Banidas e Restritas - 18/11/2019
Anúncio do dia 18 DE NOVEMBRO DE 2019
18/11/2019 13:03 - 20.319 visualizações - 70 comentários

Data do anúncio: 18 de novembro de 2019

 

Standard

 

A carta​ Oko, Ladrao de Coroas está BANIDA.

A carta​ Era Uma Vez está BANIDA.

A carta​ Veu do Verao está BANIDA.

 

Brawl

 

A carta​ Oko, Ladrao de Coroas está BANIDA.

 

Legacy

 

A carta​ Wrenn e Seis está BANIDA.

 

Vintage

 

A carta Narset, Rasgadora de Veus está RESTRITA.

 

Data de vigência dos mesmos:

Tabletop: 22 de Novembro de 2019

Arena: 18 de Novembro de 2019

Magic Online: 18 de Novembro de 2019

 

Próxima atualização da B&R: 16 de dezembro de 2019.

Fonte: Wizards

 


 

Sobre o banimento (retirado na íntegra do site da Wizards)

 

 

PADRÃO


Ao longo das últimas semanas, o metajogo no Padrão esteve pouco saudável, então estamos tomando medidas significativas para corrigi-lo. Os dois maiores problemas são a dominância dos decks Simic baseados em Comida que dão destaque a Oko, Ladrao de Coroas , e a representação exacerbada da cor verde no metajogo competitivo.
 

Decks de Comida cuja estrela é Oko, Ladrao de Coroas vêm sendo os mais populares e os mais vitoriosos na maioria da temporada Padrão de Trono de Eldraine. Isso culminou em quase 70% dos decks no Mythic Championship de Richmond utilizando este card. Com base nos dados de jogo em alto nível no Arena tradicional (Melhor-de-Três), apenas um dos dez decks mais jogados (o Simic Lampejo) teve pareamento favorável contra os decks Simic Comida, e apenas um pouco acima de 50%. Os decks de Comida mantiveram uma média de vitórias em torno de 53% quando a partida não é espelhada, até mesmo quando o metajogo está concentrado em combatê-lo.
 

Oko, Ladrao de Coroas também reduziu a diversidade do metajogo e a diversidade da jogabilidade no Padrão ao inviabilizar montagens em torno de certas criaturas e artefatos. Por fim, o nível de poder do Oko provou ser mais alto do que o saudável para o metajogo atual, e mais alto do que o tencionado para ambientes futuros, incluindo Theros, Além da Morte e dali em diante.
 

A fim de resolver a dominância geral dos decks verdes, também decidimos remover Era Uma Vez e Veu do Verao do ambiente. Junto com Oko, Ladrao de Coroas, Era Uma Vez é um dos motivos principais pelo qual o verde vem sendo representado demais no ambiente de jogo. Isso contribui para uma consistência maior de inícios fortes, e um nível de organização de mana (popularmente conhecido como “mana fixing”) às quais outras cores não têm acesso. Essa vantagem é especialmente importante dentro de uma pequena reserva apenas cinco coleções de cards, com bases de mana menos flexíveis. Os dados do Arena indicam que, sem remover o Era Uma Vez, os decks verdes ainda continuariam poderosos demais e consistentes demais daqui em diante.
 

Por fim, o Veu do Verao também está com um papel importante, impedindo que o metajogo consiga se corrigir sozinho. Cards que tiveram papeis similares no passado, como Veu do Outono e Demonstracao de Dominio, tiveram um nível de poder mais baixo do que o desejado em seus respectivos ambientes no Padrão, deixando a cor verde como uma opção mais fraca em comparação com outros cards anticores (o velho e bom “hate de cor”) nestes ciclos. O Veu do Verao está no outro extremo. É muito mais eficiente do que outros cards do seu ciclo, e em comparação com outras ferramentas disponíveis no Padrão, dá resiliência demais aos decks verdes contra remoções e perturbações.
 

Acreditamos que estas mudanças são necessárias e suficientes para abrir o metajogo Padrão para um nível muito mais alto de diversidade, e o ambiente resultante daqui para frente terá um encaixe mais apropriado com as intenções de design.

 

BRAWL


Por motivos similares delineados na discussão sobre o Padrão, e para alinhar o Brawl no Arena e no papel, Oko, Ladrao de Coroas também será banido no Brawl analógico.

