Load or Cast
A Hora do Pauper – Destaques de Ikoria para o Pauper
Vejamos o que Ikoria trouxe de certezas e possibilidades para o formato.
06/05/2020 10:05 - 6.102 visualizações - 19 comentários
Load or Cast

E aí galera, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição Ikoria Terra de Colossos trouxe para o Pauper. Claramente temos uma mudança no power level das novas edições e Ikoria pode ser uma das coleções que mais podemos ver como novas habilidades podem ser relevantes em formatos eternos. Com essa mudança, temos um formato limitado mais forte, forçando a termos cartas comuns que consigam ser relevantes em meio a tantas bombas como a edição nos trouxe. Sendo assim, nunca tivemos tantas cartas com potencial para jogarem no Pauper, mesmo que em decks menos competitivos.


Antes que eu pareça louco, não estou dizendo que a coleção trouxe cartas fantásticas para o formato, alterando a estrutura do metagame, mas vemos um número maior de opções e com habilidades que podem ser relevantes em decks específicos.


A habilidade de companheiro tem se mostrado extremamente forte, mas não temos cartas comuns com ela, entretanto algumas cartas se destacaram por oferecer um pouco de novas mecânicas ao formato. Reciclar já é presente no formato, mesmo que não seja uma habilidade chave para vários decks, algumas builds tem começado a fazer sucesso, até porque agora temos um belo payoff. Marcadores de habilidades podem ser interessantes, mas acabam por não mudar muito a dinâmica da maioria dos decks. Mutação é algo totalmente inovador e mesmo assim ainda precisa ser adaptado ao que temos hoje, pois o formato é notoriamente lento, favorecendo o uso de cartas que geram vantagem, sendo assim não é muito prudente estabelecer seu jogo em apenas uma criatura grande. Além disso, as melhores cartas com Mutação, ou aquelas que não te fazem perder vantagem de cartas caso a criatura seja removida, estão em outras raridades.


Vamos falar de algumas cartas e ver onde elas poderiam ser utilizadas:


●  Base Sólida

 


Esse encantamento era uma das cartas certas que jogariam no formato, mas não é o que vem acontecendo nas últimas semanas. Por mais que esteja sendo testado no MonoW Heroico, ainda não se provou a melhor opção para deck, mesmo sendo um belo truque de combate e muito sinérgico. O fato de ter Lampejo facilita muito a estratégia do deck, trigando a habilidade de Heroico durante o turno de seu oponente, esperando o momento em que você não precise usar uma mágica de proteção, mas eu acredito que o fato dela depender de outro encantamento para extrair o seu máximo é que causam dúvidas sobre sua eficiência. Outro ponto é que apenas com a Pioneira do Bando de Lagonna, sua habilidade de causar dano considerando a resistência, acaba por ser relevante, pois nas outras criaturas os valores são iguais. Acredito que por esses dois pontos, esse encantamento ainda não se tornou o que se esperava, porém podemos vê-lo figurando em outras builds no futuro.


●  Carneirada

 


Muito se especulou sobre essa mágica instantânea, por ela oferecer algo que temos pouco no formato, que são remoções para o verde. Diferente da Patada Selvagem, que aumenta o poder da sua criatura, Carneirada exige que ela já seja forte o suficiente para matar outra, o que nos leva para outro deck onde essa é uma realidade, o GW Auras. O intuito do deck é crescer muito sua criatura para causar o maior dano no menor tempo possível, então ter Atropelar se faz essencial, já que é a melhor forma de evasão que o deck pode proporcionar, criando um cenário excelente, já que você não precisa adaptar nada na construção do deck para abrigar essa mágica. Seu efeito é único no formato, ainda mais por ser instantânea, diminuindo a necessidade de cartas de outras cores, facilitando a configuração dos seus encantamentos de terrenos.


