Load or Cast
Report LigaMagic Finals / Guide Temur Reclamation
Report do campeão do LigaMagic Finals e de bônus um guia do melhor deck do formato
Há 30 dias - 5.449 visualizações - 15 comentários
Load or Cast

Bom dia.

 

Como vocês estão? Gostando do Standard com M21? Aquela ideia do meu artigo anterior, falando sobre as mudanças positivas que M21 traria ao formato se confirmaram. Certamente hoje, vivemos um dos melhores T2 dos últimos tempos, com todo tipo de estratégia aparecendo, desde MonoGreen Stompy à Temur Reclamation ou Bant Midrange, conseguimos observar que do aggro ao control, muitos decks diferentes tem jogado e isso mostra o quanto que o formato está saudável.

 

Claro que em todo formato existe o “melhor deck” e hoje, assim como muitos jogadores, entendo que esse deck é o Temur Reclamation. Sobre esse deck, pretendo no meu artigo de hoje, trazer um guia do baralho, explicando a utilidade de cada carta no deck, assim como aquele guia de side para quem quiser abusar do deck até a rotação, que acontecerá no final de setembro com a chegada de Zendikar.

 

Vale mencionar que esse deck me deu o título invicto da LigaMagic Finals #1 essse final de semana, cravando sólidas 10 vitórias e 0 derrotas no torneio, garantindo um 7-0-2 no suíço e a vitória das três partidas no top8.

 

Sobre o torneio, essa foi a lista que eu utilizei:

 

Temur Reclamation
6392 visualizações
03/07/2020
R$ 1.587,14
R$ 2.102,44
R$ 3.061,96
6392 visualizações
03/07/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (7)
2  Caloteiro Descarado // Pequeno Furto    //   56,00
1  Uro, Titã da Ira da Natureza   190,00
4  Emboscador da Matilha Noturna   2,69
Mágicas (17)
4  Espiral de Crescimento  0,05
1  Fogo Dracônico Escaldante  0,05
2  Negar  0,05
2  Rajada de Éter  0,25
4  Disputa Mística  4,88
4  Expansão // Explosão  //     4,80
Encantamentos (8)
4  Reconquista da Natureza  2,74
4  Tufão de Tubarões  70,50
Terrenos (28)
4  Bueiros de Vapor38,90
3  Castelo de Vantreza5,25
4  Charco da Procriação65,90
2  Floresta0,00
2  Ilha0,00
1  Montanha0,00
3  Passagem Fabulosa18,80
3  Solo Pisoteado32,00
4  Trioma de Ketria24,90
2  Zona de Explosão16,08
60 cards total

Sideboard (15)
1  Marinheiro Espectral 0,75
2  Fogo Dracônico Escaldante  0,05
1  Frigir  1,20
2  Lodo Necrófago  8,50
1  Rajada de Éter  0,25
2  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  5,99
1  Uro, Titã da Ira da Natureza   190,00
3  Varrer com as Chamas  0,24
2  Iniciar Plano Final   0,37

 

Uma lista retinha tendo como o diferencial a utilização de 4 Nightpack Ambusher no deck, carta extremamente importante no baralho hoje, para fugir das interações com o combo, pressionar os controles e ganhar bons bloqueadores contra aggros, recomendo demais sua utilização.

 

Aproveitando para falar sobre o torneio, essas foram minhas partidas:

 

Round 1 – MonoRed (Thiago AM) – 2x1 – 1-0
Round 2 – Bant Midrange (LKNat) - 2x0 – 2-0
Round 3 – Sultai Midrange (AriJoker) - 2x1 – 3-0
Round 4 – Temur Reclamation (Patowz) - 2x0 – 4-0
Round 5 – Rakdos Sacrifice (Pedrogaga) - 2x0 – 5-0
Round 6 – Jund Sacrifice (Alvaro de Almeida) - 2x1 – 6-0
Round 7 – Jund Sacrifice (JardimW) - 2x1 – 7-0
Round 8 – Temur Reclamation (Braga) - ID – 7-0-1
Round 9 – Bant Midrange (Nietta) - ID – 7-0-2
Top 8 – MonoRed (El_Niño) - 2x1 – 8-0-2
Top4 – Jund Sacrifice (Alvaro de Almeida) - 2x0 – 9-0-2
Final – Bant Midrange (Nietta) - 2x1 – 10-0-2

 

Caso vocês queiram ver o replay das partidas: https://www.twitch.tv/lucaparroz/videos

 

Eu gostei demais da minha lista, mas confesso que no momento, com esse aumento significativo de MonoGreen no formato, faria alterações pontuais. Hoje, essa seria a lista que eu jogaria um evento e será em cima dela que eu vou fazer o artigo.

