5 decks Legacy, que custam o mesmo que um deck Modern
09/05/2019 10:05 - 22,978 visualizações - 51 comentários

Eu sei, eu sei, o Legacy é caro. Mas antes de você parar de ler nessa frase, eu peço que chegue até o final do texto, pois tenho certeza que se fizer isso, você vai ter uma idéia mais ampla e adequada sobre preço do formato e ver que não precisa ser nenhum sheik árabe que troca barris de petróleo em dual land, para jogar o formato!


Meu objetivo é listar 5 decks, que você compraria com o mesmo dinheiro de um deck Modern (média de custos), que sejam, ao mesmo tempo, baratos e excelentes, capazes de proporcionar resultados consistentes a um piloto habilidoso. A base de preços utilizada foi a que encontrei no MTGGoldfish, você pode acessar os principais decks Legacy aqui. , e os principais decks Modern aqui.


Você vai reparar que nesses links tem o preço em dólar dos decks de papel e online. Os preços dos decks de papel são aqueles da Cardkingdom, que tem propaganda ampla aqui na Liga e envia para todo o país. Peguei os preços dos decks de papel e multipliquei por 3, que é a base de venda ampla do Legacy no Brasil — geralmente o pessoal vende e compra cartas a SCGx3 (que tem preços parecidos com a Cardkingdom) ou menor da Liga (com algum desconto), o que for mais barato, logo com um pouco de paciência, você vai conseguir comprar os decks nessa base de preço.


Enfim, definidos os padrões dos preços, vamos ao que interessa!


O TOP 5


O primeiro da lista e meu queridinho, é o Death and Taxes:


Death and Taxes - Legacy
2019-05-08

Jogador

babones_mtgo

Código Fórum

[deck=1193433]


Além de ter o nome mais cool de todo o Legacy, o Death and Taxes (DnT para os íntimos), é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores decks do formato. Apesar de parecer um White Weenie para o observador desavisado, trata-se de um deck control, baseado em criaturas, que usa elementos de prision para ganhar o jogo. O DnT não chega a ganhar o controle completo do jogo. O objetivo é ir atrasando o oponente e negando elementos de sua estratégia enquanto as criaturas dão cabo dos pontos de vida dele. Atualmente se encontra muito bem posicionado no metagame e, inclusive, colocou duas cópias no top 8 do recente GP Niagara Falls. Com uma boa pesquisa e certo talento para pechincha, é possível conseguir um com 3 a 4 mil reais, na configuração aí em cima.


O segundo deck de hoje é o BR Reanimator:


Rakdos Reanimator - Legacy
2019-05-08

Jogador

babones_mtgo

Código Fórum

[deck=1193437]


Esse deck claramente desbancou seu irmão UB, que usa Underground Sea e Force of Will, para a felicidade geral de quem quer começar no Legacy e não sabe por onde. O BR Reanimator é uma excelente opção de combo com consistência e velocidade do extremamente eficazes, principalmente nos turnos 0 e 1. Chancellor of the Annex e 8 descartes garantem um caminho livre para colocar Griselbrand em jogo e comprar metade do deck. É um deck relativamente fácil de jogar, com uma excelente vantagem: é o combo ideal para ganhar de outros combos, já que comba mais rápido que todos os outros combos do formato, com exceção do Belcher, talvez. E pra quem duvida da sua eficácia, em 2018, o grande amigo Roberto Cardoso fez 7-0 e ID no suíço do Nacional Legacy, único invicto no torneio. Com 3.5 a 4.5 mil reais, é possível conseguir um.


Nosso terceiro deck é o Eldrazi Post:
 

Eldrazi Post - Legacy
2019-05-08

Jogador

babones_mtgo

Código Fórum

[deck=1193441]

 

Variação ligeiramente mais barata do Eldrazi Aggro, é um típico deck prision, que usa Chalice of the Void, Trinisphere e Thorn of Amethyst para segurar as mágicas dos oponentes, enquanto fecha o jogo com bichinhos pequenos, mais ou menos do tamanho da burrice de quem acha que a Terra é Plana. O plano aqui é: go BIG! Comece com o zolhudão Though-knot Seer, passe pelo Reality Smasher, até chegar na dupla sertaneja mais famosa do formato, caso seu oponentes ainda esteja vivo para contar história: Ulamog e Kozilek! Um deck semelhante ganhou o Challenge no MTGO do dia 14-04-2018, com pouco mais de 100 players, terminando 9x1, no score final. Ta animado com deck? Dá pra conseguir um com 4.5 a 5 mil reais e, prometo, esse vai ser o mais caro do dia.


