Por dentro do: Grixis Nicol Bolas
03/05/2019 10:05 - 16,689 visualizações - 13 comentários

Fala aí, pessoal, tudo bem com vocês? Estamos de volta com mais um artigo do nosso amado Standard (T2)!

 

E enfim chega uma das edições mais comentadas dos últimos tempos “War of the spark” e com isso aquela emoção em busca de novos decks cresce dentro de mim, é um dos motivos de eu amar o standard. Já estava cansado de vê mono red na minha frente, quem sabe agora aparece algo novo.


Como de costume já que magic é meu trabalho todo inicio de edição eu começo a ler artigos, ver listas e mais listas, assistir stream e tentar achar o melhor deck para o meu gosto. Mas nem tudo são flores não é? Isso requer muito tempo analisando as listas, vendo nossos prós e os prós lá de fora comentando sobre os decks e suas experiências, ler e reler muitos artigos e depois disso eu tento trazer um pouco da minha opinião para vocês e espero com isso ajudar.


Estamos no momento de muita especulação eu poderia fazer como um amigo meu e ficar jogando de mono red até a poeira ir assentando e ir ganhando fácil dos decks fraco- medianos que vão sendo testado, mas a inovação me deixa animado ao ponto de não conseguir usar essa técnica e com isso resolvi trazer para vocês o deck que esta rendendo melhores resultados no MOL (magic online) Grixis bolas.


O deck já é em grande parte bem conhecido, mas as chegadas de algumas cartas realmente fizeram a diferença, que no meu ponto de vista faltava para o deck chegar ao tier um do formato (posso esta errado, mas o deck tem um potencial enorme). Temos dois dos melhores Planeswalkes a disposição Liliana, Dreadhorde General e Nicol Bolas, Dragao-deus essa Lliliana é um absurdo de boa, lembra muito a “Elspeth, Campea do Sol” chego a dizer que é a melhor carta da edição, creio que vai acontecer o mesmo que a Elspeth começou desacreditada usando um no deck ou dois side depois tem vários decks usando três ou quatro no deck. Esse Nicol Bolas posso dizer que é a cereja do bolo onde a carta já é forte sozinha e ainda pode usar as habilidades dos demais pws em campo é monstruoso demais, se imaginar que a edição veio com diversos Pw. Um detalhe importante na minha lista é que eu preferir jogar com uma versão mais agroo já que a versão mais controle demora muito o desenvolvimento do jogo e no meu ponto de vista ficando vulnerável contra algumas cartas como Search for Azcanta, Hydroid Krasis e Wilderness Reclamation dentre algumas outras.

 


Uma das coisas que eu senti falta foi um pouco mais de agressividade na curva dois, ou algo que fizesse a diferença eu pensei em usar a Bitterblossom nova (Dreadhorde Invasion), mas ainda não tive tempo de testar até porque estou testando outros decks, mas é uma das ideias que eu tenho para por em pratica. O que acharam da lista? Se tiverem alguma ideia deixem nos comentários.

 

Segue a lista:

Grixis Bolas - Standard
2019-04-30

Jogador

RoxWeek

Código Fórum

[deck=1186856]

 

Vamos falar como o deck joga contra alguns dos decks que eu vi no mol pegando como base a primeira lista de 5-0 com a nova edição.

 

Mono red: Eu pensei que tinha me livrado, mas aqui estamos de novo. O deck continua forte seguindo o mesmo principio de antes se não vier com uma mão que segure ele de inicio o jogo fica muito complicado, o grande problema para o Grixis é segurar Experimental Frenzy algumas listas usam main deck e outra side, de qualquer forma você tem que se preparar para ela. Ainda tem muito mono red eu segui a ideia de deixar três Moment of Craving main deck para ajudar nesse game, Thief é muito ruim já que existe muita resposta para lidar com ele, Nicol Bolas, Dragao-deus é bem forte já que ele vai precisar de duas cartas para matar ele e já vai ter descartado uma. No geral achei um game bem tranquilo quando Frenzy não entra em campo, vendo que o grixis tem muita remoção na curva dois conseguindo lidar com certa facilidade com as criaturas do mono red. Com side não muda muita coisa já que o máximo que podemos fazer é nos preparar para lidar com frenzy colocando alguns negate e o deck sozinho já joga bem nesse match.


