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RPTQ Trios - Preparação
Escolhas e métodos.
06/06/2018 15:00 - 3.546 visualizações - 1 comentário
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Olá! Nesse domingo teremos o RPTQ de Trios em São Paulo, disputado no formato Standard Unificado (ou seja, não podendo repetir nenhum card, a não ser terrenos básicos entre os três decks). No artigo de hoje, pretendo abordar aspectos próprios da competição de trios, como confiança e diálogo entre os membros; e também os desafios que o próprio T2 unificado traz para selecionar três baralhos competitivos ao mesmo tempo.

A escolha do Trio - Confiança, compreensão, diálogo
 
Nessa altura do campeonato, imagino que todos os que vão participar do RPTQ já tenham seus trios definidos (exceto pelo futuro vencedor do Last Chance Qualifier, hahaha). Mas ainda assim é importante acrescentar algumas considerações relevantes.

É crucial que os três membros do grupo estejam na mesma "pegada" no que tange às expectativas. Que sejam jogadores que vão entrar no RPTQ com o pensamento "vaga no Pro Tour ou nada", jogadores que querem dar o seu melhor para atingir um bom resultado, aqueles que só pela oportunidade de participar de um torneio tão grande e especial como será esse RPTQ já ficam satisfeitos ou mesmo os que só querem um final de semana de diversão entre amigos.
 
Misturar jogadores com perfis diferentes pode acabar acarretando em frustrações, já que a "expectativa vs. resultado" de cada um vai divergir. Um jogador pode acabar ficando insatisfeito com algum erro cometido por um colega que ele creia que impactou no resultado final, e essas são situações bem desagradáveis em nível pessoal.

Uma das características do evento de Trios é que os jogadores podem se ajudar durante as partidas. Geralmente em decisões difíceis, como um keep/mulligan, plano de sideboard diferente, ou mesmo se arrisca ir all-in numa jogada ou aguarda por uma abertura melhor são motivos frequentes de comunicação durante os jogos. Porém, isso pode acabar virando uma faca de dois gumes, já que é também informação que o trio adversário vai receber gratuitamente; portanto deve ser feito com cautela e restrito à poucas situações-chave.
 

Outro ponto é que cada vez que um jogador "interrompe" para pedir uma dica, ele pode acabar desconcentrando o parceiro, ou mesmo fazendo com que ele tome mais tempo do que tomaria normalmente, acarretando em possíveis derrotas ou empates indesejados. Portanto, nessa hora, a confiança nas capacidades de cada um enquanto jogador individual é indispensável.
 
Lembre-se de que ao menos um dos jogadores do trio conquistou a vaga no "modo hard" ganhando um PPTQ, fazendo Top 8 no RPTQ anterior ou com um nível profissional que garante vaga, e que ele escolheu outros jogadores que considera amigos, dignos para treinar junto e compartilhar o investimento de preparação, financeiro, logístico e tudo o mais que envolve passar o domingo jogando Magic competitivo. Então confie no colega e em si mesmo, nas suas próprias capacidades, e guarde o recurso da "ajuda" pra hora que realmente for necessária, ou quando as partidas do outro tiverem acabado e ele puder se contextualizar perfeitamente no seu jogo (e vice-versa).

Outro fator que considero receber muita ênfase (e, consequentemente, energia gasta) pelos trios é quanto ao posicionamento nos seatings A, B e C de acordo com escolha de deck, e não perfil de cada um. Por exemplo: evitar de deixar o deck mais lento (normalmente o Control) no meio, já que ele vai ter de ajudar os outros dois jogadores, e por isso não pode perder tempo; ou então deixar o deck mais agressivo e rápido (um Red Deck) no meio para acabar as partidas rápido e poder participar dos outros jogos.
 
Essa é uma abordagem que não me agrada, e o que julgo ideal seria posicionar os jogadores somente pelos seus perfis, independente do deck. No meio, o jogador mais comunicativo, com maior liderança, melhor capacidade de ser um elo entre os outros dois das pontas, ou mesmo o que está mais por fora do jogo e precisa de mais "ajuda". Decidida essa posição, ver como os jogadores devem ficar com o deck com que estejam mais acostumados e treinados, e decidir no "jogo jogado" ao invés de quebrar a cabeça com A, B e C.
 
