Draftando Lealdade em Ravnica
01/02/2019 10:05 - 11,049 visualizações - 3 comentários

Olá! 

Com o reset da temporada no Arena e a coleção nova sendo alvo de "farm" por parte dos jogadores, no artigo de hoje comentarei sobre o draft de Lealdade em Ravnica, explicando como geralmente busco montar os decks nas cinco guildas, discutindo alguns cards que considero importantes para os arquétipos e provendo também ao menos uma decklist por arquétipo.

 

Lembrando que, exceto por um deles, todos esses drafts foram realizados ao vivo em minha live stream na Twitch, então vocês conseguem conferir a reprise na íntegra, nas lives da semana dos dias 21 ao 25, com um aprofundamento nos picks um a um no decorrer do draft, comentários sobre os sideboards dos baralhos (omissos aqui nas decklists) e a maioria das partidas jogadas com eles.

Nesses eventos, foram ao menos um draft por dia com as 5 vitórias no Arena, farmando bastante gema e cards da coleção nova (tenho cerca de 80% dela no momento, visualizado com o Tracker).
 

Vamos lá! Começarei pela minha guilda favorita: Orzhov.

Essa é a combinação que eu considero mais segura para draftar, já que várias cartas são intercambiáveis: desde remoções, formas de gerar card advantage, finishers, drops 2, 3 e 4.

Gosto bastante dela porque não depende de incomuns/raras ou muita sinergia para ter um deck funcional e jogável, além de ter muitas opções boas de sideboard como Expose to Daylight, Drill Bit e Knight of the Last Breath.

Geralmente combino alguma quantidade de bichos com toque mortífero (Pantera do CrepusculoImpositora Orzhov, Groodion Nocivo), evasivos para fechar a partida (Thrull Agarrador, Diabrete Carniceiro, Mensageiro do Sindicato), remoções (Fim Grotesco, Condenar ao Poco, Pagamento Final, Mortificar) e formas de  gerar card advantage (Farristas Mortos, Assombracao do Sino da Basilica, Malabarista de Laminas), sendo que todas as criaturas com pós-vida mais ou menos se encaixam em múltiplas dessas categorias.

Orzhov 006
9769 visualizações
30/01/2019
R$ 3,24
R$ 14,72
R$ 38,66
9769 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (17)
1  Pantera do Crepúsculo 0,05
1  Caracal Espreitador  0,05
2  Oligarca Imperiosa  0,05
1  Pégaso de Concordia  0,03
1  Pontífice Impiedosa  0,14
1  Groodion Nocivo  0,05
2  Diabrete Carniceiro  0,05
1  Mensageiro do Sindicato  0,05
1  Teysa Karlov   1,85
1  Vampira Vingativa  0,11
1  Cavaleira dos Pesares  0,05
2  Extorsores Orzhov  0,08
1  Thrull Agarrador   0,05
1  Anjo do Arco  0,11
Mágicas (5)
1  Lâmina Cauterizante  0,04
2  Pagamento Final  0,05
1  Fim Grotesco  0,05
1  Condenar ao Poço  0,05
Encantamentos (1)
1  Herança Ilícita  0,05
Terrenos (17)
8  Pântano0,00
8  Planície0,00
1  Praça do Portão0,05
40 cards total

Este primeiro baralho comecei pickando Teysa Karlov, mas fora ela não tive nenhuma outra bomba ou mesmo incomum premium - sequer tenho Portao da Guilda Orzhov. Apesar disso, o deck conseguiu rodar bem dentro da premissa, e atingiu as cinco vitórias.

