Load or Cast
Os "Desacompanheirados" do Standard
Remando contra a maré, alguns baralhos seguem postando resultado no Standard mesmo sem contarem com uma criatura de Companheiro, e Sandoiche analisa os motivos para que ainda sejam viáveis no formato em seu artigo de hoje!
15/05/2020 10:05 - 5.359 visualizações - 6 comentários
Load or Cast

Olá! Em um dos meus últimos artigos, tratamos sobre a nova mecânica de Ikoria no Standard, os bons companheiros que ninguém pode negar. Por outro lado, existem ainda alguns baralhos "descompanheirados" que seguem postando resultados, remando contra a maré no metagame. E para chegarem lá, é melhor que a justificativa para não usar um Companheiro seja muito boa - e é o que veremos em nosso artigo de hoje!

 

4169 visualizações
06/05/2020
R$ 1.358,17
R$ 1.911,99
R$ 2.941,71
4169 visualizações
06/05/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (28)
2  Marinheiro Espectral 0,74
4  Príncipe Encantado  4,00
3  Caloteiro Descarado // Pequeno Furto    //   53,76
4  Chefe-de-guerra da Legião  8,99
4  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  7,50
2  Hacto, o Intocado    0,70
4  Winota, Agregadora de Forças   20,99
1  Kenrith, o Rei Regresso  4,90
4  Agente da Traição   26,10
Mágicas (8)
4  Soar o Alarme  0,04
4  Incubação // Incongruência /   0,20
Terrenos (24)
4  Bueiros de Vapor35,80
1  Castelo de Brasoreth2,75
4  Fonte Santificada29,50
4  Fundição Sagrada41,70
2  Ilha0,00
1  Montanha0,00
2  Passagem Fabulosa22,47
2  Planície0,00
4  Trioma de Raugrin34,95
60 cards total

Sideboard (15)
2  Profecia de Fogo  0,10
2  Quebra-escudo de Brasoreth // Exibição em Batalha  0,15
2  Rajada de Éter  3,29
4  Disputa Mística  3,99
3  Teferi, Manipulador do Tempo   92,70
2  Mito de Vadrok   0,60

 

Decks como Jeskai Lukka e Bant Yorion mostraram ao restante do formato como fazer um Agente da Traicao acelerado (seja via Lukka, Paria Gibao de Cobre ou Espiral de Crescimento/Uro, Tita da Ira da Natureza) é poderoso, seja roubando os terrenos enquanto o oponente ainda desenvolve ou tomar aquela solitária bomba na mesa. O Jeskai Winota leva esse conceito ao nível seguinte, sendo capaz de fazer o ladrão azul ainda no turno 4, e mais de um caso existam vários atacantes (Soar o Alarme, Chefe-de-guerra da Legiao) e as cartas no topo estejam favorecendo. Nenhum baralho consegue virar a mesa se tiver dois terrenos roubados no turno 4 nesse Standard, e é pra esse sonho que o deck de Winota, Agregadora de Forcas vive.


Embora o plano principal não seja mais tão surpreendente para os que estão antenados no metagame, o deck engana quem pensa num primeiro momento que depende somente da Winota, Agregadora de Forcas ou do RNG. Algumas criaturas são capazes de levar o jogo sozinhas descidas da mão, como Hacto, o Intocado, Chefe-de-guerra da Legiao e Marinheiro Espectral, enquanto outras entram em velocidade instantânea punindo quem se fecha nas manas pensando que não teria como disparar a Winota, Agregadora de Forcas (Caloteiro Descarado // Pequeno Furto e Soar o Alarme). Isso acaba criando uma pressão imensa no oponente para não tomar o balão, o que facilita os ataques impunes das criaturas menos relevantes por mais tempo.


Outras listas usam também Fblthp, o Perdido ou Teferi, Manipulador do Tempo, e focam em um plano ainda mais valoroso com cartas que geram recursos, porém retendo sempre a chance do "combo" roubar o jogo do nada.

