punem furiosamente oponentes lentos. O Atarka tem mais alcance, com Comando e Become Immense, que colocam o adversário contra a parede muito rápido, tirando tempo de resposta. Em compensação, a base de mana do Atarka pode ás vezes gerar situações onde o deck perde para si mesmo.

Ambas as versões tem o mesmo problema de perder quando o formato se volta contra, é difícil jogar sabendo que vai dar de cara com um Drown in Sorrow a cada esquina.

Mono red é aquele baralho que ignorar é burrice, mas focar o side também o é. Recomendo treinar a match up, mas sem dedicar vários slots do side.


{G}{U}{W}Bant Aggro{G}{U}{W}

[DECK 140590 NOT FOUND]

O mais novo da lista, mas que rapidinho fixou as garras no topo. O Bant Aggro é uma criação de Craig Wescoe, e vem com a ideia de um GW com Mastery, mas que fura o bloqueio adversário com Ojutai, criando um loop de card advantage. Os counters de side também são uma boa pedida em um ambiente que cada vez mais favorece Disdainful Stroke.

O deck é um dos predadores do Esper Dragons, com sua jogada fortíssima de Mastery no turno dois. Como nem tudo são flores, o Bant sofre contra Elspeth e estratégias muito agressivas com criaturas grandes, como o RG.


Correndo por Fora

Não são tão comuns, mas é sempre possível pegar um ou dois em um evento grande.

{U}{W}{R}Jeskai tokens{U}{W}{R}

[DECK 140589 NOT FOUND]

Virulent Plague devia ter matado o baralho, mas ele continua firme e forte, dando aquele susto em quem não está preparado. O deck foi popularizado pelo japonês Yuyua Watanabe no Players Championship e se baseia na carta Jeskai Ascendancy para ter uma pwoerhouse que irá dominar a mesa.

O Jeskai Tokens é o clássico deck que tem um alcance sem a carta-chave e tem outro bem diferente com essa carta em jogo. Entender quão bom é o baralho é simples, o deck adversário tem alguma resposta logo para a Ascendancy?

Não, então ele vai perder, porque o Tokens baterão uma quantidade assombrosa e ainda fará um lindo card selection.

Sim, então o Tokens tentará segurar o jogo ao máximo até seus anticipate darem em algo, ou morrerá tentando.


{B}{U}{G}Sidisi Whip{B}{U}{G}

[DECK 140463 NOT FOUND]

Meio sumido, mas ainda com admiradores fieis, o Sidisi Whip ganhou muito com Den Protector e Raptor, apesar de que ainda parece meio carente de uma lista que crie um norte para os que entram nessa estratégia. O deck é altamente sinérgico e costuma ser bom contra midranges e controles. Sua falha, decks mega agressivos que não o deixam fazer o selfmill em paz.


{g}{b}{w}Abzan Control{g}{b}{w}

[DECK 140465 NOT FOUND]

Ele já foi o Rei do T2, dominava vários top8s. Mas então chegou o Esper Dragons e o varreu do field. O Abzan Control é o clássico "The Rock" cheio de draws bons, mas que classicamente é fraco contra estratégias azuis que tem acesso a várias cartas (Oi Dig!). Outro detalhe do Esper Dragons que dificultou a vida do Abzn Control são as criaturas com Heproof, Ojutai e Silumgar são bem difíceis de tirar da mesa e não tirar um dragão de um deck tão sinérgico torna seu jogo bem complicado.

Apesar disso, o Abzan Control é razoável contra o resto do formato e com um side pesado consegue bater de frente com o Esper, isso somado ao carinho que muitos jogadores tem pelo baralho podem garantir ele bem presente no GP.


"Quebrei o meta!!"

Eles veem do nada e quando você vê, lá se foram três pontos.

