Load or Cast
Legacy na Quarentena
Como aproveitar nosso querido formato de dentro de casa
24/04/2020 10:05 - 3.503 visualizações - 6 comentários
Load or Cast

2020 chegou e com ele esse surto maluco de COVID-19. As consequências socioeconômicas do isolamento social são várias e se desdobraram atingindo diferentes aspectos da sociedade civil. Desde o cuidado que tomamos em cruzar com estranhos na rua, até corridas por álcool em gel e papel higiênico aos supermercados.


Essas últimas semanas estão sendo uma loucura e tenho certeza que muitos de nós sequer imaginávamos que passaríamos por isso alguma vez na vida. Mas considerando um mundo cada vez mais globalizado, é de se esperar que um vírus que ataque as vias aéreas atingisse proporções globais em pouco tempo, como aconteceu agora.

 

Infelizmente, as consequências da mudança de comportamento necessária para combater o contagio desenfreado atingiram o MTG e com isso eventos de Magic de papel foram cancelados no mundo inteiro. Desde aquele campeonato semanal na sua loja local até Magic Fests e PT’s em torno de todo o globo. E agora? O que fazer?


Antes de mais nada, agradeça. Se você pode se dar ao luxo de procurar soluções de entretenimento nesse momento gravíssimo, considere-se um privilegiado. Consciente desse privilégio, do qual, infelizmente, nem todos nós compartilhamos, especialmente em um pais desigual como o nosso, vamos para as soluções possíveis e começar a falar de coisa boa, finalmente.


Assistir TV e ficar ligado 24hs no noticiário, em qualquer canal que seja, é uma receita e tanto para surtar, então, nada melhor que tentar distrair a cabeça com um pouco desse joguinho que a gente tanta ama e desse formato que prospera, mesmo num cenário caótico desses. Mas então, qual a primeira solução?
 

A primeira solução é: jogue online.

 

De vez em quando fico pensando o que fazem meus amigos não gamers fazem nesse período trancado em casa, além de jogarem Uno e assistirem Netflix.


Para os gamers, no entanto, a rotina não deve ter mudado muito e o MTGO ultimamente tem ganhado cada vez mais adeptos. Os magiqueiros ao redor do mundo estão todos trancados em casa, ou pelo menos em sua maioria, e com isso se voltaram em peso para o MTGO em busca dos formatos não atendidos pelo Arena. Pionner, Modern, Legacy e Vintage estão em alta e as ligas dos formatos estão salpicadas de gente.

 

Em contrapartida pelo aumento da demanda, nossa querida Wizards incrementou os campeonatos competitivos no programa. Nesse ultimo mês tivemos um PTQ de cada formato por semana, com premiação sensacional. Além disso estão rolando os showcases de cada formato, que também são um caminho para o PT, sem contar que vai começar a ter um Challenge adicional por semana de cada formato.


É literalmente impossível ficar sem jogar e tem jogos para todos os níveis e interesses. Desde o pratice que é free to play (desde que você tenha um deck), passando pelas ligas e chegando nos PTQs. Se você está meio perdido e não tem ideia por onde começar e nem sabe muito bem o que significam cada um desses campeonatos que eu citei, dá uma lida nesse meu artigo aqui e você vai descobrir tudo que precisa.
 

O Legacy está passando por mudanças impressionantes nessas ultimas semanas e se você gosta do formato não pode perder essa transição pós banimento de Ruptura do Submundo. Conforme esperado, os decks de Oko, Ladrao de Coroas estão dominando o formato, principalmente depois da adição de Uro, Tita da Ira da Natureza ao deck. Esse bichão de três manas em conjunto com Grimorio Silvestre está fazendo um estrago e em pouco tempo, creio eu, serão onipresentes no nosso legadinho.


Além das duas cartas supramencionadas, Veu do Verao e Astrolabio de Arcum são alvos constantes de reclamações, mas dividem opiniões dos jogadores mais apaixonados, principalmente o Astrolábio. De um lado, tem gente reclamando que Astrolábio quebra a color pie e permite aberrações tais como decks de 5 cores usando Retorno ao Basico
 

De outro lado, tem o coro que defende a carta, tendo em vista que ela cumpre um papel de baratear o formato, já que o uso de Old Duals se restringe à metade ou menos do que era usado antes dessa cartinha.


