O que significa ser complexo?
13/05/2019 18:05 - 4,885 visualizações - 7 comentários
Confesso que fiquei extremamente feliz quando vários de meus grupos de WhatsApp sobre Magic me mandaram prints e links sobre uma matéria postada no MIT Technolgy Review (site relacionado ao Massachussets Institute of Thecnology, umas das universidades mais conceituadas do mundo nas áreas de Matemática, Física e Engenharias) afirmando que o jogo de cartas Magic: The Gathering era o mais complexo do mundo. Mas afinal… o que realmente significa ser complexo?
 
É algo que tem acontecido com frequência nos últimos anos, mas infelizmente, as pessoas compartilhado notícias, artigos, colunas apenas lendo seus títulos. Dessa vez, tenho motivos para perdoar aqueles que não o fizeram : a publicação está em inglês ( que apesar de algumas pessoas saberem ainda está longe de ser algo universal no Brasil) e a linguagem bastante técnica utilizada pelo MIT na publicação.
 
Isso fez com que muitos dos meus colegas de Magic não souberam responder o questionamento seguinte ao do título : Porque MTG é o jogo mais complexo do mundo?  Foi nessa intenção que decidi escrever esse artigo. Explicar ao jogador comum o que significa ser complexo e o que isso muda na vida dele.
 
Em primeiro lugar qual o critério de complexidade utilizado? Porque, afinal, complexidade pode ser algo completamente subjetiva, ao mesmo tempo em que as regras de Magic, em sua maior parte, são bem claras para mim, ainda apanho para os primeiros tutoriais de Keyforge, um jogo que deveria ser bem mais fácil em teoria. 
 
O conceito utilizado pra classificar os jogos como mais e menos complexos pela equipe de pesquisadores foi a COMPUTABILIDADE do jogo. “O QUE DIABOS É COMPUTABILIDADE?” . Calma, que eu vou te explicar. A computabilidade de um jogo é a capacidade de, com a maior precisão possível, um computador nos dizer quem vai vencer uma partida, com menos etapas possíveis e sem causar um problema de parada. “Mas você só embolou mais as coisas!”. Calma, já falei que vou explicar tudo bonitinho.
 
Para pedir a um computador que calcule se um número é primo (divisível só por 1 e ele mesmo) ou não, você não vai gastar mais do que 15 ou 16 linhas de código que podem ser feitas no seu próprio Bloco de Notas. Agora pense no Magic Arena, é extremamente mais complexo e precisa de muito mais linhas de código não concorda? É basicamente a mesma coisa aqui, quanto mais você consegue fazer em menos linhas para prever o vencedor de uma partida, então maior a computabilidade de um jogo. “E o problema de parada?” Aqui é simples, o programa precisa conseguir ser encerrado e não ficar rodando para sempre. Ok? Ok.
 
Se você não gosta de expressões algébricas ou simplesmente matemática não é a sua área, eu vou explicar resumidamente este parágrafo no próximo, se quiser, fique a vontade para pular. Se ficou para ler este, o próximo não será tão interessante para você. Em esportes considerados “tradicionais” os cálculos de possibilidades são descritas por funções parecidas com polinômiais, que normalmente são descritas anxn+a(n-1)x(n-1)+...a2x2+a1x+b=y, mas se chamarmos anx...a1x de C1...Ci  temos C1n+C2n-1...Ci+b=y,o que nos leva a uma função que praticamente só tem constantes em todas as suas entradas, o que custa menos etapas para o cálculo porém depende de entradas iniciais mais precisas e logo diminui a precisão do resultado. Em esportes da mente como xadrez e os e-sports os cálculos já partem de funções exponenciais que em resumo são escritas em c1x+...cix+b=y , ou seja têm entradas variáveis em sua maioria, o que nos dá resultados bem mais precisos, porém gasta muito mais processamento.
 
Em resumo, em esportes como futebol, vôlei, atletismo, as chances de vitória podem ser calculadas através de fórmulas mais simples, que dão resultados menos precisos mas são mais fáceis de ser obtidos, em outros casos mais complexos os cálculos são mais complexos, nos dão resultados mais precisos, porém demandam muito mais memória, armazenamento e linhas de código.
 
