Do Mtg Arena para o Tabletop
10/05/2019 10:05 - 10,003 visualizações - 34 comentários

Bem vindo você que conheceu esse jogo maravilhoso graças a mais recente plataforma lançada chamada MTG Arena. Agora que você já conheceu e se encantou pelo universo do Magic The Gathering, está pronto para descobrir o que esse universo tem a oferecer de melhor? 

Bem vindo ao Magic Tabletop

Tabletop é a nomeclatura que a Wizards of the Coast escolheu para definir o Magic físico, o jogo de mesa. No Arena você teve apenas uma gotinha do Oceano que é a expêriencia chamada Magic The Gathering, vamos ao passo a passo de como mergulhar nesse Oceano.

* Primeiramente você precisa encontrar a loja mais próxima de você, a Wizards tem uma ferramenta de busca para isso, que você encontra clicando aqui.

Encontrou a loja? Muito bem, prosseguindo, chegando na loja você irá se deparar a uma infinidade de produtos relacionados a Magic, mas antes de realizar a sua primeira compra, aprenda aqui comigo sobre todos os formatos de Magic:

Standard:





Você que veio do Arena já conhece um pouco desse formato, o Standard é um formato mais focado em competitivo no Magic, onde se jogam com decks formados por cartas das últimas coleções lançadas, é um formato que tem uma rotação a cada 18 meses, OPA mas calma ae, o que é uma rotação?

-A rotação do Standard significa que algumas edições passam a não ser mais válidas no formato, mantendo assim o formato com um pool reduzido de cartas e com apenas cartas relativamente novas como válidas.

Ok, continuando, o Standard é um formato muito volátil, um baralho que pode estar bom em um mês pode não ser mais o mesmo no próximo, uma coleção nova sempre causa bastante impacto no formato, acrescentando cartas novas aos baralhos já existentes, e criando novos baralhos a partir de cartas novas.

Porque eu deveria jogar Standard?

Para começar, é nesse formato onde a Wizards mais foca em relação a lançamento de produtos. No mínimo de três em três meses você terá uma coleção nova em folha para desfrutar, fora outros produtos bem bacanas como os Challenger decks, que você pode conhecer um pouco mais sobre eles aqui. E não apenas produtos para você comprar, como também produtos promocionais são quase todos focados no Standard, cartas promo, booster promo por exemplo.

Se você é um jogador extremamente competitivo, Standard é o seu formato, jogado em praticamente todas as lojas, muitas vezes é jogando standard que você dá os primeiros passos em direção a uma carreira profissional.

As cartas permitidas no Standard são bem acessíveis, sendo possível comprar boosters das coleções mais recentes para consegui-las ou em algumas lojas comprar diretamente as cartas que você precisa para o seu deck

E é claro, você que joga no Arena , podera usurfruir da experiência adiquirida no Tabletop Magic.

Modern:

 



Bem vindos ao Modern, um formato que te permite usar cartas lançadas desde a Oitava Edição do Magic lançada em 2003, e claro as edições lançadas atualmente, um dos grandes atrativos do Modern é a sua diversidade, com um pool gigantesco de cartas existem muitos baralhos diferentes, de todas as cores, tipos e estratégias que você pode imaginar.

Diferente do Standard o Modern não passa por uma rotação, se você investir em um baralho que você gostou muito, você pode usa-lo para sempre!

Apesar de o Modern também ser um formato volátil, ele é muito menos que o Standard, o mesmo deck que ganhar um campeonato hoje, pode ser o deck que irá ganhar um campeonato daqui a um ano, 

E claro a Wizards também lança produtos focados no Modern, recentemente anunciaram uma coleção 100% focada no Modern chamada Modern Horizons você pode conferir mais sobre esse produto aqui.

Porque eu deveria jogar Modern?

Bem para começar o Modern é extremamente popular no Brasil, tendo sido escolhido como formato principal para as MagicFests nos últimos anos, a MagicFest 2018 contou com mais de 1500 jogadores no evento principal.

Agora o que eu particularmente mais gosto no Modern, é a possibilidade de fazer um investimento uma vez e ter um deck "para sempre", e ser competitivo, o metagame do Modern é uma selva, todos os decks tem condições de ganhar um torneio, claro que uns tem mais chances que outros, mas é muito bacana se identificar com um deck e saber que pode contar com ele sempre que quiser jogar Modern.

