Guia Prático do Mochileiro do Arena - Pt2
02/11/2018 10:05 - 12,880 visualizações - 13 comentários

 

Oi, amores! Se você não leu meu outro artigo, caiu de paraquedas aqui e nunca jogou Magic Arena, sugiro clicar aqui antes de continuar a leitura. Pode ir que a gente espera. Pronto. Tá visto? Tudo certo? Então vamos continuar. Enfim, chegamos à tão esperada parte 2 desses artigo, a parte boa, a parte divertida, a parte de que todo mundo gosta! Hoje, nós vamos cobrir aqui todos os eventos especiais do Arena, os campeonatos fixos, qual a porcentagem de vitórias que você precisa ter em cada um para que eles se paguem e algumas dicas para montar um baralho competitivo.
 
Primeiramente, quero aproveitar para citar algumas coisas que eu não falei no outro artigo ou porque eu descobri depois do envio do texto, ou porque eu esqueci mesmo. Não me matem, risos.
 
Primeira coisa muito fantástica que eu não falei porque eu descobri depois: tem mais formas de conseguir códigos no Arena. Por exemplo: todos os decks pré construídos de planeswalkers a partir de Guildas de Ravnica estão vindo com um código promocional pra você dar redeem no mesmo baralho online. Isso não é fantástico? Eu achei essa iniciativa maravilhosa para novos jogadores. Adoraria ver isso sendo expandido para outros materiais, como boosters avulsos.
 

 
Segunda coisa que eu esqueci: eu só me toquei que eu não tinha citado isso quando vi a dúvida surgir nos comentários. O que acontece quando eu abro a 5a, 6a, 7a (e assim por diante) cópia de uma carta? Então, a solução por agora é o baú (ou vault). A carta “some” e vai pra esse baú. Ele vai enchendo com essas cópias extras e mais um pouquinho toda vez que você abre um booster e, quando chega a 100%, você recebe 3 wildcards incomuns, 2 raras e 1 mítica. Essa é a recompensa por ora, mas eles frisam bastante no site que estão testando isso, e esse conteúdo pode mudar ao longo dos próximos meses. Ainda não temos como saber se no futuro vai ser possível trocar ou vender cartas, então, por enquanto, a solução é esse baú, vamos ver como vai ficar no futuro. Meu sonho seria poder comprar wildcards. Que falta que elas fazem.
 
Acho que foi isso que ficou faltando no último artigo. Seguindo o papo, eis como você pode jogar hoje no Arena:
 
Free to play: 1 jogo, sem sideboard, melhor de 1. É só trazer seu deck e testar a funcionalidade dele. Você não ganha nada especificamente por jogar esse formato, mas os jogos contam para suas missões diárias (ex: castar 40 criaturas, fazer 20 spells de uma cor específica, etc.) e as vitórias também contam para os bônus de vitória: moedas, cartas de recompensa e boosters por vitórias semanais.
 
Constructed Event: melhor de 1 sem sideboard. Você paga 95 gemas ou 500 moedas para jogar e ele dura até você alcançar 7 vitórias ou 3 derrotas (o que acontecer primeiro). A premiação desse evento é bem decente, então se você sentir confiança no seu deck, é uma ótima maneira de passar o tempo, até porque você só precisa ganhar 4 jogos para o evento se pagar.

A premiação dele é a seguinte:

0 vitórias: 100 moedas e 3 cartas (no mínimo incomuns)
1 vitória: 200 moedas e 3 cartas (no mínimo incomuns)
2 vitórias: 300 moedas e 3 cartas (no mínimo incomuns)
3 vitórias: 400 moedas e 3 cartas (no mínimo incomuns)
4 vitórias: 500 moedas e 3 cartas (no mínimo 2 incomuns e 1 no mínimo rara)
5 vitórias: 600 moedas e 3 cartas (no mínimo 2 incomuns e 1 no mínimo rara)
6 vitórias: 800 moedas e 3 cartas (no mínimo 2 raras e 1 no mínimo incomum)
7 vitórias: 1000 moedas e 3 cartas (no mínimo 2 raras e 1 no mínimo incomum)
 
Competitive Constructed: os eventos competitivos do Arena são melhor de 3 com sideboard. Esse evento custa 190 gemas ou 1000 moedas para se jogar e dura até você alcançar 5 vitórias ou 2 derrotas. Esse evento se paga muito rápido: com duas vitórias você já sai no lucro se pagou em moedas.
0 vitórias: 3 cartas no mínimo incomuns

