Load or Cast
Cartas mais vendidas (28/02 - 06/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
07/03/2020 10:05 - 26.844 visualizações - 13 comentários
Load or Cast

Bom dia a todos e bem vindos a mais uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas da semana. Lembrando a todos que essa análise é postada quinzenalmente. Caso você queira consultar a última análise clique AQUI.

 

Gostaria de agradecer a todos que tem enviado o feedback sobre essas análises e pedir que continuem enviando, feedbacks, dúvidas, sugestões. Tudo isso é sempre muito bem vindo para que eu consiga trazer a informação que vocês querem da maneira que vocês querem. Fizemos alterações no modelo já de acordo com a opinião de vocês e deixo em aberto a possibilidade de continuar alterando e aprimorando essa análise de acordo com o seu feedback, pois como sempre digo a LigaMagic é feita pra vocês por vocês!

 

Uma observação importante a se fazer antes de começar: Não é porque a carta está no ranking das cartas Standard mais vendidas que ela está lá por jogar Standard. As vendas podem ter sido motivadas por algo específico no formato Pioneer, Modern, Legacy ou outro formato. Passarei para vocês a minha visão/opinião, pois qualquer comentário sobre isso é totalmente especulativo. Caso você tenha uma opinião contrária sinta-se a vontade para escrever um comentário e debateremos sobre.

 

STANDARD


Cartas Comuns:
Augurio do Mar
Santuario Mistico
Libacao de Farica
Optar
Espiral de Crescimento

 

Será que veremos Augurio do Mar perder a liderança da comum mais vendida do Standard um dia? O cantrip perfeitamente balanceado para o standard vem liderando o ranking das cartas comuns mais vendidas desde que foi lançado e acredito que irá continuar assim por um tempo.


Santuario Mistico é um staple do formato Pauper, um dos formatos que mais impulsiona a venda de cartas então a sua posição alta no ranking não é surpresa pra mim, para ser sincero surpresa foi ela não ter figurado no Ranking na semana passada.


Completam o ranking três ótimas cartas sendo que apenas Espiral de Crescimento teve influência direta do Standard, na eterna "dança das cadeiras" do formato o Temur Clover praticamente expulsou o Azorious Control do metagame, dando o espaço que o Bant/Sultai Ramp precisava para renascer e se colocar como um dos melhores baralhos do momento mais uma vez.

 

Cartas Incomuns:
Anax, Temperado na Forja
Estandarte Heraldico
Daxos, Abencoado pelo Sol
Remorso Agonizante
Trevo da Sorte 

 

No topo nenhuma mudança e Anax, Temperado na Forja continua liderando o ranking das incomuns mais vendidas, no entanto nas outras posições quatro novas cartas aparecendo por aqui. O Estandarte Heraldico não é uma carta que joga Standard competitivamente porém para o jogo casual ela é excelente e ela aparecer em segundo lugar mostra a força que o casual tem nas vendas. Daxos, Abencoado pelo Sol apesar de ser uma carta que pode ser útil no Standard provavelmente suas vendas tem mais haver com o Pioneer onde o MonoWhite devotion está ocupando um lugar importante no metagame outra vez.

 

Remorso Agonizante e Trevo da Sorte são duas cartas que começaram a aparecer muito no Standard nas duas últimas semanas, o Temur Clover como é chamado, é considerado por muitos o melhor deck do formato atualmente. O Jund novamento volta a figurar nas primeiras posições do Standard também, e muito disso pode ser explicado pela sua nova configuração que agora utiliza quatro cópias de Remorso Agonizante.

 

Cartas Raras:
Fuga para as Terras Selvagens 
Ruptura do Submundo
Estilhacar o Ceu
Manto do Lobo
Fadina dos Desejos // Concedido

 

No furacão que é o metagame do Standard o Temur Clover é o deck da semana e isso é muito bem representando nas vendas, duas das principais cartas do deck aparecendo entre as cinco mais vendidas. Staple do Pioneer, Legacy e agora também no Modern, por muito pouco Ruptura do Submundo não roubou os holofotes das cartas standard mais vendidas, mas mesmo com todo rumor sobre o seu banimento ela ainda apareceu em lugar de destaque. 


O Azorius Control perdeu bastante espaço isso é verdade mas o Bant Ramp entrou nesse vácuo e também é um deck que usa a "cólera" do Standard. A grande supresa dessa lista Manto do Lobo me deixou integrado, seria a popularidade do GW auras do Standard ou algum outro motivo como Commander ou Forfun?

