Por dentro do RG aggro
16/04/2019 18:05 - 7,346 visualizações - 3 comentários

Fala aí, pessoal, tudo bem com vocês? Estamos de volta com mais um artigo do nosso amado Standard (T2)!


É estamos chegando ao final de mais uma “temporada”, o que significa que só voltaremos com os artigos após o lançamento da nova edição, War of the Spark, que será cheio de planeswalkers, para a minha alegria, que gosto muito desse tipo de card.


Hoje vamos falar sobre o RG aggro, um deck que eu fui muito relutante em grindar, já tinha testado ele há um tempo e devido ao grande número de Sultai, que é o game mais difícil, acabei abandonando a estratégia. Entretanto, um amigo disse que estava indo bem com ele no Arena eu resolvi tentar no MOL, e não me arrependi. O Gruul tem um bom desempenho contra quase todos os decks do atual Tier1 do T2, suas linhas agressivas são fáceis de aplicar contra controles e ele também tem boas matchs vs aggros. O Sultai ainda é nosso grande inimigo, mas eles diminuíram no field.


Acredito eu que devido aos diversos planeswalkers nas cores verde e vermelho que virão em War of the Spark, o deck continuará uma ótima opção, então ficar nessa estratégia é super indicado.O novo Domri, por exemplo, é sensacional nesse tipo de deck.


Falando um pouco sobre o jogo do Gruul, eu gostaria de destacar Nullhide Ferox, que tem um poder esmagador que dá trabalho para todos os decks em lidar com ele, Collision // Colossus também é formidável, tenho certeza que seus oponentes vão tiltar tomando ele diversas vezes no game, sem contar que ele lida com algumas criaturas problemáticas como Lyra Dawnbringer e Niv-Mizzet, Parun. Kraul Harpooner me deixou muito relutante em usar main deck, mas é forte demais contra Mono Blue, acabando com o jogo. Por fim, no side, Cindervines é forte demais contra Esper,
 

Segue a lista:


RG aggro
4938 visualizações
13/04/2019
R$ 488,60
R$ 872,75
R$ 1.467,39
4938 visualizações
13/04/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (30)
4  Colecionador de Peles 5,61
4  Arpoador Kraul  0,24
4  Goblin Zhur-Taa  0,19
4  Guardião da Câmara de Crescimento  7,85
3  Chefe-de-guerra da Legião  21,90
4  Goblin Lança-correntes   3,95
4  Quebra-mágicas Gruul   5,15
3  Ferox Imunocouro   7,87
Mágicas (6)
2  Fogo Devastador  2,94
4  Colidir // Colosso  /  0,16
Terrenos (24)
2  Floresta0,00
10  Montanha0,00
4  Penhasco do Raizame8,50
4  Solo Pisoteado33,24
4  Território Não Reivindicado4,00
60 cards total

Sideboard (15)
3  Golpe Relampejante  0,20
4  Lianas Ardentes  7,22
4  Brontodonte Destruidor   0,90
1  Chefe-de-guerra da Legião  21,90
1  Ferox Imunocouro   7,87
2  Tirano da Carnificina   27,50


Vamos falar um pouco de como o deck se comporta contra os principais decks do formato.


Mono red: Um deck realmente chato de lidar e que muitas das vezes esmaga o adversário antes dele conseguir jogar, mas para nós não é bem assim, já que temos respostas rápidas para lidar com a agressão inicial. Sua maior arma é Nullhide Ferox, que nunca vai ser respondido sozinho e é simplesmente uma muralha na frente do Red. Sua preocupação no game um é que você não pode fazer trocas ao ponto de ficar sem recursos e tomar Experimental Frenzy. Gruul Spellbreaker é bem forte também só de pensar que ele precisa de duas spell ou uma habilidade/block e mais uma spell para lidar com ele. Depois do side sua vantagem fica bem melhor, jáque poderemos lidar com o Frenzy, talvez alguns coloquem Rekindling Phoenix, que pode atrapalhar um pouco mais, mas consegumos jogar em volta usando o Goblin Chainwhirler.


Side In: 4 Thrashing Brontodon, 3 Lightning Strike, 2 Cindervines
Side Out: 4 Pelt Collector ,3 Legion Warboss, 2 Collision // Colossus

 

Sultai: O que já foi o melhor deck do t2 é realmente o nosso pior pesadelo, sendo o game mais complicado em vários sentidos. No início você sofre se Wildgrowth Walker entrar em jogo, late game é complicado por causa de Hydroid Krasis e Find // Finality. Com base nisso deveríamos mudar o deck colocando phoenix, remoções? Eu humildemente não sei se compensa mudar o deck bem agressivo para algo com mais controles, nossa lista padrão tem ido bem e mudar coisas no main não me parece ajudar tanto. Pós side melhoramos, mas não o suficiente, ainda sim, podemos rushar eles e tentar vencer rápido.


Side In: 3 Lightning Strike, 1 Legion Warboss, 1 Nullhide Ferox
Side Out: 4 Kraul Harpooner, 1 Banefire


Obs: Testei Canarge algumas vezes, porém eu acho melhor ficar full agressivo do que tentarlevar o game para mid e late game.