1 vitória: 500 moedas e 3 cartas (2 no mínimo incomuns, 1 no mínimo rara)
2 vitórias: 1000 moedas e 3 cartas (2 no mínimo incomuns, 1 no mínimo rara)
3 vitórias: 1500 moedas e 3 cartas (2 no mínimo raras, 1 no mínimo incomum)
4 vitórias: 1700 moedas e 3 cartas (2 no mínimo raras, 1 no mínimo incomum)
5 vitórias: 1500 moedas e 3 cartas no mínimo raras
 
Draft de Moedas: esse é o formato que todo mundo ama e que fez uma galera parar de gastar moedas com boosters. Cumprindo as missões diárias e ganhando mais algumas moedas com bônus de vitórias, dá pra jogar um draft desses a cada 5, 6 dias mais ou menos. Depende de quão generosas foram as recompensas das suas missões diárias (elas variam de 750 a 200 moedas, mais ou menos). A edição a ser draftada muda a cada 2 ou 3 semanas, em média. No momento, está disponível o draft de Dominaria, antes era Guildas de Ravnica, antes era M19 e antes disso estava em Dominaria de novo. Esses drafts premiam em gemas e são ótimos para juntar cartas das edições que você precisa. Ele custa 5000 moedas ou 750 gemas. Esse também é um formato melhor de 1 que dura até você alcançar 7 vitórias ou 3 derrotas.
 
A premiação do draft de moedas fica assim:
 
0 vitórias: 50 gemas e 1 booster
1 vitória: 100 gemas e 1 booster
2 vitórias: 200 gemas e 1 booster
3 vitórias: 300 gemas e 1 booster
4 vitórias: 450 gemas e 1 booster
5 vitórias: 650 gemas e 1 booster
6 vitórias: 850 gemas e 1 booster
7 vitórias: 950 gemas e 2 boosters

Importante: os boosters de premiação são sempre da edição draftada, então essa semana o draft de Dominaria premia em boosters de Dominaria.
Draft Competitivo: esse draft não é rotacional e é sempre da última edição lançada, então é uma ótima maneira de se juntar cartas da edição nova. Esse só pode ser pago com gemas e custa 1500 para jogar. Ele também tem um formato melhor de 3, sendo o único campeonato limitado que usa sideboard. Você precisa ganhar 3 para esse draft se pagar, então ele é um pouco mais exigente com o jogador. Assim como o T2 competitivo, a duração dele é de 5 vitórias ou 2 derrotas. Essa é a premiação dele:
 
0 vitórias: 1 booster da edição
1 vitória: 2 boosters da edição
2 vitórias: 800 gemas e 3 boosters da edição
3 vitórias: 1500 gemas e 4 boosters da edição
4 vitórias: 1800 gemas e 5 boosters da edição
5 vitórias: 2100 gemas e 6 boosters da edição
 
Selado da Edição: esse é o evento que você pode jogar 1 de graça por edição com o código do pre-release ou pagar 2000 gemas para jogar. Esse evento é melhor de 1 sem sideboard, 7 vitórias ou 3 derrotas. Porém, ao que tudo indica, ele fica disponível por um tempo limitado durante o lançamento da edição, porque essa semana ele rotacionou e sumiu junto com a mudança da edição do draft de moedas. Ele ficou disponível por mais ou menos 1 mês, desde o pre-release de Guildas de Ravnica. Eu vi muita gente fechando 6 ou 7 vitórias nesse selado e jogando um atrás do outro e, realmente, compensa muito para juntar cartas da edição. Super me arrependi de não ter jogado mais. Não sei se a premiação das próximas edições vai ser igual, mas de qualquer forma, a premiação do selado de Guildas de Ravnica ficava assim:

0 vitórias: 3 boosters da edição e 200 gemas
1 vitória: 3 boosters da edição e 400 gemas
2 vitórias: 3 boosters da edição e 600 gemas
3 vitórias: 3 boosters da edição e 1200 gemas
4 vitórias: 3 boosters da edição e 1400 gemas
5 vitórias: 3 boosters da edição e 1600 gemas
6 vitórias: 3 boosters da edição e 2000 gemas
7 vitórias: 3 boosters da edição e 2200 gemas
 
Eventos Especiais: esses eventos normalmente têm entradas grátis ou bem baixinhas e não afetam seu ranking no Arena. O objetivo deles costuma ser só diversão para os jogadores, promoção de alguma coisa ou edições especiais divertidas apadrinhadas por alguma pessoa famosa. O que eu já vi desde o open beta foi um campeonato Singleton, um Momir, um draft especial da Gaby Sparks, e um campeonato construído onde não valia nada que fosse instant-speed. A duração deles costuma ser bem rapidinha — normalmente um final de semana só — e os prêmios são mais modestos. Eles realmente estão aí apenas para diversão, o que não deixa de ser ótimo para variar o formato! No momento em que eu escrevi esse artigo, não tinha nenhum evento especial rolando, mas fiquem de olho que vira e mexe eles aparecem.
 