Legacy:

 



Você está prestes a conhecer o formato mais charmoso do Magic, sabe aquela velha resenha com seu Pai ou Avô, sobre futebol, "na minha época que se jogava o jogo de verdade", bem o Legacy é isso, o "Magic Raiz". No Legacy você vai ter a oportunidade de jogar com as cartas que são a história do jogo, a base de tudo, todas edições são permitidas no Legacy. Mas nem todas as cartas, o formato tem uma vasta banlist, OPA! O que seria banlist?

Banlist é uma lista de cartas que não são permitidas, cada formato tem a sua, normalmente são cartas que atrapalham a diversão do jogo, que realmente "quebram" o jogo. Raramente uma carta entra na banlist, é uma decisão extrema tomada pela Wizards de vez em nunca. Como o Legacy carrega 26 anos de história nas suas costas é completamente normal que tenha uma grande banlist.

O fator financeiro do Legacy pode ser encarado de duas maneiras: positiva e negativa, irei explica o porque.

Negativa:

As cartas dos decks Legacy normalmente são as cartas mais caras que você irá encontrar no mercado, afinal você vai estar usando cartas que foram lançadas até 26 anos atrás. são perfeitas raridades, um deck Legacy pode chegar a custar até 10 mil reais.

Positiva:

O Legacy é um formato onde você irá investir uma ou pouquissimas vezes na sua vida, um deck Legacy não tem prazo de validade e por se tratar de um formato eterno os decks dificilmente variam e mesmo dentro da variância todos os decks tem condições de vencer suas partidas ou no mínimo a diversão é garantida.

Porque eu deveria jogar Legacy?

Um ponto bem positivo do Legacy é a sua comunidade, normalmente o jogador se apaixona por esse formato de uma maneira incondicional, muitas vezes jogando apenas esse formato para sempre. A comunidade Legacy é muito fiel e sempre com vontade de se ajudar, sem o peso do competitivo no formato os eventos Legacy tem uma pegada muito mais familiar.

Se você gostou da idéia do Legacy mas não pretende investir 10 mil reais em um baralho, o próximo formato pode ser o que você está procurando.

Pauper Legacy

 



O Pauper Legacy ainda não é um formato oficial da Wizards no entanto ele já se tornou um dos formatos mais populares do jogo principalmente no Brasil, ele consiste assim como o Legacy em um formato eterno, onde todas as cartas lançadas que não estejam em sua banlist são válidas mas com uma restrição que deixa o formato muito mais acessível que o Legacy: Apenas CARTAS COMUNS SÃO VÁLIDAS.

Mas não se engane, isso não torna  o formato "underpowered" e muito menos não pense que com 50 reais você irá montar um deck competitivo, se no Legacy você monta um deck por até R$10,000, no Pauper Legacy você monta um deck competitivo entre 200 até 500 ou mais.

Muitas das cartas comuns lançadas nos primórdios do jogo tem um "power level" muito alto, e também um valor elevado porém nada absurdo, o fator positivo certamente é um fator que pesa a favor do pauper, assim como no Legacy um investimento único aqui pode ser o suficiente para jogar a sua vida toda esse formato.

Porque eu deveria jogar Pauper?

O formato mais barato do tabletop, uma comunidade muito fiel e disposta a se ajudar e um dos formatos que mais cresce no Magic the Gathering, quebrando recordes em relação a participantes em torneios ano após ano.

-

Bem galera falamos sobre, Standard, Moder, Legacy e Pauper Legacy. Esses são os principais formatos do Magic Tabletop, existem outras formas de se jogar Magic como o Draft e Selado que você já conheceu no Mtg Arena, entre outras.

Você já tem informações suficientes para ir a sua loja local e se apaixonar pelo seu futuro formato preferido e acredite você vai.  Existem diversos eventos oficiais da Wizards que você encontra apenas em lojas, um dos principais eventos introdutório ao Magic é o Open House, pergunte ao seu lojista local a data do próximo Open House e prepare-se para começar a sua jornada.

 

Boa sorte! Precisando de ajuda pode entrar em contato comigo aqui na ligamagic por pmsg.


LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Alanzito (13/05/2019 16:19:52)


Sim verdade man, o bom de montar deck burn e isso! voce joga em pelo menos 2 catogorias.
Pra galera igual eu que nao pode gastar rios de dinheiro e tentar jogar competindo em torneios; para mim o melhor deck no custo X beneficio. No commander montei um Izzet e fico bom! Agora legacy ou é para o pessoal que ja tinha os decks que nao valia nem a metade que vale hoje ou para quem tem condições financeiras em investir essa grana preta.

babones_mtgo (13/05/2019 10:09:20)

Procurando no link que coloquei encontrei 3 lojas:

NexGen
Rua Wandenkolk 1024 Araçatuba SP 16050135

Legião Geek
Sete de Setembro, 53 Lins SP 16400-025

Espaço Nerd Lins
Rua Paulo Aparecido Giraldi, 133. Lins SP 16400-046

DGFernandes (13/05/2019 07:56:25)

Hoje o Legacy está tão acessível quanto o Vintage estava na época em que eu competia. Olha que eu quase entrei para o mundo do vintage, o que me faltava eram somente 4x bazar de bagda (1k o set em 2008-2010) que eu quase os comprei. Depois vendi todos os meus decks Legacy sem arrependimento, pois eu jogava com pouca frequência. Hoje eles valeriam 20k fácil. Sei que há pessoas que pagariam esse valor porque consideram isso um investimento. Não vou entrar nesse mérito específico. Contudo, na época eu tinha como base um simples cálculo: Quantidade de Jogos - Dinheiro gasto = Conveniência.
Portanto, quando falamos em jogo físico, ter as cartas e utiliza-las pode significar um bom investimento.

Rrhapsody (13/05/2019 01:58:04)

Parei no segundo parágrafo. Não tem nenhuma loja em menos de 300 kilometros. O jeito é ficar no arena mesmo...

memnarch (12/05/2019 20:28:21)

Não sei se avisaram, mas o Magic pode ser um hobby também, só pro jogador se divertir.
Chocante, né?

Regulus (12/05/2019 11:25:11)

Falrou commander

AllanCs (12/05/2019 01:45:39)

Eu comecei no commander! Isso porque eu sou alguem que gosta de colecionar cartas. Tem-se uma falsa impressão que é necessário ter um pool vasta de cartas para começar no formato, o que não é verdade, ou que se deve conhecer todas as regras e interações, o que tbm não é verdade. Eu acho fácil um iniciante comprar um decks de commander premontado e ir jogando e aperfeiçoando aos pouco com uns amigos.

Emfim sou mais um aqui dizendo "faltou commander ai".

DenFaceup (11/05/2019 23:31:09)

Vintage tmb naum 😂

Raphael__ph (11/05/2019 21:47:06)

poderia ter colocado os pontos negativos (so seu ver) de cada formato tmb.

babones_mtgo (11/05/2019 02:32:44)

Cara muito obrigado pelas suas palavras, você resumiu muito bem exatamente o que eu sinto, obrigado mesmo =)

Vamos lá, esse é um artigo direcionado para jogadores que estão conhecendo o jogo no Arena e podem vir a conhecer o jogo na vida real, para esse tipo de jogador você não apresenta o Commander, pois é muito complicado, caso esse jogador venha a se interessar pelo commander ele vai encontrar esse caminho naturalmente.

Eu não odeio Commander, eu adoro, acho super divertido, arrisco me a dizer que a 10 ano atrás não sei exatamente a quanto tempo existe, o commander salvou o magic, reaquecendo o mercado de uma maneira única e muito importante para termos o magic forte hoje em dia.

Apenas para finalizar como pude perceber muitos de vocês parecem achar importante que o commander seja apresentado para esses jogadores do Arena, pois bem irei conversar com nosso especialista em Commander Lucas Loterio e iremos em breve ter um artigo sobre isso e vocês podem usar esse futuro artigo como um guia de introdução ao commander para jogadores vindo do Arena.

Noob_Saibot (11/05/2019 01:05:51)

Commander e Vintage de fora? Ué...

MMAMetal (10/05/2019 23:58:29)

A vantagem do burn é que a base é praticamente a mesma para pauper, modern e legacy. Não arrisco dizer para commander ou vintage porque nunca consegui montar um burn no commander, e vintage não me arrisco a dizer.

MMAMetal (10/05/2019 23:47:05)

Arrisco dizer que o commander é um formato extremamente complicado para explicar em poucas palavras a um novato. Só pra começar, você tem que explicar o que é uma criatura lendária e porque umas são mas outras não. Depois entra explicação sobre zona de comando, dano de comandante, politicagem em mesão... definitivamente, não é um formato simples de se explicar.

Alanzito (10/05/2019 23:44:53)

Meu primeiro deck foi a muitos anos atrás com habilidade de forma bando alguém lembra kkkk? Depois fiz um legacy; deck show and tell que não passava de 2k. Agora voltei a jogar e como está caro pra se jogar. Montei 3 decks competitivos pra 3 formatos. 1 pra commander deck izzet burn. 1 modern Burn e um pauper legacy burn. Tudo muito bem analisado por conta do alto custo que hoje está as cartas. Com deck já ganhei top 5 e conseguir pegar premiacoes bacanas. Investimento barato!

catapan (10/05/2019 22:42:22)

Não acho que esqueçam... Tenho certeza que não querem!

