Load or Cast
Atualização: Banidas e Restritas - 03/08/2020
Atualização da lista de Banidas e Restritas
03/08/2020 12:01 - 17.821 visualizações - 94 comentários
Load or Cast

Data do anúncio: 03 de Agosto de 2020

 

PADRÃO
Reconquista da Natureza está BANIDO
Espiral de Crescimento está BANIDO
Teferi, Manipulador do Tempo está BANIDO
Familiar do Caldeirao está BANIDO

PIONEIRO
Inversor da Verdade está BANIDO
Kethis, a Mao Oculta está BANIDO
Balista Ambulante está BANIDO
Ruptura do Submundo está BANIDO

HISTÓRICO
Reconquista da Natureza está SUSPENSO
Teferi, Manipulador do Tempo está SUSPENSO

BRAWL
Teferi, Manipulador do Tempo está BANIDO


Data de efetivamento dos banimentos: 03 de Agosto de 2020
 

PADRÃO
Na última atualização de banidas e restritas, optamos por não fazer alterações no formato Padrão. Naquela época, o ambiente acabara de ver os resultados dos Players Tours 3 e 4, a alteração das regras complementares era recente e o Core Set 2021 havia acabado de entrar no formato. Enquanto vimos novos decks surgindo, finalmente os decks superiores foram capazes de se adaptar e manter sua parcela de metagame. Depois de assistir o ambiente progredir por várias semanas e revisar as decklists do Players Tour Finals, decidimos fazer algumas alterações para agitar o metagame.

Esse conjunto de alterações é um desvio de nossa filosofia usual de banidas para o Standard e, como tal, consideramos um experimento. Fora dos níveis mais altos de jogo competitivo, inclusive na maior parte da ladder padrão do MTG Arena, estamos vendo uma boa distribuição da diversidade de deck e taxas de vitória. No entanto, no nível dos nossos torneios mais competitivos e no ranking Mythic na ladder do Arena, vemos um pequeno número de decks com altas taxas de vitórias e taxas de jogo que permaneceram nessa posição de metagame por algum tempo.

De acordo com nossa abordagem usual, teríamos permitido que a rotação padrão proporcionasse uma mudança natural e previsível no metagame com o lançamento de Zendikar Rising. Mas em uma era de distanciamento social, a proporção de reprodução padrão que ocorre nas plataformas digitais aumentou substancialmente. Como a taxa em que os jogadores podem adquirir jogos do Standard no digital é mais alta do que na mesa, acreditamos que é correto decretar alterações de metagame em um ritmo mais rápido também.

Portanto, estamos fazendo proibições direcionadas ao enfraquecimento de decks que são fortes e populares nos níveis mais altos de jogo competitivo e em algumas cartas e combos que superam as boas-vindas aos olhos de grande parte da comunidade Standard.


Os decks de Ramp usando o Espiral de Crescimento juntos representaram 68% do metagame do dia 1 no Players Tour Finals e representam aproximadamente 25 a 30% do metagame no ranking Mythic na ladder do Arena. Dentro dessa categoria, os decks de Reconquista da Natureza foram considerados o arquétipo mais forte por grande parte da comunidade competitiva, representando 54% do metagame no Players Tour Finals e cerca de 15% do metagame Mythic na Arena. A fim de remover os decks de Reconquista da Natureza de ser o mais jogado e reduzir a parcela de metagame dos decks de ramp em geral, a Reconquista da Natureza e a Espiral de Crescimento são banidos.


Outro arquétipo que manteve uma alta taxa de vitórias por um longo período de tempo é o Sacrifice Preto-Vermelho (ou Jund), com o combo Familiar do Caldeirao e Forno da Bruxa. Além de ter altas taxas gerais de vitórias, esses baralhos exercem considerável pressão sobre baralhos de criaturas agressivos e de médio porte. Além disso, o número de gatilhos gerados por esses decks pode ser complicado para os dois jogadores no jogo digital. Para enfraquecer essas estratégias de sacrifício, abrir mais diversidade de metagame e criar um ambiente de jogo mais divertido, o Familiar do Caldeirao é banido.

Por fim, também removeremos o Teferi, Manipulador do Tempo do ambiente. Frequentemente ouvimos o feedback de que os padrões de jogo repetitivo e a capacidade reduzida de interação que Teferi, Time Raveler podem criar, parecem opressivos e limitantes. Embora tivéssemos considerado banir Teferi, Time Raveler em atualizações anteriores, um dos motivos foi a evidência de que ele estava ajudando a controlar os decks de Reconquista da Natureza. Com a Reconquista da Natureza deixando o ambiente, sentimos que também é hora do metagame Standard seguir em frente sem Teferi, Manipulador do Tempo.

Nós sabemos que Espiral de Crescimento, a Reconquista da Natureza e o Teferi, Manipulador do Tempo já estavam programados para rotacionar neste outono com o lançamento de Zendikar Rising. Com isso em mente, vemos esse conjunto de alterações como uma rotação antecipada dessas cartas para ajudar a atualizar o metagame restante do verão. No caso do Familiar do Caldeirao, aproveitamos a oportunidade não apenas para melhorar o metagame a curto prazo, mas também para remover um risco de equilíbrio e um padrão de jogo indesejável que levará ao próximo ano.