Escolhendo os decks - o paradigma de melhores decks "nerfados" vs. três decks completos
 
Sabendo que não podemos repetir nenhuma carta, o jeito mais lógico de montar três decks com o máximo de power level é distribuir as cinco cores entre dois decks de duas cores e um mono color, ou até mesmo em um deck de três cores e dois monocolores. Ao considerarmos os principais decks do metagame, vemos Goblin Chainwhirler e Teferi, Heroi de Dominaria ditando as regras do jogo. Naturalmente, um UW (ou Esper) e um Mono Red (ou BR) são as primeiras escolhas que vêm à cabeça, e imagino que a escolha óbvia de todos os trios incluam sempre um deck baseado em Teferi e um em Chainwhirler.

Além dessas primeiras escolhas mais "óbvias", temos para complementar essas combinações outros decks sólidos, como BG Cobra, Mono Green Aggro (com splash B, U, ou puro), BW Veículos, UB Midrange ou Control, Mono Black Midrange e UG Karn.
 
Para mim, a maior questão a ser respondida na hora de escolher os três decks é a seguinte: vale mais a pena ter os absolutos melhores decks "nerfados" (por exemplo, um BR e um BG no mesmo trio, dividindo Walking Ballista, Duress e Doomfall entre eles), ou escolher decks mais "fracos", sem dividir nenhum card (abrindo mão dos splashes no Mono Green, Mono Red ou Mono Black)? Algumas ideias:
 
UW Control, BR Midrange/Mono Red Splash B e Mono Green sem splash;
UW Control, Mono Red Aggro e BG Cobra/Mono Green com Scrapheap;
UW Control, Mono Black Midrange e RG Monsters (essa mais alternativa).
 
Mesmo nessas configurações, esbarra-se em outro problema: somente um dos jogadores poderá usar Heart of Kiran e, em menor escala, Walking Ballista e Aethersphere Harvester. Mesmo sem compartilhar cores, combinações de trios que envolvam BR, BG e Mono G vão sofrer desse problema.
Qual o melhor jeito de proceder, portanto? Infelizmente, mesmo com a proximidade do RPTQ, não tenho ainda uma resposta concreta, muito em função do fator tempo. O Pro Tour, embora sem nenhuma grande surpresa, adiciona à mistura as listas "tunadas" pelos pros — parâmetros importantes para os testes, que só ficaram disponíveis a partir desse final de semana, reduzindo ainda mais nosso esparso tempo.

A natureza do formato Unificado exige que a preparação seja exclusiva para tal e de forma presencial, já que não tem como testar o formato no Magic Online, onde existem vários decks de três cores ou que usem muitas das staples multiarquétipos existentes no metagame "de verdade" e são praticamente descartados como escolhas no Trios (pense no UB Midrange com Karn, Balista, Duress, Negate e Doomfall; ou no BW Veículos com Kiran, Balista, Karn, History of Benalia, Lyra Dawnbringer e Duress).
 
Pretendo utilizar essa última semana que falta para decidirmos os decks utilizados pelo meu trio, tunar as decklists/sideboards e definir quais decks terão prioridade para as "staples multiarquétipos". Para finalizar o artigo, vou deixar uma combinação de três decks que terminaram bem colocados no Pro Tour, com zero cards em comum, e que são escolhas comprovadamente fortes, passando por um teste de ferro no "metagame real" se formos optar pelo caminho "não repetir cores e não nerfar decks":
 
Rb Aggro, por Thomas Hendriks
 
03/06/2018
R$ 117,73
R$ 565,82
R$ 5.025,06
 
03/06/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (27)
2   Mago Escarificador de Almas  4,29
4   Mensageiro de Bomat  0,25
3   Kari Zev, Incursora das Aeronaus   0,66
4   Parasita de Sucata  0,10
2   Demolidor da Safra Ahn   0,10
4   Goblin Lança-correntes    1,69
4   Fênix Reavivante    1,45
2   Hazoret, a Fervorosa   9,90
2   Portador da Glória    0,49
Planeswalkers (2)
2   Chandra, Chama da Rebeldia    5,00
Mágicas (7)
3   Abrasão   0,10
2   Golpe Relampejante   0,05
2   Desintegração Ilícita    0,05
Terrenos (24)
4   Lamaçal do Desfiladeiro 2,29
14   Montanha 0,00
1   Núcleo do Éter 0,10
1   Pântano 0,00
4   Pico da Caveira de Dragão 3,99
60 cards total