Orzhov 007
9755 visualizações
30/01/2019
R$ 8,59
R$ 26,64
R$ 208,90
9755 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (18)
1  Pantera do Crepúsculo 0,05
1  Heroína do Primeiro Distrito  4,69
1  Impositora Orzhov  0,13
1  Oligarca Imperiosa  0,05
2  Pégaso de Concordia  0,03
1  Pontífice Impiedosa  0,14
2  Groodion Nocivo  0,05
1  Vampiro do Vizkopa  0,05
1  Assombração do Sino da Basílica    0,29
1  Diabrete Carniceiro  0,05
1  Mensageiro do Sindicato  0,05
1  Vampira Vingativa  0,11
1  Malabarista de Lâminas  0,05
2  Thrull Agarrador   0,05
1  Rakdos, Final Explosivo   1,98
Mágicas (4)
2  Pagamento Final  0,05
1  Farristas Mortos  0,05
1  Carnaval // Carnificina /   0,21
Encantamentos (1)
1  Corrente Celeste 0,08
Terrenos (17)
1  Montanha0,00
5  Pântano0,00
6  Planície0,00
2  Portão da Guilda Orzhov0,05
3  Portão da Guilda Rakdos0,05
40 cards total

Já esse foi mais interessante, com algumas incomuns premium e bombas (Pontifice Impiedosa, Assombracao do Sino da Basilica e Rakdos, Final Explosivo). Mantive o splash bem leve, somente com o drop 6 e o lado dois da split Carnival // Carnage, e o deck rodou legal conseguindo outra vez cinco vitórias.

Orzhov 008
9752 visualizações
30/01/2019
R$ 17,09
R$ 38,00
R$ 172,02
9752 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (16)
1  Impositora Orzhov  0,13
4  Oligarca Imperiosa  0,05
1  Pégaso de Concordia  0,03
1  Groodion Nocivo  0,05
1  Ministrante da Obrigação  0,19
2  Assombração do Sino da Basílica    0,29
1  Diabrete Carniceiro  0,05
1  Espírito das Torres  0,08
1  Mensageiro do Sindicato  0,05
1  Malabarista de Lâminas  0,05
1  Thrull Agarrador   0,05
1  Anjo do Arco  0,11
Mágicas (7)
1  Pagamento Final  0,05
1  Atormentar   9,41
1  Farristas Mortos  0,05
1  Ira de Kaya    5,50
1  Carnaval // Carnificina /   0,21
2  Performance de Ponta   0,05
Terrenos (17)
2  Montanha0,00
5  Pântano0,00
6  Planície0,00
2  Portão da Guilda Orzhov0,05
2  Portão da Guilda Rakdos0,05
40 cards total

Por fim, esse já é um Orzhov com um splash mais pesado no vermelho, com Atormentar, 2x Performance de Ponta e o Carnaval // Carnificina, mas isso porque comecei no Rakdos e depois que entrei no Orzhov quando vi que haveria essa possibilidade. Apesar da mana ter ficado um pouquinho gananciosa, não cheguei a zicar a ponto de perder partidas, no máximo atrasar para jogar o Atormentar ou a Assombracao do Sino da Basilica. Também cheguei nas cinco vitórias.

Apesar de eu classificar Gruul como a combinação mais forte, a segunda que eu mais tenho gostado de draftar é Simic. É possível montar baralhos bem focados nas sinergias, explorando ao máximo o potencial de cards como Guardiao Trolico, Espia Asa-de-arraia, Lagapo Galopante. Como os melhores cards da combinação são incomuns/raros, geralmente eu espero algum pick forte de começo que seja um indicativo que o Simic está aberto (uma dourada como Tubaropolvoguejo ou Engenheiro da Espiral, ou alguma das já citadas bombas incomuns), e a partir daí me jogo de vez nas comuns.

Para o Simic funcionar bem, acho importante ter vários desses payoffs de marcadores, mas também formas de acelerar o jogo (Engenheiro da Espiral, Druida da Incubacao ou mesmo um Medalhao Simic de filler), já que é um deck muito "mana hungry", exigindo boas quantidades de mana para adaptar as criaturas, "truques" que também usam marcadores (Forca Pedregosa, Captura de Essencia), além de obviamente bichos com Adaptar/Tumulto (Hibrido Sauriforme, Aeromunculo, Destrucornio Furioso).

