Load or Cast
Como se adaptar aos Companions
Companions vieram para ficar? Enquanto não temos certeza, é melhor nos adaptar.
05/05/2020 10:05 - 7.456 visualizações - 37 comentários
Load or Cast

Olá amiguinhos, sentiram saudade do seu companheiro de artigos?


Falando em companheiros, é exatamente sobre eles que vamos falar hoje.


MaiS OrElia, o que sAuM CoMpANHEIROS?


Se você não os viu, fica aqui uma breve explicação:


Companion é uma mecânica de Ikoria, Lair of Behemoths que, uma vez que você respeitar a restrição de deckbuilding de cada um(existem diversas diferentes, desde colocar apenas cartas ímpares no deck à ter pelo menos 80 cartas no maindeck), você pode usá-lo em seu sideboard como uma das 15 cartas normais. A diferença é que, assim que a partida começar você pode apresentar seu Companheiro para o adversário. O Companion fica exilado em uma zona própria, e uma vez por jogo, pode ser conjurado por lá, que nem um comandante. No entanto, se ele morrer ou for exilado, o jogo continua normal, ele só voltará para a zona de Companion no próximo jogo.

 

Logo no spoiler da coleção já tínhamos ideia de quais companions seriam mais interessantes, mas duvido que alguém imaginou que TODOS jogariam na proporção que estão jogando.


Vamos ver essa tabelinha de presença de cada Companion em cada formato.

 


(Tabela postada por @YahiAnael no Twitter)


É, 65% dos decks usando Companion, TRANQUILÍSSIMO.

 

A mecânica é bem errada, tendo em vista que a restrição de deckbuilding é bem tranquila na maioria dos casos e, por serem conjuráveis por mana híbrida fica ainda mais fácil encaixar em um arquétipo.


Basicamente, o que torna os companions absurdos é que eles não são apenas um RECURSO extra em sua mão inicial, mas também que são intangíveis, então não podem ser descartados de maneira alguma e claro, não são um terreno ou uma criatura 1/1 a mais, contam como um recurso bem relevante e com habilidades que podem definir o destino da partida assim que entram em campo como Lurrus da Toca Onirica, Gyruda, Ruina das Profundezas e Zirda, o Brilho da Aurora.


Eu poderia passar o artigo inteiro falando sobre como são fortes/roubados, o porque deveríamos baní-los ou mudar regras do jogo, no entanto, eu imagino que a Wizards não vá tomar medidas tão rápido como gostaríamos, a atitude correta é se adaptar à existência da mecânica, independente de sua dominância, assim como fizemos em épocas recentes com Oko, Uro e Urza.

 


Se não pode com eles, junte-se a eles…

 

Não estou dizendo que não devemos pedir por mudanças, quem não chora não mama. Mas apenas reclamar sem fazer nada não te difere muito de quem reclamava que o Storm Modern era muito forte mas jogava de Monogreen Saprófitas e sem side.


O passo mais fácil é jogar com um deck de companion, temos 10 opções de companheiros diferentes, e vários tipos de arquétipos dentre eles, gosta de Aggro? Combo? Control? Dá pra jogar de praticamente qualquer coisa utilizando a 61ª carta extra.

 

GR Obosh
4958 visualizações
29/04/2020
R$ 840,94
R$ 1.343,15
R$ 3.681,71
4958 visualizações
29/04/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Companheiro (1)
1  Obosh, o Furapresa   3,20

Criaturas (32)
4  Elfos de Llanowar 0,20
4  Místico Élfico 0,65
4  Campeão da Lâmina de Aço   7,52
3  Chifres do Massacre  0,05
1  Clotis, Deusa do Destino   49,49
4  Fera Apaixonada // Desejo do Coração  0,90
4  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  6,50
4  Quebra-mágicas Gruul   2,48
2  Rhonas, o Indômito  42,00
2  Yorvo, Senhor de Pontegaren   2,00
Planeswalkers (2)
2  Domri, Anarquista de Nicol Bolas   5,46
Mágicas (2)
2  Garras da Cratera  0,20
Artefatos (2)
2  O Grande Círculo   89,90
Terrenos (22)
2  Confluência de Mana75,00
8  Floresta0,00
2  Montanha0,00
4  Penhasco do Raizame10,00
4  Solo Pisoteado27,86
2  Trilha de Caça8,99
60 cards total