 

Temur Reclamation
3609 visualizações
06/05/2020
R$ 1.860,67
R$ 2.484,81
R$ 3.535,75
3609 visualizações
06/05/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (3)
3  Uro, Titã da Ira da Natureza   180,50
Mágicas (21)
4  Optar 0,07
4  Espiral de Crescimento  0,05
3  Fogo Dracônico Escaldante  0,05
1  Negar  0,05
3  Disputa Mística  3,99
1  Intervenção de Tassa   1,25
1  Visão da Quimiomante  0,40
4  Expansão // Explosão  //     6,04
Encantamentos (8)
4  Reconquista da Natureza  3,81
4  Tufão de Tubarões  94,75
Terrenos (28)
4  Bueiros de Vapor35,80
3  Castelo de Vantreza5,70
4  Charco da Procriação59,90
2  Floresta0,00
2  Ilha0,00
1  Montanha0,00
3  Passagem Fabulosa22,47
3  Solo Pisoteado29,90
1  Templo da Epifania2,12
1  Templo do Mistério2,39
4  Trioma de Ketria31,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Fogo Dracônico Escaldante  0,05
3  Negar  0,05
4  Rajada de Éter  3,29
1  Disputa Mística  3,99
1  Uro, Titã da Ira da Natureza   180,50
3  Varrer com as Chamas  0,25
1  Ira da Tempestade   1,95
1  Visão da Quimiomante  0,40

 

Meu guerreirinho da primeira semana, o bom e velho Temur Reclamation segue como opção sólida dos descompanheirados. Nenhuma grande mudança foi feita em sua estrutura, além de alguns ajustes na base de mana (mais Templos, menos Solo Pisoteado), nas anulações (Disputa Mistica, Negar, Espalhar Essencia, Intervencao de Tassa e Neutralizar variam em quantidades e adoções) e interações vermelhas (se usa Ira da Tempestade ou não).


Algumas escolhas acabaram se tornando o padrão, com Tufao de Tubaroes ocupando o espaço de Emboscador da Matilha Noturna e o próprio fato dos Companheiros terem tornado os outros decks mais "cascudos" na trocação de recursos fez com que o Temur Reclamation voltasse a um aspecto mais direcionado no combo e menos controle/tempo.


No mais, dobrar a mana com Reconquista da Natureza para esmagar o oponente em velocidade de jogadas (comprando cartas e interagindo no mesmo turno, quando normalmente só daria para fazer uma delas) até chegar em um Tufão de Tubarões ou Explosão gigantes ainda é um plano plenamente funcional, com Uro e remoções cobrindo o lado agressivo do formato dão bastante margem para o Temur Reclamation operar.

 

Temur Adventures
3607 visualizações
06/05/2020
R$ 859,95
R$ 1.274,72
R$ 1.976,92
3607 visualizações
06/05/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (24)
4  Estalajadeiro de Beiramuro 0,14
4  Fadina dos Desejos // Concedido  1,66
4  Caloteiro Descarado // Pequeno Furto    //   53,76
4  Fera Apaixonada // Desejo do Coração  0,98
4  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  7,50
4  Gigante do Pé de Feijão // Pegadas Férteis  0,23
Planeswalkers (1)
1  Lukka, Pária Gibão de Cobre   22,00
Mágicas (4)
1  Golpe Desdenhoso  0,05
3  Fuga para as Terras Selvagens   0,49
Artefatos (4)
4  Trevo da Sorte 0,15
Terrenos (27)
3  Bueiros de Vapor35,80
4  Charco da Procriação59,90
6  Floresta0,00
4  Ilha0,00
2  Montanha0,00
4  Solo Pisoteado29,90
1  Templo do Abandono2,00
1  Templo do Mistério2,39
2  Trioma de Ketria31,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Jaula do Escavador de Túmulos 8,10
1  Lança Sombria 22,43
1  Repulsão Mística 0,10
1  Arremessar  0,05
1  Fogo Dracônico Escaldante  0,05
1  Frigir  1,00
1  Golpe Desdenhoso  0,05
1  Negar  0,05
1  Rajada de Éter  3,29
1  Único e Eterno  0,09
1  Ira da Tempestade   1,95
1  Mito de Illuna   0,99
1  Fuga para as Terras Selvagens   0,49
1  Expansão // Explosão  //     6,04
1  Manipulação em Massa      1,08