 

LEGACY


Desde que adotaram Wrenn e Seis, as variantes do deck Temur Delver (com base no Investigador de Segredos) passaram a dominar o Legado. No jogo das Ligas no Magic Online dentro das últimas semanas, o Temur Delver manteve 56,5% de vitórias e venceu três vezes mais do que qualquer outro deck que terminava suas ligas com 5-0. Mais importante do que isso, ele teve um pareamento favorável contra cada um dos outros dez decks mais jogados.
 

Apesar de ser um card forte no geral, Wrenn e Seis é especialmente poderoso no Legado por causa de suas interações com Terras Ermas e a prevalência histórica de criaturas definidoras do metajogo com 1 de resistência, como Madre das Runas; Thalia, Guardia de Thraben; e Piromante Jovem. Antes da adição de Wrenn e Seis nos decks Temur Delver, o metajogo do Legado estava com uma boa aparência geral. A fim de enfraquecer os decks Temur Delver e equilibrar novamente o metajogo, Wrenn e Seis está banido no Legado.

 

VINTAGE


Depois das mudanças recentes feitas na lista de Restritos, e dos resultados do Eternal Weekend North America 2019, vamos fazer mais uma mudança. No contexto de mana acelerado e compra eficiente de cards disponíveis no Vintage, NNarset, Rasgadora de Veus vem contribuindo com jogos onde apenas um lado joga, em um nível maior do que o saudável. A fim de reduzir a frequência na qual a habilidade estática de Narset, Rasgadora de Veus tranca oponentes no jogo, Narset foi restrita.

Fanny Oliveira ( AnjoSerra)
Apaixonada por Magic desde 1998, com experiência em WPN, Streams e organização de grandes eventos.
Fanny também é criadora do canal AnjoSerra, Co-criadora do podcast Lorenautas, cosplayer, professora, ilustradora, designer, produtora e o mais importante: Criadora de conteúdo para a LigaMagic! =D
Redes Sociais: Youtube, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 20/11/2019 13:12
Eles usam Look at me I am the DCI
(Quote)
- 20/11/2019 09:06

Exato...

(Quote)
- 19/11/2019 22:42
E eu achando q o meta nao poderia ficar pior... no MTG Arena tu só encontra Mono Red agora ou Fires. Acho que honestamente preferia o Oko fest xD
(Quote)
- 19/11/2019 14:50

Ekiler competitivo nao está no meu dicionario kkkkk adoro meus decks groselha e vou defender eles até a morte! kkkkk Mas eu sei que para a wizzards ter foco num formato como commander que é algo secundario, os formatos tradicionais precisam estar saudáveis e atraentes para os jogadores, coisa que nao ocorre ja faz um tempo....

(Quote)
- 19/11/2019 13:34

E além!!!! entendedores entenderão.

Últimos artigos de Fanny Oliveira
Challenger Decks 2020 - Deck Lists
Quatro decks para iniciar no Standard.
30.659 views
Challenger Decks 2020 - Deck Lists
Quatro decks para iniciar no Standard.
30.659 views
Há 1 dia — Por Fanny Oliveira
MTG Arena no celular em 2020
CEO da Hasbro revela que MTG Arena será lançado em plataformas mobile.
5.452 views
MTG Arena no celular em 2020
CEO da Hasbro revela que MTG Arena será lançado em plataformas mobile.
5.452 views
Há 5 dias — Por Fanny Oliveira
Players Tour Phoenix - Decks do Top 8
Decks do Top 8 do Players Tour Pioneer de Phoenix
6.390 views
Players Tour Phoenix - Decks do Top 8
Decks do Top 8 do Players Tour Pioneer de Phoenix
6.390 views
Há 8 dias — Por Fanny Oliveira
Anúncio: Challenger Decks 2020
Teremos Challenger Decks em 2020.
8.285 views
Anúncio: Challenger Decks 2020
Teremos Challenger Decks em 2020.
8.285 views
18/12/2019 14:19 — Por Fanny Oliveira
Pioneer - Banidas e Restritas - 02/12/2019
Lista de Banidas e Restritas atualizadas em 02/12/2019
9.490 views
Pioneer - Banidas e Restritas - 02/12/2019
Lista de Banidas e Restritas atualizadas em 02/12/2019
9.490 views
02/12/2019 20:31 — Por Fanny Oliveira