Supremacia vermelha
20/03/2019 18:05 - 7,161 visualizações - 18 comentários

Fala aí, pessoal, tudo bem com vocês? Estamos de volta com mais um artigo do nosso amado Standard (T2)!


Todo mundo conhece aquela frase do filme “O sexto sentido” - “Eu vejo gente morta. Andando por aí como gente comum. “Com que frequência você as vê”? O tempo todo. Estão em toda a parte.” Então estou nesse dilema com Mono red, vejo mono red em todas as partes, não aguento mais e com isso resolvi trazer esse artigo falando um pouco sobre o deck, tanto como jogar com ele e quais melhores decks para ganhar.


Mono red aggro - Standard
2019-03-20

Jogador

RoxWeek

Código Fórum

[deck=1151056]


O mono red é o deck mais simples do magic, onde desde que aprendemos a jogar quase todos tivermos aquele deck com criaturas e danos para finalizar o jogo e essa é a ideia do mono red competitivo. Apesar de ser um deck de jogadas fáceis é sempre bom tomar cuidado como vai jogar para que consiga um resultado satisfatório no final. Já cheguei a ver muita gente tanto no MOL e no Arena e sair gastando seus danos aleatoriamente às vezes isso pode fazer muita diferença.


A grande pergunta é por que essa maré vermelha esta invadindo o mundo do magic e a resposta é bem simples foi o declínio do Sultai midrange, que seria  o deck que consegue segurar o ímpeto do mono red e o reconhecimento do potencial do deck. Apesar de o mono red ser um deck volátil ele consegue jogar bem contra todos os decks e tem grandes vantagens contra metade do formato sendo que muitos são afetados por Goblin Chainwhirler e poucos conseguem lidar com Experimental Frenzy que no meu ponto de vista é a melhor carta do deck quando comba com Runaway Steam-Kin é destruidor.


Muitas listas estão usando splash para verde para usar Cindervines e Collision // Colossus duas cartas que são fortes contra o pior match atualmente que é o Esper controle. Nesse caso podemos entender um pouco da complexibilidade do magic onde temos o Sultai midranger classificado por muitos como o melhor deck mais forte, mas que sofre para ganhar do Esper midranger e dos decks de Nexus, mas que joga bem contra o mono red com seu declínio o mono red teve uma ascensão jogando de igual para igual ou superior a todos os outros decks.


Nesse caso que entra a grande vantagem de ter time para discutir e testar os decks e estar bem treinado com todos os decks do formato onde você pode ir para um torneio e escolher o deck de acordo com o que você espera enfrentar.


Atualmente Esper seria o deck mais forte contra o mono red a grande questão é que uma bobeada, uma land a mais ou uma carta fora da curva pode fazer com que o esper perca esse game, Nexus dificilmente segura à velocidade do mono red, mono U sofre para as remoções sendo o gênio a única carta que pode causar dificuldades, mono W tende a sofrer para Goblin Chainwhirler quando frenzy cai em jogo se não for respondido 95% das vezes é GG. Tirando os decks Tier 1 alguns como Mono g, Drake UR e GW tokens podem apresentar um pouco de dificuldade para você.
 

Vamos falar um pouco dos matchs contra os principais decks e dar dicas para todos que querem se juntar a mancha vermelha.

 

Sultai Midrange:
 

Na teoria seria um game bem difícil, mas na pratica você consegue ganhar muitas das vezes sem tanta dificuldade, tudo depende da mão inicial de cada deck. Você não pode deixar Wildgrowth Walker em jogo e não pode deixar o jogo prolongar muito onde as Hydroid Krasis podem se tornar uma ameaça que você não consiga responder, Vivien Reid algumas das vezes pode desequilibrar o jogo. Mas no geral você não pode zicar nem flodar que já torna o jogo muito equilibrado. Devido ao grande numero de mono red eu joguei de sultai esses dias e algumas vezes acabaram perdendo ou porque comprei muito mais lands, ou por que não consegui responder Experimental Frenzy ou quando ele vem com muita pressão eu não consigo responder a tempo.


Side In: 3 Lava Coil, 1 Fight with Fire
Side Out: 1 Fanatical Firebrand​, 2 Shock, 1 Wizard's Lightning


Obs: Você pode usar Treasure nesse game também, mas eu não gosto de jogar para trás e algumas vezes pode ser muito prejudicial devido à Hostage Taker.
 

