Planejando seu Magic Fest
20/03/2019 10:05 - 4,148 visualizações - 8 comentários

Mês que vem teremos mais um MagicFest no Brasil, mais uma vez Modern e mais uma vez em São Paulo. Por mais que algumas coisas dessa combinação não me agradem, ainda é um MagicFest e cara, eu realmente gosto desses eventos, são a ComicCon do Magic, seja pelas atrações, seja por você poder ver as pessoas que gosta.


E pensando no que nos faz ir a um MagicFest que estou escrevendo sobre como melhor aproveitar seus investimentos nesse eventos. Claro que se você vai apenas para ver os amigos, se divertir ou simplesmente para aproveitar a experiência, não existe exatamente uma maneira melhor de fazer isso do que simplesmente fazendo o que te faz feliz, aka aproveitando todas as incríveis vantagens do Gathering. Mas, nem todo mundo vai com essa ideia, ou pelo menos não com ela apenas e é aqui que eu entro.


Quando falamos de MagicFest falamos de muitos torneios e escolher quais os melhores para nós infelizmente não passa apenas pelo “eu quero/eu vou”, mas é preciso fazer uma espécie de grade, onde você vai aproveitar melhor determinados torneios que estiverem mais alinhados aos seus interesses. Normalmente são pontos opostos, Vaga do Pro Tour e Fazer Dinheiro. Claro que você pode ir também porque quer jogar um evento com mais de mil pessoas, ou porque quer jogar muito caos draft, ou muito Limited, mas nesses casos eu considero que sua escolha é bem óbvia, poucos eventos vão te dar o que você espera, então sem grandes problemas.


Vaga para o Pro Tour

 


Antigamente chegar ao Pro Tour em um fim de semana de GP significava jogar o evento principal em suas 15 rodadas e chegar ao top8, um caminho bem longo, mas a vida ficou um pouco mais fácil. Foram adicionados à todos os MagicFests três MCQs, Magic Championship Qualifiers, que são os antigos PTQs, com o diferencial de que serão eventos de no máximo 6 rodadas (5 rodadas até 256 jogadores e 6 rodadas acima de 256 jogadores), onde normalmente apenas os jogadores x-0 fazem top8, uma espécie de mata-mata, só que disfarçado, ainda sim, são três eventos no fim de semana, no nosso caso, dois Modern e um Selado, cada um em um dia de MagicFest, três vagas para o Pro Tour apenas esperando você chegar. Não se engane, o Grand Prix não é o melhor caminho para o Pro Tour, você até poderia tentar jogar o MCQ do sábado e se perdesse logo ainda jogar o GP, caso tenha BYE 2, mas normalmente você não terá esse tempo e gastará melhor seu tempo e dinheiro jogando apenas MCQs.


Fazer Dinheiro



A melhor maneira de fazer dinheiro em um MagicFest é tendo uma banca e comprando cartas bem barato, mas… Pensando em jogar, os paralelos costumam ser bem interessantes. No geral, os paralelos da CFB (link aqui) rendem uma box em tickets para cada 4-0 em torneios de três rounds, sendo que o Double-up rende duas, mesmo se tivermos uma mudança nos preços da Prize Wall (coisa comum, já que o preço da box varia de país para país) o farm ainda será forte. Aqui indico o kit Fanatic, você terá 5 eventos construídos e ainda um Bolt Promo Foil e um Playmat exclusivo do Fanatic, somados seriam em torno de R$300, jogando sempre os double ups e mais dois eventos, é fácil fazer uma boa quantidade de Tickets e pegar Boxes ou mesma a folha foil da edição (em alguns MagicFests tínhamos old duals na Prize Wall, mas o preço não compensa). Farmar Triais costuma ser uma boa opção para quem já tem o BYE 2 ou simplesmente não se interessa pela vantagem no evento principal, juntar pessoas que querem BYE com pessoas que querem premiação costuma dar bom. Você pode não ter a glória, mas não vai pensar nisso porque estará ocupado pensando em como levar tantas boxes para casa.


Evento Principal


Se você leu aqui deve perceber que eu não indiquei o principal em nenhum caso. O fato é que raramente jogar o GP vale a pena, é muito tempo para ganhar muito pouco. Ainda sim, em uma bela casa de ferreiro com espeto de pau eu devo estar jogando o GP, a experiência de jogar esse tipo de evento é o que me move no Magic e mesmo sabendo que o EV aqui não ajude, eu ainda devo me inscrever, mesmo sabendo que deveria ou estar farmando ou jogando apenas MCQs. Mas o MagicFest é acima de tudo uma experiência e é nela que estou investindo meu dinheiro. Espero que tenha ajudado um pouco você a investir o seu.


Até mais!


Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Ruda (25/03/2019 12:27)

Aquele que você jogar melhor, já que é farm que importa.

edubai (23/03/2019 13:55)

Acho que eu tentei fazer piada mas soou meio idiota.