{G}{U}{W}Bant heroic{G}{U}{W}

[DECK 143735 NOT FOUND]

O Heroic era bem presente no começo do formato, mas conforme iam saindo novas edições ele ia ficando pra trás, com DTk e Comando de Drmoka isso mudou. O baralho ganhou novas interações e se tornou mais forte. Comando dá a tão sonhada remoção que o deck sempre quis e de quebra uma carta que consegue ativar dois heroics ao memso tempo, só pode ser bom. Novas interações trazem um novo amigo ao maindeck, Mentor do Monastério parece que achou uma bela casa no formato.

Claro que uma terceira cor complicou a base de mana do baralho e isso é algo para os adversário explorarem, o quanto o Heroic mulliga simplesmente porque a mana não é boa. Outro ponto interessante é que com Mentor finalmente vale a pena dar side in em cartas como Drown e Anger.


{G}{W}GW Aggro{G}{W}

[DECK 144842 NOT FOUND]

O último baralho a ser analisado é um herdeiro dos mono green stompy.

A ideia é simples, várias criaturas baratas que tem alguma evasão e várias pump spells. Parece idiota, mas é altamente eficiente. Ou você acompanha o número de criaturas dele com remoções, um dos jeitos de ganhar desse deck, ou então existe o risco de uma derrota.


Esse foi meu resumo do Standard, eu gosto muito quando o ambiente está uma selva, por mais que seja chato se preparar porque tem muita coisa diferente jogando, também é ótimo saber que é possível jogar com quase qualquer estratégia, tornando o gosto pessoal algo decisivo na hora de escolher um deck.

Espero um bom GP, seja pelo nível de jogo, seja pela organização que conseguiu um local espetacular.


Desejo a todos um bom GP e nos vemos em São Paulo!


Ruda
Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Rudá joga Magic desde 2003, sendo que em 2012 começou a produzir conteúdo sobre o jogo, fazendo artigos, streaming e narração. Como jogador tem diversos resultados, destacando top8 no Magic Fest São Paulo em 2019 e participações no Regional Player Tour Europe e Kaladesh Championship.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 30/04/2015 11:43:26
Boa!
(Quote)
- 30/04/2015 02:35:49
Como sempre, ótimo texto.

Esse GP promete!
(Quote)
- 30/04/2015 00:26:14
Parabéns Ruda! Super coerente na analise e nos comentários!
(Quote)
- 29/04/2015 15:46:17

Sultai Super Friends também.

(Quote)
- 29/04/2015 12:27:48
Excelente artigo como de costume, Rudá! Lembrando que ainda existem diversos outros arquétipos que estão sumidos mas podem aparecer no GP: Jeskai Aggro, os Devotion (G, GW) e Boros Aggro! Selva é pouco pra esse T2 :(
Últimos artigos de Rudá Andrade dos Reis
Atualizando o Esper Midrange com OTJ
Os Fora da Lei chegaram para melhorar o melhor deck do Standard?
3.581 views
Atualizando o Esper Midrange com OTJ
Os Fora da Lei chegaram para melhorar o melhor deck do Standard?
3.581 views
Há 3 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
A Hora do Legado
A Liga Paulista de Legacy, é organizada pelos próprios jogadores e tem etapas todo mês
4.508 views
A Hora do Legado
A Liga Paulista de Legacy, é organizada pelos próprios jogadores e tem etapas todo mês
4.508 views
Há 16 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
Hora de vencer com o Temur Fireball
Uma novidade interessante no Standard
5.529 views
Hora de vencer com o Temur Fireball
Uma novidade interessante no Standard
5.529 views
Há 30 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
O Standard do 75k Open
Um grande evento que teve várias novidades para o formato
4.021 views
O Standard do 75k Open
Um grande evento que teve várias novidades para o formato
4.021 views
05/03/2024 10:05 — Por Rudá Andrade dos Reis
O Controle de Volta ao Standard
Assassinato na Mansão Karlov trouxe algumas boas novidades
3.023 views
O Controle de Volta ao Standard
Assassinato na Mansão Karlov trouxe algumas boas novidades
3.023 views
20/02/2024 09:59 — Por Rudá Andrade dos Reis