Load or Cast
Laboratório de Commander – Ep XCIII
Os dois titãs de Theros estão no Laboratório de Commander, que agora tem um novo limite de orçamento.
13/03/2020 10:05 - 8.687 visualizações - 2 comentários
Load or Cast
Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep XCIII. Carnaval acabou mas as comemorações para os Commandeiros ainda nem bem começaram. Alguns produtos de Ikoria já foram revelados, entre eles as imagens dos boosters da edição e os nomes dos cinco Commanders que serão lançados: Ruthless Regiment, Arcane Maelstrom, Symbiotic Swarm, Timeless Wisdom, Enhanced Evolution. Vocês têm palpites sobre as combinações de cores desses cinco decks? Algo me diz que Arcane Maelstrom será Temur, Enhanced Evolution tem cara de Simic ou Simic+ e Symbiotic Swarm me lembra Golgari. De qualquer forma, saberemos mais sobre isso até o final desse mês, já que a nova coleção será lançada em abril.
 
Para o Laboratório de Commander de hoje, escolhi dois decks com temáticas distintas, mas ambos bastante fortes, principalmente levando em consideração que seus generais podem começar a fazer seus efeitos a partir do turno dois. Uro, Tita da Ira da Natureza e Croxa, Tita da Fome da Morte têm aparecido em várias listas dos formatos competitivos, sendo que Uro merece destaque nesse sentido por jogar de Standard a Legacy.
 
Até aqui vocês sempre estiveram acostumados a ver listas no Laboratório de Commander que não custassem mais de R$200,00, mas para esse ano decidi fazer uma atualização nos valores, a fim de elevar um pouco o power level dos decks, ajustando o orçamento para R$300,00 levando em consideração o valor das cartas no valor mínimo da Liga. Vocês verão que o Uro de hoje está custando mais de R$500,00 porque só o general custa R$220,00, mas fora esse caso, os orçamentos manterão o teto supracitado. Vamos às listas.
 
 
[BUDGET] Uro, Titan of Nature
5917 visualizações
24/02/2020
R$ 635,34
R$ 1.104,51
R$ 4.893,80
5917 visualizações
24/02/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Comandante (1)
1  Uro, Titã da Ira da Natureza   165,90
Criaturas (28)
1  Elfo do Arvoredo 0,25
1  Elfos de Llanowar 0,15
1  Místico Élfico 0,45
1  Ancião da Tribo Sakura  1,98
1  Druida da Incubação  1,50
1  Oráculo Enroscado  0,10
1  Sátiro Trilheiro  0,09
1  Sacerdote de Titânia  11,49
1  Druida do Florescimento  0,14
1  Elfos da Floresta  0,20
1  Escavadora de Ramunap  39,75
1  Kraken do Nadir   1,96
1  Mago de Enxerto Vigeano  0,12
1  Maníaco do Laboratório  6,46
1  Recife Soerguido   0,99
1  Sábio da Reivindicação  0,40
1  Testemunha Eterna   8,90
1  Dente-de-sabre Temur   1,75
1  Mística de Gola    0,24
1  Dragonete Peregrino  0,50
1  Limo Ácido   0,13
1  Tatyova, Druida Bêntica   0,20
1  Vaga-Pensador  2,00
1  Baloths Enfurecidos   1,00
1  Elemental do Turbilhão    31,50
1  Navegador Habilidoso   22,00
1  Brutamontes Multiforme   29,99
1  Vingador de Zendikar   21,46
Planeswalkers (1)
1  Kiora, Invocadora de Behemoths  0,47
Mágicas (29)
1  Hibridação Veloz 4,50
1  Optar 0,08
1  Pongidizar 3,50
1  Contradição Arcana  1,44
1  Contramágica  0,45
1  Desvio de Realidade  1,98
1  Espiral de Crescimento  0,05
1  Instruções de Missão  1,80
1  Intervenção de Nileia   0,74
1  Lampejo  3,48
1  Reversão de Narset  10,99
1  Alcance do Kodama  3,21
1  Busca Frenética  0,50
1  Cultivar  0,90
1  Despertar Silvestre  2,50
1  Fera Interior  4,39
1  Final de Revelação   7,99
1  Negação Vorticosa  0,29
1  Onda de Gênese    8,29
1  Sorte Inesperada  4,89
1  Captura de Plasma    0,41
1  Fato ou Ficção  0,49
1  Despertar Repentino  0,49
1  Estouro Esmagador   4,04
1  Evolução Urbana   0,10
1  Retorno do Falabravo  2,49
1  Ultrapassar    0,10
1  Inundação de Lágrimas   1,50
1  Manipulação em Massa      0,49
Artefatos (2)
1  Altar da Demência 19,50
1  Fragmento de Cristal 7,00
Encantamentos (4)
1  Libertos da Realidade  14,40
1  Ritos de Desabrochar  1,43
1  Bem Maior   18,51
1  Projeto Guardião  9,99
Terrenos (35)
1  Banco de Areia Isolado0,08
1  Bosque Sereno0,09
1  Câmara de Crescimento Simic0,57
1  Cachoeira dos Espinhos0,05
1  Campo dos Mortos71,19
1  Castelo de Pontegaren9,49
1  Castelo de Vantreza5,40
1  Costa de Yavimaya5,82
9  Floresta0,00
8  Ilha0,00
1  Pomar Exótico1,95
1  Ponte Musgomosto0,68
1  Quedas Estrondosas1,23
1  Santuário Místico0,10
1  Santuário da Eternidade10,41
1  Templo do Falso Deus1,39
1  Templo do Mistério2,00
1  Torre de Comando1,86
1  Torre do Relicário5,79
1  Zona de Explosão22,26
100 cards total
 