Alguns cards do Gruul também encaixam bem na estratégia e são válidos pro splash, casos de Ritmo dos Selvagens, Esmagador do Cla Bolrac e remoções). O plano é simples: vá raceando com seus bichos, tente fazer tempo plays com Applied Biomancy e Chillbringer, e na hora que o oponente der uma brecha você adapta/usa as sinergias de marcadores para criar uma presença de mesa avassaladora.

Simic 001
9753 visualizações
30/01/2019
R$ 9,25
R$ 29,34
R$ 66,91
9753 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (16)
1  Druida da Incubação  6,89
1  Duelista Feérico  0,05
1  Erudito da Travessa da Sabedoria  0,05
1  Híbrido Sauriforme  0,04
1  Javali Territorial  0,04
1  Carneiro Quebra-portões  0,24
1  Engenheiro da Espiral   0,15
1  Infiltradora de Portões  0,07
1  Rastejador do Campanário  0,04
2  Espiã Asa-de-arraia  0,07
2  Fera de Danação dos Machados  0,04
1  Destrucórnio Furioso  0,05
1  Guardião Trólico  0,08
1  Grifo do Senado{ /}{ /}0,05
Mágicas (7)
1  Força Pedregosa 0,04
2  Captura de Essência  0,20
2  Incubação // Incongruência /   0,26
2  Briga Titânica  0,04
Terrenos (17)
7  Floresta0,00
6  Ilha0,00
1  Portão da Guilda Azorius0,05
1  Portão da Guilda Gruul0,07
2  Portão da Guilda Simic0,06
40 cards total

Esse baralho ficou bem interessante, com ambas as incomuns que dão atropelar/voar para os bichos com marcadores, várias formas de distribuir marcadores entre os bichinhos (mesmo os mais vanillas), e até uma mini-sinergia com o Carneiro Quebra-portoes e a Infiltradora de Portoes. Cinco vitórias, farm de gemas, segue o grind.

Simic 005
9782 visualizações
30/01/2019
R$ 4,60
R$ 20,09
R$ 59,76
9782 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (15)
1  Híbrido Sauriforme  0,04
1  Maga de Guilda do Conluio  0,08
2  Trilheiro Silhana  0,09
1  Aeromúnculo   0,05
1  Carneiro Quebra-portões  0,24
1  Comando do Coral  0,05
1  Rastejador do Campanário  0,04
1  Enguiaranguejo  0,05
1  Tubaropolvoguejo   0,10
2  Destrucórnio Furioso  0,05
1  Lagapo Galopante   0,07
1  Portador do Frio  0,05
1  Grifo do Senado{ /}{ /}0,05
Mágicas (7)
1  Abrir os Portões 0,05
1  Captura de Essência  0,20
1  Admonição do Encarcerador  0,05
1  Pancada Selvagem   0,05
1  Incubação // Incongruência /   0,26
1  Aperfeiçoamento Biogênico   0,09
1  Torrente de Redemoinhos  0,06
Encantamentos (1)
1  Ritmo dos Selvagens   2,49
Terrenos (17)
6  Floresta0,00
5  Ilha0,00
2  Montanha0,00
1  Portão da Guilda Gruul0,07
3  Portão da Guilda Simic0,06
40 cards total

Aqui fiz um Simic splashando duas douradas Gruul excelentes no deck: Ritmo dos Selvagens para sinergia de marcadores e Pancada Selvagem como removal que sinergiza com bichos gordos verdes/Simic. Maga da Guilda do Conclave brilhou muito, da mesma forma que Aperfeicoamento Biogenico roubou jogos "do nada", e o restante do deck trabalhou bem em prol do 5 vitórias.

