Laboratório de Commander – Ep LXXIX
15/04/2019 10:05 - 8,754 visualizações - 4 comentários

Aloha, cremosos! Sejam muito bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep LXXIX.


Com os spoilers de Guerra da Centelha já a todo vapor, não poderia deixar de trazer algumas das lendárias para o Lab. Foi bem difícil escolher apenas uma das que foram reveladas até agora (08/04), por isso trouxe duas:  Mowu, Loyal Companion  e  Krenko, Tin Street Kingpin . No geral, eu não sou o maior fã de decks monocoloridos no Commander, mas eu enxergo muito potencial no que esses dois podem fazer, por isso ambos estão aqui hoje. Sem contar que é muito bom ver o Mowu em uma carta, um personagem que me cativou desde a primeira vez que o vi.


Bom, antes de passarmos às listas, vale a pena lembrar que os decks no Laboratório de Commander são feitos para o Mesão do Amor, e ficam dentro
de um orçamento de R$200,00, levando em conta o preço das cartas no mínimo da Liga. Além disso, uma outra "regra" que tento seguir, é não colocar cartas que custem mais do que R$15,00, para não fugir do tema da coluna.


Vamos começar com o Mowu, que está cotado em R$165,41.


[BUDGET] Mowu, Loyal Companion
6113 visualizações
08/04/2019
R$ 188,83
R$ 396,41
R$ 1.126,78
6113 visualizações
08/04/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (16)
1  Druida da Incubação  7,28
1  Druida do Pólen Brilhante  0,05
1  Esfolador Obsessivo  0,09
1  Capitão do Marfim de Guarda  0,10
1  Lifeblood Hydra    24,90
1  Pir, Imaginative Rascal  15,00
1  Sábio da Evolução  0,30
1  Ancião Esquecido  0,70
1  Behemoth Fungoso  1,25
1  Irmão-das-Raízes Citoplasto   0,19
1  Troll Dorso de Esporas  0,08
1  Guardião Leal  1,75
1  Hidra Kaloniana   18,48
1  Mecanotitã Verdejante   1,28
1  Ânimo    10,00
1  Hidra Língua-de-chicote  3,55
Planeswalkers (1)
1  Jiang Yanggu, Naturoplasmador  0,30
Mágicas (24)
1  Estouro de Força 0,13
1  Evocação Selvagem 0,75
1  Fome da Alcateia Uivante 0,25
1  Reivindicação da Natureza 0,15
1  Animus Ancestral  0,03
1  Crescimento Exuberante  0,09
1  Naturalizar  0,03
1  Solidariedade dos Heróis  0,43
1  Alcance do Kodama  2,25
1  Chamado Inspirador  0,13
1  Coligar  0,04
1  Coragem na Crise  0,04
1  Cultivar  0,50
1  Fera Interior  3,50
1  Percepção do Caçador  0,15
1  Dádiva da Vivideira  0,10
1  Harmonizar   0,39
1  Queda Monumental   3,19
1  Reivindicação de Skyshroud  0,57
1  Selvageria Crescente   0,40
1  Majestade da Alma  1,98
1  Aperfeiçoamento Biogênico   0,09
1  Especialidade de Rishkar   7,00
1  Verdant Confluence   4,90
Artefatos (11)
1  Anel Solar 8,50
1  Anel de Kalonia 0,50
1  Botas Pé-ligeiro 7,98
1  Botas do Desbravador 0,50
1  Elmo do Espreitador 0,20
1  Lâmina Negra Reforjada 1,80
1  Bestiário do Vivideiro 5,99
1  Foice dos Estratos 0,95
1  Jorra-Fogo 0,25
1  Martelo de Batalha dos Loxodontes 0,95
1  Arquivo de Edro 0,50
Encantamentos (12)
1  Adaptação Forçada 0,19
1  Escamas Endurecidas 11,50
1  Escalada Evolucionária  0,25
1  Provação de Niléia  0,15
1  Refúgio nas Copas  1,03
1  Arco de Niléia   6,99
1  Mito Liberto  4,75
1  Retirada para Kazandu  0,10
1  Projeto Guardião  0,85
1  Reconquista da Natureza  3,20
1  Forma do Wiitigo    0,68
1  Recompensa Primordial  8,45
Terrenos (35)
1  Bastião de Karn4,20
1  Bosque Sereno0,17
27  Floresta0,00
1  Floresta Flagelada0,20
1  Forja de Heróis2,50
1  Oran-Rief, a Matavasta1,98
1  Palácio de Opala0,50
1  Passagem do Ladino0,24
1  Renascimento de Llanowar0,25
99 cards total