Enfatizamos que essas mudanças são, em grande parte, uma consequência da época e o foco atual no jogo digital. Esperamos ansiosamente o feedback da comunidade sobre essa abordagem e continuaremos atentos ao metagame no futuro.
 

PIONEIRO
Com a última atualização de banidas e restritas, optamos por desbanir Juramento de Nissa no Pioneiro. Isso não pretendia ser uma grande atualização para o formato ou uma alternativa para outras alterações, mas sim o que consideramos um desbanimento relativamente seguro no contexto de um metagame que parecia saudável por muitas métricas. Muita discussão da comunidade se seguiu a essa atualização, levando-nos a examinar mais detalhadamente a necessidade de mudança na Pioneer.

Embora continuemos a ver muitos baralhos diferentes terem sucesso no Pioneiro, e nenhum baralho com taxas de vitórias problemáticas em campo, vemos que os baralhos de combo como um grupo compõem uma grande parte do metagame competitivo. Ouvimos comentários de que a frequência com que se depara com um deck de combo restringe as opções de construção de deck e pode tornar as experiências de jogo desagradáveis. Embora os dados da taxa de vitória possam não apontar a necessidade de alterações, um conjunto de dados diferente e mais importante é: participação do jogador.


Embora a redução nos torneios de mesa devido à necessidade de distanciamento social logo após o lançamento da Pioneiro seja certamente um fator, também vimos um declínio nas taxas de jogo do Pioneiro no Magic Online ao longo do ano. É claro que muitos jogadores que estiveram ou poderiam estar interessados ​​na Pioneiro estão prontos para uma mudança. Por fim, o quanto os jogadores estão se divertindo com o ambiente é a força mais importante por trás das atualizações de B&R, e por isso estamos optando por banir quatro cartas para agitar as coisas e empurrar o metagame competitivo para longe dos decks de combo.

Esses banimentos têm como objetivo principal interromper os decks de Inversor da Verdade; Baralhos de Ruptura do Submundo; a combinação Heliode, Coroa de Sol e Balista Ambulante; e os decks de combo com Kethis, a Mao Oculta. Embora os decks de combo com Kethis sejam um reemergência relativamente nova no metagame, estamos vendo sinais de que esses decks já são problemáticos e se tornariam ainda mais se outros decks superiores fossem enfraquecidos. Atualmente, os decks de Kethis estão frequentemente entre os 5-0 vencedores de troféu nas ligas da Magic Online Pioneiro, apesar de serem uma parte modesta do field.

Portanto, estamos optando por banir Inversor da Verdade, Ruptura do Submundo, Balista Ambulante e Kethis, a Mao Oculta do Pioneiro. Nossa intenção é reduzir drasticamente os casos em que os jogadores correm o risco de perder para um combo kill sempre que se virar no início e no meio do jogo. Isso deve abrir o campo para os decks midrange e de controle mais tradicionais e colocar menos pressão nos decks agressivos, para também se concentrar em disrupt nas mãos e counterspells.

Consideramos várias outras cartas como banimentos alternativos destinados a esses mesmos decks. O Oraculo de Tassa foi o que discutimos como um toque mais leve para enfraquecer os decks de Inversor e de Ruptura. No entanto, os decks do Inversor ainda são capazes de ganhar com Jace, Wielder of Mysteries sozinho, e não está claro que um banimento do Oraculo de Tassa seja suficiente para empurrar os decks do Inversor para fora do metagame competitivo. Em seguida, mesmo que o Oraculo de Tassa tenha sido frequentemente uma condição de vitória para os decks de Ruptura do Submundo, uma vez que o mecanismo do combo principal do deck esteja em execução, ele poderá vencer de várias maneiras. Algumas versões recentes do baralho de Ruptura do Submundo renunciam completamente ao Oraculo de Tassa. As cartas que escolhemos são o conjunto que nos dá mais confiança na criação de uma mudança significativa no metagame.

Entendemos que isso representa uma grande mudança no ambiente do Pioneiro e, francamente, essa é a intenção. Embora tenhamos passado a fase de atualizações semanais frequentes do Pioneiro, ainda estamos em um período em que são necessárias alterações para ajudar a moldar o formato em seu ano de lançamento inicial. Queremos garantir que o Pioneiro possa proporcionar uma experiência de jogo agradável aos jogadores que procuram um formato acessível e sem rotação que esteja mais próximo do padrão em nível de potência e ofereça uma variedade de arquétipos e decks para escolher. Dedicamo-nos a apoiar ativamente o Pioneiro e continuaremos a incorporar dados e comentários da comunidade.

HISTÓRICO
O metagame Histórico está se movendo rapidamente no momento; a adição de novos cards do Jumpstart está causando um grande impacto, assim como Amonkhet Remastered quando chegar em breve. Existem muitos desses novos decks que estamos observando de perto, mas nossa forte preferência em momentos como esse é dar tempo para que o meta se desenvolva naturalmente. Queremos ver quais desses novos decks demonstram força duradoura em vez de apenas dar um mergulho inicial. Dito isto, há dois lugares em que achamos que temos informações suficientes para agir: Reconquista da Natureza e Teferi, Manipulador do Tempo.