 

Direto do Top 8 do Magic Fest Online, o Temur Adventures conseguiu destacar-se no mar de Agentes e Elspeth Derrota a Morte por não depender de bombas pesadas e valorosas, e sim de cartas que só funcionam bem em sua própria estratégia não agregando nada ao serem roubadas (Trevo da Sorte, Estalajadeiro de Beiramuro).


Mesmo sem um companheiro, o que o deck faz é forte o suficiente para sobrepor-se a vantagem criadas por Yorion e demais estratégias lentas, ao mesmo tempo em que as interações leves na forma das criaturas de aventuras conseguem manter a mesa dos decks mais agressivos sobre controle.


Assim como seu "parente de Trioma" Temur Reclamation, o que o Adventures faz é o testado e aprovado pelo teste do tempo, e que funciona mesmo que não seja exatamente "bonito e brilhante" - seguindo como uma escolha sólida para os "descompanheirados" e que não querem gastar muitos curingas para montar um novo baralho.

 

3671 visualizações
06/05/2020
R$ 326,50
R$ 532,58
R$ 1.456,28
3671 visualizações
06/05/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (31)
4  Campeão Fervoroso 1,75
4  Cuspidor Chamuscante 0,05
4  Esquivadora da Rua do Estanho 0,14
2  Amoque Desacorrentado  0,10
4  Ladrão dos Ricos  20,70
4  Vapóreo em Fuga  0,89
4  Anax, Temperado na Forja   0,66
3  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  7,50
2  Torbran, Tano de Lapa Vermelha    4,05
Mágicas (4)
4  Iluminar o Palco  2,50
Artefatos (4)
4  Brasolâmina   42,00
Terrenos (21)
4  Castelo de Brasoreth2,75
17  Montanha0,00
60 cards total

Sideboard (15)
2  Reivindicar o Primogênito 0,20
2  Amoque Desacorrentado  0,10
4  Fogo Dracônico Escaldante  0,04
3  Quebra-escudo de Brasoreth // Exibição em Batalha  0,15
1  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  7,50
3  Tibalt, Instigador Dissoluto  0,41

 

Alcançando os altos rankings do Mítico nas mãos do lendário jogador de vermelho Sandydogmtg, temos o Mono Red, escolha costumeira dos que querem começar a disputar partidas competitivas mas nem sempre dispõem de tantos recursos ou conhecimento no formato - um plano proativo de criaturas rápidas virando para a direita consegue ganhar uma boa dose de partidas punindo oponentes que vêm com mãos mais lentas ou não compram interação. Sandydog ainda adotou Amoque Desacorrentado como forma de hatear os decks com Teferi e Clarim Ensurdecedor ainda no primeiro jogo, e Esquivadora da Rua do Estanhopara aumentar a sinergia com Ladrao dos Ricos e melhorar a quantidade de jogadas na curva 1.


Entretanto, vale lembrar que o que mantém o Mono Red vivo no território do competitivamente viável é sua capacidade de "injustiça": Brasolamina ainda é a carta totalmente fora da curva que rouba jogos em que não deveria. Basicamente, nesse Standard de Uro e muitas jogadas fortes caindo em curvas que não deveriam, fica difícil defender um aggro que faz 1, 2, 3 com criaturinhas simples, como um White Weenie ou Humanos. Logo, para conseguir fazer parte desse pelotão, é preciso que o Mono Red aposte nesse potencial de turnos poderosos com o equipamento lendário, Torbran, Vaporeo em Fuga  dobrando as jogadas ou Ladrão dos Ricos punindo vidência e usando os melhores recursos do oponente contra ele mesmo.