Esper midrange:
 

Este será um dos piores games que você vai enfrentar devido ao grande número de remoções e respostas para todos os seus tipos de cartas. No meu ponto de vista, a melhor forma de ganhar é com agressividade ou fazendo trocas certas contando que seu oponente vai comprar mais lands do que você.
Sempre deixe algum recurso para lidar com Teferi, Heroi de Dominaria pois este card estando em jogo pouco mais do que 2 turnos é o suficiente para o jogo desandar. Depois que você coloca o side, o jogo fica bem mais equilibrado, onde você coloca muitos recursos e cartas que tem grande potencial neste match.


Side In: 3 Cindervines, 2 Collision // Colossus, 3 Treasure Map, 1 Banefire, 1 Fight with Fire
Side Out: 4 Shock, 2 Fanatical Firebrand, 1 Wizard's Lightning, 1 Lightning Strike, 1 Mountain, 1 Goblin Chainwhirler


Obs: Já testei tirar os 4 Goblins porem o deck fica muito vulnerável a Cry of the Carnarium.
 

Nexus:
 

Os decks de nexus é o match que achei bem mais fácil onde ganhei 90% dos que joguei perdendo somente para um devido ao flood, com sideboard fica muito mais tranquilo, tudo bem que ele vai colocar criaturas para tentar segurar você, mais seu rush é bem mais forte muitas das vezes os counters deles tem pouca eficácia.


Side In: 3 Cindervines, 1 Banefire,
Side Out: 4 Shock


Obs: Outro game que você pode usar Treasure, mas eu novamente prefiro ser agressivo.
 

Mono Blue: 
 

Esse game é muito divertido devido ao numero de remoções que seu deck tem, o mono U tem muitas criaturas com pouca resistência onde seu Goblin Chainwhirler é forte demais, seu maior problema é Tempest Djinn às vezes ele ainda coloca Curious obsession o que torna sua vida bem mais complicada, mas fora isso é muito tranquilo o game, depois do side ele coloca Entrancing Melody e Surge Mare o que pode atrasar um pouco seu game, mas nada muito absurdo.


Side In: 3 Lava Coil, 2 Collision // Colossus
Side Out: 2 Experimental Frenzy, 1 Light up the Stage, 1 Mountain, 1 Viashino Pyromancer


Azorius: 
 

Outro game bem tranquilo tudo graças ao Goblin Chainwhirler que faz muita diferença nesse macth, suas remoções vão segurar o jogo a Experimental Frenzy entrar fazer a grande diferença; cheguei a jogar um pouco de Azorius alem de usar quatro Conclave Tribunal cheguei a usar dois Deputy of Detention que pode ser protegido por Dauntless Bodyguard  tornando bem mais difícil a vida do mono red, mas no geral é um jogo tranquilo onde você vai lidar com as principais cartas. Outra coisa que atrapalha às vezes é Venerated Loxodon que sobe o poder das criaturas dele e faz com que seu Goblin Chainwhirler não seja tão efetivo, então um detalhe muito legal é que não fique acumulado muitas criaturas na mesa do oponente ou essa “ganância” pode prejudicar seu jogo.


Side In: 2 Fiery Cannonade, 3 Lava Coil
Side Out: 2 Viashino Pyromancer, 1 Shock, 1 Fanatical Firebrand, 1 Lightning Strike
 

Mirror: 

 

Vou falar bem pouco porque no meu ponto de vista esse game é de quem compra melhor, claro que às vezes tem uma troca ou outra que pode fazer a diferença, mas no geral eu continuo firme e forte em falar que mirror é quem abre as melhores mãos e tem as melhores draws.
 

Side In: 3 Treasure Map, 3 Cindervines, 2 Fiery Cannonade
Side Out: 4 Fanatical Firebrand, 1 Lightning Strike, 3 Light up the Stage


Obs: Esse game eu acostumei a jogar para trás pode ser que tenha uma forma de jogar mais agressivo.
 

Espero que tenham gostado qualquer duvida, critica ou ideias deixem nos comentários que responderei o mais rápido possível.


Bom jogo!