 

Temur Reclamation
3730 visualizações
07/07/2020
R$ 1.628,58
R$ 2.150,51
R$ 3.124,43
3730 visualizações
07/07/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (7)
2  Caloteiro Descarado // Pequeno Furto    //   56,00
1  Uro, Titã da Ira da Natureza   190,00
4  Emboscador da Matilha Noturna   2,69
Mágicas (17)
4  Espiral de Crescimento  0,05
2  Fogo Dracônico Escaldante  0,05
2  Negar  0,05
2  Rajada de Éter  0,25
3  Disputa Mística  4,88
4  Expansão // Explosão  //     4,80
Encantamentos (8)
4  Reconquista da Natureza  2,74
4  Tufão de Tubarões  70,50
Terrenos (28)
4  Bueiros de Vapor38,90
3  Castelo de Vantreza5,25
4  Charco da Procriação65,90
2  Floresta0,00
2  Ilha0,00
1  Montanha0,00
3  Passagem Fabulosa18,80
3  Solo Pisoteado32,00
4  Trioma de Ketria24,90
2  Zona de Explosão16,08
60 cards total

Sideboard (15)
1  Marinheiro Espectral 0,75
3  Lodo Necrófago  8,50
2  Abrasamento da Alma  0,24
1  Disputa Mística  4,88
2  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  5,99
1  Uro, Titã da Ira da Natureza   190,00
2  Varrer com as Chamas  0,24
1  Gargarote Ancião   34,20
2  Iniciar Plano Final   0,37

 

Sobre as mudanças para a lista anterior, o maindeck pouco se altera, a única mudança que eu fiz foi a inversão de 1 Scorching Dragonfire no deck, jogando 1 Mystical Dispute para o seu lugar no side.

 

No sideboard, um respeito a criaturas maiores, adicionando uma cópia extra de Scavenging Ooze, além de Soul Sear e Elder Gargaroth para “fechar a porta” de uma maneira mais eficiente.

 

Diante disso, vamos falar sobre as cartas utilizadas:

 

Nightpack Ambusher – como eu mencionei no artigo, ele possuí utilidade contra todos os decks do formato. É um excelente bloqueador contra aggros, força bem o jogo contra controle e combo, além de fugir dos possíveis hates sobre o combo, como Negate, Dovin's Veto, Heliod's Intervention, Wilt, etc.

 

Primeira dica que eu dou no artigo é não queimar a habilidade desencadeada dele no seu turno. Com a habilidade desencadeada dele e da Wilderness Reclamation, vocês podem gerar todas as manas, deixar a habilidade dele resolver e depois da ficha criada, usar as manas para fazer suas mágicas, dando o máximo de valor no seu turno ou simplesmente deixar que a habilidade resolva antes de desvirar seus terrenos.

 

Uro, Titan of Nature's Wrath – a carta que eu venho gostando cada vez menos no baralho. Por mais que seja absurdamente boa contra aggros, acaba não tendo muita interação com a estratégia principal, me motivando a jogar com menos cópias no deck e abusando mais dele no sideboard contra decks mais agressivos em que eu tenho que alterar meu plano de jogo para “midrange”.

 

Claro que no jogo, fazer um 6/6 ou desenvolver os terrenos é importante, mas como o deck não enche tão rápido assim o cemitério, acaba não sendo tão bom quanto em decks que usam Tamiyo, Colecionadora de Historias ou Cavalier of Thorns.

 

Brazen Borrower // Petty Theft – essa carta á incrivelmente boa no baralho, porque além de servir como uma spot removal tempo, ainda pode pressionar planinautas ou forçar o oponente a responder, abrindo espaço para que o combo encaixe. Vale mencionar que sua interação contra Shark Typhoon, impedindo um possível bloqueio no Nightpack Ambusher ou a pressão no passe, é extremamente relevante.

 

Wilderness Reclamation – o “motor” do deck. Peça do combo com a Expansion // Explosion, capaz de dar muito dano ou até mesmo ajudando a desenvolver o jogo, abrindo espaço para que os Nightpack Ambusher e/ou os Shark Typhoon sejam feitos no turno do oponente sem comprometer o avanço do jogo. Caso você use o deck, é importante tentar baixar ela em campo o mais rápido possível, caso esteja jogando contra, impeça que ela fique em campo o quanto antes.