 
 
Ok, tudo muito bonito, tudo muito legal, mas, Carol, o que compensa mais jogar? Marquei todos os pontos de virada onde o campeonato se paga, mas as porcentagens de vitórias que você precisa ter nos eventos é essa aqui embaixo e ela representa o mínimo que você precisa ganhar pra pagar seu investimento inicial.

Construted Event: 57%
Competitive Constructed: 50%
Draft de Moedas: 66%
Draft Competitivo: 60%
Selado da edição: 66%
 
Bom, agora que cobrimos todas as formas que você pode jogar no Arena, vamos a todo o resto que rodeia o jogo.
 
Ranking: No momento, não conseguimos ver quem está na frente de quem ou quem são os melhores jogadores da plataforma. Mas você joga com pessoas com um percentual de vitórias parecido com o seu e, para fazer isso, o jogo divide os jogadores em categorias. Todo mundo começa como beginner e, quando completa 10 jogos, é colocado em alguma dessas categorias. Vitórias e derrotas em qualquer evento que não sejam os especiais afetam esse ranking e te fazem subir ou descer de categorias. É importante dizer que o ranking é separado para construído e limitado, então cada jogador tem duas classificações diferentes — uma para cada formato. Os níveis são: beginner, bronze, silver, gold, mythic e master, nessa ordem. Todos os níveis, tirando o beginner, têm 4 tier. Então você pode ser gold tier 3 ou silver tier 1, alguma coisa assim. É mais comum que, após o beginner, você seja realocado em algum lugar entre bronze e silver, dependendo do seu desempenho, e vá subindo dali. Quando você chega ao ranking Master tier 1, seu nível não oscila mais.
 
Tá, mas com que baralho eu vou? Falamos na parte 1 sobre as wildcards, e juntá-las é uma missão que requer paciência. Pra uma base de manas perfeita, você normalmente precisa de 7 wildcards raras ou sorte de ter aberto alguma land bicolor para diminuir a missão, já que uma land rara bicolor de cada o jogo te dá nos decks pré construídos. Se você considerar que cada wildcard aparece depois da abertura de 6 boosters, sem jogar nenhum evento selado, só com as vitórias semanais, você demora duas semanas para conseguir uma wildcard, fazendo a missão de jogar com uma base de mana certinha em baralhos bicolores ou tricolores uma missão um pouquinho sofrida e demorada. Eu, atualmente, estou jogando com um BG com 4 lands raras e 4 das que entram tapadas, e não vejo a hora de me livrar delas. Inclusive eu parei de transformar minhas wildcards em spells até o Pro Tour, e estou investindo só e somente só na minha base de mana que eu sei que vai me ser útil pelos próximos quase 2 anos.

Depois dessa notícia amarga, como escolher um baralho que não demande tanto assim para ser montado então? A resposta é bem simples: considere decks monocolores, o famoso Monored ou, de repente, o Monoblue tempo que fez top 8 esse fim de semana no GP Lille. Esse deck só tem 7 raras ao todo, contando o sideboard. O Monored tem várias cartas comuns e um conjunto de instants que já vem quase completo nos decks pré-construídos do Arena. Você pode começar com um deck monocolor e ir construindo sua coleção aos poucos, já tendo um deck 100% completo, sem sofrer com a base de manas. Separei algumas listas para vocês darem uma olhada.
 
Frenzy Red
Evento: GP Lille
16322 visualizações
29/10/2018
R$ 153,99
R$ 290,54
R$ 803,78
16322 visualizações
29/10/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (22)
4  Corredor de Lava Ghitu 0,07
4  Instigador Fanático 0,08
4  Piromante Viashino  0,20
4  Vapóreo em Fuga  2,63
4  Goblin Lança-correntes   3,95
2  Fênix Reavivante   17,88
Mágicas (12)
4  Choque 0,07
4  Golpe Relampejante  0,20
4  Relâmpago do Mago  1,76
Encantamentos (4)
4  Frenesi Experimental  6,65
Terrenos (22)
22  Montanha0,00
60 cards total

Sideboard (15)
2  Fogo Devastador  2,94
3  Hélice de Lava  1,50
4  Mapa do Tesouro 11,00
3  Canhonada Ardente  0,28
3  Enfrentar com Fogo  0,19
 