 
Começando pelo Uro, Tita da Ira da Natureza, custando apenas 1GU, a ideia é abusar de sua habilidade desencadeada por vários turnos até ter uma board consistente e bem mais adiantada que seus oponentes levando em consideração o tempo de jogo. Permitindo acesso fácil à card advantage e ramp, Uro mantém sua mão sempre renovada enquanto acelera sua produção de mana. No geral, no mesão, tem mais facilidade de ganhar quem compra mais cartas e gera mais mana, portanto Uro tende a ser uma pedra no sapato de seus adversários.
 
 
Com uma sinergia com terrenos fácil de se enxergar, Baloths Enfurecidos, Elemental do Turbilhao e Vingador de Zendikar tornam-se estrelas no deck, enchendo rapidamente nosso campo. Se a Besta e o Elemental verde criam bichos, o Elemental azul ainda tira recursos dos oponentes, podendo te render criaturas de alto valor pelo custo de apenas um terreno. Se você quiser ainda mais card advantage, Tatyova, Druida Bentica é uma adição excelente a essa estratégia.
 
 

 
   
Em um deck com um general de poder 6, Kiora, Invocadora de Behemoths torna-se uma staple, pois por apenas 3 manas é possível acelerar ainda mais o jogo, garantindo vantagem frente aos oponentes. Com Projeto Guardiao e Bem Maior, você terá acesso rápido aos combos do deck, e a segunda ainda te permite tirar vantagem da habilidade desencadeada do Uro que faz com você o sacrifique. Aliás, nesse sentido, Santuario da Eternidade, Dente-de-sabre Temur e Fragmento de Cristal também podem auxiliar na tarefa de burlar essa habilidade, devolvendo o Uro para a mão, fazendo-o custar apenas 1GU novamente.
 
 

 
  
Conforme o jogo segue, você vai perceber que tanta mana pode começar a parecer um exagero, por isso temos na lista cartas com custo X, que te permitirão fazer estrago na mesa com tanta mana. Final de Revelacao, Onda de Genese e Manipulacao em Massa devem ser suficientes para que você termine o jogo, principalmente se você for capaz que tomar o controle de todas as criaturas da mesa (ou da maioria delas).
 