●  Profecia de Fogo

 


Conceitualmente essa carta é bem boa, porque é uma remoção que pode te fazer trocar uma carta morta da mão por um draw. Foi ventilado que ela seria uma boa remoção para o formato, mas o problema é que pagar duas manas para dar três de dano pode não ser suficiente, sendo mais eficiente usar outras remoções. Outro problema é que dá dano apenas em criaturas, o que restringe seu uso em outros decks, como o Burn. Ainda acho que sua habilidade seja relevante, por isso ainda espero ver listas utilizando-a.


●  Exalações Sufocantes

 


Uma mágica que possa matar várias criaturas sendo instantânea me parece muito relevante para o formato, mesmo custando mais do que Murchar. Uma carta parecida com ela é a Lamuria dos Nim, que mesmo possuindo a habilidade de Entrelaçar, acaba por não ser muito utilizada devido a seu uso específico contra Elfos, por exemplo. Outro ponto muito interessante é que a sua habilidade de Reciclar eleva sua versatilidade, sendo útil para matar várias criaturas, criar um efeito de fog, ou comprar uma carta por duas manas quando não é necessária. Esse é o tipo de carta que podemos ver jogando em decks com estratégia control e/ou midrange do formato.


●  Criaturas com Mutação


Não vejo nenhuma carta com lugar certo, mas acredito que seja uma habilidade que mereça vários testes, até porque temos muitas criaturas não humanos jogando nos principais decks do formato. Só temos cinco criaturas com Mutação que sejam comuns, mais duas que possuem sinergia com a habilidade, mas precisam de um deck rodando ao redor disso, o que é totalmente inviável no formato. Outro ponto é que criaturas com Mutação podem de fazer ficar atrás em vantagem de cartas, caso a criatura seja removida, por isso é necessário que ela faça mais do que apenas ter uma criatura maior em campo.


Megacorneo Migratorio: recentemente um jogador italiano fez uma lista de Elfos onde ele trocou Patrulheiro Silvestre por essa criatura, justificando que assim teria uma criatura relevante em combate caso fosse necessário. Acho uma carta específica para decks que rampam ou possuam splash, mas que ainda usem criaturas para isso, até porque seu custo de Mutação é ok para buscar um terreno e ter uma criatura 3/4 em campo.


Vulpipagaio: apesar do nome estranho demais, essa criatura pode ser interessante em campo, sendo possivelmente 3/4 com voar, por apenas três manas. Apesar de isso ser relevante, ela não traz vantagem alguma, criando um cenário desfavorável ao ser removida. Um lugar em que vejo um possível uso, seria em decks com criaturas que quando morrem deixam uma ficha, como vemos em algumas listas de White Weenie.


Sussurrador das Cavernas: é umas das criaturas que vejo como mais promissoras, pois cria o cenário onde ela traz uma desvantagem de cartas a seu oponente, além de possuir um corpo relevante em combate, até porque uma criatura 4/4 com Ameaçar pode trazer vários problemas. Gostaria de fazer testes com ela no MBC, pois você consegue fazer Raivoso Phyrexiano ser um ótimo atacante.


Furanuvem: é uma criatura com um corpo, já que temos muitas criaturas importante no formato que voam. Apesar disso, seu custo é um pouco alto apenas pelo looting, porém ela pode ser minimamente relevante em decks que fazem uso de cartas no cemitério.


Garca-de-cauda-onirica: aqui temos o que melhor podemos esperar de uma criatura com Mutação para Pauper, onde ela se paga logo ao entrar em campo, sendo um bicho 3/4 com voar, o que faz dele um excelente agressor.