Sideboard (1)
1  Mowu, Companheiro Leal  0,14


Nosso querido Cãozinho (porque ninguém merece Sabujo) é uma criatura 3/3, com Atropelar e Vigilância, por 3G, o que já é bem interessante por si só. A habilidade que traz ele para o grupo dos generais voltron é a segunda, que faz com que toda vez que um ou mais marcadores +1/+1 sejam colocados nele, aquela quantidade mais um seja colocado ao invés disso. Ou seja, qualquer marcador +1/+1 singular nele, viram dois (note que ele não dobra os marcadores, apenas coloca um a mais).


Não é muito difícil encontrar sinergias para este comandante, já que a cor verde está abarrotada de cartas que fazem efeitos com marcadores. A primeira coisa que o Mowu precisa é de mais poder: Mecanotita Verdejante, Animo e Anciao Esquecido são criaturas com possibilidades fenomenais de escalar o estrago feito pelo cãozinho, por isso, fundamentais no deck. Evolution Sage  é uma das novas cartas de Guerra da Centelha que deve fazer um estrago violento em quaisquer decks com marcadores, principalmente, mas não exclusivamente, na Atraxa, Voz dos Pretores e no Marath, Will of the Wild. Da mesma forma que Mowu,  Pir, Imaginative Rascal  também coloca um marcador a mais em nossas permanentes, o que significa que, com ambos em campo, qualquer quantidade de marcadores a serem colocados no Mowu resultarão naquela quantidade mais dois sendo colocados.

 

 

O deck tem outras criaturas também sinérgicas com a mecânica de marcadores, que você pode usar para fazer pressão nos outros adversários enquanto Mowu está focado em um deles, ou mesmo para crescê-lo ainda mais, pois essas criaturas compartilham marcadores com facilidade. Behemoth Fungoso e Guardiao Leal distribuem marcadores, enquanto Hidra Lingua-de-chicote limpa o campo da fraqueza do verde, que são criaturas com voar. Lifeblood Hydra é um excelente recurso, principalmente para jogos mais demorados, e Hidra Kaloniana simplesmente duplica os marcadores toda vez que ataca. O mesmo efeito encontramos em Solidariedade dos Herois e Aperfeicoamento Biogenico.


 

Como nosso deck pende, inevitavelmente, para um voltron, onde a estratégia é vencer causando 21 pontos de dano nos oponentes, Encantamentos e Equipamentos são boas inserções. Adaptacao Forcada e Anel de Kalonia fazem, basicamente, o mesmo efeito, em termos de aumento de poder, o que pode parecer pouco, mas foge de controle rapidamente. Foice dos Estratos  e Lamina Negra Reforjada são equipamentos para fazer o poder de Mowu explodir, já que o deck rampa muito bem. Além deles, os excelentes Jorra-Fogo e Martelo de Batalha dos Loxodontes fornecem habilidades que não são características do verde, mas que caem como uma luva na nossa estratégia.


Majestade da Alma, Percepcao do Cacador, Especialidade de Rishkar e Queda Monumental são as formas de manter a mão cheia, garantindo vantagem, principalmente em momentos nos quais o Mowu já foi para a zona de comando várias vezes. E, para tirar ameaças da mesa, já que o Mowu depende de agredir os oponentes para vencer, algumas coisas lidam com criaturas: Animus Ancestral, o excelente novo Band Together e Fera Interior.
Eu não posso deixar de encerrar essa tech do Mowu sem falar de Recompensa Primordial que, literalmente, lava, passa e cozinha nesse deck. 


Sobre cartas que podem ser acrescentadas no deck, caso você decida investir mais dinheiro, eu vou ser bem direto: Temporada da Multiplicacao, Vidas Paralelas e Primal Vigor. De resto, o que seu coração mandar!