Falamos sobre Reconquista da Natureza em nossa última atualização proibida e restrita da lista, dizendo que, embora fosse poderoso, só o estávamos vendo em decks problemáticos ao lado do Nexus of Fate. Desde então, vimos a lista de Reconquista de Temur crescer constantemente em Historic, que aproveita tanto a Expansion // Explosion quanto o Campo dos Mortos. Estamos vendo esse baralho colocar números significativos, representando mais de 10% dos jogos de Melhor de Três, mantendo as taxas de vitória. Essa é uma configuração de carta e baralho que passamos um bom tempo discutindo, analisando e observando; portanto, sentimos que é uma onde temos informações suficientes para agir. Para incentivar o aumento da saúde e variedade do metagame, a Reconquista da Natureza é suspensa no Histórico.

Para Teferi, Manipulador do Tempo, recebemos o mesmo feedback no Histórico que no Standard. Em Historic, também descobrimos que o poder da capacidade reduzida de interação que Teferi, Manipulador do Tempo, traz escalas com o poder da interação que ele está impedindo e o quadro que ele está consequentemente protegendo. Ele também é visto com muita frequência no histórico, aparecendo em mais de 20% dos jogos históricos de melhor de três e porcentagens significativas em outros modos também. Por esses motivos, estamos suspendendo o Teferi, Manipulador do Tempo em Historic. Como em todas as suspensões, acompanharemos de perto o impacto que isso tem no formato.

BRAWL
Teferi, Manipulador do Tempo é um dos comandantes mais jogados em Brawl, aparecendo em mais de 10% dos jogos, e ele tem uma das maiores taxas de vitórias. Além disso, vemos um impacto semelhante no Brawl ao descrito nos outros formatos. Por esses motivos, Teferi, Manipulador do Tempo é banido em Brawl.


No passado, dávamos um aviso prévio de uma semana para atualizações da lista de banidas e restritas. Devido ao aumento do foco nos ambientes de jogo digital durante esse período, optamos por renunciar ao aviso prévio e implementar essas alterações o mais rápido possível. Isso não é necessariamente indicativo de como anunciaremos e implementaremos no futuro, e continuamos a ver como equilibramos o aviso prévio aos jogadores e a agilidade em relação à mudança de metagame.



Fonte: Wizards

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 07/08/2020 11:33

Não sei, mas aqueles que curtem Magic só com bichinho choram muito se enfrentam um combo.

(Quote)
- 05/08/2020 18:29


Valido somente T2 normalmente. mas tudo vai do combinado antes por ate o formato é casual e da pra ajustar de acordo ao play group de amigos ou loja.

(Quote)
- 05/08/2020 17:24
The frescuras Never Ends
(Quote)
- 05/08/2020 16:36

Eu sempre quis encontrar uma loja que jogasse BlackSilver, por que eu imagino que deva ser um formato extremamente gostoso de se jogar.

Ele fica dentro das coleções do T2 ou é válido outras coleções?

(Quote)
- 05/08/2020 14:00

growth spiral eh incomum, opt eh comum, forno e gato incomum ..... elas estão ai cheias de sinergia .... mas as estrelas sao as fodelasticas miticas/raras.

Últimos artigos de Juliano Gennari
Top 8 Mythic Invitational
Detalhes sobre o Top 8 do Mythic Invitational
6.378 views
Top 8 Mythic Invitational
Detalhes sobre o Top 8 do Mythic Invitational
6.378 views
Há 8 dias — Por Juliano Gennari
Decks do Dia 2 Mythic Invitational
Todas 80 decklists dos jogadores que avançaram para o segundo dia da competição
3.811 views
Decks do Dia 2 Mythic Invitational
Todas 80 decklists dos jogadores que avançaram para o segundo dia da competição
3.811 views
Há 9 dias — Por Juliano Gennari
Metagame Invitational 2020
Tudo sobre os principais decks do Invitational
3.262 views
Metagame Invitational 2020
Tudo sobre os principais decks do Invitational
3.262 views
Há 11 dias — Por Juliano Gennari
Cobertura Mythic Invitational 2020
Detalhes sobre o Mythic Invitational que acontece essa semana via MTG Arena.
2.249 views
Cobertura Mythic Invitational 2020
Detalhes sobre o Mythic Invitational que acontece essa semana via MTG Arena.
2.249 views
Há 13 dias — Por Juliano Gennari
Cartas com potencial que não vingaram
Uma análise entre as coleção que vão permanecer pós-rotação de algumas cartas que tiveram muito hype mas acabaram não jogando.
10.291 views
Cartas com potencial que não vingaram
Uma análise entre as coleção que vão permanecer pós-rotação de algumas cartas que tiveram muito hype mas acabaram não jogando.
10.291 views
Há 16 dias — Por Juliano Gennari