●  Cartas com Reciclar


Uma das mecânicas que retornou em Ikoria e trouxe várias ferramentas interessantes para alguns decks, além de ter ressuscitado o Cycling Storm no formato nas mãos do Caleb Gannon, sendo muito presente nas ligas e Challenge (inclusive com um top8 no evento do dia 26/04). Ganhamos catorze cartas com essa mecânica, sendo sete com custo de uma mana genérica e outras sete com custo de duas manas genéricas. Temos que lembrar que estas cartas foram concebidas para o Limitado, compondo um dos melhores arquétipos dessa coleção tendo uma base Boros. Vou citar algumas que podem ser relevantes:


Curandeiro de Drannith / Ferroadora de Drannith: ambas estão sendo utilizadas no Cycling Storm e não vejo outro uso que não seja nesse deck, porém cumprem muito bem esse papel, sendo opostas e essenciais em momentos específicos do jogo, podendo ser a win condition ou te salvando da derrota.


Dar o Sangue: o vermelho ainda não possuía efeitos de luta, o que faz dessa carta ser útil em vários momentos, mas o formato não tem nenhum deck onde criaturas vermelhas maiores se façam presente, entretanto o futuro pode nos mostrar surpresas.


Velas Despedacadas: aqui, temos uma mágica útil por ser versátil, por poder lidar com ameaças voadoras ou destruir um artefato, além de se ciclar quando nenhuma dessas situações são relevantes, fazendo dela uma ótima carta de side para vários decks com vermelho.


Esmorecer: outra opção versátil, onde vemos uma carta que poderia até ser maindeck.


Conversando com meu amigo Bruno Barcellos, ele disse ter testado uma cópia no Elfos, sendo útil por suas duas opções, além de se ciclar quando não é necessária, sendo interessante em um deck que pode ter seu plano de jogo comprometido por algumas cartas chave.


Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!

Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo host do PauperView e cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 15/05/2020 14:45

opa! não conta...o tipo de criatura em cartas que flipam é apenas o da face voltada para cima no momento em questão...valeu

(Quote)
- 15/05/2020 14:44

opa, muito obrigado! também gosto da carta e foi um dos meus destaques qdo saiu o full spoiler. Tbm acho q ela ainda possa ser mais aproveitada...mas acho q ainda falta um deck fazer mais resultado pra dizer que influenciou. valeu

(Quote)
- 15/05/2020 14:42

opa, valeu!!

(Quote)
- 15/05/2020 14:42

opa, muito obrigado! verdade! saudades de um mtg em papel...valeu!

(Quote)
- 15/05/2020 14:41

opa! tbm acho! pode ser maind deck e alguns decks e side na maioria que tenha verde. valeu!

Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper – Destaques de M21 para o Pauper
M21 pode adicionar algo ao Pauper? Sim! E eu ainda acho que é só o começo...
6.227 views
Hora do Pauper – Destaques de M21 para o Pauper
M21 pode adicionar algo ao Pauper? Sim! E eu ainda acho que é só o começo...
6.227 views
Há 8 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper – Simic Barreiras
É possível vencer um jogo com Barreiras? Veja como esse deck combo funciona.
6.343 views
Hora do Pauper – Simic Barreiras
É possível vencer um jogo com Barreiras? Veja como esse deck combo funciona.
6.343 views
Há 22 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Mono Black Control
O deck mais querido dos brasileiros volta a fazer resultado e se posicionar bem no atual metagame.
7.422 views
Hora do Pauper - Mono Black Control
O deck mais querido dos brasileiros volta a fazer resultado e se posicionar bem no atual metagame.
7.422 views
04/06/2020 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper – Cycling Storm
O combo de Cycling volta ao Pauper com as novas adições de Ikoria.
6.666 views
Hora do Pauper – Cycling Storm
O combo de Cycling volta ao Pauper com as novas adições de Ikoria.
6.666 views
20/05/2020 10:05 — Por Heli Mateus
A Hora do Pauper - 8 listas Pauper para o MTGO
Trago oito listas Pauper para você se aventurar no MTGO sem gastar muito
11.051 views
A Hora do Pauper - 8 listas Pauper para o MTGO
Trago oito listas Pauper para você se aventurar no MTGO sem gastar muito
11.051 views
15/04/2020 18:05 — Por Heli Mateus