Por Dentro do Naya
31/01/2019 14:05 - 5,327 visualizações - 8 comentários

Essa semana se inicia com uma certeza em nossos corações — o deck a ser batido, no momento, é o Sultai. Alguns podem discordar ou até mesmo ficar relutantes, mas o deck vem com força total. Além de ter ganho os dois principais torneios desse final de semana SCG e o PTQ no MOL, vem aparecendo em todos os lugares.

 

Com tudo isso, analisei todas as listas dos torneios. Dentre as listas, peguei um deck que eu usaria para tentar batê-lo, e é isso que vou trazer para vocês hoje. É o Naya — esse deck ficou em segundo no PTQ do MOL, e passei dois dias jogando com ele para aprender mais e melhor passar as techs para vocês.

 

Vamos falar um pouco do ponto forte do deck: Rekindling Phoenix é uma das melhores cartas do t2, e certamente dá muito trabalho para todos os decks. Outra carta de que gosto muito é Adanto Vanguard — ela geralmente agride muito rápido, e são poucas as remoções que o afetam. Rhythm of the Wild me espantou, não dava muito valor para esse card, mas foram diversas as vezes que mostrou seu gigantesco potencial. Fazer suas criaturas com ímpeto afeta demais o game. Uma pergunta que ficou na minha cabeça é “por que não jogar de RG?” E respondi facilmente essa pergunta com Tocatli Honor Guard, que certamente é o um dos grandes fatores do sucesso do deck, já que ela para muitas cartas (sendo, muitas delas, do Sultai). Muitos já a usavam para segurar o BG antes da edição nova, e como o deck só fez ganhar forças, tenho certeza que continua sendo uma opção válida. No geral, é isso, o deck tenta agredir o máximo que pode por baixo e finaliza o jogo por cima com seus anjos. History of Benalia  é muito forte também. Para ter ideia, estava usando-a no meu Esper com bom rendimento.

 

Eu não sou fã de decks aggros, sempre deixo isso o mais claro possível em meus artigos. Gosto de decks midrange, mas para combater a Hydra, pelo que eu vi, só temos duas formas: agredir o mais rápido que puder, ou combos. Controles têm sofrido contra o Sultai. Eu sei porque joguei muito de Sultai semana passada e quase não perdi para controles.

 

Segue a lista:

 

NAYA - Standard
2019-01-30

Jogador

RoxWeek

Código Fórum

[deck=1109694]

 

Vou falar como ele se porta contra os principais decks e como fazer o sideboard.

 

Sultai: Esse game é muito bom de se jogar contra. Você pode começar de duas formas, dependendo do jogo inicial do seu oponente. Eu gosto muito de começar agredindo, mas é necessária muita atenção — qualquer explore que ele faça é uma vantagem, então travar o explore dele é sempre bom. Algumas vezes começo com Tocatli Honor Guard, e não com Adanto Vanguard e Growth-Chamber Guardian, mas depende muito da sua mão, mulligans e tudo mais. Turno 4 sempre faça Phoenix sem medo. As listas de Sultai estão usando somente 2 Vraska's Contempt, ou 2 a 3 Hostage Taker, então você segura uma remoção, faz sua Phoenix e deixa ele se virar. MUITO cuidado ao fazer Aurelia, Exemplo da Justica ou Lyra Dawnbringer e tomar Vivien na volta — essa jogada quebra muito seu jogo. Sideboard não muda muita coisa, seu deck já é forte, ele tem que se virar para segurar o game e tentar melhorar o lado dele.

 

Side In: 2 The Immortal Sun
Side Out: 2 Gruul Spellbreaker

 

BR Aggro/Mono Red: esse deck está bem forte no meta e tem uma força de dano avassaladora, mas para sua sorte, seu deck tem muitos recursos para lidar com ele. Lyra Dawnbringer, Rekindling Phoenix e History of Benalia jogam muito nesse game; Tocatli Honor Guard é muito bom nesse game também. Cuidado para não tomar Goblin Chainwhirler com Adanto Vanguard em mesa. Se possível, tente segurar ou troque com alguma criatura e, no sideboard, certamente essa carta sai. Não fique com pena de jogar criaturas na frente até seus anjos ou Phoenix entrar no campo (lembrando que, se ele tiver que matar suas criaturas, não vai dar dano em você).

 

Side In: 2 Knight of Autumn, 2 Deafening Clarion, 2 Dire Fleet Daredevil, 1 Ixalan's Binding
Side Out: 3 Adanto Vanguard, 3 Rhythm of the Wild, 1 Gruul Spellbreaker

 

Controles: esse game eu achava que seria problemático, mas é nesse game que Rhythm of the Wild brilha muito. Suas criaturas com ímpeto são o terror para qualquer controle. Tente não tomar cóleras em mais de 2 criaturas e vá agredindo devagar. Com side, fica melhor, mas o game 1 não é difícil de se vencer. Adanto Vanguard e Rekindling Phoenix são o terror para controles, então tente jogar em cima dessas duas cartas.

 

Side In: 2 Banefire, 3 Cindervines, 2 Knight of Autumn, 2 The Immortal Sun
Side Out: 4 Tocatli Honor Guard, 4 Lava Coil, 1 Lyra Dawnbringer

 

Espero que tenham gostado. Qualquer dica, dúvida ou crítica, deixe nos comentários, que responderei o mais rápido possível.

 

TAGS: 

Daniel Sant Anna (VIP STAFF RoxWeek)
Força bruta ás vezes pode vir a derrubar uma porta. Mas a sabedoria é uma chave mestra.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

RicardoPres (03/02/2019 15:35:41)

No mol da pra fazer, salva em txt, bloco de notas e importa, rapidim. Se nao tiver ja em txt só abrir o bloco e copiar daqui pra la

MatheusMtgjp (02/02/2019 07:39:21)

Gostei dessa lista. Meu terror hj sao esses BGx. Simplesmente nao consigo ganhar nem um game sequer. Jogo de RG agroo com +29 bixos. Se ele fizer os ezplore ganhando vida, é so recolher.

VIP STAFF RoxWeek (31/01/2019 21:35:58)


Tb queria, eu sempre faço a lista carta por carta, tanto no mol, no arena da muito trabalho.rs

VIP STAFF RoxWeek (31/01/2019 21:35:16)

Entendi, se possivel manda um link com a lista para que todos nos possamos vvê. Obg ^^

RicardoPres (31/01/2019 16:49:47)

a ligamagic podia colocar o botão de download pro magic arena.

petruscaex (31/01/2019 15:05:17)

Tô testando uma versão do meu Boros Mentor que é o Naya MentoRiot. Até o momento tem jogado legal mas ainda faltam ajustes

VIP STAFF RoxWeek (31/01/2019 14:57:38)


Então esse game é decidido nas mãos inciais, claro que no game 1 vc n sabe o que seu oponente tem, tendo em vista que o deck agride bem rapido você consegue ganhar metade dos games 1, com side fica mais facil. Já que entra alguns cartões que tem força contra controles.

ToM_cHaPoLa (31/01/2019 14:30:23)

cara, gostei bastante do deck e estou querendo testa-lo, vc sabe dizer como o deck lida com bant/ug fog?
ele consegue ser rapido o suficiente?