Nosso quarto deck é o Turbo Depths:
 

Golgari Depths - Legacy
2019-05-08

Jogador

babones_mtgo

Código Fórum

[deck=1193457]

 

Ok, ok, ele é mais caro que o anterior, mas aqui a gente tem um segredinho. Não precisa de três Bayou para jogar com o deck. Apenas 1 basta, os outros dois podem ser substituídos por Overgrown Tomb, tranqüilamente. Mais uma vez temos um combo, mas que, ao contrário de criaturas, envolve terrenos. O objetivo é colocar uma Marit Lage em campo, seja copiando o Dark depths com Thespian Stage, seja tirando todos seus marcadores com Vampire Hexmage. Os oito descartes estão aí para garantir que nada atrapalhe esse plano. As Needles servem, em geral, para parar Wasteland, mas podem atingir um Jace, Liliana ou até Vials. Por fim, ao contrário dos demais decks de combo, tem um excelente jogo contra Delvers, que tem pouca ou nenhuma interação com a Marit Lage, depois de colocada em jogo. Recentemente fez top 8 no Legacy Qualifier no MTGO (que faz parte dos qualifiers para o Mythic Championship), campeonato jogado pelos 150 dos melhores jogadores do MOL, no formato, já que era preciso estar classificado para competir. Atualmente é o deck que Bob Huang mais joga. Quer acompanhar ele? Dá pra desembolsar, com apenas 1 Bayou, de 3.5 a 4 mil reais e levar o deck pra casa.


Nosso último deck é um clássico! Goblins:
 

Goblins - Legacy
2019-05-08

Jogador

babones_mtgo

Código Fórum

[deck=1193466]

 

Além de clássico, é o mais barato de todos. Talvez uns dos mais antigos aggros do formato, o deck explode na cara do oponente, com criaturinhas que, em conjunto, são capazes de exaurir a vida do oponente em apenas 2 ou 3 ataques. É um tipico deck de swarm, ou seja, que procura encher o campo de batalha e subjugar o oponente com um conjunto de criaturas, com habilidades sinérgicas entre si. Além disso Goblin Matron faz com que o deck pareça uma tool box, capaz de contornar situações de tensão, e Goblin Ringleader garante um constante fornecimento desses verdinhos, de forma que é difícil perder o gás com o deck. A horda de verdinhos fez top 8 no NL 2018, nas mãos do excelente Miguel Araújo. Quer levá-los para a batalha? Com 2.5 a 3 mil reais é possível montar um Goblins completinho!


Sessão Bônus


Esse deck ficou de fora, não por ser ruim, mas por ser mais caro que o orçamento proposto nesse artigo. Entretanto, com algumas pequenas modificações possíveis, ele acaba entrando dentro da faixa de preço perquirida. Principalmente para aqueles que já tem as cartas do deck Modern.


O UB Death’s Shadow é uma ótima escolha de deck:
 

Dimir Death's Shadow - Legacy
2019-05-08

Jogador

babones_mtgo

Código Fórum

[deck=1193467]

 

A única modificação que vamos fazer aí, é retirar do deck todas as Underground Sea. Sim, você vai jogar somente com Watery Grave, o que é completamente possível. Somente as duas Useas custam 1.200 dólares. Se as retirarmos, o preço final do deck cai para 1.600 dólares, logo, por voltar de 5 mil reais, que foi o deck mais caro que apresentamos hoje. O UB Death’s Shadow é um deck típico de Delver, que abusa do life loss para colocar em jogo rapidamente um Death’s Shadow bombado. Além do pacote de criaturas, o deck usa os soft counters comuns aos decks de Delver, com uma adição important[issima, que é o Stuborn Denial, afinal, esse soft counter, nesse deck, vira um hard counter de apenas 1 mana, super eficiente. Assim, apesar do deck estar um pouco acima do budget do artigo, é uma opção viável para aqueles que querem jogar com Brainstorm e adoram uma estratégia tempo. Foi o principal deck jogado no PT de 25 anos do MTG e, salvo engano, colocou duas cópias no top 8 desse PT.


