Load or Cast
Ikoria no Modern
Como de costume, Sandoiche analisa alguns cards de Ikoria que são promissores para o Modern em seu artigo de hoje!
20/04/2020 10:05 - 9.030 visualizações - 6 comentários
Load or Cast

Olá! Sabemos que as edições são lançadas com um foco maior no Standard e Limited, mas sempre com uma ou outra carta que pode impactar no Modern - e Ikoria: Terra de Colossos não é diferente nesse departamento, trazendo algumas cartas que rapidamente chamam a atenção dos adeptos do formato, as quais falaremos um pouco sobre no artigo de hoje!

 

Companheiros

 

Se no Standard é possível encaixá-los a um alto custo em termos de restrições de montagem de decks, no Modern com sua disponibilidade de carta dezenas de vezes mais alta isso pode ser trivial. É aí que o ponto forte da mecânica entra em cena, gerando um recurso adicional consistentemente em todas as partidas. É fato que nem todos são os melhores efeitos do mundo, mas a experiência do Modern com coisas gratuitas não é exatamente a das melhores.


O mais promissor deles é sem sombras de dúvidas Lurrus da Toca Onirica, cogitado para várias casas diferentes. Combos de Druida Devotado, Traverse Shadow com Tarmogoyf e Sombra da Morte, e até mesmo com algumas adaptações em baralhos como Death and Taxes e Boggles é perfeitamente possível encaixá-lo. Um 3/2 vínculo com a vida não é algo a ser ignorado, e sua habilidade retornando criaturas-chave torna esses decks bem mais parrudos e capazes de manter seu plano A resiliente.


Jegantha, a Fonte é uma adição óbvia aos decks de Niv-Mizzet que vêm tendo sucesso nessa reta final pré-Ikoria, exigindo praticamente nenhuma alteração nas 60 iniciais. Outros possuem aplicações menos óbvias, mas certamente têm potencial - Yorion, Nomade Celeste pode ver jogo em algum tipo de toolbox/combo de criaturas com Guardiao Felidar, sinergizando bem com Juramento de Nissa, Astrolabio de Arcum e outras permanentes nesse baralho, enquanto que Umori, o Coletor pode funcionar junto em combos de artefatos ao reduzir os custos dos "ovos" para 0, caso esses sobrevivam sem Mox de Opala e sem o acesso ao Urza, Grao-lorde Artifice  no deck.

 

Canção da Criação

 

 

Uma das cartas com maior potencial de combo da coleção, já estão pipocando listas que conseguem utilizá-la junto de vários custos 0 (Bijuteria de Urza, Explosivos Fabricados) e mágicas grátis estilo Precentora Selvagem para cavar todo o deck e finalizar com Metralha. Junto com Ruptura do Submundo, o potencial para um combo degenerado que mate consistentemente no turno 2 ou 3 é real, e para os que têm na veia o espírito quebrador de formatos, parece uma ótima base para punir os incautos nos primeiros dias de formato.

 

General Kudro de Drannith

 

 

Na lista mais tradicional de Humanos, talvez o General concorra com vários outros custos 3 que não são unânimes: Descontentes de Kessig, Assistente de Detencoes e Corneteiro da Milicia, e o páreo é difícil para nosso velho de guerra. Entretanto, é possível que ainda assim ele entre com uma cópia, ou até mesmo no sideboard. Outro caminho seriam listas menos focados no plano de disrupção e com mais lordes, onde ele se encaixaria bem junto com Prefeito de Avabruck .

 

Artesão Demoníaco

 

 

Tido por alguns como "o novo Casulo de Nascimento", o novo Pesadelo até remete pela sua habilidade e capacidade de buscar no deck pela criatura certa para cada trabalho, mas o faz com muito menos eficiência na mana. Em termos práticos, ele acaba remetendo mais a um Cavaleiro do Relicario para criaturas, considerando que é também mais agressivo, encaixando-se melhor no plano B dos decks combos de criaturas - e uma forma melhor de aproveitar o excesso de mana, já que é possível pagar quantias altas de manas mesmo sacrificando um Hierarca Nobre para buscar criaturas maiores e de maior impacto.


O real desafio para encaixá-lo, entretanto, é a quantidade de espaços nesses decks. Entre Chamado de Eladamri, Final de Devastacao, Heliode, Coroa de Sol e várias outras cartas que entraram recentemente, a briga por um espaço nas 75 é real - e apesar de custar 2 manas, ele desperdiça bastante do potencial de tutorar caso esses decks optem por Lurrus como companheiro.