Sideboard (15)
1   Terras Mortas de Ifnir 0,10
3   Coagir  0,05
2   Derrota de Chandra  0,07
2   Esguicho de Magma  0,04
2   Cair da Perdição   0,05
1   Hora da Glória   0,08
2   Karn, Rebento de Urza  17,50
1   O Ancião Renascido   0,37
1   Portador da Glória    0,49
UW Control, por Daniel Weiser
 
03/06/2018
R$ 728,39
R$ 1.920,38
R$ 23.109,34
 
03/06/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (1)
1   Mecanotitã Torrencial    5,24
Planeswalkers (4)
4   Teferi, Herói de Dominária    133,07
Mágicas (20)
3   Sincopar   0,05
1   Espalhar Essência   0,04
1   Negar   0,07
1   Piscar de Olhos   0,10
4   Desautorizar    9,39
3   Assentar nos Destroços    6,99
2   Iluminação Hieroglífica   0,08
2   Lampejo de Genialidade   0,07
2   Fumigar    0,99
1   Gravar // Memória   //   1,90
Encantamentos (9)
2   Busca por Azcanta   11,00
4   Selar   0,07
3   Degredar   0,10
Terrenos (26)
1   Arco de Orazca 0,95
2   Campo da Ruína 0,25
4   Fazendas Irrigadas 1,89
4   Fortaleza Glacial 7,00
5   Ilha 0,00
6   Planície 0,00
2   Regato Ipnu 0,11
2   Rio Sinuoso 0,07
60 cards total

Sideboard (15)
1   Autoridade dos Cônsules  22,50
1   Fragmentalizar  0,10
1   Derretimento Etéreo   0,04
1   Luneta Enfeitiçada  0,10
2   Negar   0,07
1   Abandonar o Mundano   0,06
3   História de Benália    0,99
1   Kefnet, o Consciente   0,99
1   Fumigar    0,99
1   Lyra, Portadora da Alvorada    14,82
1   Mecanotitã Torrencial    5,24
1   Nezahal, Maré Primordial    19,90
Mono Green, por Julien Stihle
 
03/06/2018
R$ 165,23
R$ 668,22
R$ 7.829,19
 
03/06/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (27)
4   Elfos de Llanowar  0,46
4   Furioso do Cinturão Verde  0,20
3   Andarilha das Copas Tritã   0,06
4   Khenra Resiliente   0,20
3   Brontodonte Destruidor    0,07
4   Campeão da Lâmina de Aço    4,00
2   Rhonas, o Indômito   21,99
3   Ghalta, Fome Primordial    7,99
Mágicas (3)
3   Defesa Florescente  0,35
Artefatos (7)
4   Coração de Kiran  0,38
3   Soberana Celeste, Capitânia do Cônsul  10,90
Terrenos (23)
19   Floresta 0,00
4   Oasis de Hashep 0,15
60 cards total

Sideboard (15)
4   Apresar  0,03
1   Método Natural   0,13
1   Bestiário do Vivideiro  1,49
1   Brontodonte Destruidor    0,07
3   Carniceiro Gorja da Morte   0,24
1   Dossel Esmagador   0,04
3   Nissa, Força Vital    9,37
1   Soberana Celeste, Capitânia do Cônsul  10,90
 
E quanto a vocês, leitores, como tem sido sua preparação para o RPTQ? Quais os decks que pretendem utilizar, e por quê? E quanto ao metagame, como acham que os outros trios farão sua escolha? Como enxergam a questão do posicionamento dos seats? Deixem suas opiniões nos comentários!
 
Abraços e até a próxima!
 
 
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Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, é jogador profissional, escritor e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo com foco para o competitivo do jogo desde 2012. Membro da equipe de e-Sports LigaMagic Bolts desde sua formação inicial, dentre seus resultados destacam-se a classificação para o Neon Dynasty Championship, o título do ManaTraders Series Legacy, o vice-campeonato da Twitch Rivals e o Top 8 do Magic LATAM Challenge, além do bi-campeonato do Circuito LigaMagic Modern e Top 16 Grand Prix São Paulo 2018 no Magic Tabletop.
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
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(Quote)
- 06/06/2018 17:01:01
É, eu iria de rakdos, esper Control, bg ramp (mais as um bg ramp bem montado, n esses troços q jogaram PT)
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