Load or Cast
O Brasil no Players Tour Finals
Conheçam os seis jogadores brasileiros que irão nos representar no Players Tour Finals.
22/07/2020 15:05 - 5.542 visualizações - 1 comentário
Load or Cast

Esse final de semana ocorre o Players Tour Finals, uma das competições mais imporantes do calendário competitivo de Magic: The Gathering. Serão 145 jogadores espalhados pelo mundo disputando esse grande evento via MTG Arena. Entre esses 145 grandes jogadores teremos seis representantes brasileiros, entre eles a nossa dupla de campeões mundiais Paulo Vitor Damo da Rosa (19/20) e Carlos Romão (01/02).


O torneio terá cobertura oficial da Wizards of the Coast na Twitch e a nossa Co transmissão também na Twitch em Português no Canal da LigaMagic a partir de 12:45 nos dias 25 e 26 de Julho e retornando no dia 01 de agosto para o Top 8
 

Você pode conferir todos os detalhes sobre a competição acessando AQUI a nossa matéria postada no íncio da semana.


Conheça agora os seis representes brasileiros que disputarão a competição:


PAULO VITOR DAMO DA ROSA

 

 

Principal resultado: Campeão Mundial 2019-20.
Como se classificou: Magic Pro League.
 

Qual a maior diferença de competir Online X Tabletop? E qual é o maior desafio de jogar um torneio tão importante de maneira remota?

Existem muitas diferenças entre competir Online e Tabletop. Primeiro, eu acho que é mais difícil você ficar focado se está jogando em casa - em um torneio físico, você está imerso completamente no torneio o tempo todo, mas em casa tem várias coisas acontecendo ao seu redor. Depois tem as diferenças do próprio Magic Arena - você tem que cuidar as prioridades, tentar entender o que seu adversário tem de acordo com quando o Magic Arena faz as pausas, tomar cuidado com o Auto-Tapper, cuidar a cordinha, etc. Por exemplo no Arena é possível você ter Wilderness Reclamation em jogo e não conseguir botar uma pausa no final do turno, então ele simplesmente passa o seu turno, que é uma coisa que não tem possibilidade nenhuma de acontecer na vida real, então tem que tomar cuidado com isso.​


Acho que o maior desafio de jogar em casa é que no Magic Arena não tem pausa, então fica muito difícil resolver qualquer problema. Eu já perdi jogos porque minha conexão caiu por menos de um minuto, mas foi suficiente pro Arena passar o meu turno sem eu conseguir baixar terreno. Eu tive situações em que meu oponente teve um problema com a lista, e eu tive que ficar conversando com os juízes enquanto eu jogava o jogo ao mesmo tempo, com o meu tempo correndo. Se não acontece nada de errado eu acho tranquilo, mas tem muitas coisas de errado que podem acontecer e hoje em dia não existe um mecanismo para resolver tudo. 

Qual você espera que será o metagame do torneio? Em um nível de 1 a 10 o quanto você está confiante na sua escolha de baralho?

Eu espero o mesmo metagame que a gente ve há meses - Temur Reclamation sendo o deck mais jogado de longe, depois uma mistura de Bant Control, 4c Reclamation, Mono-Green Aggro e decks agressivos Pretos, com ou sem vermelho. ​

Eu não sei do que eu vou jogar ainda então estou 0 confiante no meu baralho!


Como você absorveu o último anúncio da Wizards sobre a temporada competitiva de 20/21? E como você espera que será o Magic competitivo pós-pandemia?
 

É difícil ter uma reação a esse anúncio porque não da para saber o que é uma reação à pandemia e o que é uma mudança de posicionamento da empresa, por isso não tem como saber o que vai continuar quando a pandemia passar. Eu acho que o anúncio tem algumas coisas boas e algumas coisas ruins; ficou mais fácil para as pessoas entrarem no cenário competitivo, o que é bom, mas ao mesmo tempo a mobilidade maior é entre Rivals e MPL, e não entre Rivals e Challenger, que na minha opinião é a mais importante (porque é a que justamente faz com que as pessoas possam entrar no cenário competitivo). Os números deles não fazem muito sentido - se eu começo o ano sendo MPL, eu tenho menos chance de seguir na MPL no ano seguinte e menos chance de ir ao campeonato mundial do que se eu começo o ano como Rivals, o que não me parece certo. Eu acho que deveriam manter a mesma proposta de ter mais mobilidade do que tinha antes, mas acho que eles deveriam mudar um pouco os números para que exista menos mobilidade entre MPL e Rivals e mais mobilidade entre Rivals e Challenger do que existe agora. Se ficar como foi anunciado, menos de 20% da MPL vai permanecer na MPL no ano seguinte, o que faz com que seja praticamente impossível alguém ter uma carreira consistente no Magic. 