Sideboard (15)
2  Estado Natural 0,06
1  Lança Sombria 19,58
1  Lanterna Guia-almas 0,75
2  Santuário dos Moldadores 4,00
2  Saraivada Despedaçadora 0,08
1  Obosh, o Furapresa   3,20
1  Céu // Terra  //   0,10
1  Clotis, Deusa do Destino   49,49
2  Desafio Coletivo   1,49
2  Ferocidonte Enfurecido  17,69

 

O Gruul Aggro do Pioneer usa o Obosh, o Furapresa como uma Fornalha de Rath tutorável.


A restrição do Obosh é ter apenas cartas ímpar no deck, o que parece ruim já que se você não tem drop 1, você só teria drop 3, no entanto, as aventuras te fazem trapacear nesse custo, pois o Gigante Esmaga-ossos // Pisar tem CMC ímpar mas pode ser jogado por 2 manas no Pisar. As outras cartas que trapaceiam no custo ímpar são Garras da Cratera e O Grande Circulo, dando mais utilidade para seus terrenos quando você parar numa curva par.


Apesar de parecer um aggro all-in, o deck tem boas jogadas de mid e late game, e o companion escolhido consegue causar mais de 20 de dano em um turno só!

 

Zirda Bomberman
4987 visualizações
29/04/2020
R$ 13.898,61
R$ 18.896,38
R$ 25.329,13
4987 visualizações
29/04/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Companheiro (1)
1  Zirda, o Brilho da Aurora   5,85

Criaturas (11)
4  Balista Ambulante  50,00
3  Zirda, o Brilho da Aurora   5,85
4  Salvádegos dos Aurioques  0,17
Planeswalkers (4)
4  Karn, o Grande Criador 39,43
Artefatos (25)
3  Diamante Olho de Leão 1.299,90
3  Mox de Opala 119,92
4  Pétala de Lótus 20,00
2  Esfera Cromática 0,75
4  Estrela Cromática 5,90
2  Fundição Modificadora 56,66
4  Monolito Sinistro 749,90
1  Basalt Monolith 13,28
2  Forja Mística 10,53
Terrenos (20)
4  Caverna das Almas249,95
4  Cidade de Traidores649,80
2  Covil Antigo4,10
2  Karakas110,99
4  Planície da Neve1,00
4  Tumba Antiga127,50
60 cards total

Sideboard (15)
1  Cripta de Tormod 0,98
1  Diamante Olho de Leão 1.299,90
1  Canonista Etherólatras  11,25
2  Sacerdotisa do Confinamento  3,70
1  Zirda, o Brilho da Aurora   5,85
2  Anel do Esquecimento  0,10
1  Basalt Monolith 13,28
1  Cajado da Dominação 57,48
1  Ponte Traicoeira 83,97
3  Vidente do Nó do Pensamento  21,95
1  Treliça Micossintetizadora 121,50

 

No Legacy o Bomberman se juntou ao Mystic Forge combo, adicionou a Zirda e o resultado foi essa bagunça maravilhosa aí em cima!


O deck tem diversos combos, entre eles: Zirda, o Brilho da Aurora + Monolitos = Mana infinita ou Auriok Salvagers + Diamante Olho de Leao = Mana infinita, daí você finaliza com Balista Ambulante, Cajado da Dominacao comprando o deck todo ou faz uma Fundicao Modificadora e cria tokens infinitas.


É um deck bem divertido de jogar já que é um combo com o objetivo de gerar mana infinita mas como o deck faz isso de várias maneiras diferentes e têm muitas interações legais, deixando todas as partidas bem diferentes entre si, uma caixinha de surpresas.

