Boa tarde.
Core Set 2021 é a nova coleção de Magic: The Gathering que será lançada no dia 3 de Julho de 2020. Hoje começamos a temporada de previews e com grande honra, oferecido pela Wizards of the Coast Brasil, a LigaMagic participa dessa festa revelando hoje um dos primeiros previews da coleção!
Ontem publicamos um Teaser do nosso Preview e tentei mostrar a vocês como os Planeswalkers evoluíram e impactaram o 'metagame', desde que foram introduzidos no jogo em Lorwyn. E muitos de vocês especularam que o nosso preview seria um Planeswalker, a quem especulou, vocês errararam um pouquinho!
O nosso preview não é um Planeswalker, mas sim uma RESPOSTA muito criativa que interage CONTRA os Planeswalkers.
SUMIR
Sumir é uma versão de Sufocamento contra Planeswalker, mas que não deixa de ser um Sufocamento também! Uma carta excelente que irá agregar em muitos formatos do Magic e com isso em mente, eu resolvi fazer uma análise formato por formato de como pode ser o impacto dessa nova remoção de Core Set 2021.
PADRÃO
O formato Padrão é o formato mais previsível do Magic. Com a entrada de M21 teremos oito coleções válidas no Padrão, e para descobrir se Sumir será uma carta de 'main deck' no formato, precisamos analisar o metagame e avaliar se sempre teremos um bom alvo para essa carta.
O 'metagame' está mudando bastante desde que a mecânica de companheiros foi atualizada, hoje os decks mais jogados são: Decks de Yorion, Jund Sacrifice, Jeskai Cycling, Mono Red e Temur Reclamation. Desses cinco decks, acredito que apenas os decks de Yorion devem mudar bastante com a nova regra. Dito isso, vamos analisar os principais alvos presentes nesses decks: Teferi, Manipulador do Tempo, Diabo do Pandemonio, Narset, Rasgadora de Veus, Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos, Socorrista Valente, Uro, Tita da Ira da Natureza. São bons alvos? Isso é inegável! Mas será que são suficientes?
Em um formato onde não muito tempo atrás tivemos baralhos usando quatro cópias de Garras Noxias no 'main deck', eu não acho impossível que Sumir encontre seu espaço em alguns 'main decks' em algum momento, mas no geral eu diria que é uma boa opção de 'sideboard' a primeira vista. É claro que como citado, o Padrão é previsível, mas a qualquer momento esse cenário pode mudar. Então fique atento, porque um excelente 'sideboard' às vezes pode parar no 'main deck', e é assim como eu enxergor Sumir para o formato Padrão, uma excelente opção de sideboard.
PIONEIRO
Diferente do formato Padrão, o Pioneiro é um formato muito mais aberto, onde eu entendo que esse tipo de resposta versátil normalmente vai muito melhor.
Analisando o 'metagame' atual do Pioneiro, que também deve mudar bastante com a mudança nas regras, dois decks com certeza estarão presentes independente da direção que o formato tomar, Dimir Inverter e Lotus Breach. E, a presença inevitável desses dois decks torna muito difícil a utilização de Sumir no 'main deck'.
Acredito que, somente se o formato mudar bastante, veremos Sumir apenas como uma boa opção de sideboard no formato. O fato de existir um Mono Black e ele ser um dos melhores decks do formato pesa muito a favor dessa carta no Pioneiro.
MODERNO
Se o Padrão é previsível, e o Pioneiro mais aberto, no Moderno temos uma verdadeira selva!
Analisando o 'metagame', o mesmo problema que temos no formato Pioneiro aparece no modern também, os decks de combo. Hoje o deck de combo mais presente no formato é o Scapeshift, que conta com algumas cópias de Uro, Tita da Ira da Natureza e Coatl Presa-de-gelo. Então entre os baralhos mais populares, mesmo contra o seu pior deck, Sumir não seria totalmente inútil.
Como o Modern é um formato onde temos muitas coleções válidas, o espaço para essa carta é muito disputado - e temos uma carta especificamente que vai tornar a vida do sumir muito difícil: Denegeracao Abrupta. Então a menos que você esteja jogando com decks que tenham preto mas não tenham verde, dificilmente você irá utilizar Sumir.
LEGADO
Apesar de o Legado ser o formato com o maior número de coleções válidas, eu consigo ver Sumir jogando. O Legado tem o seu 'metagame' ditado por dois maestros: Oko, Ladrao de Coroas e Uro, Tita da Ira da Natureza e Sumir é uma ótima peça para lidar com os dois. Outros decks muito populares no formato como Delver, Dnt, Eldrazi Stomp também tem bons alvos para essa carta.
É claro que assim como no Modern, quando você puder usar Denegeracao Abrupta, Sumir será preterido, mas "quem não tem cão, caça com gato".
No geral eu gostei muito de Sumir. A carta é versátil e justa. Resolve alguns problemas específicos e deve ver jogo frequentemente, principalmente no formato Padrão. Na maioria das vezes acredito que veremos essa cartas no sideboard, mas como já citado, dependendo do metagame poderemos vê-la aparecendo no 'main deck'.
É isso galera, espero que tenham curtido o nosso preview, eu gostei muito!
Estamos agradecendo mais uma vez à Wizards of the Coast Brasil, a honra de revelar essa carta.
A temporada de Previews está aberta! =D

Nem faz sentido existir plane da forma como são usados. Faria sentido se os planes fossem igual a um jogo encerrado da Ubisoft Might & Magic: Duel of Champions já começa em jogo como se fosse o jogador. Só poder ter um e pronto.
Já existe Tibalt (Inistrad) de CMC 2. Curiosamente, Tibalt de inistrado foi criado justamente para mostrar o tipo de limitações necessárias para um PW ser CMC 2...
Será que teremos outros planes de 2 manas vindo aí???
Wrenn e seis ganhando companhia no rol de planes cmc2???