 

Dragão Sílfide

 

 

Mago Cacador de Tempestades já foi uma criatura minimamente jogável em decks estilo Izzet Delver e Tempo, e o nosso novo dragãozinho parece uma versão turbinada do mesmo, considerando que a sua Destreza é permanente. O que resta saber, entretanto, é se esse tipo de estratégia é viável, considerando a necessidade de haver um incentivo forte o suficiente para compensar a base de mana mais consistente e menos dolorosa do Mono Red Prowess.

 

Magistrado de Drannith



 

Se tem algo que o Modern vem recebendo ultimamente, são novos "hatebears" (criaturas pequenas de duas manas capazes de travar determinadas jogadas e ações), e o Magistrado de Drannith acaba de puxar uma cadeira e juntar-se ao clube. Ele tem algumas peculiaridades, entretanto: embora impeça mágicas de serem jogadas do cemitério ou do grimório, ele não impede que criaturas retornem ou venham dessas zonas, logo não servindo para frustrar os planos de Amalgama Cobicado ou Griselbrand. Em compensação, seu efeito não é simétrico, frustrando somente as jogadas dos oponentes. Embora ele pareça uma boa forma de travar Uro, Tita da Ira da Natureza e Mago da Conjuracao Dupla, vale lembrar que essas cartas continuam fazendo parte de seus efeitos ao comprar uma carta ganhando 3 de vida e acelerando ou deixando um corpo 2/1 trocável na mesa, o que me leva a crer que não vale tanto a pena gastar espaços do side com Magistrado de Drannith por hora.

 

Aventureira de Beiralava

 

 

Comparar Aventureira de Beiralava com True-Name Nemesis, como vi algumas pessoas fazendo, chega próximo do território da heresia. Entretanto, nossa audaciosa Humana ainda possui méritos, escapando de várias das remoções eficientes do Modern e até mesmo esquivando completamente de tudo que o Grixis Death's Shadow possa vir a apresentar (Raio, Empurrao Fatal, Sombra da Morte, Pescador Grumag) só tomando um eventual Abrasao do sideboard. Resta saber exatamente quais decks estariam interessados na criatura - talvez algum tipo de White Taxes mais voltado para a agressão.

 

Mito de Nehtroi

 

 

Abzan é uma combinação que anda em baixa ultimamente, mas sempre que o formato volta a ser uma infestação de Midranges, os que escolhem permanecer ao lado de Almas Penadas costumam levar vantagem nas semi-mirrors. Mito de Nethroi parece ser uma boa forma de arredondar aqueles últimos espaços de remoção nesses decks, que normalmente eram compostos por algum mix de Denegeracao Abrupta, Pulsar do Maelstrom e Desfazer Angustiado.

 

Ato Cruel

 

 

Tita Primordial. Sombra da Morte. Tarmogoyf. Pescador Grumag. Urza, Grao-lorde Artifice. Arrebentador da Realidade. Vidente do No do Pensamento. O que têm em comum todas essas criaturas? São criaturas normalmente difíceis de serem lidadas que caem vítimas de Ato Cruel, uma remoção premium a um custo acessível que consegue acertar uma míriade de criaturas presentes no formato, e mesmo algumas das que possuem marcadores como Balista Ambulante conseguem ser respondidas.

 

Lukka, Pária Gibão de Cobre

 

 

Lukka, Paria Gibao de Cobre merece a menção honrosa por adicionar redundância às estratégias de Polimorfismo para Emrakul, o Fragmento dos Eons. Possivelmente ainda não é o bastante para que esses decks sejam competitivos, já que basta uma remoção bem acertada para que ruinem como um castelo de cartas, mas ganhar uma nova peça é sempre bem-vindo.

 

Triomas

 

Entrar virado é uma cláusula extremamente dolorosa e punitiva no Modern (vide meme da Colunata Celestial virada enquanto o outro jogador vomita todo o tipo de jogadas absurdas na mesa), mas o fato de serem buscáveis pelas fetchlands e recicláveis depois de inúteis torna os Triomas candidatos a serem considerados para os decks mais lentos que aproveitam-se de suas três cores. Consigo imaginar facilmente Jeskai Control e Abzan Midrange usando uma cópia pela utilidade, principalmente considerando que esses decks muitas vezes usam mágicas gananciosas como Comando Criptico e Liliana do Veuliga.