Chegamos agora ao Gruul: a combinação não tem muito segredo. Bichos grandes, atenção para a curva de mana, e remoções/truques para ganhar os combates complicados. A mecânica de Tumulto é sensacional e joga muito bem no "Magic justo" do limitado. Outro ponto que conta bem em favor do Gruul é a densidade das comuns e o fato de vários cards serem intercambiáveis. Cards que me agradam muito nas curvas baixas são: Hibrido Sauriforme, Javali Territorial, Corredor da Faixa de Escombros, Xama do Clamor, Demolidor do Cla Ghor, Enraged Ceratok e Destrucornio Furioso.

As remoções que lutam, Briga Titanica e Pancada Selvagem, considero picks altíssimos que combinam com o tamanho dos bichões. Quanto aos tricks, Golpe da Tempestade é perfeito para punir double blocks nos bichões. O importante aqui é curvar tomando a dianteira da partida com criaturas de tamanho maior que a média dos seus "colegas de curva" nas outras guildas e cores, e aí pressionar a vantagem através de remoções e tricks de combate pontuais.

Gruul 002
9752 visualizações
30/01/2019
R$ 26,41
R$ 65,02
R$ 149,01
9752 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (18)
1  Druida da Incubação  6,89
2  Híbrido Sauriforme  0,04
1  Maaka Feroz  0,03
1  Quebra-mágicas Gruul   5,02
1  Rastejador do Campanário  0,04
2  Salta-mato Silvestre  0,04
2  Demolidor do Clã Ghor  0,04
1  Fera de Danação dos Machados  0,04
1  Zegana, Oradora dos Utopianos   0,84
1  Aranha Mamute  0,03
1  Destrucórnio Furioso  0,05
1  Dragão Avérneo de Skarrgan   7,82
1  Guardião Trólico  0,08
1  Ruína Ribombante  0,08
1  Fera Demolidora   0,04
Mágicas (8)
1  Abrir os Portões 0,05
1  Força Pedregosa 0,04
1  Alfinetada nos Críticos  1,96
1  Pancada Selvagem   0,05
1  Colidir // Colosso  /  0,17
3  Briga Titânica  0,04
Encantamentos (1)
1  Ritmo dos Selvagens   2,49
Terrenos (15)
7  Floresta0,00
3  Montanha0,00
3  Portão da Guilda Gruul0,07
2  Portão da Guilda Simic0,06
42 cards total

Esse foi um Gruul bem interessante com splash para Zegana, Oradora dos Utopianos, all-star no deck graças ao Tumulto que permite aos meus bichos entrarem com marcador mesmo sem ter de ficar pagando uma tonelada de mana igual aos bichos Simic. No mais, outras raras como Dragao Averneo de Skarrgan e Druida da Incubacao elevaram um já sólido deck às cinco vitórias.

Gruul 003
9774 visualizações
30/01/2019
R$ 13,75
R$ 35,67
R$ 183,86
9774 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (17)
1  Fundeira dos Escombros 0,05
2  Híbrido Sauriforme  0,04
1  Javali Territorial  0,04
3  Corredor da Faixa de Escombros   0,05
1  Xamã do Clamor  0,10
1  Demolidor do Clã Ghor  0,04
2  Fera de Danação dos Machados  0,04
1  Xamã Rachador    0,15
1  Aranha Mamute  0,03
1  Destrucórnio Furioso  0,05
1  Esmagador do Clã Bolrac   0,08
1  Vorme Devastador    2,45
1  Fera Demolidora   0,04
Mágicas (7)
1  Abrir os Portões 0,05
1  Golpe da Tempestade 0,05
1  Marca em Brasa  0,05
1  Alfinetada nos Críticos  1,96
1  Iluminar o Palco  7,88
1  Colidir // Colosso  /  0,17
1  Briga Titânica  0,04
Terrenos (16)
7  Floresta0,00
6  Montanha0,00
3  Portão da Guilda Gruul0,07
40 cards total

Dessa vez "só" com o Vorme Devastador de p1p1, que me incentivou bastante a montar o Gruul junto de outras incomuns premium como Xama Rachador e Esmagador do Cla Bolrac. Novamente cinco vitórias e mais um farm garantido.

