Ta pegando fogo, bixo!
16/05/2019 10:05 - 9,692 visualizações - 23 comentários

O artigo de hoje é para combinar com o baralho, é direto ao ponto. Se você acha que o Mono Red morreu, os últimos torneios vieram apenas reforçar que não, mais do que isso, com a temporada de MCQs, Mono Red é uma ótima escolha e a ideia aqui é ajudar você que pensa que as rodadas podiam ter 30 minutos e que raios caem várias vezes no mesmo lugar.


Red Deck Wins - Standard

Jogador

Will Pulliam

Código Fórum

[deck=1192173]


Para começo de papo essa é a lista que considero a melhor, foi usada para vencer o SCG Open Richmond e tem diversas coisas que gosto. O main é bem linear e tem as peças que quero, não caia no papo de que Goblin Chainwhirler não é necessário, potencial dele para ser um Nekrataal sempre existe, não abra mão disso. Enquanto o metagame tiver poucos Desprezo de Vraska, Chandra, Artesa do Fogo será insana, enquanto todos quiserem tirar ela batendo, ela será maravilhosa, se o metagame mudar, ficar mais lento e com mais remoções de planeswalkers, Experimental Frenzy se torna melhor, se ele ficar mais control, Risk Factor pode ser protagonista, mas para o atual, que até os midranges mais fazem mesa do que tem grandes remoções, Chandra é a boa.


O side sem Frenzy é justamente porque Chandra ainda é boa na maioria das vezes, se o seu adversário jogará com remoções que acompanha ela, não é o Frenzy que vai te ajudar, e sim o Risk Factor, eles tem remoções, nós temos burns. Ainda no side, Tibalt é necessário, cards que só cortam o ganho de vida são ruins, mas os que fazem isso e mais alguma graça, são utilizados no nosso side. De resto, cartas já conhecidas, lembrando que usar Lava Coil ou Fight with Fire depende do ambiente e não de “mas com esse eu posso fazer algo com 10 manas”, você é um RDW, um deck com criaturas e suporte de burns, abrir caminho matando a coisa certa, com menos mana possível, é melhor que ter cartas versáteis, isso é papo de midrange e control.


Com essa lista, ser agressivo é nossa postura mais comum, apenas na mirror e contra Azorius Aggro é que podemos ir para algo mais controle e tentar um jogo que foca mais em valor, Chainwhirler sendo a grande estrela aqui. Mas no geral, o plano é sempre ser agressivo.


Mirror


Abrindo com a match que mais gosto, a mirror não é sobre rushar, é sobre card advantage e Power Houses. Os primeiros turnos podem ser definidos por quantas criaturas x/1 você coloca na mesa, lotar e tomar um Goblin é quase gg, mas ir com calma e jogar em volta garante que você causará algum dano e pode até forçar que seu oponente perca gás te controlando. Corredor é especialmente bom porque ele tem tempo play (ímpeto) e é dois de resistência, chamando o burn. Forninho é sensacional e você não precisa fazer ele tão cedo.


Quando o jogo entra no mid/late, Chandra e Frenzy são cards que selam a vitória. Normalmente a única resposta a ele é tentar rushar a vida do oponente, apesar da planeswalker vermelha ainda dar a opção de ceder um 2 pra 1 e pontos de vida.


Pós side o jogo é parecido, mas ganhamos mais cards que fazem 2 pra 1 e cortamos as marmitas de goblin.


Side in: 4 Lava Coil, 2 Fenix Reavivante, 2 Destemida da Frota Macabra


Side out: 4 Fanatical Firebrand, 4 Viashino Pyromancer


Azorius Aggro


A match que fez a fama do Goblin Chainwhirler e que nos faz se sentir control, já que nosso burns são bem alinhados com as ameaças deles. Normalmente o medo do Goblin faz com que els venham mais devagar, principalmente na draw, então podemos mudar rapidamente para uma postura mais agressiva, punindo o jogo seguro deles. Pós side a partida piora e eles tem melhores remoções, mas nós também ganhamos melhores opções.