 

Dica que eu dou para a galera do arena é o atalho “Q Q”, que ao ser digitado, adiciona todas as suas manas na reserva automaticamente. As manas geradas são as manas do “lado esquerdo”, se atentem a isso para não usarem o atalho e acabarem se comprometendo nas manas geradas. Normalmente as manas vermelhas estão em menos presença na mesa e o Ketria Triome não gera mana vermelha automaticamente, fique atento.

 

Shark Typhoon – junto com o Nightpack Ambusher, fazem o serviço sujo para acabar com o seu oponente sem que ele consiga interagir muito bem no passe. Além disso, pode significar um bloqueador incrível no meio do combate ou simplesmente resolver um planinauta do seu adversário, principalmente o Teferi, Time Raveler, uma vez que ele pode ser feito no passe, burlando a habilidade do planinauta.

 

Growth Spiral – o melhor drop2 do formato. Fazer essa carta no turno 2 é sempre muito relevante, principalmente quando você consegue avançar com uma Wilderness Reclamation ou um Nightpack Ambusher no turno 3.

 

Dica ao utilizar essa carta é saber o que você pode fazer depois dela, como por exemplo, ter 5 manas desviradas no seu turno e entender que caso você compre uma Wilderness Reclamation, você pode baixar o terreno adicional e já avançar o seu jogo. Entenda que não é porque ela é uma mágica instantânea que você tem que fazer ela no turno do oponente sempre.

 

Outra jogada muito forte, que inclusive eu fiz duas vezes na final do LigaMagic Finals #1 é de fazê-la no turno 2, baixar a mana adicional e aproveitar um counter na carta do seu adversário. #stonks Negate / Mystical Dispute – os slots de counters são úteis principalmente para impedir que ameaças possam atrapalhar seu combo, como uma Narset, Parter of Veils, Teferi, Time Raveler, Casualties of War ou até mesmo impedir uma possível pressão.

 

Como você não vai usar tantas cópias, lembrem-se de usar com moderação, em cartas que realmente podem atrapalhar a sua vitória.

 

Aether Gust – essa remoção específica de cartas vermelhas e verdes anda extremamente bem posicionada no formato, tendo em vista que praticamente todos os decks do formato acabam usando uma das duas cores.

 

Hoje, existem apenas dois decks mais utilizados que não tomam ela, o MonoBlack Aggro (que no meu ponto de vista é pior em escolha de aggro que o MonoGreen ou o MonoRed) e o Azorius Control, esse não tão badalado no formato desde M21. O que acaba dando uma versatilidade muito grande à carta, podendo responder um Fervent Champion ou Pelt Collector, uma Nissa, Who Shakes the World. uma Casualties of War ou até mesmo uma Expansion // Explosion.

 

Scorching Dragonfire – outra remoção do baralho, mas assim como o Aether Gust, com a intenção de ser versátil contra diversas ameaças. Podem resolver criaturas problemáticas no começo da partida ou até mesmo aquele planinauta incômodo que está atrapalhando o seu jogo.

 

Aqui outra dica, caso seu oponente faça um Uro, Titan of Nature's Wrath ou um Kroxa, Titan of Death's Hunger, você pode usar sua remoção em resposta ao trigger, exilando a criatura do seu oponente antes que ela vá para o cemitério, impedindo uma possível volta com a escapatória. Expansion // Explosion – a segunda peça do “combo”, agindo em parceria com a Wilderness Reclamation, capaz de finalizar seu oponente com muito dano, gerando todas as suas manas diversas vezes. São raros os momentos em que você usará a parte Expansion, mas pode ser bem útil dobrando sua remoção no turno 4, agindo junto com um Scorching Dragonfire contra decks agressivos ou até mesmo copiando um counter ou um descarte, a fim de interagir melhor com o seu adversário.

 

Eu não sou muito adepto de fazer a Explosion para 1, mas se você estiver zicado, não tenha tanto medo e não perca oportunidades de desenvolver seus turnos. A partir de 3, eu faço no passe do meu oponente sem muito respeito, convenhamos que comprar 3 cartas e dar 3 de dano não é ruim.

 

Castle Vantress – terreno muito importante no baralho. Normalmente ele que vai criar a inevitabilidade do topo do seu deck junto com a Wilderness Reclamation, cavando suas principais ameaças. Não se esqueçam de usar essa carta sempre que possível no passe do seu adversário, quando estiver com as manas sobrando.