 

 
  
Por outro lado, se você gostar de combar, pode optar por gerar mana infinita com Dragonete Peregrino e Navegador Habilidoso ou Mago de Enxerto Vigeano e Druida da Incubacao, conjurar o Uro até comprar Maniaco do Laboratorio, colocá-lo em campo e continuar conjurando até vencer. Com Brutamontes Multiforme você, inclusive, puxa o segundo combo de mana infinita, facilitando sua vida.
 
Antes de passar para a próxima lista, vou deixar dicas que cartas que você pode inserir no deck. Somente da última edição de Theros temos três importantes adições: Oraculo de Tassa, Driade do Bosque Ilisiano e Ancestral Flor-de-Nyx. Vida da Marga pode ser uma recursão importante para eventuais terrenos que você queira recuperar, principalmente se você pumpar sua base de mana com fetchlands; o que, no caso, vai te pedir uma Titania, Protector of Argoth também. Fenda Ciclonica vai em todo deck azul, sem contestações sobre isso. E Oraculo de Mul Daya, Azusa, Perdida mas Procurando e Selvala, Heart of the Wilds são três criaturas que devem ser capazes de tirar ainda mais sinergia de um deck já bem redondinho. Se você quiser ser mais agressivo, pode inserir também Final de Devastacao na lista.
 
E, sem mais delongas, vamos agora para Croxa, Tita da Fome da Morte .
 
 
[BUDGET] Kroxa, Titan of Death
5872 visualizações
11/03/2020
R$ 362,26
R$ 726,84
R$ 2.526,49
5872 visualizações
11/03/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Comandante (1)
1  Croxa, Titã da Fome da Morte  84,00
Criaturas (15)
1  Cervo Brunido 1,80
1  Empesteiro  0,49
1  Espectro de Liliana   0,80
1  Magus da Roda  1,59
1  Espectro Vil  0,14
1  Ira  3,50
1  Mogis, Deus da Matança   14,99
1  Neheb, Capitão da Horda Medonha   0,92
1  Sangromante   2,00
1  Arquidemônio de Ifnir   2,50
1  Avarento dos Ossos  9,59
1  Syr Konrad, o Sisudo   0,20
1  Assombração da Torre Alta   3,99
1  Senhor da Insanidade   1,59
1  Vilis, Negociante de Sangue    7,99
Planeswalkers (2)
1  Davriel, Mago das Sombras Ladino  1,25
1  Angrath das Correntes Flamejantes   13,95
Mágicas (20)
1  Desenterrar 0,49
1  Inquisição Ardente 3,99
1  Pilhagem Infiel 1,26
1  Simetria Subterfugiosa 29,75
1  Amuleto Rakdos  0,48
1  Exumar  5,00
1  Findar  1,25
1  Reunião Catártica  0,08
1  Travessuras  0,24
1  Atormentar   5,00
1  Distorção Caótica  3,90
1  Fluxo Arterial   0,16
1  Negócio Escuso  0,25
1  Reivindicar // Fama //  0,10
1  Vitimar  1,00
1  Comer até a Extinção  0,84
1  Desprezo de Vraska   4,80
1  Drenar Mente  0,49
1  Dissolução Pesadelar   1,49
1  Partir Crânios   0,07
Artefatos (16)
1  Anel Solar 8,50
1  A Pedra Fellwar 7,50
1  Diamante de Carvão 2,00
1  Diamante de Fogo 4,39
1  Lápide Corrompida 0,35
1  Manivela Mental 2,70
1  Pedra da Mente 1,00
1  Ressonador Estriônico 5,90
1  Sinete Rakdos 1,50
1  Talismã da Indulgência 4,00
1  Talismã de Garra dos Desejos  0,90
1  Tome of Legends 3,00
1  Esfera do Comandante 1,60
1  Grimório de Geth 4,00
1  Caldeirão de Almas 1,99
1  Cidadela de Nicol Bolas    10,00
Encantamentos (11)
1  Carícia de Liliana  9,99
1  Reviver Cadáver  5,00
1  Ruptura do Submundo  9,99
1  Enxaqueca  0,69
1  Magnificação da Dor   1,90
1  Névoas de Necrogênio  15,90
1  Teatro de Horrores   0,25
1  Tutela Sombria  1,50
1  Rastro dos Saqueadores  0,25
1  Decreto dos Deuses Gêmeos   0,49
1  O Ancião Renascido  0,24
Terrenos (35)
1  Carnarium Rakdos0,43
1  Caverna Esquecida0,18
1  Cavernas Sanguinárias0,05
1  Charneca Estéril0,10
1  Cume Contaminado6,38
1  Lamaçal do Desfiladeiro4,75
7  Montanha0,00
11  Pântano0,00
1  Pântano de Bojuka7,12
1  Poço de Piche Rochoso0,68
1  Pomar Exótico1,95
1  Regiões de Garras-de-Lava1,90
1  Rix Maadi, Palácio da Masmorra0,40
1  Sanatório da Cordilheira de Geier3,99
1  Santuário da Eternidade10,41
1  Templo da Maleficência3,00
1  Templo do Falso Deus1,39
1  Torre de Comando1,86
1  Zona de Emergência0,21
100 cards total
 