Agora, vamos ao segundo general:  Krenko, Tin Street Kingpin . A lista está custando R$196,91.


[BUDGET] Krenko, Tin Street Kingpin
5973 visualizações
08/04/2019
R$ 265,20
R$ 518,24
R$ 1.645,77
5973 visualizações
08/04/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (26)
1  Goblin Chirurgeon 4,00
1  Goblin Toboganista 0,50
1  Mogg Salteador 0,50
1  Prospector de Skirk 0,05
1  Cratereiro Goblin  0,32
1  Fomentador de Guerra Goblin  0,47
1  Mentor Mancha-Sangrenta  2,49
1  Vigilante Goblin  1,48
1  Chefe Goblin   8,99
1  Chefe-de-guerra da Legião  18,70
1  Comandante de Guerra Goblin   0,14
1  Glutão de Sensações   2,68
1  Goblin Líder da Plebe  9,82
1  Guerrilheiro Imprudente  1,79
1  Matrona Goblin  1,49
1  Rei dos Goblins   3,95
1  Apanhador de Moggs   19,80
1  Equipe de Assalto Goblin  0,05
1  Krenko, Chefe da Turba   10,97
1  Líder Revolucionário Goblin  0,80
1  Mestre Desmantelador Goblin   3,39
1  O Inconsequente  0,69
1  Papão Estridente  0,14
1  Veterano das Saraivadas  0,09
1  Bombeiro-Chefe de Skirk   1,35
1  Comandante do Grupo de Cerco   1,00
Mágicas (11)
1  Explosão Vandálica 6,28
1  Investida Goblin 1,00
1  Ritual da Pedraluz 1,49
1  Hino de Batalha  0,44
1  Justiça da Turba  0,99
1  Ataque Maciço   0,14
1  Ira Ardente  0,05
1  Soar da Trombeta  0,02
1  Ganhar o Dia  6,97
1  Arder na Fogueira    1,48
1  Reforjar a Alma   12,00
Artefatos (16)
1  Anel Solar 8,50
1  Obra-prima de Litoforjaria 1,00
1  Pinça Craniana 9,00
1  Botas Pé-ligeiro 7,98
1  Diamante de Fogo 3,90
1  Grevas Faiscantes 17,00
1  Insígnia de Bravura 0,15
1  Lâmina Negra Reforjada 1,80
1  Ornato de Rubi 15,60
1  Pedra da Mente 0,40
1  Espada do Pendão 0,25
1  Monumento de Hazoret 0,19
1  Pedra de Energia Gasta 1,10
1  Elmo Multiplicador 18,00
1  Registro de Genealogia 3,43
1  Estandarte do Vitorioso 6,50
Encantamentos (11)
1  Busca pelo Senhor dos Goblins 0,99
1  Bombardeio Goblin  13,95
1  Bravata  0,15
1  Parada da Calamidade  0,15
1  Tremores de Impacto  2,50
1  Fervor  4,48
1  Goblin Caves   7,49
1  Peripécias dos Papões  0,86
1  Tambores de Guerra dos Goblins  0,18
1  Cerco ao Posto Avançado  0,47
1  Investida dos Amoques   0,99
Terrenos (35)
1  Caverna Esquecida0,25
1  Cratera Fumegante0,10
1  Deserto da Fervorosa0,07
1  Escavações Goblins0,18
1  Flamekin Village5,00
29  Montanha0,00
1  Templo do Falso Deus1,89
99 cards total

Sideboard (1)
1  Krenko, Chefão da Rua do Estanho  4,19


Na nova carta do Krenko, podemos ver que ele conquistou certo status dentro dos Goblins, tornando-se o Chefão da Rua, literalmente. Ele custa 2R, é 1/2 e, toda vez que ataca, recebe um marcador +1/+1 e criamos um número de fichas de Goblin igual ao seu poder. De certa forma, ele está um pouco mais nerfado que o anterior (Krenko, Chefe da Turba) que escalonava muito rápido, mas ainda assim ele é um comandante bem forte para a tribo.