Quanto tempo por semana você joga MTG Arena?
 

Depende muito do momento. Se eu não tenho nenhum campeonato pela frente, eu não jogo nada. Se eu tenho um campeonato que eu tenho que treinar, eu jogo bastante. Essas últimas semanas eu tive os campeonatos da Starcity, e semana que vem tem a final do Players Tour, então eu chuto que eu tenha jogado, entre treinos e campeonatos, umas 20h na semana. Mas isso é porque o formato já é bem estabelecido - eu imagino que para o próximo campeonato, que é Historic, eu vou ter que treinar mais que isso. 

 

CARLOS ROMÃO

 

 

Principal resultado: Campeão Mundial 2001-02.
Como se classificou: Magic Pro League
 

Qual a maior diferença de competir Online X Tabletop? E qual é o maior desafio de jogar um torneio tão importante de maneira remota?

A maior diferença entre online e tabletop é a dinâmica do jogo. No online é tudo muito rápido você não precisa embaralhar as coisas acontecem automaticamente você só precisa orientar as ações enquanto no tabletop você é responsável por tudo que acontece. No tabletop ocorrem algumas falhas como falhas de regra que não acontecem no MTG Arena, como por exemplo: No tabletop você pode acidentalmente comprar uma segunda carta enquanto o seu oponente controla uma Narset e sofrer uma penalidade, algo que jamais aconteceria no Arena, no máximo você perderia um draw. No tabletop você precisa estar sempre atento a esse tipo de coisa.


Qual você espera que será o metagame do torneio? Em um nível de 1 a 10 o quanto você está confiante na sua escolha de baralho?


O metagame do torneio acredito que seja, Temur e Bant sendo os decks mais predominantes. Em relação a confiança, eu ainda não terminei meus testes mas acredito que esteja entre 5 a 6 meu nível de confiança.​


Como você absorveu o último anúncio da Wizards sobre a temporada competitiva de 20/21? E como você espera que será o Magic competitivo pós-pandemia?

Esse será um ano de remontagem não só para o Magic mas para tudo pois estamos vindo de uma pancada muito forte que foi/está sendo a Pandemia. A Wizards terá que se adequar a isso, nós jogadores teremos que nos adequar a isso. Eu acho que todas as partes terão que entender que será um ano de renascimento, tudo que foi feito acabou sendo prejudicado pelo COVID então vai ter que ser feita uma reformulação, a Wizards terá que repensar seus campeonatos tabletop, terá que esperar o mundo voltar a uma normalidade no mínimo parecido ao que era antes do COVID. Acredito que a Wizards terá que investir bastante no Arena para transformar ele em um plataforma que sustente esse Esport e deixa as transmissões mais agradáveis, as transmissões já são boas mas poderiam ser bem melhores se eles implemetassem o "Expectator Mode". Acredito que eles irão investir bastante nisso. Acho que com o foco deles no Arena acredito que ele irá se transformar em uma plataforma extremamente boa, eu já considero ela boa mas com mais foco e investimento acredito que ela pode melhorar em muitos aspectos.​


Quanto tempo por semana você joga MTG Arena?
 

Em época de torneio eu costumo jogar de 6 a 7 horas por dia, fora disso um draft por dia no máximo.

 

PATRICK FERNANDES

 


 

Principal resultado: Campeão do Brasil National Tour
Como se classificou: 33pts+ no Players Tour


Qual a maior diferença de competir Online X Tabletop? E qual é o maior desafio de jogar um torneio tão importante de maneira remota?


Sobre a competição em si eu acho que a "pressão" de jogar de casa é menor porque você está em um ambiente mais confortável. Eu particularmente falo muito sozinho, comigo mesmo, enquanto tô jogando online e isso me ajuda a questionar minha própria jogada e as vezes perceber algo que não tinha visto antes só por falar em voz alta, só que isso é algo que não posso fazer no tabletop. Infelizmente perde-se um dos melhores aspectos do Magic que é o gathering e as viagens que vem por conta do torneio, mas isso não tem muito a ver com a competição em si. O maior desafio acredito que seja com relação a conexão e o software. Várias pessoas relatam problemas e bugs enquanto estão jogando no Arena, fora a possibilidade de a sua internet cair ou faltar luz. Você está muito mais suscetível a "forças externas" interferirem no torneio.


