Estamos em fim de temporada de Standard e costumeiramente nessa época é comum olharmos para outros formatos, pelo simples fato de que existem poucos incentivos para se inovar no Standard e ainda sim, nós queremos novidades.
Pioneer é um formato que tenho um grande carinho desde o seu lançamento, com o banimento de Inverter of Truth, e outros combos, o formato se abriu novamente para muitas coisas diferentes. Claro que decks como 5c Niv ou Jeskai Lukka não são novidades. Existem algumas listas diferentes aparecendo no metagame, e hoje vou falar sobre a que tem sido a minha favorita.
Antes da última banlist do Standard o deck que eu mais usava era o Jund Sacrifice, um midrange que tinha um combo escondido nele. Não, o combo não envolvia o Familiar do Caldeirao e o Mayhem Devil, e sim o artefato Cidadela de Nicol Bolas.
Esta carta foi muito utilizado por jogadores casuais antes de virar uma tech em listas competitivas e por fim chegar ao seu merecido lugar no centro do jogo competitivo. Cidadela de Nicol Bolas te permite finalizar a partida em um turno, basta ter muitos pontos de vida, alguma maneira de manipular o topo e alguém que se aproveite de sacrifícios ou de efeitos para quando as criaturas morrem. Trocando em miúdos, com Cidadela de Nicol Bolas, Woe Strider e Mayhem Devil, ITS COMBO TIME.
O que gosto desse baralho, como gostava também no White Devotion, é que ele é um combo, e pode tranquilamente focando nisso, mas também tem outras linhas, que fazem seu oponente se mexer, vulgo interagir, e assim se abrir para ser combado. O plano que falo é o de um deck Sacrifice normal, que para nos poupar tempo, eu cito de maneira detalhada, inclusive com tricks, neste artigo.
Vantagens e Desvantagens
Como já citei, o fato de ser um combo dentro de uma estratégia diferente torna nosso jogo diferente do tradicional. Mais do que isso, nosso “combo” é também uma engine para criação de card advantage, eu não preciso necessariamente combar, eu posso simplesmente ficar colocando cada vez mais cartas na mesa e assim afogar meu oponente em card advantage, algo próximo ao feito por Frenesi Experimental.
A nossa desvantagem é que usamos vida como recurso, decks agressivos podem nos deixar em posições meio complicadas. Tradicionalmente o sacrifice é bom versus aggros por conta do Mayhem Devil, mas sem o Familiar do Caldeirao essa partida pode se complicar às vezes, fora que decks como o Burn podem te colocar contra a parede. Nessa matchs nós ligamos o modo “aristocratas” e começamos a trocar recursos com o adversário, fazendo com que o Degolador de Zulaport trabalhe bastante.
Para quem já está familiarizado com o Jund Sacrifice deve notar que Vasculhador das Catacumbas é muito parecido com o Andarilho das Aflicoes e que nossos mana dorks são tanto uma aceleração, quanto um combustível para os sacrifícios. Outra diferença notável é Companhia Agrupada, ela faz uma função parecida com a da Trilha de Migalhas, gerar card advantage. Como o deck usa Cidadela de Nicol Bolas, eu preferia usar Trilha de Migalhas, já que ela acha essa peça fundamental do combo, mas essa versão não usa tanto da habilidade de Comida e Trilha fica bem pior, sendo assim, eu aposto na velocidade da Companhia Agrupada para criar algumas vantagens e depois nos sacrifícios para achar meu artefato.
Sideboard
A grande sacada aqui é entender que versus matchs agressivas você acha Cidadela de Nicol Bolas bem pior, o que significa que Korvold, Rei Maldito pelas Fadinas entrará para fazer a função de carta de grande card advantage e que normalmente vai ganhar caso você desvire com ele.
Vs Reclamation
Uma match que é bem difícil porque eles atacam em todos os nossos planos, ainda sim, é um deck que se você fizer a Cidadela e tiver muitos pontos de vida, GG. Pós side, Lodo Necrofago tem escrito “pague 1 mana verde,exile Uro”.
In: 3 Capturar Pensamento, 2 Lodo Necrofago, 2 Rastreador Incansavel
Out: 2 Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos, 1 Diabo do Pandemonio, 4 Ganso Dourado
Caso queira focar nessa match, você pode trocar os Troféus do side e usar Return to Nature, tirando mais dorks pós side.
Vs Green Devotion
Uma corrida onde o Karn deles pode desligar nossa cidadela, isso e a dificuldade deles de lidar com o Korvold nos faz fazer a troca. Karn também lhes dá acesso à Jaula do Escavador de Túmulos, logo Companhia Agrupada também pode piorar.
In: 3 Capturar Pensamento, 3 Korvold, Rei Maldito pelas Fadinas, 2 Empurrao Fatal, 1 Fim da Legiao, 2 Trofeu do Assassino
Out: 4 Cidadela de Nicol Bolas, 4 Companhia Agrupada, 3 Ganso Dourado
Vs BR Pyro
No Standard por muito tempo tivemos Jund vs BR, com o Jund levando vantagem no jogo longo. Aqui não é diferente, se levarmos para o late game ganhamos no card advantage. Pós side nos adaptamos ao plano agressivo deles.
In: 3 Korvold, Rei Maldito pelas Fadinas, 2 Empurrao Fatal, 1 Fim da Legiao, 2 Lodo Necrofago
Out: 4 Cidadela de Nicol Bolas, 4 Ganso Dourado
Vs 5c Niv
Em geral se fizermos Cidadela é fim de jogo, então considero essa partida tranquila. Pós side eles tem Slaughter Games, então faça seus Thoughtseize mirando neles.
In: 2 Lodo Necrofago, 3 Capturar Pensamento, 2 Rastreador Incansavel
Out: 4 Ganso Dourado,1 Diabo do Pandemonio, 2 Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos
-
O deck sempre me diverte e eu recomendo para quem gostava da estratégia no Standard (e ainda gosta dela no Historic). Por ser um deck que te permite uma deckbuilding de metagame eu gosto de trabalhar a estratégia conforme sinto mudanças no field, então recomendo que você esteja sempre pronto para sentar e pensar como estão as partidas.
Até mais!
Ruda

O grind do histórico está bem pesado, com decks como Uro Pille e 5c você precisa de engines agressivas de card advantage, por isso gosto tanto da Cidadela, que te permite vencer imediatamente quando necessário, além da velocidade da Company.
Eu também montei esse deck usando 4x Blisterpod e 20 lands e tive a mesma impressão No side eu troquei troféu do assassino por Return to Nature focando na match do Uro, contudo, não tenho Korvold, Rei Maldito pelas Fadinas, teria alguma outra boa opção e que fosse mais em conta para utilizar no lugar dele?
Eu usei ele, principalmente em listas que usam 20 terrenos. Meu primeiro ponto é que com 20 terrenos você mulliga muito mais, então já pulei para os 22 e assim manter mais mãos com 7. O aumento dos dorks é outra coisa que me ajuda a fazer "drop 1 seguido de drop3", uma jogada que normalmente me coloca na frente do oponente. E por fim, com 4 terrenos eu consigo jogar Company pegando dorks e voltar com Cidadela, combando mais rápido. O Blisterpod é interessante, claro, mas acho ele um "winmore" pra quando você já tem a engine de sacrifício na mesa e qer gerar mais vantagens.