Load or Cast
Uro - O elefante na Sala
Nos últimos meses, tivemos inúmeros banimentos em vários formatos, mas uma carta segue firme e dominando: Uro, Titã da Ira da Natureza. Em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre o elefante na sala do competitivo de Magic!
28/09/2020 10:05 - 5.770 visualizações - 19 comentários
Load or Cast

Olá! O lançamento de Theros Além da Morte em janeiro nos trouxe Uro, Tita da Ira da Natureza, e embora todos já pudessem ter uma boa noção do poder da carta quando a viram no spoiler, talvez poucos imaginassem que, quase oito meses depois, estaríamos chegando ao ponto que estamos agora: dominância total e absoluta de todos os formatos competitivos do jogo, tornando-se o elefante na sala da Wizards.

 

Sultai Narset Campeão Liga Impetus
3983 visualizações
30/08/2020
R$ 2.138,64
R$ 3.244,63
R$ 7.416,75
3983 visualizações
30/08/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (5)
1  Krasis Hidroide   29,90
4  Uro, Titã da Ira da Natureza   171,00
Planeswalkers (9)
4  Narset, Rasgadora de Véus   6,75
1  Tamiyo, Colecionadora de Histórias   1,35
3  Nissa, Abaladora do Mundo   24,90
1  Liliana, General da Horda Medonha   59,00
Mágicas (15)
4  Dissolução do Pensamento  0,29
1  Negar  0,05
3  Rajada de Éter  3,29
3  Sumir  1,39
1  Comer até a Extinção  0,70
2  Evento de Extinção  3,50
1  Baixas de Guerra     5,40
Encantamentos (3)
3  Tufão de Tubarões  93,48
Terrenos (28)
1  Castelo de Vantreza3,00
4  Charco da Procriação58,90
2  Floresta0,00
3  Ilha0,00
2  Pântano0,00
4  Passagem Fabulosa24,85
4  Túmulo Aquático40,95
4  Trioma de Zagoth32,30
4  Tumba Abandonada28,24
60 cards total

Sideboard (15)
4  Ato Cruel  2,70
1  Esmorecer  0,06
1  Negar  0,05
1  Sumir  1,39
2  Evento de Extinção  3,50
1  Ritual da Fuligem   0,73
2  Chegada dos Eternos-deuses    0,90
1  Gargarote Ancião   89,23
1  Baixas de Guerra     5,40
1  Tufão de Tubarões  93,48

 

"Ah, sandoiche, no Standard é normal que algumas cartas dominem! Companhia Agrupada, Gideon, Aliado de Zendikar, Florescencia Amarga, Elfo Trancas-de-Sangue, todos dominaram..."

 

Sultai Ramp
3917 visualizações
30/08/2020
R$ 2.231,28
R$ 3.423,11
R$ 7.765,38
3917 visualizações
30/08/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (6)
2  Krasis Hidroide   29,90
4  Uro, Titã da Ira da Natureza   171,00
Planeswalkers (6)
2  Teferi, Mestre do Tempo   74,58
2  Ashiok, Inspiração do Pesadelo   21,23
2  Liliana, General da Horda Medonha   59,00
Mágicas (20)
4  Capturar Pensamento 76,50
2  Ato Cruel  2,70
4  Espiral de Crescimento  0,05
4  Explorar  0,25
2  Pulsar do Maelstrom   9,00
4  Debilitar   2,61
Terrenos (28)
4  Charco da Procriação58,90
2  Floresta0,00
2  Ilha0,00
2  Pântano0,00
4  Passagem Fabulosa24,85
2  Porto do Interior17,00
4  Túmulo Aquático40,95
4  Trioma de Zagoth32,30
4  Tumba Abandonada28,24
60 cards total

Sideboard (15)
2  Desfigurar 0,10
2  Jaula do Escavador de Túmulos 7,95
2  Demover  1,10
2  Negar  0,05
2  Rajada de Éter  3,29
2  Disputa Mística  3,00
1  Krasis Hidroide   29,90
2  Thragueopresa  0,49

 

"O Historic é a mesma coisa do Standard, com umas cartas antigas ali no meio, claro que Uro seria forte!!! Isso não quer dizer nada!"