 

Mono W/ Mono U: Esses dois são bem tranquilos, acho que joguei uns 15 jogos contra esses decks e não perdi uma vez sequer. Seus Goblin Chainwhirler são o terror deles, sendo quase uma cólera, Kraul Harpooner contra mono blue é devastador e contra mono w consegue segurar os Skymarcher Aspirant e Lyra que podem atrapalhar muito seu game. Legion Warboss é forte contra mono U, e às vezes atrapalha contra mono w, porque ele pode ficar bloqueando seu tokens com criaturas que tem life link e ficar ganhando vida (mas isso não é sempre que acontece). Collision // Colossus é super efetivo contra o Mono U, contra mono W é bom para você quando está agressivando e passar por cima dos blocks, além de parar as
criaturas voadores mencionadas acima.


Mono W Side In: 3 Lightning Strike, 3 Thrashing Brontodon
Mono W Side Out: 3 Legion Warboss, 2 Collision // Colossus, 1 Nullhide Ferox


Mono U Side In: 3 Lightning Strike, 1 Legion Warboss
Mono U Side Out: 3 Nullhide Ferox, 1 Gruul Spellbreaker
 

OBS: Tentei inovar falando de dois decks parecidos ao mesmo tempo, se ficou ruim deixe nos comentários, por favor.
 

Esper: Eu juro que achei que era um game favorável para o controle, mas é bem “equilibrado”. A ideia é bem simples, tentar agredir o mais rápido possível, tomar cuidado com a cólera e não colocar mais criaturas do que o necessário, esse game tem algo muito interessante a seu favor já que você não tem cartas fora/cartas perdidas, por que você não usa danos pequenos e nem remoções, então a vantagem é que geralmente o controle tem algumas cartas mortas, e você n;ao. Um detalhe no game dois, sempre entra Lyra Dawnbringer, então não tire todas as cartas que podem lidar com ela, já que ela para praticamente todas as suas criaturas.
 

Side In: 4 Cindervines, 2 Carnage Tyrant, 1 Legion Warboss
Side Out: 4 Goblin Chainwhirler 2 Kraul Harpooner, 1 Collision // Colossus
 

Reclamation: Esse game é bem mais fácil do que esper, já que seu side é repleto de delícias que ajudam muito, além de que você agride rápido demais. Contra a versão Temur cuidado com a Niv-Mizzet, Parun ela pode ser um incômodo se não tiver resposta. E a versão Bant usa Lyra ou Hydroid Krasis, então se aplica o mesmo cuidado. Game um se sua mão não vier agressiva e você não estiver começando talvez tenha um pouco mais de chance de perder, mas na maioria das vezes você ganha do mesmo jeito.


Side In: 4 Cindervines, 3 Thrashing Brontodon
Side Out: 4 Goblin Chainwhirler, 1 Kraul Harpooner  , 1 Collision // Colossus , 1 Nullhide Ferox

 

Gente é isso, espero que tenham gostado, qualquer dúvida, críticas ou ideias, deixem nos comentários nos vemos na próxima rotação.

Bom jogo!


Daniel Sant Anna (VIP STAFF RoxWeek)
Força bruta ás vezes pode vir a derrubar uma porta. Mas a sabedoria é uma chave mestra.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Lucianogama (27/04/2019 02:45:05)

Irmão
Eu montei ele no MTG arena e eu perdi dois vezes até agora e já estou montando ele no físico. Aí eu te faço um pedido
Como ele ficaria após essa ultima atualização da guerra da centelha
Tem como posta aqui ou mandaria por e-mail ?

VIP STAFF RoxWeek (18/04/2019 03:50:21)


Então eu tb fiquei nesse dilema, apesar de tirar 3 cartas que lidam com criaturas voar eu n quero perder o foco de agredir, então a minha ideia é matar o mais rápido possível, tenho usado ela e tem dado certo, pode ser que a sua tb seja boa é tudo questão de testar, se vc acha que ele vai mudar o plano do deck, vc pode colocar as 4 remoções de side que vão ajudar a lidar com Thief e hostage, eu já testei e é legal tb. A verdade que esse game é forte para vc muitas das coisas que vc testar vai da certo.

Vc pode n tirar os Kraul e tirar 2 Zhur-Taa Goblin apesar de já ter testado o impeto muitas das vezes te da uma segurança nesse game tanto para agressiva mais quanto para responder uma cólera.

De todo o caso eu só faço ganhar esse match espero que de certo para vc. Lembre-se eu tenho de base que n sendo um jogo competitivo eu posso testar de tudo e vê o que tem mais exito, tente anotar as mudanças e se foi positivo isso ajuda muito.

Espero ter sanado sua duvida.

leoconejo (17/04/2019 10:44:58)

Gostei bastante da lista e do guide, só fiquei em duvida em relação ao side contra Esper, pois tira 2 @Kraul Harpooner , e 1 @Collision // Colossus , já que é comum o esper vir no jogo dois com Thief of insanity, além disso ele deve vir com Lyra e tomadora de reféns, e muito provável que ele tire os Teferi por ser lento e precisar de respostas mais rápidas, e ir para o plano de ganhar com criaturas. Pensando nisso qual seria a melhor estratégia?