Como vc mesmo disse bastava uma vitoria e um empate pra premiar. Com 7 pontos ja valia a pena. Pq era a metade da premiação pra cada jogador que estava 2-0 no torneio. Ou ate 1-1, ja valia a oena empatar e terminar com 4 ou 7 pontos e economizar de jogar a ultima rodada. Eu tb joguei os paralelos e explitei a ultima todas as vezes. Nao entendi o lance de nivel dos jogadores. Mas pensando por outro lado, 4 rodadas vc joga mais pelo valor que ta pagando no torneio (supondo que nos jogadores queremos jogar mais partidas, logo mais diversão).
To imaginando que mesmo com 4 rodadas a maioria vai explitar a ultima rodada pelos mesmos motivos...

Vyctorcc (22/03/2019 03:20)



Depende, qual voce se diverte mais e se sente mais preparado pra jogar?

Construido custa 350 e selado 500, porem no selado se voce jogar 5 eventos vai abrir 30 boosters, quase uma box, por 150 reais de diferença.

Vyctorcc (22/03/2019 03:17)

Não cara, não sou sócio da CFB, bem que eu gostaria, mas ate hoje não tive essa oportunidade. Quem sabe no futuro...

Ninguem aqui falou em prejuízo da empresa, ate porque a premiação é fornecida pela wizards (em teoria, pois no ultimo GP simplesmente não chegou e a loja organizadora teve que se virar). O que foi dito é que estava muito barato pra quantidade de torneios que iria poder jogar. R$ 350,00 por raio promo (50 dolares) + playmat + 5 eventos sendo 3 double up + 3 raios promo nao foil como brinde nos double up (25 dolares cada) + 2 land foil como brinde nos torneios normais + 2 duelos valendo 20 tix (2 booster). Se tirar o valor das promos e do playmat vc ja ta praticamente jogando de graça.

Logico que eu acredito que essas promos nao vao se manter nesse valor, mas tambem nao devem cair muito. fazia tempo que o GP nao dava uma promo tao jogavel. Bolt joga 4 copias em todo deck com vermelho de todos os formatos em que é permitido.

Quanto aos dois double por dia, eu mesmo joguei, e nao fui o unico. Não fiquei sabendo dessa regra, mas se havia, ninguem da organização se preocupou em cumprir.

Agora, li umas 5x pra tentar achar alguma relação entre o que eu falei e o fato de voce comentar sobre o split na ultima rodada, e realmente nao consegui encontrar nenhuma relação.

Mas pra resumir, se desse pra jogar 20 eventos eu nao ficaria triste, nao iria achar ruim. Mas isso nao tira meu senso critico em saber que estava muito barato.

Denfaceupp (21/03/2019 16:22)

Fanático selado ou construído? Qual compensa mais?

edubai (21/03/2019 11:52)


não entendi muito bem... ruim pra channelfireball events? vc é sócio da channel fireball? acha que eles perderam dinheiro no ultimo gpsp? o lucro pra eles é exorbitante...

primeiro que não dava pra jogar dois double up ano passado pq é uma das regras. só pode jogar um double up por dia. segundo que a premiação é toda em produtos, quase uma venda casada. a wizards/CFE não perde dinheiro. que diferença faz pra eles se a gente explita a ultima partida, ou joga as 3 rodadas?

Vyctorcc (20/03/2019 20:16)

Pra mim ficou mais justo. Ano passado foi barato demais o fanático (350 reais por 6 eventos, que se organizasse direitinho dava pra jogar 6 double), o que, junto com o playmat e a promo (que ano passado não eram tao bons quanto esse ano), faziam com que o jogador não precisasse de absolutamente nenhum esforço pra ter lucro. Eu mesmo, um jogador medíocre e que estava sem jogar competitivo a muito tempo, com deck emprestado, consegui premiar o equivalente a 2x a inscrição no fanático. Não vejo isso como algo bom no geral.

Esse ano vai ser diferente, ao invés de 6 eventos, serão 5. Ao invés de 3 rodadas, serão 4. Junto a isso, os horários restritos dos double up farão com que os jogadores tenham que escolher qual jogar, deixando o nível do torneio mais alto, já que só vai jogar quem acreditar que o formato especifico é onde ele se sairá melhor.

Ainda assim sera possível sair do GP com uma boa premiação, porem o jogador precisara ter um desempenho um pouco melhor que simples 1 vitoria e 1 empate, como dava pra fazer no ano anterior.

Só espero que esse ano não acabe as box da edição vigente na prize wall tao cedo (ano passado acabaram no sábado), de resto, achei as mudanças boas no geral.

edubai (20/03/2019 16:07)

Um grande diferencial esse ano é que todos os paralelos serão de 4 rodadas... o que aumenta o tempo do torneio, diminuindo assim a quantidade de torneios que vc pode jogar por dia. No último gp comprei o constructed fanatic e joguei varios double ups, ainda consegui tempo para jogar 2 drafts histórico. Ainda joguei o main event dropando cedo num 1-3...
No calendario desse ano é impossível jogar tantos eventos... ficou pior para farmar