 

Cartas Míticas:
Ladrao dos Ricos
Heliode, Coroa de Sol
Uro, Tita da Ira da Natureza
Croxa, Tita da Fome da Morte
Caloteiro Descarado // Pequeno Furto

 

Que Ladrao dos Ricos é uma excelente carta nos Mono Reds todos sabemos, mas que ele seria um dos responsáveis para fazer o Jund Sacrifice voltar para o meta por essa eu não esperava. Além disso o ladrão ainda joga no sideboard de decks com vermelho mais lentos como Fires e Temur. 


A lista de Mono White do Pioneer parece finalmente ter se acertado para o formato, no último showcase do Magic Online tivemos um deles levando o torneio além de uma cópia do Top 4 e Heliode, Coroa de Sol segue sendo uma das cartas mais vendidas. Uro e Kroxa são excelentes cartas para o Standard e irão continuar jogando enquanto forem válidas, mas vocês sabiam que ambas começaram a aparecer também no Legacy?


Caloteiro Descarado // Pequeno Furto é uma das melhores cartas do Standard  e parece que a ascensão do Temur Clover deu um bom impulso em suas vendas.

 

● PIONEER

 


 

Cartas Comuns:
Elfos de Llanowar
Licao Tragica
Eletrotruque
Salvamento Macabro
Mistico Elfico

 

A influência do Pauper sempre presente em carta como: Eletrotruque e Licao Tragica. Mas o destaque entre as comuns são da dupla de eflos geradores de mana confirmando que depois de um tempo adormecido o MonoG Devotion começa a aparecer mais uma vez no Pioneer.

 

Cartas Incomuns:
Defesa Florescente
Regato Ipnu
Demover
Relampago do Mago
Tornar Imenso 

 

Aqui podemos ver um pouco da influência do Modern em carta como Tornar Imenso e Defesa Florescente. Nas outras cartas Regato Ipnu e Demover representam o lado competitivo do formato. E Relampago do Mago é uma agradável surpresa já que o deck de magos apesar de divertido de jogar, não é dos melhores na minha opinião.

 

Cartas Raras:
Mensageiro de Bomat
Parasita de Sucata
Kari Zev, Incursora das Aeronaus
Segadeira da Eteresfera
Mago Escarificador de Almas 

 

Mesmo o Mono Red mal posicionado no meta atual ele ainda continua sendo um deck muito popular e suas cartas seguem vendendo muito bem, Parasita de Sucata e Segadeira da Eteresfera são cartas muito importantes no Mono Black do Pioneer, um Top5 bem agressivo não?

 

Cartas Míticas
Mecanotita Verdejante
Criatividade Indomita
Kefnet, o Consciente
Soberana Celeste, Capitania do Consul
Gideon das Provas

 

Fiquei bem surpreso com esse ranking, tirando Gideon das Provas e Mecanotita Verdejante nenhuma das outras cartas joga competitivamente no Pioneer, uma diferença notável dos ultimos rankings de vendas desse formato. 

 

MODERN

 

 

Cartas Comuns:
Macular
Vidente Fada
Astrolabio de Arcum
Desenterrar
Assento do Sinodo

 

Macular é uma das melhores remoções do Pauper e aparece na liderança aqui, mostrando mais uma vez a força que o Pauper tem nas vendas.


Vidente Fada é a sensação do Pauper a algum tempo e segue sendo bem vendida. Astrolabio de Arcum depois de ter quebrado o Pauper, vem fazendo muito sucesso no Bant StoneBlade do Modern e no Bant do Legacy.

 

Desenterrar joga em alguns decks rogues do Modern mas assim como Assento do Sinodo suas vendas provavelmente são por conta do formato Pauper.

 

Cartas Incomuns:
Ratos da Cripta
Avultar
Guinchado de Guerra
Estacao de Trituracao
Excluir

 

Temos aqui uma clara influência do Pauper e você pode se perguntar mas como assim? Cartas incomuns no Pauper? Sim jogador! É sempre bom lembrar que, se uma carta já foi lançada como comum em alguma edição ela é válidade no Pauper! É exatamente o caso de, Excluir, Ratos da Cripta 


Mas nem apenas de Pauper vivem as vendas né? Avultar no Infect e Estacao de Trituracao no Breach Modern são cartas que mostram que a proximidade ao Grand Prix começa a mostrar força nas vendas.

 

Cartas Raras:
Splinter Twin
Amuleto do Arquimago
Coatl Presa-de-gelo
Tempestade Atordoante
Esquelemental Relampejante

 

Parece que os jogadores estão apostando pesado no desbanimento de Splinter Twin, segunda-feira descobriremos se a aposta valeu a pena ou não!

Nas outras cartas da lista nenhuma grande surpresa, talvez o Esquelemental Relampejante que joga apenas em decks rogues do Modern mas o Rogue também é relevante e muito!