Azorius é uma guilda que não agrada muito a maioria dos jogadores, e eu acabo por me incluir nesse grupo. Infelizmente, a mecânica Adendo joga mal no Limitado já que só é presente em instantâneas e feitiços, e esse é um tipo que não é tão utilizado no formato de criaturas. Apesar disso, existe um núcleo de bloqueadores razoáveis de chão, voadores, remoções e formas de gerar card advantage que podem gerar um bom Azorius Fliers. Fora que Alerta Maximo só é um plano, gerando sinergia com Cao de Guarda Resoluto, Concordia Pegasus e as barreiras.

Julgamento Sumario, Grifo do Senado, Selamento do Mago Legista, Cavaleiro-arbitro Azorius e principalmente as incomuns Maga de Guilda do Senado, Azorius Skyguard e Esfinge de Nova Pravh são os principais incentivos para terminar na guilda. Geralmente são decks que apostam muito em seus voadores batendo por cima enquanto travam o chão com bichos de resistência alta. Remoções, bounces e ganho de vida atrasam a partida.

Idealmente, algumas incomuns premium/raras compensam pela falta de sinergia/mecânica, que no máximo consegue aproveitar Dovin's Acuity ou Alerta Maximo.

Azorius 004
9784 visualizações
30/01/2019
R$ 35,51
R$ 66,48
R$ 286,74
9784 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (13)
1  Pantera do Crepúsculo 0,05
2  Barreira dos Pensamentos Perdidos  0,09
1  Impositora Orzhov  0,13
1  Pégaso de Concordia  0,03
2  Assistente de Detenções   13,94
1  Groodion Nocivo  0,05
1  Oficial de Haazda  0,05
1  Enguiaranguejo  0,05
1  Espiã Asa-de-arraia  0,07
1  Thrull Agarrador   0,05
1  Grifo do Senado{ /}{ /}0,05
Planeswalkers (1)
1  Dovin, Grão-árbitro   6,00
Mágicas (7)
1  Captura de Essência  0,20
1  Código de Restrição  0,07
1  Fim Grotesco  0,05
2  Visão da Esfinge   0,05
1  Condenar ao Poço  0,05
1  Torrente de Redemoinhos  0,06
Artefatos (1)
1  Medalhão Azorius 0,05
Encantamentos (1)
1  Alerta Máximo   0,19
Terrenos (17)
6  Ilha0,00
4  Pântano0,00
4  Planície0,00
1  Portão da Guilda Azorius0,05
1  Portão da Guilda Orzhov0,05
1  Praça do Portão0,05
40 cards total

No caso desse meu draft, as raras que carregaram foram dois Assistente de Detencoes e um Dovin, Grao-arbitro  que me lockaram na combinação, mesmo tentando evitar. Quanto a esse deck, não consegui playables suficientes e fui forçado a splashar preto para alguns cards que não considero dignos de splash, como Condenar ao Poco, Groodion Nocivo e Pantera do Crepusculo. Mas de alguma forma o deck rodou bem e conseguiu um 5-0 imaculado, com direito a uma partida millando 24 cartas com as Barreira dos Pensamentos Perdidos, depois de remoções envolvendo um Assistente de Detencoes do meu oponente e um meu.