 

UB Control
4985 visualizações
29/04/2020
R$ 3.714,94
R$ 5.388,26
R$ 15.134,18
4985 visualizações
29/04/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Companheiro (1)
1  Lurrus da Toca Onírica   44,95

Criaturas (6)
4  Coisa no Gelo  27,90
2  Mago da Conjuração-relâmpago  150,00
Mágicas (26)
2  Desenterrar 0,80
4  Empurrão Fatal 6,99
3  Inquisição de Kozilek 8,00
2  Purgar Pensamento 0,45
4  Visões do Soro 3,75
1  Desprover  6,49
2  Escárnio do Tirano  0,49
1  Fuga de Mana  0,29
3  Amuleto do Arquimago   22,00
4  Força da Negação   297,86
Artefatos (6)
4  Bijuteria de Mishra 14,36
2  Magibomba Niilista 1,13
Encantamentos (1)
1  Busca por Azcanta  36,54
Terrenos (21)
4  Delta Poluído88,00
1  Floresta Tropical Nebulosa248,99
3  Ilha0,00
4  Lago Alpino Fervente214,90
3  Litorais de Mancha Negra30,71
1  Pântano0,00
2  Santuário Místico0,25
3  Túmulo Aquático38,25
60 cards total

Sideboard (15)
2  Cripta de Tormod 0,98
2  Explosivos Fabricados 24,80
1  Peso Morto 0,04
3  Brutalidade Coletiva  20,25
1  Busca por Azcanta  36,54
1  Rajada de Éter  0,25
2  Disputa Mística  4,89
1  Lurrus da Toca Onírica   44,95
2  Melodia Arrebatadora   0,30

 

E quem disse que control morreu?


Graças ao Lurrus da Toca Onirica, este UB control consegue recorrer suas kill conditions(Mago da Conjuracao-relampago e Coisa no Gelo) além da, já famosa em decks de Lurrus, Bijuteria de Mishra.


O que difere este baralho dos outros controls é que ele pretende fechar a partida de maneira bem mais rápida que o convencional, e a recursão das criaturas é crucial para isso, uma vez que o Lurrus te impede de jogar com Jace, que é a kill condition convencional deste tipo de deck.


A parte interessante do Companion aqui é que ele não volta apenas criaturas, mas também pode voltar uma Busca por Azcanta e te deixar na frente no late game, mesmo contra cóleras, ou ficar recorrendo Magibomba Niilista para limar o cemitério quantas vezes quiser e ainda dar draws no processo.

 

Você não precisa necessariamente se adequar ao sistema, como bom PUNK RAIZ você pode seguir suas origens anarquistas e bater de frente com o que querem te impor. A maneira de ganhar dos decks de companion é: passar por baixo ou por cima deles!

 

GW Hatebears
4987 visualizações
29/04/2020
R$ 2.172,56
R$ 3.510,90
R$ 11.427,61
4987 visualizações
29/04/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (30)
1  Arvoredo Dríade21,32
2  Aves do Paraíso 17,55
4  Doadora de Runas 33,58
4  Hierarca Nobre 77,00
4  Árbitro Leonino  6,99
4  Místico Litoforjador  104,99
2  Cavaleiro do Relicário   7,89
2  Escavadora de Ramunap  17,50
4  Mnemocensor Aviano  3,50
3  Rastreador Incansável  24,99
Planeswalkers (1)
1  Nissa, Abaladora do Mundo   22,50
Mágicas (4)
4  Caminho para o Exílio 9,56
Artefatos (2)
1  Espada de Banquete e Fome 115,00
1  Crânio-Marreta 38,95
Terrenos (23)
2  Campo da Ruína1,20
1  Contraforte Arborizado68,00
2  Copas do Horizonte98,78
4  Floresta0,00
3  Jardim do Templo28,99
3  Planície0,00
4  Quarteirão Fantasma1,70
4  Urzal Ventoso50,92
60 cards total

Sideboard (15)
1  Lança Sombria 19,58
3  Véu do Verão 34,32
3  Descanse em Paz  16,95
2  Mago do Bando Qasali  1,49
1  Espada de Aço e Tendão 27,90
2  Gideon das Provas   31,42
1  Nissa, Voz de Zendikar   8,95
1  Rastreador Incansável  24,99
1  Thalia, Cátara Herege  5,00

 

Uma boa maneira de passar por baixo dos companions é impedi-los de jogar.


O Hatebears usa Arbitro Leonino e Mnemocensor Aviano para atrapalhar ou bloquear completamente o desenvolvimento dos terrenos adversários. Sem terrenos do outro lado você não precisa se preocupar com um Lurrus ou Gyruda, são “apenas” 10 batidinhas de Arbitro até matar o oponente antes que ele faça algo relevante! haha


A parte legal deste deck é que ele é montado para atrapalhar o adversário de jogar, mas caso suas lock pieces não funcionem, seu plano agressivo é bem acentuado nas costas de Mistico Litoforjador + equipamentos ou dominar a partida com um Rastreador Incansavel gigante e com um monte de cartas na mão.