 
Croxa custa apenas BR, o que é excelente para um general nessa combinação de cores, e já começa a encher o saco desde o princípio do jogo. Para alguns jogadores sua habilidade talvez seja um pouco confusa, mas vou dividir ela em duas partes para ficar mais fácil de entender: quando ela entra no campo de batalha, ou ataca, cada oponente descarta um card. Até aqui, tudo certo. Em seguida, cada oponente que: a) não tenha descartado um card; ou b) tenha descartado um terreno; perde 3 pontos de vida. A dupla negativa confunde nossa cabeça, mas ela está ali para mostrar que mesmo que o oponente não tenha carta para descartar, ele perderá os 3 pontos de vida.
 
Para quem já está acostumado com arquétipos no Commander, logo percebeu que Croxa é um deck groupslug, ou seja, pune os oponentes por fazerem diversas ações. Essa lista, especificamente, gira em torno de descarte, mas você pode adicionar outras formas de punição, conforme te divertir (se for adicionar wheel, eu sugiro fazer um Nekusar, the Mindrazer, tanto pelo acesso ao azul quanto pela melhor sinergia da habilidade do general).
 
Bom, o deck sendo sinérgico com descartes, você já pode imaginar que teria as clássicas Espectro Vil, Sangromante, Caricia de Liliana  e Enxaqueca, pois todas elas tiram vantagem do que o deck faz de melhor. Com Decreto dos Deuses Gemeos em campo, combinado a Magnificacao da Dor, tanto Carícia quanto Enxaqueca são capazes de acabar com as mãos dos oponentes por completo, enquanto dão uma quantidade de dano considerável neles. Um efeito de wheel aqui, como com Magus da Roda, deverá ser suficiente para matar os adversários em apenas uma jogada. Ou seja: prepare seu campo com muito cuidado e com uma habilidade você pode ganhar o jogo.
 
 

 
   
Com um deck desses é bem possível que você também descarte cartas, então Avarento dos Ossos torna-se uma peça importante para ter recursos com isso. Aliado com Senhor da Insanidade, você verá seus recursos sempre crescerem conforme seus oponentes os perdem.
 