 

Temur Reclamation
3903 visualizações
30/08/2020
R$ 1.749,86
R$ 2.656,42
R$ 5.572,74
3903 visualizações
30/08/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (5)
2  Caloteiro Descarado // Pequeno Furto    //   55,00
3  Uro, Titã da Ira da Natureza   171,00
Mágicas (19)
2  Amuleto Izzet  0,95
4  Espiral de Crescimento  0,05
3  Fogo Dracônico Escaldante  0,04
2  Negar  0,05
4  Disputa Mística  3,00
4  Expansão // Explosão  //     5,49
Encantamentos (8)
4  Reconquista da Natureza  2,75
4  Tufão de Tubarões  93,48
Terrenos (28)
4  Bueiros de Vapor35,80
3  Castelo de Vantreza3,00
4  Charco da Procriação58,90
1  Floresta0,00
2  Ilha0,00
1  Montanha0,00
3  Passagem Fabulosa24,85
3  Penhasco do Raizame10,00
1  Solo Pisoteado29,90
4  Trioma de Ketria30,00
2  Zona de Explosão19,80
60 cards total

Sideboard (15)
3  Esguicho de Magma 0,05
2  Negar  0,05
3  Rajada de Éter  3,29
3  Fúria dos Deuses   1,99
4  Emboscador da Matilha Noturna   1,93

 

"Mas Sandogrind, depois dos bans no Pioneer, o formato virou um Standardzão com base de mana melhor! E a culpa com certeza é da Reconquista da Natureza, que foi banida..."

 

4c Uro
3899 visualizações
30/08/2020
R$ 5.202,09
R$ 7.162,34
R$ 11.800,44
3899 visualizações
30/08/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (5)
1  Mago da Conjuração-relâmpago  147,25
4  Uro, Titã da Ira da Natureza   171,00
Planeswalkers (1)
1  Wrenn e Seis  339,98
Mágicas (24)
4  Raio 8,55
4  Aprisionar  5,90
4  Espiral de Crescimento  0,05
1  Amuleto do Arquimago   21,99
3  Força da Negação   333,00
3  Comando Críptico    59,90
4  Fato ou Ficção  0,49
1  Nexo do Destino   39,99
Encantamentos (3)
2  Reconquista da Natureza  2,75
1  Tufão de Tubarões  93,48
Terrenos (27)
1  Bueiros de Vapor35,80
1  Campo da Ruína0,99
2  Campo dos Mortos64,25
1  Castelo de Vantreza3,00
2  Charco da Procriação58,90
1  Contraforte Arborizado77,98
1  Floresta0,00
1  Floresta Nevada (#285)1,89
4  Floresta Tropical Nebulosa234,00
2  Ilha0,00
1  Ilha Nevada (#279)1,95
4  Lago Alpino Fervente209,90
1  Montanha0,00
2  Santuário Místico0,21
1  Solo Pisoteado29,90
1  Trioma de Ketria30,00
1  Zona de Explosão19,80
60 cards total

Sideboard (15)
1  Golpe Ardente 0,75
1  Rejeição Cerimoniosa 0,20
1  Véu do Verão 34,60
1  Abrasão  1,99
4  Rajada de Éter  3,29
1  Rancor Antigo  0,23
1  Wrenn e Seis  339,98
1  Ashiok, Dissolvedor de Sonhos   8,59
1  Disputa Mística  3,00
2  Fúria dos Deuses   1,99
1  Armadilha Voraz   1,13

 

"Mas finalmente os Controles ficaram bons no Modern, depois de todos esses anos! E você quer tirar isso de nós Sandubão? VIVA O URO"

 

4c Snowko
3876 visualizações
30/08/2020
R$ 9.329,68
R$ 13.305,56
R$ 26.666,12
3876 visualizações
30/08/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (8)
3  Coatl Presa-de-gelo  35,68
2  Clotis, Deusa do Destino   45,00
3  Uro, Titã da Ira da Natureza   171,00
Planeswalkers (3)
3  Oko, Ladrão de Coroas   74,75
Mágicas (24)
3  Asfixiar 15,00
4  Espadas em Arados 4,00
2  Explosão de Chamas 9,39
4  Ponderar 6,70
4  Tempestade Cerebral 1,79
2  Pasmar  1,99
1  Força da Negação   333,00
4  Força de Vontade   318,25
Artefatos (4)
4  Astrolábio de ArcumS0,70
Terrenos (21)
1  Floresta Nevada (#285)1,89
4  Floresta Tropical Nebulosa234,00
4  Ilha Nevada (#279)1,95
1  Planície Nevada (#277)1,89
4  Praia Inundada75,90
4  Terras Ermas124,80
1  Tropical Island1.900,00
1  Vista Prismática107,91
1  Volcanic Island2.649,90
60 cards total

Sideboard (15)
1  Caminho para o Exílio 10,00
1  Explosão Elemental do Vermelho 3,20
1  Explosão de Chamas 9,39
2  Extração Cirúrgica 45,00
1  Silêncio Ensurdecedor 1,10
1  Tapete de Flores 69,99
2  Véu do Verão 34,60
2  Esmorecer  0,06
2  Piroclasma  0,14
2  Sacerdotisa do Confinamento  3,70

 

Bom, quando até o Legacy, que abrange cartas desde os primórdios do Magic, vira um formato onde as bombas que ganham o jogo são cartas lançadas nos últimos anos (muitas delas em edições Standard) apenas trocando interações inferiores como Feretro de Vidro ou Negar por Espadas em Arados e Forca de Vontade, alguma coisa está bem errada com a saúde competitiva do jogo.