Side In: 3 Negate, 4 Duress, 1 Enter the God-Eternals
Side Out: 4 Thief of Sanity, 2 Thought Erasure, 2 Liliana, General da Horda Medonha

 

RG: Outro deck que apareceu muito foi o RG, RedGreen de vários tipos diferentes e no geral é um deck bem complicado já que a nossa lista usa Moment of Craving main deck e não Cast Down e muitas das vezes isso atrapalha. Temos que nos virar com nossas escolhas (quero deixar claro que eu já fiz a troca e essa vida ganha faz falta contra o mono red, então fica de acordo com o Field que você vai enfrentar ai na sua região ou no torneio que você vai jogar), Minha estratégia é bem simples segurar o jogo para Liliana entrar e fazer um estrago, quase todos os RGs que eu ganhei foi devido a Liliana, suas Phoenix são de suma importância para isso. Quase todos os Rgs estão usando Rekindling Phoenix então tente segurar seus Lava Coil para esse cartão.


Side In: 2 Ritual of Soot, 2 Disdainful Stroke.
Side Out: 4 Thief of Sanity (eu já tentei mudar muito o side contra esse deck, mas como eles usam varias remoções contra criaturas com voar e alguns danos acho que é a carta menos efetiva).

 

Wilderness Reclamation: Eu realmente não sei definir se esse deck ficou mais forte com a edição nova, mas sei que esta sendo bem jogado no Mol. Esse game é muito emocionante onde cada jogada tem que ser analisada para que ele não consiga colocar o encantamento em jogo. No game 1 não tem jeito tem que rushar o Maximo que puder e torcer para que Thief of Sanity seja bem efetivo e torcer para ele não acelerar o jogo muito rápido. Com side o game fica muito mais tranquilo, onde seus Duress e seus counter lhe dão muita segurança. Tome cuidado com Niv-Mizzet, Parun pode pegar você se surpresa e se ele desvirar a land é muito complicado retomar o controle do jogo. O deck é bem forte alem do mais o Grixis não chega a ser um deck aggro que impõe pressão logo de inicio então acaba sendo um jogo meio equilibrado. Uma coisa importante tem versões usando vários Pw's então não tire todas as suas remoções.

 

Side In: 2 Disdainful Stroke, 3 Negate, 4 Duress, 3 Legion Warboss
Side Out: 3 Lava Coil, 3 Moment of Craving, 2 Liliana, Dreadhorde General, 1 Bedevil, 3 Rekindling Phoenix

 

Controles: Estou vendo muitos controles e então vou generalizar o deck para que fique uma ideia de como lidar contra todos. Jogar contra controle é bem simples você tenta impor pressão na mesa ou nos counters jogando as cartas que você considera mais fraca e tenta encaixar as que podem fazer diferença. No game um devido a você ter seis remoções pode causar um pouco de problema, mas nada que seja impossível de ganhar, como um pró- BR que faz stream fala tem que encaixar “Valor”. Tente colocar seus planes Walker em campo, Bolas criatura vai fazer com ele descarte uma carta pode ser muito bom, Thief é forte contra todos os controles, suas Phoenixs podem ser difícil de ser resolvidas. Com side acredito que seja bem mais favorável para o Grixis com a entrada de varias cartas que podem adiantar seu game e atrapalhar todos os controles. Geralmente eu tiro Phoenix para deixar a curva do deck mais baixo, e acho que Liliana entrando em jogo faz muita diferença.


Side In: 4 Duress, 3 Negate, 2 Disdainful Stroke, 3 Legion Warboss
Side Out: 3 Lava Coil, 3 Moment of Craving, 2 Bedevil, 4 Rekindling Phoenix

 

Bem é isso, espero que gostem, qualquer duvidas, criticas ou dicas deixem nos comentários que vou responder o mais rápido possível.

Bom jogo!