 

Doomsday
4956 visualizações
29/04/2020
R$ 10.860,92
R$ 16.210,37
R$ 41.938,32
4956 visualizações
29/04/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (2)
1  Oráculo de Tassa  19,75
1  Aparição de Estrada   5,45
Planeswalkers (3)
3  Teferi, Manipulador do Tempo   89,90
Mágicas (31)
1  Agarrar-se ao Pó 0,45
2  Capturar Pensamento 69,90
2  Coagir 0,03
4  Ponderar 5,99
4  Preordenar 4,90
4  Ritual Sombrio 0,82
4  Tempestade Cerebral 1,74
1  Confim Outonal  0,30
1  Predizer  0,40
4  Dia do Juízo Final   54,00
4  Força de Vontade   280,00
Artefatos (7)
1  Diamante Olho de Leão 1.299,90
2  Pétala de Lótus 20,00
4  Astrolábio de ArcumS0,63
Terrenos (17)
4  Delta Poluído88,00
3  Ilha da Neve0,99
1  Pântano da Neve1,00
4  Praia Inundada61,28
1  Scrubland600,00
1  Tundra1.039,90
2  Underground Sea2.299,90
1  Vista Prismática107,92
60 cards total

Sideboard (15)
1  Caverna das Almas249,95
3  Espadas em Arados 4,00
1  Extração Cirúrgica 49,90
1  Jaula do Escavador de Túmulos 5,21
2  Contrabalançar  58,90
2  Desencantar  0,03
1  Auge do Inverno  2,48
2  Mentor do Monastério  69,37
2  Ponte Traicoeira 83,97

 

Uma outra maneira de passar por baixo dos companheiros é combar!


O Doomsday é um “combo de uma carta”. Você resolve o Dia do Juizo Final com mana no pool e alguma maneira de comprar pelo menos uma carta, faz a pilha correta de 5 cartas que ganhe naquele momento, usa o seu primeiro draw e a sua pilha deve se resolver sozinha, matando de Oraculo de Tassa. Claro que as coisas não são tão simples de se executar, mas as pilhas de hoje em dia são muito mais simples que as de 10 anos atrás quando o deck era mais popular no legacy, e a grande quantidade de proteção(Descartes, teferinho) te ajudam a contornar praticamente qualquer situação.


Se você gosta de sofrer pensando em pilhas complicadas e surpreender adversários, o Doomsday é o deck perfeito!
 


Eldratron
4981 visualizações
29/04/2020
R$ 1.794,54
R$ 2.889,59
R$ 7.759,44
4981 visualizações
29/04/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (14)
2  Balista Ambulante  50,00
4  Remoldador da Matéria  5,85
4  Vidente do Nó do Pensamento  21,95
4  Arrebentador da Realidade  9,00
Planeswalkers (6)
4  Karn, o Grande Criador 39,43
2  Ugin, o Inefável 11,90
Mágicas (6)
2  Lamento Distorcedor  0,20
2  Desmembrar   3,65
2  Tudo é Poeira 20,00
Artefatos (10)
4  Mapa da Expedição 4,51
4  Cálice do Vácuo  153,00
2  Pedra da Mente 1,25
Terrenos (24)
1  Caverna das Almas249,95
1  Confim Tectônico1,45
2  Ermo0,66
1  Fonte Radiante0,09
4  Mina de Urza4,00
4  Templo dos Eldrazi19,90
1  Território dos Necrófagos3,90
4  Torre de Urza4,00
4  Usina de Urza4,00
2  Zona de Explosão21,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Jaula do Escavador de Túmulos 5,21
3  Relíquia de Progenitus 9,99
1  Balista Ambulante  50,00
2  Contorção Espacial  0,10
1  Luneta Enfeitiçada 1,40
1  Orbe Tórpida 13,94
1  Revestimento Liquometálico 2,50
1  Ponte Traicoeira 83,97
1  Forja Mística 10,53
1  Orbe Espanta-Bruxa 1,62
1  Soberana Celeste, Capitânia do Cônsul 1,43
1  Máquina a Vorme Espiralado 58,50

 

Se passar por baixo não está funcionando, por cima, com certeza, vai.