 

E quanto a vocês, leitores, como têm se saído no mundo dos "descompanheirados"? Algum outro baralho interessante e competitivo que tenha ficado de fora? Acreditam que é possível manter-se no páreo sem eles, ou o melhor é render-se e juntar-se aos Companheiros? Deixem suas respostas nos comentários!


Abraços e até a próxima!

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, é jogador, escritor e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo desde 2012. Membro da equipe de e-Sports LigaMagic Bolts, está sempre na vida do grind dos torneios, com destaques para o Top 8 do Magic LATAM Challenge e o Vice-Campeonato da Twitch Rivals, além do bi-campeonato Circuito LigaMagic Modern e o Top 16 no Grand Prix São Paulo 2018 no Tabletop.
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 19/05/2020 09:00
Vou tentar montar um boros winota com agente. Jeskai ficaria mais pesado pra mim.
(Quote)
- 19/05/2020 06:48
Faltou o Lurrus Cavaleiros, que parece ter mais gás que o monored
(Quote)
- 17/05/2020 20:31
Acredito que algumas listas de Sultai consigam ir bem nesse meta
(Quote)
- 16/05/2020 17:26
Faltou simic flash! Deck incomoda ainda
(Quote)
- 16/05/2020 15:41
Uro continua amassando qualquer outro deck e ponto.
Últimos artigos de Matheus Akio Yanagiura
Vinte Decklists Standard com Kaldheim
Kaldheim chega ao MTG Arena nessa semana, e Sandoiche traz vinte decklists para o Standard incluindo a nova edição em seu artigo de hoje!
11.706 views
Vinte Decklists Standard com Kaldheim
Kaldheim chega ao MTG Arena nessa semana, e Sandoiche traz vinte decklists para o Standard incluindo a nova edição em seu artigo de hoje!
11.706 views
Há 1 dia — Por Matheus Akio Yanagiura
Primeiras Impressões de Kaldheim
Em seu artigo de hoje, Sandoiche analisa as mecânicas e algumas cartas interessantes/promissoras de Kaldheim com foco na jogabilidade para o Standard!
7.735 views
Primeiras Impressões de Kaldheim
Em seu artigo de hoje, Sandoiche analisa as mecânicas e algumas cartas interessantes/promissoras de Kaldheim com foco na jogabilidade para o Standard!
7.735 views
Há 7 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Analisando Nível de Poder das Cartas
Em seu artigo de hoje, Sandoiche compartilha alguns dos critérios de avaliação que utiliza para analisar o nível de poder das cartas de Magic!
4.446 views
Analisando Nível de Poder das Cartas
Em seu artigo de hoje, Sandoiche compartilha alguns dos critérios de avaliação que utiliza para analisar o nível de poder das cartas de Magic!
4.446 views
Há 15 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
De Olho no Histórico
Em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre os principais baralhos e o metagame do Historic, formato que ficou em bastante evidência no mês passado e o atual formato do Q..
4.732 views
De Olho no Histórico
Em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre os principais baralhos e o metagame do Historic, formato que ficou em bastante evidência no mês passado e o atual formato do Q..
4.732 views
Há 22 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Minha Retrospectiva 2020 - O Grind Acontece de Casa
2020 chega ao fim, e como de costume, Sandoiche traz aquela retrospectiva de seu ano enquanto jogador competitivo e produtor de conteúdo de Magic!
2.378 views
Minha Retrospectiva 2020 - O Grind Acontece de Casa
2020 chega ao fim, e como de costume, Sandoiche traz aquela retrospectiva de seu ano enquanto jogador competitivo e produtor de conteúdo de Magic!
2.378 views
Há 29 dias — Por Matheus Akio Yanagiura