De uma maneira fria, o metagame mudou bastante. Decks de Delver estão sendo empurrados para fora do formato por força de Uro e Oko, e decks que antes tinham como principal plano de disruption os descartes (ANT e Depths como principais), também estão em baixa, por força de Veu do Verao.


Em contrapartida, combos que podem abusar de Véu ganharam força e surgiram listas novas de BUG Doomsday e UG Omnitell usando a carta. Se você só jogava Legacy de papel e vai entrar agora no MTGO, prepare-se para enfrentar decks com muitas cartas novas, principalmente aquelas lançadas de 2019 pra cá.

 

Mas Thiago, eu não tenho muito interesse em jogar online e nem quero gastar grana com isso. O que eu faço?

 

Simples! Bora assistir essa galera insana que começou a produzir conteúdo em vídeo em massa durante essa quarentena, e é sério. Com a galera em casa, o número de streamings de MTG cresceu absurdo. É só acessar o app da twitch e você vai se deparar com inúmeras transmissões, de Arena e de MTGO, passando por todos os formatos. Abaixo segue uma listinha do que há de melhor online:


O primeiro deles, que vou comentar aqui é o:
https://www.twitch.tv/mtgobrasil


Esse canal é capitaneado pelo incrível Marcelo Medeiros, que teve a excelente ideia de promover uma liga de Legacy com uma galera original do grupo de whats do MTGO, chamada de LBL (Liga Brasileira de Legacy). A liga é baseada na LPL, do Julian e segue a mesma estrutura. São 16 participantes, que foram divididos em quatro grupos e atualmente estão jogando a fase de grupos do campeonato. Essa fase vai evoluir para uma fase de mata-mata até que seja definido o campeão no final.


Eu estou lá, no Grupo C, junto com Stefano Silveira, Romário Vidal e Matheus Alves. Os outros 12 participantes são: Bruno Guerra, Gabriel de Person, Marcelo Coutinho e Bruno Oliva no Grupo A; Jurandir Rangheti, Felipe Medeiros, Fausto de Souza e Roberto Cardoso no Grupo B; e Guilherme Cesar, Luis Nolasco, Daniel Nunes e Vicente Mafhuz no Grupo D.


Os jogos são gravados e transmitidos no canal acima com comentários ao vivo de convidados muito especiais e queridos pela comunidade Legacy brasileira, todos os domingos e quartas-feiras a partir das 20:30.


São quatro rodadas por dia, todas comentadas de uma forma bem descontraída, do jeito que o formato pede. No ultimo domingo rolou até um sorteio de um Emrakul, o Fragmento dos Eons para quem tinha curtido as enquetes no twitter do Marcelão e estava acompanhando a transmissão. Então aproveita e segue o canal pra acompanhar cada etapa desse campeonato.


O segundo, é o canal do queridíssimo Fausto Souza, da Eternal Magic:
https://www.twitch.tv/eternalmagicbr

 

O Fausto é organizador do Eternal Challenge, que é o circuito de Legacy que acontece em Brasília anualmente. Além disso ele foi o principal narrador dos últimos três NL, de 2017 em diante. As transmissões dele acontecem todas as noites, de segunda a sexta, a partir das 21hs.


Durante a semana costuma rolar gravação ao vivo do Podcast da Eternal Magic, com Romário Vidal, além de deck techs. Sem contar que o Fausto sempre leva um convidado especial para a stream, inclusive até PV já participou da última. Simplesmente imperdível.


O terceiro canal com conteúdo excelente é do amigo Romário Vidal:
https://www.twitch.tv/romariovidal

 

Recentemente Romário ficou em segundo lugar no PTQ Legacy que rolou no MTGO há uns 15 dias atrás e garantiu sua vaga para o PT, jogando de Doomsday. Se você está procurando por excelentes jogos, e tentando descobrir mais pilhas de Doomsday depois de Oraculo de Tassa, esse é o lugar certo.


Geralmente o conteúdo dele é em inglês, mas tenho certeza que ele responderá perguntas em português no chat. Além disso, em seu canal do youtube, Romário andou produzindo conteúdo em português.