E o que todos os decks acima têm em comum? Todos eles apostam em Uro, Tita da Ira da Natureza munido de todas as interações eficientes para quebrar o jogo do adversário, e então afogá-lo no valor do bichão Simic.


A carta é extremamente poderosa por ser capaz de mexer com todos os recursos principais do Magic: vantagem de cartas (compre um card), vida (ganhe 3 de vida), mana/tempo (coloque um terreno no campo de batalha) e recursividade (escapatória). 


É uma carta efetivamente "gratuita", já que sempre se repõe, não ocupando um espaço relevante na montagem de deck, mas que obrigatoriamente o oponente tem de responder, ou perde o jogo. Só que respondê-lo sempre vai ser uma proposta perdedora, já que seu valor já foi gerado - a remoção 1x1 no Uro significa que o oponente já comprou duas cartas a mais, e isso só contando as cartas, desconsiderando vida/mana/tempo. 


Até mesmo cartas que interagem com o cemitério não são uma solução definitiva, já que a escapatória de cinco cartas adicionais é relativamente trivial, e o Uro, Tita da Ira da Natureza ainda faz seu efeito "básico" se repondo por três manas, nulificando a resposta do oponente até que seja capaz de retornar quando a barra estiver limpa.


O que diferencia o Uro, Tita da Ira da Natureza em termos de nível de poder é que o seu design não exige nenhum tipo de contrapartida ou esforço de montagem de deck para encaixá-lo - só precisa de um baralho com terrenos e mágicas! Claro que algumas escolhas podem potencializá-lo (jogar com terrenos que se sacrificam como Passagem Fabulosa, muita interação 1x1, cartas que trituram como Tamiyo, Colecionadora de Historias ou Cavaleiro dos Espinhos), mas quando baralhos que não possuem nenhum interesse no jogo "justo" de troca de recursos começam a utilizá-lo (desde Infect no Modern, até aberrações como o Burn Uro do Historic), alguma coisa está muito errada.


É possível até dizer que outros cards não teriam sido banidos (ou teriam demorado mais) caso o Uro não tivesse sido lançado. Reconquista da Natureza é um exemplo de carta que sempre viu jogo desde que lançou, tanto nos Temur com Expansao // Explosao quanto habilitando Nexo do Destino. Embora esses decks estivessem mais no espectro "injusto" do jogo, ambos sempre possuíram muita dificuldade em lidar com decks aggros simples, como Mono Red ou White Weenie, tornando-se mais escolhas de ambiente quando midranges/controles ficavam mais populares. 


O Uro, Tita da Ira da Natureza foi a gota que transbordou o copo ao permitir que esses baralhos tivessem um plano viável contra agressão, podendo só carregar nas remoções e globais pós-side que o Gigante lendário carregaria a partida, estancando a ferida nos pontos de vida e garantindo acesso aos recursos nos estágios médios/avançados do jogo.


Além de punir os aggros, dando aos ramps uma ótima ferramenta para ganhar dos aggros sem abrir mão do plano principal, a sua mera presença em vários formatos também afastou arquétipos mais clássicos dos formatos: Midranges e Controles estão cada vez mais defasados, já que não conseguem competir no valor, consistência e inevitabilidade providas pelo Uro, Tita da Ira da Natureza. De certa forma, todos os baralhos reativos acabaram homogeneizando-se em um plano "Midramp", desde as versões Bant e Sultai do Standard, passando pelo Temur Reclamation do Standard, Histórico e agora Pioneer, chegando até mesmo aos Bants Controles com Campo dos Mortos do Modern.


Talvez o Uro ainda não tenha sido banido, principalmente no Standard, por estarmos em um mês de rotação dos formatos, com lançamento de coleções, produtos, e pouco jogo competitivo; além, é claro, dos motivos comerciais, considerando o fato de ser uma mítica forte numa coleção que não tem tantas raras interessantes fora do Standard. Pelo padrão de banimentos recentes, a Wizards é relativamente relutante em banir cartas mais novas que ainda estão circulando (demora para banir Oko, Ladrao de Coroas no Modern, banimento da Ponte das Profundezas antes do Hogaak, Necropole Erguida, Mox de Opala  ao invés do Urza), postergando ter de fazer o movimento que corta o mal pela raiz.