Daniel Sant Anna (VIP STAFF RoxWeek)
Força bruta ás vezes pode vir a derrubar uma porta. Mas a sabedoria é uma chave mestra.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 16:29:26)


Vou tentar. Obg pela sugestão

Garkz (22/03/2019 13:02:24)

faz um sobre supremacia branca

VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 01:03:02)

[quote=FetusinFetu=quote]"Esse seria um dos piores games que você vai enfrentar devido ao grande numero de remoções e respostas para todos os seus tipos de cartas que seu deck tem no meu ponto de vista a melhor forma de ganhar é com agressividade ou fazendo trocas certas contando que ele vai comprar mais lands do que você." sem nenhuma vírgula? "em falar que mirro é quem abre as melhores mãos e tem as melhores draws". Mirro? Alguém edita aí plz kkkkk[/


Juro que corrigi essa parte, pq quando eu li estava dificil o entendimento, mas acho que não salvei. Desculpa

A questão que eu disse que mirro o que influência são as mãos e as draws é devido aos muitos jogos que joguei. O que acho é que mirro conta mais a mão inicial e os top decks, foi o que eu quis dizer e isso não vale só para esse match e sim para todos os mirros, isso no meu ponto de vista. Claro que jogabilidade conta, mas tenta anotar quantos games você perde por que tomou um top deck bom ou vc ou seu oponente compraram melhor. Claro que isso vale em qualquer match, mas para mim particularmente mirro eu vejo dessa forma ou seja o fator sorte pesa muito!

Claro que isso faz pensar muito em todos os jogos, mas " eu " sofro isso bem mais nos mirros, eu sei pq anoto todos os games que jogo.


VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 01:01:55)

[quote=FetusinFetu=quote]"Esse seria um dos piores games que você vai enfrentar devido ao grande numero de remoções e respostas para todos os seus tipos de cartas que seu deck tem no meu ponto de vista a melhor forma de ganhar é com agressividade ou fazendo trocas certas contando que ele vai comprar mais lands do que você." sem nenhuma vírgula? "em falar que mirro é quem abre as melhores mãos e tem as melhores draws". Mirro? Alguém edita aí plz kkkkk[/


Juro que corrigi essa parte, pq quando eu li estava dificil o entendimento, mas acho que não salvei. Desculpa

A questão que eu disse que mirro o que influência são as mãos e as draws é devido aos muitos jogos que joguei. O que acho é que mirro conta mais a mão inicial e os top decks, foi o que eu quis dizer e isso não vale só para esse match e sim para todos os mirros, isso no meu ponto de vista. Claro que jogabilidade conta, mas tenta anotar quantos games você perde por que tomou um top deck bom ou vc ou seu oponente compraram melhor. Claro que isso vale em qualquer match, mas para mim particularmente mirro eu vejo dessa forma ou seja o fator sorte pesa muito!

Claro que isso faz pensar muito em todos os jogos, mas " eu " sofro isso bem mais nos mirros, eu sei pq anoto todos os games que jogo.


VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 01:00:14)

[quote=FetusinFetu=quote]"Esse seria um dos piores games que você vai enfrentar devido ao grande numero de remoções e respostas para todos os seus tipos de cartas que seu deck tem no meu ponto de vista a melhor forma de ganhar é com agressividade ou fazendo trocas certas contando que ele vai comprar mais lands do que você." sem nenhuma vírgula? "em falar que mirro é quem abre as melhores mãos e tem as melhores draws". Mirro? Alguém edita aí plz kkkkk[/


Juro que corrigi essa parte, pq quando eu li estava dificil o entendimento, mas acho que não salvei. Desculpa

A questão que eu disse que mirro o que influência são as mãos e as draws é devido aos muitos jogos que joguei. O que acho é que mirro conta mais a mão inicial e os top decks, foi o que eu quis dizer e isso não vale só para esse match e sim para todos os mirros, isso no meu ponto de vista. Claro que jogabilidade conta, mas tenta anotar quantos games você perde por que tomou um top deck bom ou vc ou seu oponente compraram melhor. Claro que isso vale em qualquer match, mas para mim particularmente mirro eu vejo dessa forma ou seja o fator sorte pesa muito!

Claro que isso faz pensar muito em todos os jogos, mas " eu " sofro isso bem mais nos mirros, eu sei pq anoto todos os games que jogo.


VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 00:53:45)

Obg pelos comentários, fiquei quase 2 dias sem internet, por isso a demora em responder a todos!

VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 00:47:34)


Essa carta é muito roubada, seria o deck mais jogado sem sombra de duvidas.

VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 00:46:17)


Eu peguei essa versão outro dia e parece ter o mesmo potencial das outras listas tanto as puras, quanto as listas com verde. No geral o Mono red esta muito presente, ai acho que vc tem que ir se adaptando em relação aos decks que vc vai enfrentar.

VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 00:43:32)

Então eu comentei que o sultai é um bad match, mas como o sultai caiu de rendimento no meu ponto de vista e pelo que tenho jogado, o Esper esta mais presente nos jogos!

VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 00:41:51)


Sim ficou ruim o intendimento, cheguei a corrigi, mas ou n salvei ou ficou no outro artigo.

Obg pelas outras dicas

VIP STAFF RoxWeek (22/03/2019 00:39:15)


Entendi, Obg pelas dicas

Fabioliveira (21/03/2019 10:04:45)

porra mano segue o link da academia brasileira de letras para os interessados na aplicacao do idioma pelos mestres da lingua portuguesa

http://www.academia.org.br/

ligamagic ta mais nd haver que o twitter, sai fora

heldergattoni (21/03/2019 09:45:09)

eu discordo do seu sideboard contra mirror.

contra mirror a carta mais forte é sem dúvidas é o chainwhirler, ou seja o que vc tem q jogar em voltar. com isso o viashino fica sendo uma criatura muito frágil. Eu tiraria o viashino e por consequência o raio do mago que dificilmente iá ser castado por uma mana. O instigador tem que jogar sempre pensando que pode chegar o chainwhirler depois do turno, por isso pensar bem antes de virar para atacar, mas não tiraria ele. Com o macaquinho da pra vc bloquear um bixo e ainda dar 1 de dano ou matar outro atacante, uma troca favorável assim pode fazer vc ganhar a partida. Uma carta legal no mirro é a barreira que faz todas as suas spells causarem um de dano no oponente, mas considerndo sua lista eu entraria com cindervaine e fiery canonade tirando o viashino e alguns raios do mago. E ainda tem a interação que o fiery canonade não pega o macaquinho.

MrSocrates (21/03/2019 09:13:40)

Essa "dominação" do MonoRed é tão séria que acredito que as listas de Esper Acuity só surgiram por causa disso, mesma razão do surgimento do Esper No Wincon da última rotação.

(3)
Faz um tempo já que parece que os artigos não passam por correções antes da publicação, mas não dá para cobrar muito dos outros quando o próprio comentário tem typos :P

Balinus (21/03/2019 08:06:12)

Realmente a parte ''gramatical'' ficou a desejar (2)
Legal o post sobre o mono red, mas não acho que o match contra esper seja tão duro quanto diz. Sultai sim é muito dificil [ bom pelo menos para mim já que sempre fazem wildgrowth wlaker.... ].

casao82 (21/03/2019 07:32:19)

Realmente a parte " gramatical" ficou a desejar.

Agora o mais importante, excelente texto, ainda não joguei com essa versão, que é bem versátil....utilizei no clm uma versão com Splash pra preto, apenas para 2 duress, 2 tamanho da broca, 2 atormentar e 1 angrath no side....depois disso não joguei mais com o deck desde então, mais o desempenho do deck foi muito bem, inclusive fiquei em 14° nas finais...pq o monored puro as vezes não dá conta de uma Hydra, RG ou monogreen....

Fabioliveira (21/03/2019 00:53:31)

o ferocideon no meta atual , deixava o mono red no tier 1 , e não seria tão mto injustokk

Ticous (20/03/2019 19:25:16)

E a versão do monored com splash preto. Pra usar Rix Maadi, talvez Judith e duress?

FetusinFetu (20/03/2019 19:16:35)

"Esse seria um dos piores games que você vai enfrentar devido ao grande numero de remoções e respostas para todos os seus tipos de cartas que seu deck tem no meu ponto de vista a melhor forma de ganhar é com agressividade ou fazendo trocas certas contando que ele vai comprar mais lands do que você." sem nenhuma vírgula? "em falar que mirro é quem abre as melhores mãos e tem as melhores draws". Mirro? Alguém edita aí plz kkkkk