Por último, o deck mais barato do formato, Burn:
 

Burn - Legacy
2019-05-08

Jogador

babones_mtgo

Código Fórum

[deck=1193468]

 

Confesso que esse deck ficou de fora da lista dos 5, pois não encontrei resultados expressivos em campeonatos com mais de 100 pessoas. Entretanto, encontrei várias cópias em top 8 de campeonatos menores, até 100 pessoas, logo, o deck merece essa menção no artigo. O Burn é uma excelente opção para quem quer entrar no formato e conhecer as estratégias do Legacy, sem gastar muito. Além de barato é um deck fácil de jogar, pouco interativo, por isso ideal para iniciantes e para quem está começando no formato. Ótimo para entender fundamentos do jogo, como gestão de recursos finitos, já que você tem que ficar especialista em calcular quais criaturas devem morrer e quais devem ser ignoradas, e quando mandar o burn na cara do seu oponente, mesmo ele tendo baixado uma criatura que “não possa” ser ignorada. Quer começar por aqui? Com uns 1.500 reais é possível montá-lo, a não ser que você queira cartas foil!

 

Conclusão


De fato o Legacy tem decks caríssimos, alguns que podem chegar até 15 mil reais, Lands estou olhando para você. Mas jogar o formato competitivamente, em pé de igualdade com qualquer outro competidor é possível, por preços tão acessíveis quanto os preços do Modern.


Ciente disso, já comece a montar seu deck, porque além do NL 2019, que vai acontecer nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro desse ano, já começaram os Trials valendo byes e inscrições. Já tivemos trials simples nas Ligas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e em breve no Paraná. O primeiro grande Trial, valendo bye 2 para o campeão e bye 1 para o top 8, mais inscrições para o top 8 inteiro já está marcado e tem nome: Legacy Uai!


Vai acontecer em Pouso Alegre, Minas Gerais e faz parte do Circuito da Liga Sul Mineira de Legacy, além de, possivelmente, valer para o Ranking da Liga Mineira de Legacy (LML). O campeonato vai ter a seguinte estrutura:


A classificação será no formato suíço (sem corte para top 8), com REL COMPETITIVO, com premiação distribuída para os oito melhores classificados do torneio, no seguinte modelo:


a. 1º colocado - R$1.500,00 + BYE 2 NL + inscrição para o NL; + troféu
b. 2º colocado - R$700,00 + BYE 1 NL*+ inscrição para o NL; + medalha
c. 3º colocado - R$400,00 + BYE 1 NL*+ inscrição para o NL; + medalha
d. 4º colocado - R$400,00 + BYE 1 NL*+ inscrição para o NL; + medalha
e. 5º colocado - R$300,00 + BYE 1 NL*+ inscrição para o NL; + medalha
f. 6º colocado - R$300,00 + BYE 1 NL*+ inscrição para o NL; + medalha
g. 7º colocado - R$200,00 + BYE 1 NL*+ inscrição para o NL; + medalha
h. 8º colocado - R$200,00 + BYE 1 NL*+ inscrição para o NL. + medalha


Para realizar sua inscrição, basta seguir os seguintes passos:


1. O interessado deverá mandar um e-mail para legacy.uai@gmail.com solicitando a inscrição com informações de seu nome completo e DCI.
2. O e-mail será respondido com o valor da inscrição e com o número da conta para depósito ou transferência.
3. Após a realização do pagamento o interessado deverá anexar na mesma conversa do e-mail foto do comprovante do pagamento. No prazo de até 2
(dois) dias úteis a confirmação do pagamento será notificada, validando assim a inscrição.
4. Você pode também se inscrever online nesse link aqui.


O valor vai variar com a data, quanto mais perto do torneio, mais cara, então melhor fazer logo:


1. 10/04/2019 a 30/04/2019 - R$100,00;
2. 01/05/2019 a 31/05/2019 - R$110,00;
3. 01/06/2019 a 30/06/2019 - R$120,00;
4. Inscrição na semana e no dia do evento (1/07 a 6/07) - R$130,00.