Mono Blue Tempo
Evento: GP Lille
26416 visualizações
29/10/2018
R$ 81,31
R$ 204,61
R$ 544,92
26416 visualizações
29/10/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (18)
4  Arauta do Manto de Bruma 0,09
4  Domador de Tempestades Sireno 3,50
2  Saqueador do Aeroveleiro Bélico  1,49
4  Trapaceira Tritã  2,99
4  Gênio da Tempestade   4,00
Mágicas (18)
4  Mergulhar 0,24
4  Optar 0,23
2  Perfurar Mágica 0,33
1  Espalhar Essência  0,07
2  Traçar uma Rota  1,95
4  Contradita do Mago   1,78
1  Dormir   0,08
Encantamentos (4)
4  Obsessão Curiosa 3,80
Terrenos (20)
20  Ilha0,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Totem Sentinela 0,14
1  Égua de Diamante 0,30
1  Armadilha Seletiva  0,14
1  Espalhar Essência  0,07
2  Golpe Desdenhoso  0,06
1  Negar  0,05
1  Saqueador do Aeroveleiro Bélico  1,49
4  Maga da Exclusão  0,37
1  Melodia Arrebatadora   1,88
1  Dormir   0,08
1  Visão da Quimiomante  1,35
 
Essas duas listas foram a finalista e a campeã de um GP de mais de 1300 pessoas. São ótimas listas para se inspirar e montar um baralho monocolor. Mas, caso você queira ir para os baralhos de duas ou três cores, minha dica é: analisa o que você abriu em todos aqueles boosters e bônus e selado de pre-release. Vê pra qual lado sua pool te leva e qual baralho vai ser mais fácil de completar. No meu caso, foi o BG, eu abri muita coisa dele nos primeiros dias e resolvi seguir daí. Dei sorte de ser um arquétipo que está jogando bastante, então tem sido um bom investimento. Eu mexo muito na minha lista, e faltam umas duas ou três cartas que realmente fazem falta, então peguei essa lista muito parecida com as que eu costumo jogar também do GP Lille para servir de inspiração para vocês.
 
Golgari Midrange, por Christopher Larsen
Por Ruda
12144 visualizações
02/11/2018
R$ 419,14
R$ 760,83
R$ 6.642,54
12144 visualizações
02/11/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (25)
4  Elfos de Llanowar 0,22
4  Andarilha das Copas Tritã  0,40
2  Andarilho Vicejante  0,10
2  Escudeira da Buscadora  0,12
2  Brontodonte Destruidor   0,90
4  Patrulheira Jadeluzente   4,99
2  Achadista Golgari    0,22
3  Chupacabra Voraz   0,95
2  Tirano da Carnificina   27,50
Planeswalkers (6)
1  Vraska, Rainha Golgari   19,75
3  Vivien Reid   33,90
2  Vraska, Caçadora de Relíquias   6,00
Mágicas (6)
2  Demover  0,96
2  Desprezo de Vraska   7,95
2  Sentir // Sentido  //   0,50
Terrenos (23)
4  Cemitério da Floresta5,95
8  Floresta0,00
1  Memorial à Loucura0,19
6  Pântano0,00
4  Tumba Abandonada20,00
60 cards total

Sideboard (15)
4  Coagir 0,05
2  Andarilho Vicejante  0,10
2  Carniceiro Gorja da Morte0,90
1  Perecimento Dourado   0,21
1  Desprezo de Vraska   7,95
1  Ritual da Fuligem   2,05
2  Sussurrador da Ruína   19,75
1  Tirano da Carnificina   27,50
1  Sentir // Sentido  //   0,50
 
Eu tenho gostado de usar Assassin’s Trophy e jogar os Wildgrowth Walker pro side, mas minhas listas costumam ser bem parecidas com essa.
Essas são minhas dicas por hoje! Recentemente, durante a BGS, ficamos sabendo que até o final do ano, teremos um anúncio sobre competitivo dentro do Arena (http://www.espn.com.br/esports/artigo/_/id/4883997?fbclid=IwAR0HPQX-Oe5our85-bRb6ulZ5u4OUXohvcUy3BF5WJOayMje7d5_cNRUbTw). Com a mudança no esquema de PPTQs e RPTQs e volta dos PTQs, eu estou torcendo para o Arena ser uma plataforma que ajude os jogadores a chegar mais perto do Pro Tour. Minha outra torcida vai para uma atualização que nos permita jogar com amigos dentro do jogo. Em resumo, depois de testar essa plataforma bastante nos últimos meses e pesquisar tudo pra escrever esses dois artigos, eu digo pra vocês com segurança que essa é uma excelente plataforma para jogar e treinar, e com certeza merece atenção nos próximos meses no desenvolver do jogo. Espero que vocês tenham gostado e estejam curtindo o Arena tanto quanto eu. Como sempre, vocês me acham nas minhas redes sociais, carolanet no twitter e carolinaanet no instagram, sempre respondo todo mundo por lá e respondo os comentários por aqui também. Me contem aqui embaixo: qual o deck vocês mais gostaram de montar ou qual deck vocês mais querem montar no Arena? Bora trocar figurinhas!
 