Por fim, Rakdos. 
Essa é a combinação que eu menos draftei, somente em uma vez das minhas dezenas de draft terminei nela, e não consegui chegar nas cinco vitórias. O interessante do Rakdos é montar um baralho apostando em agressividade de início e sinergias, seja para mágicas premium com espetáculo como Alfinetada nos Criticos, Malabarista de Laminas ou Carnifobata, como para dar dano residual e fechar um jogo depois que o oponente colocou bloqueadores com Artista da Lamina de Fogo e Heranca Ilicita. Atacantes de early game evasivos (Trombeteiro Rakdos, Desmembrador da Torre), que conectam dano mesmo bloqueados (Servente Rakdos, Cospe-lanca) ou com toque mortífero (Groodion Nocivo, Impositora Orzhov) são perfeitos nesse plano. Remoções e formas de fechar o jogo depois de estabilizar o rush inicial também são essenciais, já que as criaturas Rakdos podem ser ultrapassadas em tamanho facilmente pelas outras guildas (Gruul, Simic) ou sofrerem com a board lotada pelo chão (Orzhov, Azorius).

Rakdos Caparroz 009
9827 visualizações
30/01/2019
R$ 12,88
R$ 38,40
R$ 229,17
9827 visualizações
30/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (16)
1  Esqueleto da Sarjeta 2,53
1  Artista da Lâmina de Fogo  0,13
1  Impositora Orzhov  0,13
1  Maaka Feroz  0,03
2  Trombeteiro Rakdos  0,05
1  Desmembrador da Torre  0,07
1  Espírito Pestilento  0,71
1  Groodion Nocivo  0,05
3  Servente Rakdos   0,05
1  Malabarista de Lâminas  0,05
3  Recluso da Faixa de Escombros  0,05
Mágicas (6)
2  Marca em Brasa  0,05
2  Alfinetada nos Críticos  1,96
1  Eletrodominância   4,40
1  Carnaval // Carnificina /   0,21
Encantamentos (1)
1  Herança Ilícita  0,05
Terrenos (17)
7  Montanha0,00
8  Pântano0,00
2  Portão da Guilda Rakdos0,05
40 cards total

Como não tenho mais acesso ao meu único draft Rakdos até então, vou deixar uma decklist do colega de Ligamagic e stream Lucas Caparroz, ele fez esse Rakdos na live de 29/01. Começou pickando Espirito Pestilento, foi encontrando algumas outras comuns sólidas do preto como Malabarista de Laminas e remoções do vermelho como Alfinetada nos Criticos e Eletrodominancia. No fim terminou com um baralho bem forte e interessante, no plano "criaturas-curva-remoções", e nem tanto voltado para as sinergias de espetáculo, mas algumas das premissas de Rakdos como ter fontes de alcance para fechar a partida na vida e atacantes incômodos evasivos de early game estão bem presentes aqui.

Para fechar, vou discutir dois tópicos que considero pertinentes ao Draft desse formato, e ao Draft no Arena em si em termos de "farmar a coleção".

Sobre splash da terceira cor: em alguns casos acho válido, em outros nem tanto, Não considero que é um formato que "splashar é de graça" e que por isso sempre vamos pro splash, eu mesmo em algumas partidas com os decks acima eu tirava a terceira cor caso precisasse aumentar a consistência (por exemplo, tirando o vermelho do Orzhov quando eu enfrentava um Rakdos e precisava de mais lands em pé e garantia de descer a Assombracao do Sino da Basilica rápido). Você acrescenta lands que entram em jogo virado, fora que os portões em si são picks sacrificados que podem ser uma carta interessante pro seu deck de duas cores ou mesmo uma opção forte de sideboard.

De maneira geral, se o seu pick na rara bomba ou na remoção premium for relativamente cedo, dá tempo de trabalhar nos Portões para suportar o splash e em juntar playables para ter um deck ao final do draft, do contrário acho bem arriscado para jogar só usando básicos e correndo o risco de não fechar as 23. Uma exceção no fixing para o verde, que com Open the Gates consegue suportar bem até mesmo uma quarta cor, dependendo do caso.