Qual você espera que será o metagame do torneio? Em um nível de 1 a 10 o quanto você está confiante na sua escolha de baralho?

O formato eu não acho que tenha mudado drasticamente desde o último Arena Players Tour, já que growth spiral/uro ainda reinam no standard, portanto acho que teremos muitos Bant Ramp e Temur Reclamation. Diria que minha escolha de deck seria nota 8, pois acho o deck poderoso e consistente, mas não tem nada de especial ou inovador nele.
 

Como você absorveu o último anúncio da Wizards sobre a temporada competitiva de 20/21? E como você espera que será o Magic competitivo pós-pandemia?


Gosto do anúncio pois ele te dá um caminho bem claro sobre como se tornar profissional no Magic, algo que era muito nebuloso até então. Resta saber se teremos realmente uma quantidade razoável de oportunidades para que trilhar esse caminho seja algo alcançável. Com relação a pandemia é muito difícil dizer isso porque na realidade que vivemos no Brasil hoje a gente não vê luz no fim do túnel pra pandemia. Pensando no competitivo global, acho que continuaremos a ter torneios grandes no tabletop bem como maneiras de se qualificar para eles também pelo tabletop, como os GPs sempre foram. Talvez a quantidade e tamanho deles mudem, bem como mais medidas de higiene serão adotadas durante esses eventos.

Quanto tempo por semana você joga MTG Arena?

Olha eu jogo por volta de umas 6 ou 8 horas por dia eu diria. Não parece muito, mas na maior parte do tempo em que não estou jogando eu estou consumindo conteúdo de Magic de alguma forma, seja lendo um artigo, ou assistindo a uma stream ou conversando com outros jogadores sobre Magic.

 

THIAGO SAPORITO

 

 

Principal resultado: Semifinalista Pro Tour Honolulu 2014
Como se classificou: 33pts+ no Players Tour

 

Qual a maior diferença de competir Online X Tabletop? E qual é o maior desafio de jogar um torneio tão importante de maneira remota?

Acredito que no tabletop eu me concentro mais do que o online, online por conta de tantos jogos que eu já joguei na vida eu acabo jogando de uma maneira mais 'automática' e não pensando 100% em todas minhas decisões.
 

Qual você espera que será o metagame do torneio? Em um nível de 1 a 10 o quanto você está confiante na sua escolha de baralho?

Eu ainda não decidi meu baralho, mas não queria ir de Temur porquê sei que provavelmente seria um 'underdog' nos mirrors já que nunca joguei com o baralho.


Como você absorveu o último anúncio da Wizards sobre a temporada competitiva de 20/21? E como você espera que será o Magic competitivo pós-pandemia?

Não gostei, mas não estou surpreso. Eu acho que eles forçam tanto os jogadores a jogarem arena, que não me surpreenderia se ano que vem todos os torneios mais importantes fossem no arena, deixando o tabletop de lado.
 

Quanto tempo por semana você joga MTG Arena?
 

Zero.
 

 

THIAGO ROSENMANN



 

Principal resultado: Campeão Grand Prix São Paulo 2019
Como se classificou: Grand Prix São Paulo 2019
 

Qual a maior diferença de competir Online X Tabletop? E qual é o maior desafio de jogar um torneio tão importante de maneira remota?


Bom, vamos lá, eu sou muito fã do Tabletop, o ambiente do jogo como um todo, estar entre amigos seja na loja ou em grandes torneios, escutar o juíz informando as regras e a premiação, durante as partidas perceber reações no seu oponente, alguns detalhes de como ele olha o cemitério buscando um alvo para um snapcaster por exemplo. Jogar online acaba sendo uma experiência bastante diferente do Tabletop, é muito mais mecânico. Ainda estou me adaptando a torneiros online, discord, mtgmelle, tudo é novo.


Qual você espera que será o metagame do torneio? Em um nível de 1 a 10 o quanto você está confiante na sua escolha de baralho?

Acredito que o metagame está bem definido, os deck ramp serão os mais jogados. Temur reclamation é o grande alvo, muitas cópias de Bant e Sultai. Estou muito confiante e otimista para esse evento, meus companheiros de treinos me ajudaram muito. Acredito que passamos por médio com folga, 8.


Como você absorveu o último anúncio da Wizards sobre a temporada competitiva de 20/21? E como você espera que será o Magic competitivo pós-pandemia?