 

O espaço será aberto às 9:30 horas do dia 06/07/2019, com rodada inicial do Main Event às 11:00 horas, no Salão de Eventos Adriana Volpato, que fica na Avenida Antônio Mariosa, 3235, Jd. Iara, Pouso Alegre – MG. Além do Main Event, alguns paralelos também serão realizados, que você poderá conferir na página oficial do evento, que fica no faceslivro. Recomendo a leitura do regulamento completo lá!


E aí? Preparado para montar seu primeiro deck e vir jogar com a gente?


Thiago Mata Duarte ( thmduarte)
Fundador e organizador da Liga Mineira de Legacy (2014 - 2018), organizador do Nacional Legacy desde 2018, é um entusiasta e ativo incentivador do formato no país. Joga Legacy desde final de 2012 e desde então sempre tem alguma coisa para falar, desde os recônditos obscuros do POX, passando pelos tier 5 de Opalescence, até chegar nos decks de Brainstorm.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

SirPedro (03/06/2019 22:48:44)

vou fazer um deck do ascendente de serra de 400 prata e ir jogar legacy,muito deck agrro vai tomar GG facil,se topar com combo só sideboard salva kkk

HAB_0013 (12/05/2019 19:46:25)

Outro artigo top!!! Legacy rules!!!

thmduarte (11/05/2019 20:05:28)

Opa, foi mal. Devo ter pegado o link errado. Segue o certo em duas versões:

https://www.mtgtop8.com/event?e=21889&d=347362&f=LE

https://www.mtgtop8.com/event?e=21593&d=344979&f=LE

thmduarte (11/05/2019 20:03:38)

Com certeza é uma ótima opção de budget. Quando comecei no formato, em 2012, comecei de MonoB reanimator.

thmduarte (11/05/2019 20:02:28)

Isso ai! Aproveita o embalo e monta. Sempre da pra conseguir uma carta ou outra que falta, emprestada.

EttoreC90 (11/05/2019 19:46:33)

Muito obrigado man!! Acho que nenhuma é GWB haha.... mas gostei muito das dicas e absorvi o que quis dizer!!
Valeu pela força! Abs

jean_amann (11/05/2019 19:21:10)

Mono Black Reanimator é um deck muito forte, e o investimento é baixo. Na versão Rakdos vão cinco cartas vermelhas, 4 maindeck, e 1 sideboard, ou seja, a verão Mono B é perfeitamente jogável e, diria mais, passa voando por Wasteland decks, Back to Basics, Blood Moon etc. Eu não gosto do deck, mas meu amigo possui e, sendo ele um bom piloto, nos treinos o deck tem resultados muito bons, contra outros completos (como D&T, Miracles, Elves etc.). Para mim, é o melhor na relação competitivo/acessível, considerando versões budget (sem Dual Lands e Reserved List).

bpalves1986 (11/05/2019 16:54:38)

Parabéns pelo artigo, já pensei diversas vezes em começar a jogar o formato, mas a questão dos valores sempre é um problema. No entanto, pelos comentários aqui do artigo, o segredo mesmo é ter um pouco de paciência pra pegar as cartas. Essa lista do Death And Taxes é sensacional e já tenho algumas coisas. Talvez consiga adaptar as cartas mais caras...

thmduarte (11/05/2019 16:27:42)

Concordo demais! Raramente se perde dinheiro no Legacy. O segredo é paciência! :)

thmduarte (11/05/2019 16:25:45)

Muito obrigado, man! Com certeza é possível fazer um Maverick nesse patamar, mas com mais adaptações. Atualmente o deck está bem posicionado e acho uma excelente escolha. Abaixo eu separei duas decklists pra vc: uma GW e outra GWB. Para uma versão budget, sem sacrificar muito o power level, vc pode começar por cortar o Berço de Géia da GW, depois, corta as duais. Sempre sugiro começar com apenas 1 dual de cada e, devagar, vc vai adquirindo o resto. No caso do GW 1 savannah. No caso do GWB 1 savannah, 1 bayou, sem scrub. A scrub vc busca muito pouco. O substituto mais adequado é a shock land, mas dependendo do seu meta, vc pode usar 1 tango land também. Abs

Só copiar e colar:

https://www.mtgtop8.com/event?e=21875&d=347181&f=LE

https://www.mtgtop8.com/event?e=21702&d=345831&f=LE

thmduarte (11/05/2019 16:21:02)

Valeu, meus caros! O objetivo é esse, foco no formato e apresentar alternativas viáveis e, ao mesmo tempo, muito boas pra quem tem interesse no Legado!