Quanto ao RARE DRAFT, aquele draft de uma rara boa para coleção mas que é fraca no jogo Limitado (uma shockland ou um Absorb que não são nada mais que um portão e um Thought Collapse de luxo), eu acredito que SIM, vale a pena. Minha lógica é a seguinte: se jogamos o draft para fazer 5-x, e com esse resultado ganhamos 6 boosters (que depois de abertos, viram uma wildcard rara ou mítica na "roletinha"), quando pegamos uma rara que precisamos para nossa coleção meio que é como se estivéssemos indo para o prêmio da wildcard garantida.

Ou até mais que isso, se não fizermos as cinco vitórias. Claro que esse é um recurso a ser usado com parcimônia, já que se sempre der rare pick o deck final vai ficar injogável, mas acredito que uma ou duas cartas por draft é uma quantia honesta e que ainda dá para montar um deck honesto e ir bem no evento.

Por fim, outro modo que vejo muita gente fazendo para farmar a coleção rápida é draftar um deck, fazendo rare pick quando a oportunidade sorri, e assim que atingir as três vitórias, dropar e partir para outro draft.
Acho interessante em termos de velocidade versus. tempo, mas por outro lado eu considero um valor desperdiçado quando pensamos que nem sempre vamos fazer 3 vitórias para ficar no "0x0" das gemas antes de atingirmos 2 derrotas, e que cada vez que fazemos 4 ou 5 vitórias acumulamos uma "gordurinha" que pode ser queimada num draft desastroso/zica forte. Acredito que 300-600 gemas e boosters adicionais valem aquela uma horinha a mais jogando o mesmo draft, e eu mesmo nunca dropo depois da terceira vitória (e geralmente sou recompensado com mais uma ou duas wins).

E quanto a vocês leitores, quais as suas preferências no Draft de Lealdade em Ravnica?
- Quais cards acham cruciais para cada um dos arquétipos?
- Como enxergam o splash da terceira cor?
- E quanto ao rare draft e "drop" para maximizar a velocidade?

Compartilhem suas opiniões nos comentários!

Abraços e até a próxima!

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Matheus Akio Yanagiura (VIP STAFF sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, começou a jogar em 2003, em Flagelo. Está sempre na vida do grind dos torneios, com destaque para o título do CLM 10 Modern, o maior realizado até então, e o Top 16 no Grand Prix São Paulo 2018. É um entusiasta do Magic competitivo e totalmente dedicado à produção de conteúdo referente ao jogo, publicando artigos periodicamente desde 2012, colaborando para o Blog da LigaMagic desde 2015 e atualmente produz vídeos em seu canal no YouTube Sandoiche's Grind e streama ao vivo regularmente na Twitch.
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Comentários

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Lorpovatsug (14/02/2019 07:50)

Parabéns pelo post! Decidi draftar usando suas dicas em um ranqueado melhor de um. Montei um WB sem nenhuma rara (na verdade peguei 2 raras de outras cores para meus decks)...Obtive 7 vitórias (máximo) e fiquei muito feliz em como o deck funcionou...a sinergia comba mesmo. Perdi uma pra uma bomba que um adversário conjurou e uma segunda que deu pau no meu PC...e eu poderia ganhar, como nesse modo pode perder 3x, não teve problema :) eu só tinha criaturas com voar ou toque mortífero, e vi como em draft isso mudou tudo...

fsouzal3 (03/02/2019 11:26)

selado eh top

Izidio (01/02/2019 21:04)

Parabéns por incentivar o povo à jogar os drafts, eu vejo muita gente desestimulando os mais novatos, dizendo que precisa ter experiência pra draftar, mas... se o cara nunca jogar, como ganhará experiência??

Bem melhor dar dicas e mostrar o caminho que simplesmente tocar o terror nos nego.

O Arena é lugar mais fácil e barato pra se praticar limitado, e mesmo que faça 0-x na ponta do lápis, ainda sai o mesmo que gastar as gemas em booster, fora a chance de evoluir o próprio jogo vendo o deck que os outros jogadores montaram.