 

Outra dica que eu dou é usar o Castle Vantress no início de sua manutenção em momentos oportunos, principalmente quando você tem o Wilderness Reclamation em campo e não tem muito recurso na mão, isso pode ser crucial para achar aquela Expansion // Explosion e acabar com seu adversário desvirando as manas no final do seu turno ou até mesmo uma interação para o próximo turno do seu oponente.

 

Blast Zone – outro terreno crucial nas listas de Reclamation. Aqui, você precisa ter em mente como o deck do seu oponente se porta, para tentar deixar normalmente nos marcadores necessários para “antecipar” a ameaça.

 

● Decks que usam Teferi, Time Raveler e Narset, Parter of Veils, é bem normal você usar ele para 3;
● Decks que usam Witch's Oven, o normal é usar para 1;
● Na mirror, o comum é deixar com 4, impedindo um possível avanço da Wilderness Reclamation ou um Nightpack Ambusher;
● Decks agressivos vai variar de acordo com a mesa do seu adversário, mas sempre fique atento com as possíveis cartas que tenham ímpeto, como Robber of the Rich ou Questing Beast.

 

Ketria Triome – na maioria das vezes, esse terreno será jogado nos primeiros turnos ou atráves de um Growth Spiral para impedir o atraso no seu jogo, mas é sempre bom lembrar que ele possuí reciclar e que pode ser jogado fora, caso terrenos não sejam mais necessários na partida.

 

Bom, essa foi a análise das cartas do maindeck, acho que ficou bem clara a função de cada carta e até mesmo diversas dicas em como usar essas cartas nas partidas. Claro que se alguém ainda possuir alguma dúvida, podem escrever nos comentários que eu terei todo o prazer em ajudar.

 

Sobre o sideboard, criei um guia contra os principais decks do formato. É sempre bom lembrar que guias de side são “bases” para vocês utilizarem, não são regras absolutas, dependendo como for a lista do seu oponente ou o modo de jogo dele (mais conversador ou mais agressivo), você pode ir fazendo alterações pontuais.

 

Bant Midrange
 

+2 Soul Sear, 2 Commence the Endgame, 1 Mystical Dispute, 1 Spectral Sailor, 3 Scavenging Ooze
-2 Aether Gust, 1 Uro, Titan of Nature's Wrath, 4 Wilderness Reclamation, 2 Scorching Dragonfire

Control:
 

+1 Spectral Sailor, 3 Scavenging Ooze, 1 Mystical Dispute, 2 Commence the Endgame
-2 Aether Gust, 2 Scorching Dragonfire, 1 Uro, Titan of Nature's Wrath, 2 Wilderness Reclamation

 

Flash:
 

+1 Mystical Dispute, 1 Spectral Sailor, 2 Soul Sear, 2 Commence the Endgame, 2 Bonecrusher Giant // Stomp
-2 Brazen Borrower // Petty Theft, 2 Negate, 1 Expansion // Explosion, 2 Wilderness Reclamation, 1 Uro, Titan of Nature's Wrath

 

Jund Sacrifice:
 

+3 Scavenging Ooze, 2 Soul Sear, 1 Elder Gargaroth, 1 Uro, Titan of Nature's Wrath
-3 Mystical Dispute, 2 Brazen Borrower // Petty Theft, 2 Wilderness Reclamation

 

MonoGreen:
 

+3 Scavenging Ooze, 1 Uro, Titan of Nature's Wrath, 2 Bonecrusher Giant // Stomp, 2 Soul Sear, 1 Elder Gargaroth
-2 Negate, 3 Mystical Dispute, 4 Shark Typhoon

 

MonoRed:
 

+3 Scavenging Ooze, 1 Uro, Titan of Nature's Wrath, 2 Flame Sweep, 2 Bonecrusher Giant // Stomp, 2 Soul Sear, 1 Elder Gargaroth
-2 Negate, 3 Mystical Dispute, 4 Shark Typhoon, 2 Expansion // Explosion

 

Rakdos Sacrifice Devil:

 

+3 Scavenging Ooze, 1 Uro, Titan of Nature's Wrath, 2 Flame Sweep, 2 Bonecrusher Giant // Stomp, 2 Soul Sear, 1 Elder Gargaroth
-1 Negate, 3 Mystical Dispute, 4 Shark Typhoon, 2 Brazen Borrower // Petty Theft, 1 Expansion // Explosion

 

Temur Reclamation:


+1 Spectral Sailor, 1 Mystical Dispute, 2 Commence the Endgame 
-2 Scorching Dragonfire, 1 Uro, Titan of Nature's Wrath, 1 Wilderness Reclamation

 

Sultai Midrange:


+2 Commence the Endgame, 1 Mystical Dispute, 1 Spectral Sailor, 3 Scavenging Ooze , 1 Uro, Titan of Nature's Wrath
-4 Wilderness Reclamation, 2 Scorching Dragonfire, 2 Aether Gust

 

Espero que tenham gostado desse Report do evento da LigaMagic, iniciativa incrível que contou com números excepcionais e uma estrutura incrível, aguardo ansioso pelos próximos torneios para defender o título, além é claro do guia do Temur Reclamation, sem dúvida, um dos melhores decks do formato atualmente.

 

Para quem quiser acompanhar meu trabalho no Magic, meu canal na Twitch, onde faço Lives de Segunda, Quinta, Sábado e Domingo, a partir das 19h, e Sexta a partir das 22h, bem como as Lives que eu faço no canal da LigaMagic, todas as Quartas e Sextas, também a partir das 19h, onde jogo muito Standard e Historic, além de Limited, Brawl e eventos na plataforma.

 

Quem tiver interesse e puder me seguir nas redes sociais para fortalecer meu trabalho, seguem os links:

 

Twitter
Instagram
Facebook

 

Dúvidas, sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindos.

 

Abraço a todos.

LuCaparroz

Cards Store - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Cards of Paradise - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Epic Game - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
João Lucas Caparroz ( LuCaparroz)
Jogador competitivo desde 2014, participou de alguns Pro Tours, sendo atualmente o Campeão Brasileiro, já tendo atingido o Pro Player Bronze. Colunista da LigaMagic desde 2015.
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 12/07/2020 18:41
esses frangos q vivem metendo o pau no t2 é pq só devem levar pau no arena! hauhauahauhau
(Quote)
- 12/07/2020 18:10
Cara, eu mesmo só estou jogando historic, pq o standard está como falam aqui, mesmos decks com mudanças aqui e ali.
(Quote)
- 12/07/2020 13:07
Bixo....
O mtggoldfish colocou um BANT standard contra um JUND moderd e o BANT venceu.
Na boa, standard ta um lixo! Como o colega disse ae embaixo, todos sao os msmos decks com MINIMAS variacoes!
(Quote)
- 11/07/2020 23:26
"Melhor standard dos últimos tempos" só pode ser piada né?
(Quote)
- 10/07/2020 08:59
Grande variação de decks foi bem forçado acha que misturar algo numa base simic e variar? Bant sultai tamur esssas gororobas são apenas um simic com cor a mais mesma game play não tem variedade nenhuma, a política F.I.R.E é uma piada
Últimos artigos de João Lucas Caparroz
Os melhores Decks Standard pós-ban
Em um formato com 10 cartas banidas ainda temos muita coisa boa para jogar
17.167 views
Os melhores Decks Standard pós-ban
Em um formato com 10 cartas banidas ainda temos muita coisa boa para jogar
17.167 views
Há 3 dias — Por João Lucas Caparroz
22 Decks com Core Set 2021 para o Standard
Caparroz faz um resumo de todo seu teste no acesso antecipado ao Core Set 2021
21.485 views
22 Decks com Core Set 2021 para o Standard
Caparroz faz um resumo de todo seu teste no acesso antecipado ao Core Set 2021
21.485 views
26/06/2020 10:05 — Por João Lucas Caparroz
Banimentos no Historic
Os impactos dos banimentos e mudanças de regras no Historic
6.736 views
Banimentos no Historic
Os impactos dos banimentos e mudanças de regras no Historic
6.736 views
05/06/2020 10:05 — Por João Lucas Caparroz
27 decks com Ikoria
Depois de jogar o evento de acesso antecipado Capa traz os decks que ele mais gostou no evento
36.015 views
27 decks com Ikoria
Depois de jogar o evento de acesso antecipado Capa traz os decks que ele mais gostou no evento
36.015 views
17/04/2020 10:05 — Por João Lucas Caparroz
17 Decklists para você arrasar no Historic!
Caparroz dá a sua contribuição para o formato da "moda" do MTG Arena
13.426 views
17 Decklists para você arrasar no Historic!
Caparroz dá a sua contribuição para o formato da "moda" do MTG Arena
13.426 views
20/03/2020 10:05 — Por João Lucas Caparroz