O famoso "não gosto então não presta".

Thdoug (10/05/2019 22:34:55)

Os cara esquece de citar o commander.....

catapan (10/05/2019 20:43:30)

Por que não apresentou o Commander??

tattoowalker (10/05/2019 19:23:45)

Isso é verdade, cara.. falou tudo.. magic é muito grande e o gameplay ainda é apenas uma faceta..

comecei colecionando as estampas, usei os cards pra inventar histórias que publicava uma Carta por dia no meu instagram @psychoplan pra quem quiser conferir

Jorrael (10/05/2019 18:53:38)

Vintage? Seleto, mas existe.

SliverQ (10/05/2019 18:19:42)

Commander please!!!

MMAMetal (10/05/2019 16:44:47)

Imagina, não tem que pedir perdão de nada.

Mas é o que eu falei inicialmente e estendi um pouco na resposta que dei ao cwnannwn: ninguém é obrigado, e felizmente Magic é um negócio tão grande que permite ao "cabloco" jogar da maneira que quiser - competitivo alto nível, competitivo de só jogar os FNM, casual, não jogar e só colecionar, inventar formatos com os amigos, gastar muito, gastar pouco, instalar o Arena no computador... e é isso que faz o jogo tão adorado e com uma fanbase tão variada.

MMAMetal (10/05/2019 16:36:04)

Sim, mas continua na questão de que ninguém é obrigado.

Eu mesmo, por exemplo, mexo com informática desde criança e tenho muita facilidade com cálculo, mas sou da área de biológicas por pura preferência e afinidade.

Desperdicei potencial? Talvez. Mas minhas experiências em trabalhar com exatas e tecnologia (que faço hoje em dia pra complementar um pouco a renda) não foram - e nem estão sendo - boas o suficiente pra eu viver disso... vejo pela minha irmã, que é da área de tecnologia e odeia o que faz, só reclama de tudo e todos mas não muda de área de jeito nenhum. Preferi fazer o que eu gosto mas tive que aprender, ao invés de fazer o que eu não gosto e já sabia fazer.

Me arrependo? Hoje, nem um pouco. Daqui uns anos? Quem sabe?

yuredoom (10/05/2019 16:15:24)

Muito massa o seu post, falar sobre IRL é tudo que o magic precisa em tempos digitais hehe

VIP OURO YudomaJack (10/05/2019 15:07:38)

:/

tattoowalker (10/05/2019 14:46:04)

Perdoe a expressão mas é que tiro minha própria cidade por exemplo.. tem o grupo muito competitivo e o grupo mais casual que é meio que o celeiro dos competitivos mas tem muita gente que não sai de lá.

BurninGhat (10/05/2019 14:25:20)

Acho que qualquer formato do magic hoje pede um acompanhamento de lançamento de cards, sempre existe a possibilidade de entrar cards melhor ou que o jogador se identifique mais com a estrategia.

cwnannwn (10/05/2019 14:23:40)

E o cara que se forma em medicina não tem nenhuma obrigação de praticar; mas que parece ser um desperdício de potencial, parece.

MMAMetal (10/05/2019 13:58:32)

Isso é, só não concordo com o termo "estagnar" porque jogador de Magic não tem obrigação nenhuma de participar de campeonato.

tattoowalker (10/05/2019 13:15:13)

Tem muita gente que não tem o perfil competitivo e que qnd conhecer um grupo casual de commander tá arriscado ele estagnar ali.

-Raion (10/05/2019 12:59:06)

Segundo seu artigo, commander não é Magic ? Hueheuehueuheuhe

Brincadeiras a parte, poderia ter citado o formato.

FetusinFetu (10/05/2019 12:18:34)

Na real ele não citou commander pq commander nem é magic kkkkkk(desculpa, não podia deixar passar!!!!)

Dagostini (10/05/2019 12:01:27)

Excelente artigo.

tattoowalker (10/05/2019 11:53:07)

Muito bom.. bem didático, fácil leitura e objetiva.. parabéns.. mas o commander é um formato chave tmb..

MMAMetal (10/05/2019 11:19:49)

Ótimo artigo, Juliano. Apenas senti falta do commander nessa lista, mas entendi ele não ser listado por ser um formato que 90% das pessoas não entendem de primeira.