 

Cartas Míticas:
Eco das Eras
Kess, Maga Dissidente
Olivia Voldaren
Espada de Banquete e Fome
Tita Primordial

 

Uma mistura de cartas para o Modern competitivo e cartas de Commander, Olivia no Jund, Espada no Bant e Titã em todo lugar são mais alguns exemplos de que a proximidade com o Grand Prix começa a fazer diferença nas vendas.

 

COMMANDER



Anel Solar
Vingador de Zendikar
Shielded by Faith
Lampejo
Jeleva, Nephalia's Scourge

 

O indispensável Anel Solar sempre no topo das paradas do Commander, seguido de perto pelas mais variadas cartas. Acho que o mais divertido do Commander é essa verdadeira selva, você nunca sabe o que esperar quando senta na mesa com 100 cartas para jogar.

 

LEGACY 

 

 

Canto de Orim
Tempestade Cerebral
Red Elemental Blast
Preordenar
Ponderar

 

Cantrips, Cantrips e mais Cantrips! 

É impresionante como o deck de Breach chegou chutando a porta do Legacy, tirando Red Elemental Blast que é um sideboard sempre muito útil no formato, todas as outras cartas jogam no deck de Breach.

 

Considerações finais:

● Diferente de outras semanas as vendas Pioneer não foram influenciadas por nenhum torneio competitivo;
● Finalmente começamos a perceber a influência da proximidade do Grand Prix nas vendas das cartas Modern;
● O metagame volátil do Standard também é sempre rapidamente representando em suas vendas;
● O anuncio de uma atualização na banlist impactou diretamente em algumas vendas;
● Pauper e Commander continuam influenciando todos os Rankings.

 

É isso ae galera, vejo vocês em duas semanas!

Cards Store - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Epic Game - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Cards of Paradise - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 15/03/2020 23:13

Exatamente

(Quote)
- 09/03/2020 16:20

O side do MonoG Pioneer usa

(Quote)
- 09/03/2020 14:18
alguem me explica o gearhulk verde? tao usando no scales?
(Quote)
- 09/03/2020 12:00
Só um asterisco: Assento do Sínodo, junto com os outros 4 terrenos artefatos são banidos no modern, então não fez sentido colocá-lo junto deste formato, embora esteja correto no quesito de que seja uma carta vendida por conta do Pauper.
(Quote)
- 09/03/2020 10:58

Eu concordo totalmente. Na minha opinião seria um erro absurdo.

Aliás... considerando o momento atual do Modern, qualquer unban seria um erro na minha opinião. O formato passou por um ano catastrófico em 2019 com Phoenix, Hogaak, Oko e Urza. Acho que esse talvez seja um dos piores momentos para se desbanir alguma coisa.

Se eu fosse desbanir alguma coisa, talvez cogitasse o Preordain. Acho que provavelmente é a carta menos broken da ban list do formato, e talvez ajudasse o azul a ter um pouco mais de paridade com os cantrips verdes. O risco ficaria provavelmente no Storm, que talvez ficasse OP.

Últimos artigos de Juliano Gennari
Resumo: LigaMagic Finals #1
Tudo o que rolou no primeiro LigaMagic Finals neste fim de semana.
2.532 views
Resumo: LigaMagic Finals #1
Tudo o que rolou no primeiro LigaMagic Finals neste fim de semana.
2.532 views
Há 2 dias — Por Juliano Gennari
Torneios Online LigaMagic: Semana Piloto - Premiação: R$ 2.500,00
Entre os dias 29/06 e 04/07 serão realizados diversos torneios para um novo sistema de torneios da LigaMagic. Os torneios serão gratuitos e na Final teremos uma premiação ..
8.387 views
Torneios Online LigaMagic: Semana Piloto - Premiação: R$ 2.500,00
Entre os dias 29/06 e 04/07 serão realizados diversos torneios para um novo sistema de torneios da LigaMagic. Os torneios serão gratuitos e na Final teremos uma premiação ..
8.387 views
Há 14 dias — Por Juliano Gennari
Cartas mais vendidas de Core Set 2021
Confira as cartas mais vendidas da nova coleção
16.007 views
Cartas mais vendidas de Core Set 2021
Confira as cartas mais vendidas da nova coleção
16.007 views
Há 19 dias — Por Juliano Gennari
Nova edição: Jumpstart
Temas: Minions e Rainbow - Uma nova forma de jogar Magic: The Gathering
8.468 views
Nova edição: Jumpstart
Temas: Minions e Rainbow - Uma nova forma de jogar Magic: The Gathering
8.468 views
Há 21 dias — Por Juliano Gennari
Resumo Players Tour#1 & Players Tour#2
Metagame e decks do Top 8 dos 2 primeiros Players Tour da segunda temporada
2.577 views
Resumo Players Tour#1 & Players Tour#2
Metagame e decks do Top 8 dos 2 primeiros Players Tour da segunda temporada
2.577 views
Há 23 dias — Por Juliano Gennari