Honestamente, a verdadeira questão por todos os méritos abordados nesse artigo não é nem o "se" deve ser banido, mas sim o "quando" será banido e em "quais" formatos ele irá embora primeiro, e quais outros formatos continuarão sendo afetados pelo gigante Simic de Theros.


E quanto a vocês, leitores, o que acham em relação ao Uro, Tita da Ira da Natureza? Algum outro motivo além dos citados que torna a carta extremamente egrégia em todos os formatos do jogo? E em relação ao "quando" e "quais", onde esperam ver os primeiros movimentos em relação a um banimento? Ou até mesmo se acham que ele não deve ser banido de nenhum lugar? Compartilhem suas opiniões nos comentários!


Abraços e até a próxima!

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, é jogador, escritor e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo desde 2012. Membro da equipe de e-Sports LigaMagic Bolts, está sempre na vida do grind dos torneios, com destaques para o Top 8 do Magic LATAM Challenge e o Vice-Campeonato da Twitch Rivals, além do bi-campeonato Circuito LigaMagic Modern e o Top 16 no Grand Prix São Paulo 2018 no Tabletop.
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 06/10/2020 15:54
eu não odeio tanto o Uro, o que eu posso dizer que odeio é aquela carta Estase kkkk
(Quote)
- 03/10/2020 11:18
Joguei a muito tempo atrás e voltei ao magic agora durante a epidemia (uns 25 anos depois).
Vendo os comentários de hj, me recordo de situações muito parecidas (zuran orb, icy manipulator, lake) e outras cartas que dominavam o formato, que foram restritas na época, reduzindo o power e tornando o formato mais competitivo.
Na minha opinião, restringir seria uma opção melhor ao banimento, pois comprar um booster, tirar um Uro (baita carta) e não poder usar, eh muito brochante.
(Quote)
- 01/10/2020 13:40

Entendo seu ponto vista, mas restringir permite que decks (q não são tier 1 ou 2) q rodam poucas cópias da carta ainda existam dentro do formato. Eu penso numa base de players q vai além do competitivo.

(Quote)
- 01/10/2020 11:38

Você não tem noção de como eu odeio essa carta. Eu parei de jogar standard por causa dela

(Quote)
- 01/10/2020 11:37

Por enquanto, mas nada garante se depender da wotc

Últimos artigos de Matheus Akio Yanagiura
Primeiras Impressões de Kaldheim
Em seu artigo de hoje, Sandoiche analisa as mecânicas e algumas cartas interessantes/promissoras de Kaldheim com foco na jogabilidade para o Standard!
220 views
Primeiras Impressões de Kaldheim
Em seu artigo de hoje, Sandoiche analisa as mecânicas e algumas cartas interessantes/promissoras de Kaldheim com foco na jogabilidade para o Standard!
220 views
Há 16 minutos — Por Matheus Akio Yanagiura
Analisando Nível de Poder das Cartas
Em seu artigo de hoje, Sandoiche compartilha alguns dos critérios de avaliação que utiliza para analisar o nível de poder das cartas de Magic!
4.220 views
Analisando Nível de Poder das Cartas
Em seu artigo de hoje, Sandoiche compartilha alguns dos critérios de avaliação que utiliza para analisar o nível de poder das cartas de Magic!
4.220 views
Há 8 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
De Olho no Histórico
Em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre os principais baralhos e o metagame do Historic, formato que ficou em bastante evidência no mês passado e o atual formato do Q..
4.646 views
De Olho no Histórico
Em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre os principais baralhos e o metagame do Historic, formato que ficou em bastante evidência no mês passado e o atual formato do Q..
4.646 views
Há 15 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Minha Retrospectiva 2020 - O Grind Acontece de Casa
2020 chega ao fim, e como de costume, Sandoiche traz aquela retrospectiva de seu ano enquanto jogador competitivo e produtor de conteúdo de Magic!
2.342 views
Minha Retrospectiva 2020 - O Grind Acontece de Casa
2020 chega ao fim, e como de costume, Sandoiche traz aquela retrospectiva de seu ano enquanto jogador competitivo e produtor de conteúdo de Magic!
2.342 views
Há 22 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Standard na Reta Final, mas ainda evoluindo
O Standard de Zendikar pode estar se aproximando de sua reta final, mas as tecnologias seguem a todo vapor nos principais baralhos do metagame, com a dança dos Tiers ainda no..
4.414 views
Standard na Reta Final, mas ainda evoluindo
O Standard de Zendikar pode estar se aproximando de sua reta final, mas as tecnologias seguem a todo vapor nos principais baralhos do metagame, com a dança dos Tiers ainda no..
4.414 views
Há 29 dias — Por Matheus Akio Yanagiura