Até a próxima,
Carol
TAGS: 

Carolina Anet ( carolinaanet)
Jogadora competitiva desde 2015. Pode ser encontrada jogando com decks aggro em torneios, independente do formato. Ou falando sobre representatividade com outros jogadores.
Redes Sociais: Instagram, Twitter
carolinaanet na Twitch

LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

mmPietro (12/11/2018 11:51:09)

O segredo do Arena é fazer um monoblack que MATA TUDO que aparece na mesa. Remoção, descarte, sweepers, o escambáu. Ae não tem tribal q venha, nada, nada. #Magic #Arena O nome dele pode ser RODOX ou SODA CÁUSTICA #deck

trodsen (05/11/2018 17:03:09)

sobre poder jogar com os amigos o twitter oficial do arena fez um tweet sobre isso:
https://twitter.com/MTG_Arena/status/1055478977534410758

Ganior (05/11/2018 15:01:28)

otimo post , o arena me fez voltar a jogar magic ,a partir dele pude escolher o deck que iria voltar a jogar rl, por que casado e com filho fica dificil treinar e poder se atulizar das cartas novas , mais agora posso treinar bastante com meu deck e com jogadores que na maioria das vezes tem um bom nivel !!

VagaL (05/11/2018 12:34:28)

Em relação ao draft, quando eu abro os booster nele, não conta para a geração de Wildcards, neh?

Pois eu não jogo muitos drafts pensando nisso e pensando que abrindo booster eu tenho uma chance maior de abrir um Wildcard nele. Coisa que não acontece no draft.

Ssnipo (05/11/2018 11:03:07)

Só vai aparecer quando você atingir 100%, se você quiser ver o progresso atual tem que usar algum tracker (ex: https://mtgarena.pro/mtga-pro-tracker).
Mas se você joga F2P (abrindo pacotes no ritmo que o jogo dá), desencana. vai levar meses pra abrir um baú. Um streamer abriu 200 pacotes e abriu a vault duas vezes, isso porque ele já tinha uma coleção bem avançada.


Confusão minha, você falou "Free Play" e eu pensei em "Free to Play". Desconsidera. =)

willianaway (05/11/2018 09:18:40)

obrigado pelo texto. fiquei com uma dúvida: por onde eu acesso o vault? vi em alguns prints de tela que aparece o ícone de um baú na parte superior, mas na minha tela não aparece.

eu acredito que já possuo mais de 4 cópias de alguns cards =/

Arthurrc (03/11/2018 11:28:15)

"Free to play: 1 jogo, sem sideboard, melhor de 1. É..."

Não falei dos eventos, falei do Free Play. Ela falou como se só tivesse a Bo1, mas existe o Free Play Bo3 também...

AdrianoTT (03/11/2018 09:33:56)

Essa "primeira coisa" já é algo padrão no Pokemon TCG Online, mas receber um deck desses para jogar no Arena é "suicídio", lá no Pokemon, por exemplo, tem uma área que você só joga contra jogadores com esses decks, ai sim, fica equilibrado o jogo. :)

Valeu Carolina pelo artigo. :)

HinaLyka (02/11/2018 20:28:53)

Adorei Carol! To nessa missão diária de farmar gold pra pagar draft😂😂😂 e este artigo ajudou muuuuito!!🙏🏼 Mto mto obrigada!

Só aguardando o modo PvP pra poder jogar com os migos no Arena tb!😆

Ps: obviamente jogo de MonoRedAggro lá tb😬

Ssnipo (02/11/2018 18:47:05)

Ela disse: "Competitive Constructed: os eventos competitivos do Arena são melhor de 3 com sideboard..."

Arthurrc (02/11/2018 18:12:27)

Faltou falar que tem Free Play de melhor de 3.

Abrir packs não conta mais para o progresso no vault.

De resto excelente artigo!

petruscaex (02/11/2018 13:53:58)

Meu Boros tá me rendendo bons resultados nesses eventos!

VIP OURO YudomaJack (02/11/2018 13:00:02)

Show