 

O quarto canal não é na twitch, mas só no youtube. É o canal do queridíssimo Roberto Cardoso, finalista do NL 2019, com muito conteúdo de qualidade sobre o BR Reanimator. Se você não conhece ainda, clica nesse LINK AQUI agora.
 

O Robertão é um excelente jogador e um entusiasta do arquétipo, tenho certeza que todo mundo interessado nesse combinho nefasto vai encontrar muito o que aprender no canal dele, que tem o nome carinhoso de Griseldaddy Channel! Diversão garantida!

 

O quinto canal, de outro excelente jogador, é o Budget Legacy do Vicente Mahfuz e você pode encontra-lo nesse LINK.
 

O Vicente é um jogador de Dredge, primeiro brasileiro a ganhar um Challenge Legacy, que resolveu fazer uma empreitada para divulgar listas baratas capazes de fazerem bons resultados no formato, especialmente voltadas para quem quer gastar pouco e ainda assim aproveitar o Legado. Se você tem interesse em listas budget, não pode deixar de acessar o conteúdo que o Vicente produz.


O sexto canal de Legacy do dia é o meu. Sim, eu também estou na twitch, no canal: https://www.twitch.tv/laywer2


No inicio demorei a firmar um horário legal da stream, mas agora consegui e ela vai rolar de segunda a quarta, a partir das 22hs. Lembrando que enquanto rolar LBL nas quartas, minha stream fica suspensa. Nos outros dias costumo transmitir Prelims, Challenges e PTQs, no MTGO, sempre com decks variados e de vez em quando com algum convidado super especial.


Aqui você vai encontrar discussões sobre listas, deck techs e quem sabe um episódio de Naruto no intervalo de uma partida para outra do Challenge. E como ninguém é perfeito, vai dar pra rir também, quando eu der um missclick na Terras Ermas e destruir minha própria Dual ao vivo (de fato isso aconteceu). Então se você procura por diversão garantida com algumas aparições momentâneas da minha avó no canal, não deixa de acessar o link ali em cima e começar a me seguir.


Por fim, lá fora também tem muito conteúdo de qualidade sendo produzido para o Legacy. Apesar de tudo ser em inglês, vou deixar abaixo alguns canais legais na twitch, pra você acompanhar, todos, claro, voltados para o melhor formato do MTG:

 

https://www.twitch.tv/ewlandon - Eric Landon, jogando de BR Reanimator. Super conhecido por ter sido diversas vezes líder de troféus das ligas de Legacy.


https://www.twitch.tv/goblinlackey1 - Eli Goings, jogando de Goblins. Excelente piloto do arquétipo e ponto obrigatório para quem não abre mão de um Lacaio Goblin.


https://www.twitch.tv/yamakiller/ - Gal Schlesinger, jogando de Eldrazi Stompy. Atual referência do deck no MTGO.

 

https://www.twitch.tv/anzidmtg/ - Anuraag Das, atualmente jogando de Snow Pile e na disputa pela liderança de troféus da liga. Recentemente fez top 8 nos dois últimos qualifiers para o Legacy Championship da temporada.


https://www.twitch.tv/xjcloud – John Ryan, jogando de Death and Taxes, Bomberman, etc. Excelente jogador, é uma fonte rica de detalhes para quem gosta dos arquétipos.

 

https://www.twitch.tv/stryfo – Chase Hansen, jogando de Stryfo’s Pile, deck que leva seu nome (nick do MTGO) e que já caiu no gosto da galera do control. Atualmente na briga pela liderança de troféus da liga.

 

https://www.twitch.tv/dougesontwitch – Douges, jogando de Maverick. Além do canal ele tem um site excelente, falando tudo que você precisa saber sobre o arquétipo, só confere aqui.

Mas lembrem-se, não apenas assistam a esses conteúdos. Deem sempre um follow que é muito importante para quem faz o conteúdo e, claro, se puderem, vão de subscribe ou façam algumas donations como forma de mostrar seu apoio.

 

É isso pessoal, espero que o artigo tenha sido útil. Separem um tempinho para curtir todo esse conteúdo nessa quarentena, porque momentos de lazer são essenciais durante essa crise, para manter a cabeça em ordem. Espero que com esse artigo vocês encontrem conteúdo de sobra para passar o tempo livre sem nenhum tédio.