Uma vez que a habilidade de Croxa desencadeia ao entrar no campo de batalha, e ele nos dá acesso a mana preta, coloquei alguns reanimates bem baratos para trazê-lo de volta por poucas manas, como Desenterrar, Exumar, Reivindicar // Fama e Reviver Cadaver. Com Caldeirao de Almas e Ressonador Estrionico você vai poder aproveitar ainda melhor as habilidades da general, sempre tendo em mente que seu jeito de vencer a partida é fazer os oponentes sangrarem aos poucos. Ah! Quero lembrar também que conforme o jogo avança você pode tentar vencer o jogo ultando seu Angrath das Correntes Flamejantes.
 
 

 
  
Bom, antes de encerrar esse deck, vamos ver o que pode ser inserido nele. Impossível começar essa lista por outra carta que não seja Nao Desperdicar, inclusive desnecessárias maiores explicações do porquê. Dilema Doloroso é uma carta clássica para decks que punem oponentes, e aqui ela também encaixa muito bem. Pela facilidade em gerar mana com ele, Extorsionista das Docas é um must have em praticamente qualquer deck com vermelho, principalmente na combinação BR que pode ter mais dificuldade para gerar mana. Sem dúvidas alguns tutores são bem-vindos no deck, e eu iria logo pelos melhores: Tutor Vampirico e Demonic Tutor. Por fim, Toxic Deluge e Danacao para garantir um campo limpo quando for preciso, e Ascensao dos Reinos Sombrios como uma win condition alternativa.
 
 
Então nós encerramos o Laboratório de Commander de hoje. Espero que vocês tenham gostado dos decks com os Titãs de Theros e também do aumento do orçamento da coluna para facilitar decks mais consistentes para vocês.
 
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!
Lucas dos Santos Loterio ( loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 13/03/2020 21:24
Bom artigo, agora só falta o uro! Hahaahaha
(Quote)
- 13/03/2020 14:55
muito bom artigo, pena que os comandantes estão custando o olho da cara
Últimos artigos de Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Spoilers!
Como Spoiler do Preview de Commander Legends do dia 2, Lucas escreve sobre Tribos!
2.613 views
Laboratório de Spoilers!
Como Spoiler do Preview de Commander Legends do dia 2, Lucas escreve sobre Tribos!
2.613 views
Há 12 horas — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CV
A Mecânica de Grupo tem potencial para se tornar uma pedra no sapato, mesmo no Commander. Mesmo com poucas cartas ainda que se preocupam com ela, ainda é possível fazer um ..
4.902 views
Laboratório de Commander – Ep CV
A Mecânica de Grupo tem potencial para se tornar uma pedra no sapato, mesmo no Commander. Mesmo com poucas cartas ainda que se preocupam com ela, ainda é possível fazer um ..
4.902 views
Há 9 dias — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CIV
Ashaya é uma general monogreen com uma mecânica nova e única até o momento, tornando seu Commander divertido e surpreendente.
6.703 views
Laboratório de Commander – Ep CIV
Ashaya é uma general monogreen com uma mecânica nova e única até o momento, tornando seu Commander divertido e surpreendente.
6.703 views
Há 29 dias — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CIII
Quarta cor, quarto artigo com ele: Omnath. Agora com branco, Aterragem ganha um pouco mais de presença de board e controle de jogo, e pode explorar novas estratégias. Confir..
5.990 views
Laboratório de Commander – Ep CIII
Quarta cor, quarto artigo com ele: Omnath. Agora com branco, Aterragem ganha um pouco mais de presença de board e controle de jogo, e pode explorar novas estratégias. Confir..
5.990 views
10/09/2020 15:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CII
Rin e Seri chegam ao Laboratório de Commander. Apesar de fazerem parte de tribos ainda com pouco suporte de criaturas, vamos entender a importância dos outros tipos de carta..
6.453 views
Laboratório de Commander – Ep CII
Rin e Seri chegam ao Laboratório de Commander. Apesar de fazerem parte de tribos ainda com pouco suporte de criaturas, vamos entender a importância dos outros tipos de carta..
6.453 views
27/08/2020 10:04 — Por Lucas dos Santos Loterio