 

E quanto a vocês, leitores, quais cards de Ikoria acreditam que vão impactar o Modern? Talvez a mecânica de Companheiro seja realmente forte para o formato? E quanto a algum card que não tenha sido citado nessa lista? Deixem suas opiniões nos comentários!


Abraços e até a próxima!

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, começou a jogar em 2003, em Flagelo. Está sempre na vida do grind dos torneios, com destaque para o título do CLM 10 Modern, o maior realizado até então, e o Top 16 no Grand Prix São Paulo 2018. É um entusiasta do Magic competitivo e totalmente dedicado à produção de conteúdo referente ao jogo, publicando artigos periodicamente desde 2012, colaborando para o Blog da LigaMagic desde 2015 e atualmente produz vídeos em seu canal no YouTube Sandoiche's Grind e streama ao vivo regularmente na Twitch.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 22/04/2020 15:17
Saudoso Modern, era o formato que eu mais gostava agora ta sendo enterrado vivo com varios jogadores.
(Quote)
- 21/04/2020 02:38

Do gatherer: You’re "tapping a permanent for mana" only if you’re activating a mana ability of that permanent that includes the Tap symbol in its cost. A mana ability produces mana as part of its effect.
ou seja, nao funciona com o Urza

(Quote)
- 20/04/2020 16:27
Acredito q na parte do Magistrado de Drannith, deveria estar Mago da Conjuração-Relâmpago e não Mago da Conjuração Dupla como está, afinal esse não é afetado pelo Magistrado.
No mais, ótimo artigo.
(Quote)
- 20/04/2020 12:09
Nego tava zoando Companion durante os spoilers, esses bichinhos ainda vão dar trabalho...
(Quote)
- 20/04/2020 11:29
Kinnan, Bonder Prodigy faz cada artefato gerar 2 manas com Urza, Lord High Artifice, além de ser bom com Gilded Goose, Arcum's Astrolabe e Mox Amber.
Últimos artigos de Matheus Akio Yanagiura
A hora de largar o barco
Muito se fala sobre quando um deck é a boa, ou por quais motivos devemos utilizá-lo... mas e quanto sobre a hora de "largar o barco"? Esse é o tema do artigo de hoje de San..
3.901 views
A hora de largar o barco
Muito se fala sobre quando um deck é a boa, ou por quais motivos devemos utilizá-lo... mas e quanto sobre a hora de "largar o barco"? Esse é o tema do artigo de hoje de San..
3.901 views
Há 4 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Construindo um deck de forma inteligente
Em seu artigo de hoje, Sandoiche fala sobre o conceito de Montagem de Deck Inteligente - boas práticas que devem nos acompanhar para montar e escolher seus baralhos!
6.671 views
Construindo um deck de forma inteligente
Em seu artigo de hoje, Sandoiche fala sobre o conceito de Montagem de Deck Inteligente - boas práticas que devem nos acompanhar para montar e escolher seus baralhos!
6.671 views
Há 11 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Gruul Domina, Rogues Segue, Esper Chega, Mas Tem Gente Surgindo
Gruul Adventures, Dimir Rogues e Esper Doom formam o atual tripé do metagame Standard, mas tem gente surgindo... em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre o formato e al..
8.562 views
Gruul Domina, Rogues Segue, Esper Chega, Mas Tem Gente Surgindo
Gruul Adventures, Dimir Rogues e Esper Doom formam o atual tripé do metagame Standard, mas tem gente surgindo... em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre o formato e al..
8.562 views
Há 18 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Kaladesh Remastered no Historic
Kaladesh Remastered chega com tudo para o Historic, e em seu artigo de hoje Sandoiche analisa algumas das principais cartas que chegam, novos arquétipos que podem surgir, bem..
9.328 views
Kaladesh Remastered no Historic
Kaladesh Remastered chega com tudo para o Historic, e em seu artigo de hoje Sandoiche analisa algumas das principais cartas que chegam, novos arquétipos que podem surgir, bem..
9.328 views
Há 25 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Dimir Rogues no Standard
Em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre o Dimir Rogues no Standard: escolhas de sua lista atual, próximos passos e PLANOS DE SIDEBOARD contra os principais decks do me..
5.313 views
Dimir Rogues no Standard
Em seu artigo de hoje, Sandoiche comenta sobre o Dimir Rogues no Standard: escolhas de sua lista atual, próximos passos e PLANOS DE SIDEBOARD contra os principais decks do me..
5.313 views
03/11/2020 10:05 — Por Matheus Akio Yanagiura