Thiago Mata Duarte ( thmduarte)
Fundador e organizador da Liga Mineira de Legacy (2014 - 2018), organizador do Nacional Legacy desde 2018, é um entusiasta e ativo incentivador do formato no país. Joga Legacy desde final de 2012 e desde então sempre tem alguma coisa para falar, desde os recônditos obscuros do POX, passando pelos tier 5 de Opalescence, até chegar nos decks de Brainstorm.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 26/04/2020 12:38
Show, excelente artigo.
(Quote)
- 26/04/2020 11:06
Vc é o cara, show demais o conteúdo!
(Quote)
- 24/04/2020 13:58

De fato esse artigo foi escrito antes dos companions chegarem. Agora o problema é bem maior hehehe. De qualquer forma, aproveitem sua segunda parte e vão curtir um pouco de Legacy no twitch e no Youtube!

Abs

(Quote)
- 24/04/2020 13:19
Primeiramente parabéns pelo artigo.
De resto, sei lá...Posso estar muito errado mas a galera agora reclama do Oko e do Véu. Ok
Amanhã irão reclamar do Karn + treliça, depois do Heliod + Balista, Delver + brainstorm, não tem fim isso.
Eu jogo Bant Maverick e já levei muita surra.
(Quote)
- 24/04/2020 11:14
Legacy está num momento bem precário na minha opinião. Os decks agro estão sendo forçados para fora do meta por 4-5c SnowOko.

Honestamente, eu só vou jogar pauper no MTGO ate que Astrolabe, Lurrus e talvez Oko sejam banidos, e tenho visto muitos jogadores tendo a mesma atitude. Alguns estão falando até que o legacy virou "standard com terrenos de $500".

É uma pena, porque alguns cards que não foram devidamente testados estão causando tanto estrago nos formatos eternos. 2019/2020 tiveram tantos cards interessantes como Dreadhorde Arcanist, Pteramander, Thassa's Oracle, Assassin's Trophy, Brazen Borrower, Bonecrusher Giant, Questing Beast, Force of Negation, Ice-fang Coatl, Munitions Expert' Goblin Cratermaker, Goblin Trash master, Pashalik Mons e tantos outros....

Lamentável que alguns poucos cards tiveram um impacto tão negativo no formato.
Últimos artigos de Thiago Mata Duarte
Três maneiras práticas de usar melhor a pilha
Vamos falar da pilha e como aproveita-la ao máximo durante suas partidas.
7.370 views
Três maneiras práticas de usar melhor a pilha
Vamos falar da pilha e como aproveita-la ao máximo durante suas partidas.
7.370 views
Há 15 dias — Por Thiago Mata Duarte
A F.I.R.E. está matando o Magic
Reflexos da filosofia F.I.R.E. no Legacy e o Power Creep do MTG nos últimos dois anos.
31.106 views
A F.I.R.E. está matando o Magic
Reflexos da filosofia F.I.R.E. no Legacy e o Power Creep do MTG nos últimos dois anos.
31.106 views
23/05/2020 10:05 — Por Thiago Mata Duarte
O Yawghmoth na Sala – Dia 09 e a lista Banidas e Restritas
Previsão do que vai acontecer no Legacy no dia 09 e quais mudanças esperar.
11.193 views
O Yawghmoth na Sala – Dia 09 e a lista Banidas e Restritas
Previsão do que vai acontecer no Legacy no dia 09 e quais mudanças esperar.
11.193 views
05/03/2020 18:05 — Por Thiago Mata Duarte
Os 5 melhores planeswalkers do Legacy
Acha que Legacy só tem combos degenerados? Então vem ver o tanto de planeswalkers que jogam no formato!
13.126 views
Os 5 melhores planeswalkers do Legacy
Acha que Legacy só tem combos degenerados? Então vem ver o tanto de planeswalkers que jogam no formato!
13.126 views
21/02/2020 18:05 — Por Thiago Mata Duarte
Tentando quebrar o Legacy com Ruptura do Submundo
As aventuras de quem quer jogar com Determinação de Yawgmoth de duas manas.
11.812 views
Tentando quebrar o Legacy com Ruptura do Submundo
As aventuras de quem quer jogar com Determinação de Yawgmoth de duas manas.
11.812 views
05/02/2020 18:05 — Por Thiago Mata Duarte