EttoreC90 (11/05/2019 12:35:19)

Cara, parabéns pelo artigo. Agrega muito valor pra quem, assim como eu, é fascinado pelo universo legacy e está querendo adentrar pro formato. Sou amante do maverick, ele entraria nesse estilo de valor que você citou com algumas adaptações nas old duais do deck? Pq tenho a base quase completa que uso no Modern e gostaria de fazer um mavecão pra partir pro lagadinho que está crescendo na minha cidade novamente! Mais uma vez parabéns

Juggernow (11/05/2019 07:49:58)

Muito bom.

uthersano (11/05/2019 05:51:02)

Aleluia um ótimo artigo, parabéns forte, sem reclamações , preciso, focado no formato.
Por mais artigos assim.

thmduarte (10/05/2019 20:12:10)

Sim, ta no meu top 10. Creio que o deck melhore se aprovar o London Mulligan! Muito obrigado1

Gular (10/05/2019 18:55:27)

O preço das cartas sempre sobem, ficar chorando que está caro não adianta, tenho a base de vários decks legacy e nunca gastei muito, a questão é esperar o momento certo, essa pra mim é a grande diferença entre o jogador legacy e os de modern e T2, enquanto vamos construindo o deck aos poucos, os outros tem que fechar logo a lista pra poder jogar um GP por exemplo.
Montei meu turbo depths quando saiu o marit lage em FTV a uns 50,00 na época, terminei um Reanimator a pouco tempo e a maioria das cartas eu peguei quando saiu graveborn (foil e barato), então na ponta do lápis alguns decks que montei custaram menos da metade do que valem hoje.

FreudianSlip (10/05/2019 15:15:34)

Faltou dredge também, mas puta artigo, parabéns!

thmduarte (10/05/2019 13:53:01)

Então, essa decklist que vc postou, não sai por menos de 3k hj, que é o preço aproximado do Death and Taxes, por exemplo. Logo, Tron não é tão barato assim mais.

sanase (10/05/2019 12:54:35)

https://www.mtggoldfish.com/archetype/modern-tron-46482#paper

nao gastei 2k no meu completo... apenas sem extração

geniltonlopes (10/05/2019 12:27:43)

ta de brinks amigo un tron hoje custa quase 4 mil

thmduarte (10/05/2019 11:11:07)

Com certeza, eu me limitei as 5, pois preferi listar os 5 c mais resultados ataulamente. Mas na minha pesquisa eu cheguei a mais de 10 decks, sem adaptações. Com adaptações, a gente chega a muito mais, p exemplo tirar 1 dual de reanimator, ou esses decks que vc citou. Tudo isso, sem sacrificar power level.

Raizen884 (10/05/2019 10:28:38)

oi? Só de Karn tem quase mil reais...
https://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&deck=1174231

Bom artigo! Acho que se a pessoa tiver criatividade dá pra conseguir mais 4-5 decks na faixa de 3k pra menos, Miracles/Stoneblade com 1 tundra e B2B, Mono-U Omnitell, Dredge(mesmo com LED), Merfolk.

rapha_seraph (09/05/2019 20:05:12)

Tem o Grim Lavamancer também. Mas fora as sinergias, o valor de filtrar o deck é quase que irrelevante.

O que dói mais: trocar as fetchs do Burn por básicos ou as duais do Death's Shadow/Depths por shocks? Aposto que as duais.

sanase (09/05/2019 18:27:36)

tron é um excelente deck, venceu o GPSP e não chega nem perto desses valores, mas entendi seu ponto!

thmduarte (09/05/2019 16:49:18)

Tecnicamente, quando vc ativa uma fetch, vc tira um terreno do deck. Logo, com apenas um land, vc vai ter 2 lands a menos no deck. Assim, vc diminui a chance de comprar land e aumenta a de comprar magicas, no que pese a diferença ser mínima.

thmduarte (09/05/2019 16:47:07)