Side in: 4 Lava Coil, 2 Fenix Reavivante, 2 Legion Warboss


Side out: 4 Instigador Fanatico, 4 Viashino Pyromancer
 

Esper Control


Preferi colocar o Esper por ser o control que mais aparece, mais do que Dimir ou Grixis, além de que o Esper ganha mais vida, por conta do Absorb e outras techs brancas, então a match é mais chata. O G1 é sobre velocidade e punir o Esper por usar tantos 1 -offs, eles não conseguem alinhar sempre as respostas à nossas ameaças, e podemos punir isso com velocidade. Pós side o plano deles varia, alguns trazem mais criatura e nesses casos precisamos de Lava Coil no lugar dos Choque, mas tem também os que apostam só em remoções e nesses casos o plano que vou colocar funciona bem. Mas acima de tudo, mulligan atrás de mãos agressivas é importante, puna seu oponente por jogar uma mágica por turno, ele tem que pagar vir lento.


Side in: 3 Risk Factor, 2 Tibalt, Instigador Dissoluto


Side out: 4 Goblin Chainwhirler, 1 Chandra, Artesa do Fogo


Simic Nexus


Outra partida determinada por velocidade, se você explodir com suas criaturas e finalizar com burns a partida será fácil, mas o contrário te coloca no caminho dos fogs dele. Ao dar keep, pense na sequência que mata ele mais rápido e aplique, menos tempo é menos tempo para o simic manobrar. Pós side, Legion Warboss é a carta que vence sozinha. Também pós side, as versões Simic trazem algumas criaturas, especialmente Arboreal Grazer e Biogenic Ooze , ter Lava Coil se torna necessário. Contra a versão branca, suba Tibalt, Rakish instigator.


Side in: 2 Legion Warboss, 3 Risk Factor, 3 Lava Coil


Side out: 4 Chandra, Artesa do Fogo, 4 Goblin Chainwhirler


Esper Mid


Essa match varia muito das listas, ultimamente eles tem colocados mais cards para ganhar vida e a match tem piorado, mas sair rápido, como sempre, é um ótimo plano. Pós side precisamos jogar maior e não sofrer tanto para o card advantage, Fenix Reavivante, Lava Coil e Destemida da Frota Macabra servem para essa linha de jogo. Tibalt também ajudaria, mas não é sempre que conseguimos ficar com ele na mesa, já que isso depende de controlarmos a board.


Side in: 2 Fenix Reavivante, 4 Lava Coil, 2 Destemida da Frota Macabra


Side out: 4 Instigador Fanatico, 2 Choque, 2 Piromante Viashino

-


Mono Red foi o melhor deck da primeira semana do formato e continua forte, apesar de os decks do metagame já terem começado a se adaptar a ele. Ainda sim, acredito que o deck pune muito bem quem pensa apenas em jogar para card advantage e esquece do perigo que é um formato cheio de bolts.


Até mais!
Ruda


Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da LigaMagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Ruda na Twitch

LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Balinus (19/05/2019 19:38:26)

Prefiro 2 frenzy 2 chandra, usei 3 no arena, e numa march veio as 3. Por ser lendaria e foda

AdrianoTT (19/05/2019 15:22:04)

Pessoal,

Só pra confirmar, o Esper Control seria o Esper que praticamente não tem criatura [ou mesmo não tem e vai buscar uma Lyra no side] ou aquele que "tinha" [porque nunca mais vi, depois que entrou War] o encantamento Acuidade de Dovin e o Esper Midrange seria o que é cheio de bichos?

Parabens Ruda pelo artigo, muito bom! :D

MMAMetal (19/05/2019 11:08:17)

Não é sligh, pra ser sincero é a primeira vez que vejo esse nome.

Não é turn two wins, mas o nome é bem auto-explicativo assim... é que eu não consigo lembrar de jeito nenhum.

Esse deck não tinha os nomes do T2 de um tempo atrás. Na verdade, já em Amonkhet chamavam o deck de Red Deck Wins. Era um nome auto-explicativo tipo Burn, Infect, Stompy Aggro...

Mas enfim, obrigado a vocês brcsalva, AllanCs e julianoLigaMagic pela ajuda.

AdrianoTT (19/05/2019 10:12:05)

Pessoal,

Só pra confirmar, o Esper Control seria o Esper que praticamente não tem criatura [ou mesmo não tem e vai buscar uma Lyra no side] ou aquele que "tinha" [porque nunca mais vi, depois que entrou War] o encantamento Acuidade de Dovin e o Esper Midrange seria o que é cheio de bichos?