Mas o que torna o Magic diferente de todos eles? O que o torna o mais complexo de todos eles? A falta de limites. No Futebol existem as dimensões do campo. Limites. Em League of Legends existe um mapa da qual não se pode sair .Limites. Em Yugioh só se pode ter um número máximo de criaturas no campo.Limites. No Magic, eles simplemente não existem. É possível se ter infinitas criaturas, acumular infinito de vida, infinito de mana, dar infinito de dano ao adversário entre outros casos. Computadores não conseguem trabalhar com infinito. Quando parar de ganhar vida num combo? Quando parar de por criaturas no campo? Um computador não sabe a resposta para isso e logo Magic: The Gathering ainda é um jogo INCOMPUTÁVEL.
 
Mas, afinal… o que isso muda na vida do jogador de Magic comum? Na verdade, absolutamente NADA. O Magic não mudou por causa disso, ele ainda é o mesmo jogo, ainda é jogado pelas mesmas pessoas e nos mesmos lugares. “Então ele não significa nada?” Ainda não, porque é preciso saber o que será feito com essa informação, e o que está escrito daqui para frente é minha mais sincera opinião.
 
Esse artigo é umas das nossas portas de entrada no ambiente acadêmico de vez, tanto em escolas de nível Fundamental e Médio como na Universidade. Sim, são artigos como esses que mudam a cabeça de “tiozões velhos” que estão nas diretorias das principais instituições de ensino do mundo. Um vídeo do Professor mostra como uma vez ele descreveu Magic mais próximo de Xadrez para uma professora para que ela não os expulsasse de uma sala, foi a linguagem que ele tinha disponível com ele na época, e acredito que a dificuldade que temos hoje em entrar nesses ambientes é essa, dificuldade de falarmos a mesma língua. E agora nós temos uma tradução do que é Magic na linguagem acadêmica.
 
Faço apenas uma ressalva, cuidado ao se gabar aos quatro ventos sobre isso. Muitos jogadores novatos tendem a ter muitas derrotas no começo, e uma constante repetição de “jogo mais complexo do mundo” muito provavelmente só tende a os fazer desanimar do jogo.
 
Já é difícil que jogadores novos não desanimem depois de verem que entenderam uma carta de Planeswalker Deck errado e por isso apanharam no FNM da loja local, que quando você é pareado com um cara que tem um deck budget em algum evento e você com a lista fechada acaba atropelando, imagina se ficarmos enfiando na cabeça deles que é “o jogo mais complexo do mundo”? Vamos ouvir muitos “Não é pra mim”. Magic pode ser o jogo mais complexo do mundo sim, mas o nosso objetivo é mostrar a todos como ele pode ser também o jogo mais legal do mundo, divertido, alegre, animado, e não um amontoado de regras chatas, é assim que devemos apresentar o nosso Magic: The Gathering para novos jogadores.
 
Eu fico por aqui, espero que tenham gostado do texto e nos vemos na próxima

Miguel Augusto Camarano ( MCamarano)
Miguel Augusto Camarano de Oliveira, ou somente Camarano, nasceu e mora em Goiânia-GO, é estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Goiás começou a jogar Magic em 2017. Jogador de praticamente todos os formatos, é um apaixonado pela groselha, gosta do aspecto competitivo do jogo. Podcaster e Youtuber busca mostrar como o Magic pode ser impactante na vida das pessoas
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Figs (15/05/2019 08:44:04)

Nada como um Ashen Rider para dar boas risadas da situação. Usada 2 no side do meu mono red legacy e foram bem úteis em alguns jogos.

tattoowalker (14/05/2019 17:54:32)

Ops' ALL spells fosse mais fácil explicar nem terreno vc conseguia baixar

Alanzito (14/05/2019 15:29:06)

Só quem o deck sabe como e legal ganha no 2 turno hahahaa! mais meu combo era um pouco diferente. Petala tumba antiga show and tell Emrakul. Ainda tinha Force pra qualquer problema. Era incrivel duelo de 1 minuto kkkkkkk

JuninhoDarkSide (14/05/2019 13:28:59)

Muito bom seu artigo, Miguel! A parte da matemática descritiva do Magic realmente é fascinante.

tattoowalker (14/05/2019 09:37:14)

Excelente artigo!! Bem esclarecedor.. muito obrigado

GENERALLEE (14/05/2019 01:07:37)

ser complexo e fazer cidade dos traidores petala show n tell emrakul vai !

radjahh (13/05/2019 19:54:34)

pessoal jogar game of thrones ai vai sabert o que é complexo!