Então man, pelo que está aparecendo aqui pra mim, somente se vc levar em consideração o médio da liga, chegamos as 12k em um deck. Mas o médio da liga é caro. A base de venda a que me referi no texto, foi a base de venda entre jogadores. Aqui na liga mesmo ou no FB, voce consegue preços baseados no mínimo da liga, e o mínimo tá dentro do proposto (máximo de 5k). Como eu disse no texto, tem que ter um pouco de paciência. Além disso, tem muitas lojas com preços bons e legacy tem ofertas melhores já que são cartas mais difíceis de sair. Pelo menos foi assim que montei meus decks.

thmduarte (09/05/2019 16:43:36)

Sim :). Essas listas eu peguei de eventos diversos, na internet, apenas como exemplo. Com a edição do texto, fica parecendo que as montei. Nem todos usam Denial, mas existem listas com ele. Então, não necessariamente me referi a essa lista, mas ao UB Shadow em geral. :)

MMAMetal (09/05/2019 16:07:03)

Galera falando do Burn e de usar 4 Bloodtained Mire ao invés de uma Mire e 3 Scalding Tarns mas eu ainda não entendi a função das quatro fetchs no deck. Sou 100% noob em relação ao Legacy, mas é um deck monocolor, então o terreno que vai ser buscado sempre será uma montanha, OK?
Não existe uma mecânica voltada pra landfall ou Valakut ou "cause dano igual à quantidade de terrenos em seu cemitério" nesse deck e nem outra cor de mana para as mágicas, então pra que um buscador de terreno que nem ativa as habilidades da Monastery ou do Eilodon?

Voodoo_666 (09/05/2019 14:26:48)

Então Thiago, mas quais declk modern chegam a base de 12k ?
Isso levando em consideração o menor preço da liga.
Entendi o que você fez com relação a comparação na gringa, mas aqui as cartas tem menor quantidade e os lojistas chutam o pau da barraca na hora de colocar preços. Seria viável fazer um comparativo aos decks no Br. Um camarada meu tinha um mono black de zumbi crap que batia muito. Eu já montei um suicide que batia de frente com muito deck tb.

tonytals (09/05/2019 14:22:43)

No Burn, se trocar as 3 Scalding Tarn por 3 Bloodstained Mire fica ainda mais barato...

Ezuri (09/05/2019 14:17:52)

Oi. Vc citou o Stubborn Denial, mas nao colocou na lista do SHadow, XD.

Alanzito (09/05/2019 14:15:47)

Começar a fazer seguro pra deck, slc muito caro $$$

silastp (09/05/2019 14:15:27)

Parabéns pelo post.

Legacy é incrível, você pode jogar desde opções baratas, como as apresentadas acima, até os decks mais caros do formato. E ainda sim, estará jogando de igual para igual.

Somado a isso, a comunidade que está sempre disposta a emprestar cards, ou até mesmo decks para que os parceiros possam jogar e encher os campeonatos.

Por essas e outras que é um formato brilhante.

thmduarte (09/05/2019 14:13:06)


Valeu, Robertão. Isso é uma verdade, uma vez inserido no meio, é fácil conseguir cartas emprestadas.

thmduarte (09/05/2019 14:12:22)


De fato!! haha

Roberto_Cardoso (09/05/2019 14:06:37)

Mais uma vez bem escrito e de maneira sensata. Só completo relembrando que a comunidade legacy é super acolhedora e solidária, não somente nas dicas, mas principalmente no empréstimo de cartas e até decks inteiros.
Nesse sentido, basta uma conta simples de matemática e verá que com um investimento MENOR do que um BURN MODERN, você consegue, por exemplo, pegar 72 cartas do Br reanimator, faltando apenas 3 duais,que os demais jogadores legacy com certeza ficariam contentes em emprestar para mais uma pessoa participar da jogatina.

Alanzito (09/05/2019 14:00:17)

Começar a fazer seguro pra deck, slc muito caro $$$

paradaxarada (09/05/2019 13:02:25)

High Tide (;

GENERALLEE (09/05/2019 12:44:07)

Ds sem dual e 4k a menos

thmduarte (09/05/2019 12:24:19)

Eu peguei a decklist do Burn no MTGtop 8. Creio que essas eram as fetches com R que o dono da lista tinha. Vc tem razão, pode ser qualquer uma com vermelho, preferencialmente a mais barata!