Daniel Sant Anna (VIP STAFF RoxWeek)
Força bruta ás vezes pode vir a derrubar uma porta. Mas a sabedoria é uma chave mestra.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

tsuno (06/05/2019 12:38:49)

Assino embaixo o q vc disse!!!
E sem esquece das cartas U/W que entram no Esper e são as donas da festa. Teferinho e Teferão, Vedo e Absorver são brutais!!!

ThiagoBT (06/05/2019 12:15:23)

Concordo com voce e não disse o contrario, toda carta de bolas sempre foi absurdamente forte, o problema é seu conjunto de mana. Toda carta forte U/B entra nos dois decks mas as cartas W/B que entram no esper sempre superam e muito mas muito as cartas R/B do grixis.

O grixis atualmente vai ficar forte como a muitos e muitos anos não esteve no standard mas o Esper continua desempenhando o mesmo papel e melhor tanto em controlar a board quanto a mão do op. Mas não duvido que faça top 8 regularmente por ai não

tsuno (06/05/2019 09:59:59)

O novo Nicol é muito forte, masacho q o potencial máximo dele aparece junto com a Nova Lili e o Novo Ugin. Os dois fazem token e dão draw, sendo q ela tira 2 bichos e ele permanente colorida (todos aqueles encantamentos q citei antes).

prilla (05/05/2019 20:27:44)

pergunta pro boleta o que é a melhor coisa do mundo ele nem responde, só faz gesto com as mãos kkkk

Balinus (05/05/2019 14:17:12)

Otimo artigo só poderia revisar os textos para arrumar os erros. Fora isso ainda sou mais meu esper

ThiagoBT (05/05/2019 12:29:46)

Infelizmente concordo. Grixis é minha combinação favorita mas o esper faz a mesma coisa e melhor do que o grixis. A falta de cartas vermelha e preta pra auxiliar é muito baixa, se ol,har em comparação as brancas e pretas do esper.
Nicol bolas sempre teve cartas absurdamente fortes mas é muito comum você sequer invocar o dragão. Tudo bem que essa mais nova agora é 5 manas.

VIP STAFF RoxWeek (04/05/2019 16:43:19)


Entendi. Acho seu ponto de vista muito bom. Obrigado por compartilhar com a gente! Bom jogo!

tsuno (03/05/2019 20:10:34)

Se me permitem dar minha opinião!!!
Eu jogo de Grixis no Arena desde antes de War e digo sem medo de errar!
O Esper é melhor!!!
Basicamente tudo que o Grixis faz o Esper faz melhor!
Os descartes para do Grixis para nos counters, em matchs contra agroo a maior variedade de globais resolve, em matchs contra Reclamation, Azcanta e Ancião renascido o deck tem Mortify e etc.
Jogo de Grixis pq é gosto muito da combinação de cor, mas sinceramente não acho q o deck é o melhor não!!!

VIP STAFF RoxWeek (03/05/2019 17:31:09)


Se vc precisar de mais lifeagain usa mais enter de god, a carta é forte demais.

VIP STAFF RoxWeek (03/05/2019 17:21:35)


Se vc precisar de mais lifeagain usa mais enter de god, a carta é forte demais.

VIP STAFF RoxWeek (03/05/2019 17:20:28)

Eu não peguei muitos, mas vou passar o side para você:
Side In:2 Ritual of Soot, 2 Disdainful Stroke
Side Out: 3 Moment of Craving, 1 Dire Fleet Daredevil

Se vc achar eu que oponente vai colocar muitas spells pode colocar 1 ou 2 negate tb, pode tirar um Bolas criatura, pq ele morre para vivien.

DaniBrow (03/05/2019 11:27:02)

Booaaa! Vou testar hoje! Só uma dúvida, como eu usaria o side contra sultai? Vi bastante sultai jogando esses tempo!! abraço! parabéns pelo artigo!

ArenaRC (03/05/2019 10:41:42)

nice lista mid range. Estava aparecendo bastante control no arena e nao sei, para mim ainda faltava algo. O esper te da mais tempo até controlar, o grixis por nao ter lifegain tirando os moment of craven, peca nisso.