Parabens Ruda pelo artigo, muito bom! :D

brcsalva (16/05/2019 17:21:04)

Ramunap red, Hazoret wins, Red deck wins mesmo, varia muito.

henricards (16/05/2019 17:04:56)

Muito bom o artigo, é ótimo ver a evolução do conteúdo no site da Liga. Hoje em dia falta conteúdo competitivo em português de qualidade, mas o Ruda ta fazendo ótimas contribuições

AllanCs (16/05/2019 15:58:43)

Eu acho que era turn two wins? Não sei, acho que esse era outro deck.

julianoLigaMagic (16/05/2019 15:15:44)

sligh?

MMAMetal (16/05/2019 14:50:02)

Galera, não tem lá muito a ver com o assunto, mas... qual era o nome que o Red Deck Wins era conhecido há um tempo atrás?

Um grupo de WhatsApp que eu estou insistiu que era Burn (mas não é esse nome).

brcsalva (16/05/2019 14:24:01)

Boa Rudá!

To com o Mono Red no arena e no físico, to amando o deck cara. A unica mudança foi colocar três"lightning mare" e remover as dire fleet e os legion war, pra poder melhorar as matchs contra o simic e o esper, que são as maiores ameaças no arena e no físico também.

E mesclo a chandra e o frenesi no main, dois de cada, e está auxiliando bem também!

Abraço, Planinauta!

Padevil (16/05/2019 14:22:04)

Eu tenho deixado duas Frenzys, Ruda, porque a Chandra em algumas matchs é praticamente entrou/ganhou, principalmente contra decks que não tem Vraska's.

Ruda (16/05/2019 13:58:53)

O segredo é quando ele desvira ;D


Para BO1, pensando em fazer mais all in, eu prefiro 4 frenzy e que role a roleta.


Sim, com mais Lyrasvc precisa mudar o side. Eu tenho gostado mais de Frenzy agora que os mids estão subindo.




Em "mirror" eu aborto justamente a match red x red. São cartas ok, o Triunfo é melhor e o deck jogasse mais para trás, e o Fogo eu gosto, mas precisa ser um deck mais all in.

Taillung (16/05/2019 13:01:28)

Vida longa ao vermelho e branco! 😎

Saladino (16/05/2019 12:57:25)

Qual a sua sugestão de side para RED x RED?
O que você acha de cartas como Triunfo de Chandra e Fogo Interior ?

VIP OURO Jarbasgbi (16/05/2019 12:37:50)

Parabéns pelo artigo. Gostei da postura pos side e vou incluir a Fight with Fire no meu side, aqui na cidade sofro bastante com LYRA pos side e o tibalt na maioria das vezes eh contornado por ela.

Eu gosto muito de frenzy. Normalmente uso 3 de main deck e no game 2 eu faco 3 side out e faco 3 chandra side in ou risk factor qdo n eh mirror. Com isso consigo bular um pouco o side do oponente, sem contar q nem sempre os decks tem resposta contra encantamento no main deck.

VIP OURO Jarbasgbi (16/05/2019 12:25:19)

Mas a ideia eh essa. Seu oponente se ve obrigado a gastar um removal nele e acaba deixando o guitu e o viashino punindo, sem perceber ele jah tomou 6 a 8 de dano. Sem contar q se o vaporeo ficar ai ele ta lascado.

Padevil (16/05/2019 12:21:46)

Eu tenho usado essa versão nos BO1s do Arena, mas com 2 Frenzys no lugar de 2 Chandras.

denncardoso (16/05/2019 12:10:48)

Parabéns pelo trabalho. Estava atrás de um sideguide. Estou com o deck prontinho para jogar o MCQ e vai ser muito útil! Ótimo trabalho!

xapado53 (16/05/2019 11:39:31)

Fiz uma lista com o demônio da ribalta, aquela instant que causa 4 e com 2 tibalt e 2 chandra. Não uso vaporeo pq morre sempre que caí no campo...

Alchemist (16/05/2019 11:23:32)

Muito bom o artigo, pode ter sido impressão minha mas o texto mudou bastante e eu curti. Continue assim!

LukeJunkie (16/05/2019 11:00:29)

Excelente, muito obrigado pelo maravilhoso artigo... Como diria o genial José Ferreira Neto: "Um baaaaaaita dum guide diga-se de passagem".

ArenaRC (16/05/2019 10:57:52)

Lindo guide Rudá! Parabéns pelo artigo, irei de mono red pros showdown da vida

memnarch (16/05/2019 10:27:49)

MEUDEUSUMSIDEGUIDE!!!!!1111!!1 rsrsrsrs
Valeu pelo artigo, man!