Eu quero começar ressaltando cartas que aumentam o poder do nosso general: Bravata, Espada do Pendao, Insignia de Bravura, Lamina Negra Reforjada e Obra-prima de Litoforjaria. Essas são peças importantes para aumentar o poder da habilidade desencadeada do Krenko, e formam uma base do que o deck almeja: bater forte e criar muitas fichas. Os generais presentes na lista também ajudam a dar poder ao Krenko: Chefe Goblin, Mestre Desmantelador Goblin e Rei dos Goblins. Também temos aqui o Fomentador de Guerra Goblin e Vigilante Goblin, que fornecem um bônus pontual, mas muito bem-vindo, e os excelentes Mogg Salteador e Goblin Toboganista, que permitem que você sacrifique as fichas criadas anteriormente, e outros Goblins, para dar mais poder ao Krenko. Combine-os com Peripecias dos Papoes  e você terá muito dano nos oponentes, muito rapidamente.

 

 

Efeitos que se beneficiam de criaturas entrando no campo de batalha, atacando, morrendo, ou fazendo-as morrer são muito aproveitáveis nesse deck. Tremores de Impacto é a carta que vem logo à mente quando pensamos em deck de fichas com vermelho (Purforo, Deus da Forja também, mas ele
custa muito caro para o nosso padrão), e com razão é uma das estrelas do deck, principalmente se encaixada no começo do jogo.


Com a quantidade de fichas no deck, além de simplesmente deixar o Krenko forte, você pode, obviamente, bater com elas também. Parada da Calamidade permite que mesmo as fichas inofensivas 1/1 tornem-se um problema para os oponentes ao atacarem. Bombardeio Goblin permite tirar proveito das criaturas mesmo frente a uma remoção global. Para aumentar a força do ataque dos bichos, Investida dos Amoques, Tambores de Guerra dos Goblins e Fervor fornecem habilidades poderosas, enquanto Busca pelo Senhor dos Goblins, Ira Ardente e Soar da Trombeta aumentam o poder das criaturas (lembre-se conjurar as instantâneas depois da declaração de atacantes, principalmente se estiver jogando com a Parada da Calamidade). Não posso deixar de citar aqui também  Pinca Craniana , transformando qualquer criauras X/1 em dois draws.

 

 

Por fim, se você precisar de uma quantidade grande de dano no oponente, Justica da Turba, Arder na Fogueira e Ataque Macico formam uma tríade com muito potencial para tirar um oponente da mesa.

 

 

Antes de encerrarmos, o que podemos acrescentar ao deck: Purforo, Deus da Forja como eu já havia dito; Escudo de Armas e Animosidade Compartilhada para quantidades absurdas de dano; Monumento de Eldrazi e Memorial de Akroma caso você queira Goblins voadores; Instigador de Vilarejo e Lacaio Goblin por seus efeitos excepcionais, driblando custos mais altos de alguns Goblins; e caso queira combar, adicione Assalto Agravado e combine-o com Prospector de Skirk  e um dos Krenkos já no deck: combates ilimitados.


Por hoje é isso, cremosos. Obrigado pela excelente recepção que vocês têm demonstrado aos últimos decks do Laboratório de Commander. É muito bom conversar sobre Commander com vocês, e tentar ajudar a pensar formas de melhorar decks. Continuem enviando suas sugestões. 


Obrigado por ficarem comigo até aqui.


See ya!


Lucas dos Santos Loterio (VIP STAFF loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
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Comentários

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Kronth (30/04/2019 16:13)

Opaa, valeu loteiro, vou dar uma olhada no artigo.

VIP STAFF loterio (30/04/2019 16:08)

Feather vai vir em breve!


Opa, obrigado!
Já trouxe Muldrotha no Lab, cremoso. Segue o link
https://www.ligamagic.com.br/?view=artigos/view&aid=2378
Abraço

Kronth (30/04/2019 12:42)

Excelente trabalho. Gostaria de ver algumas ideias pra um deck da Muldrotha, a Maré Tumular
No mais, parabéns pelas listas.

JacsonFalcao (15/04/2019 17:49)

Ótimos decks. Espero que você faça um para a Feather... já que parece que ela vai ser uma comandante Boros muito popular