Eu recebo o anúncio com muito entusiasmo e acredito que a Wizards conseguiu se adaptar de forma rápida ao que estamos passando devido a pandemia.
Quanto ao Magic competitivo, desejo que os torneios Tabletop não morram e continuem acontecendo pós-pandemia.

 

Quanto tempo por semana você joga MTG Arena?
 

Confesso que a minha jornada dupla de ser empresário e pai de família reduz muito o tempo disponivel para jogar no dia a dia, normalmente jogo algo entre 10 horas senanais. Já em torneios grandes consigo conversar com a minha equipe de treinos e otimizar a leitura do formato, com mais pessoas isso acaba facilitando minha vida. Aproveitar para agradecer as pessoas que me ajudaram nos treinos desse PTfinals, Gabriel Wood, Gustavo Coraiola e Marcelo Morastone, vocês são FERA!

 

WALTER COQUEMALA FILHO



 

Principal resultado: 12º - Players Tour 2020
Como se classificou: 33pts+ no Players Tour

 

Qual a maior diferença de competir Online X Tabletop? E qual é o maior desafio de jogar um torneio tão importante de maneira remota?
 

Sem dúvida não poder conversar com o oponente é a pior, ao exemplo do Poker online x mesa. Infelizmente por ser online, deixa de ser um evento tão importante quanto o físico, o que me leva a outras prioridades/foco ao longo das semanas, diferentemente quando vamos presencialmente num grande evento.


Qual você espera que será o metagame do torneio? Em um nível de 1 a 10 o quanto você está confiante na sua escolha de baralho?

Idem aos PT, UGx 50% torneio, seguidos por BRx e os perdidos na sequência. Sobre a escolha do deck eu diria 9, muito confiante, considerando o meta previsto.


Como você absorveu o último anúncio da Wizards sobre a temporada competitiva de 20/21? E como você espera que será o Magic competitivo pós-pandemia?

Confesso que não entendi claramente ainda, mesmo lendo a interpretação da LigaMagic, preciso fazer um mapa de tantos caminhos, ainda, conforme o pessoal certa vez comentou: - Magic está virando pay to win. Tenho que concordar, como vale a regra, só joga e ganha, depois agente vê. Não vejo alterações ao que era antes, claro que o Arena será cada vez mais posto à frente, mas naturalmente já iria acontecer.


Quanto tempo por semana você joga MTG Arena?


Devido ao cenário atual, cerca de 30 h/s​

-

 

Espero todos vocês no sábado 12:45 na Co-transmissão em Português ao vivo em: https://www.twitch.tv/ligamagic

 

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 23/07/2020 09:31
Boa sorte aos brasileiros, irei prestigiar a transmissão. No mais, veremos muitos Rec vs Rec, Rec vs Bant, Bant vs Bant e os monoG perdidos por aí...
Últimos artigos de Juliano Gennari
Top 8 Mythic Invitational
Detalhes sobre o Top 8 do Mythic Invitational
6.486 views
Top 8 Mythic Invitational
Detalhes sobre o Top 8 do Mythic Invitational
6.486 views
Há 13 dias — Por Juliano Gennari
Decks do Dia 2 Mythic Invitational
Todas 80 decklists dos jogadores que avançaram para o segundo dia da competição
3.846 views
Decks do Dia 2 Mythic Invitational
Todas 80 decklists dos jogadores que avançaram para o segundo dia da competição
3.846 views
Há 14 dias — Por Juliano Gennari
Metagame Invitational 2020
Tudo sobre os principais decks do Invitational
3.282 views
Metagame Invitational 2020
Tudo sobre os principais decks do Invitational
3.282 views
Há 16 dias — Por Juliano Gennari
Cobertura Mythic Invitational 2020
Detalhes sobre o Mythic Invitational que acontece essa semana via MTG Arena.
2.256 views
Cobertura Mythic Invitational 2020
Detalhes sobre o Mythic Invitational que acontece essa semana via MTG Arena.
2.256 views
Há 18 dias — Por Juliano Gennari
Cartas com potencial que não vingaram
Uma análise entre as coleção que vão permanecer pós-rotação de algumas cartas que tiveram muito hype mas acabaram não jogando.
10.371 views
Cartas com potencial que não vingaram
Uma análise entre as coleção que vão permanecer pós-rotação de algumas cartas que tiveram muito hype mas acabaram não jogando.
10.371 views
Há 21 dias — Por Juliano Gennari