O Eldratron tem um objetivo: fazer macarrões grandes o mais rápido possível e atrapalhar o oponente com Calice do Vacuo e Vidente do No do Pensamento  ,se for preciso.


O deck usa os terrenos de Urza(Torre, Mina e Usina) para potencializar suas jogadas. Diferente do Mono Green Tron, o Eldratron funciona bem sem a trinca fechada, mas com ela ele é quase imbatível.


Agora com Karn, o Grande Criador o deck ficou mais versátil, com muitas respostas já no maindeck graças ao -2 do walker, e com mais facilidade de levar as partidas mais grindy uma vez que o planeswalker consegue virar partidas subindo e descendo diversas vezes.


Uma das cartas mais importantes nesse mundo de Companions onde a mesa determina o vencedor é o Tudo e Poeira, ele é uma Pedra do Oblivio que só limpa as permanentes do adversário pois seu deck é construído apenas por cartas incolores. Apenas pense na felicidade de fazer um All is Dust com um Smasher na mesa. Felicidade pra você, pelo menos…

 

Não me leve a mal, eu ADORO reclamar, mas podemos também pensar em maneiras de combater os companheirinhos enquanto eles são legais em todos os formatos. Talvez não seja melhor combater do que se juntar à ameaça fantasma, mas até lá, vamos pensar numa maneira de continuar tornando o Magic um jogo divertido mesmo nos níveis mais altos de competição!

 

Antes de me despedir, venho aqui mendigar divulgar meu canalzinho no Youtube, se você gosta de Modern, eu faço vídeos frequentes explicando detalhadamente como funcionam os deckinhos, dá uma olhada lá(ou melhor, AQUI). Um beijo, um queijo(de soja) e até a próxima!

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Bruno Orelha é amante das estratégias de terrenos como Lands, Death and Taxes e Valakut. Capitão do Valakuteam e Youtuber nas horas vagas em www.youtube.com/brunoears.
Redes Sociais: Youtube, Facebook
Comentários
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(Quote)
- 08/05/2020 15:42

Isso dai é mais vicio da comunidade que falha da carta, vejo pelo Pauper cara, pode entrar cartas novas mas sempre fica girando em torno dos mesmos decks, quando voce ve uma carta nova comum eles ja veem em qual deck Tier 1 da modalidade aquela carta, mas ninguem para pra analisar o que pode ser feito com cards "fora da curva"

Tenho certeza que deckbuilders vao trazer algo diferente ainda mais no Legacy, so tem que aguardar, companion é sim quebrado!

(Quote)
- 08/05/2020 12:51
Outro ponto sobre a fraqueza do play design é que parece haver uma guerra silenciosa dentro da equipe da Wizards. Por um lado uma equipe de playtesters que já apresentam diversas falhas, e por outro uma equipe de criação que descaradamente quis empurrar o powerlevel desses cards (vide a política F.I.R.E.).

Pode ate ser que o play design tenha alertado sobre um card ou outro ou uma possivel mecanica nao prazerosa, mas a equipe de criação com a nova política da Wiz parece receber mais privilégios. Isso tudo para atrair novos jogadores.

Uma pena que não estão pensando nos jogadores antigos e naqueles que tanto davam suporte ao jogo durante anos. Talvez esse seja um erro tao grotesco quanto à epoca do bloco de Mirrodin.

Agora resta saber se vão lançar um set ao estilo "kamigawa" também.
(Quote)
- 08/05/2020 12:43

Só discordo no Teferinho e Narset. Para mim, pw com habilidade passiva foi um erro de design grotesco.

(Quote)
- 08/05/2020 11:56
gente vem pro pauper!
(Quote)
- 08/05/2020 00:58

Em breve veremos novas desculpas por causa dos companions. Sou forçado a jogar Arena por estarmos em afastamento social, e o standard está um porre. Que meta horrível... decks doentes abusando de cartas mal-feitas que contornam a restrição de mana, companion para todo lado, partidas loooooooooooongas e enfadonhas que dá vontade de desligar e ir dormir. Sem contar no estrago nos formatos eternos. Desde que voltei a jogar em 2016 nunca vi uma cagada tão grande quanto essa que fizeram em Ikoria.

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