Acredite em Rakdos
08/05/2018 10:00 / 5,892 visualizações / 21 comentários

 

Uma coisa triste do Standard é que ás vezes masterizamos um baralho e ele vai embora, não é como se perdêssemos aquele conhecimento, já que arquétipos existem em diversas épocas e o conhecimento acumulado sempre será útil, mas fica o sentimento de algo querido que se foi. Esse sentimento, inclusive, nos faz ás vezes forçar certas listas simplesmente pela nostalgia, eu chamo isso carinhosamente de "viuvar".

 

O Mardu veículos é um dos decks que mais "viuvei", eu realmente gostava de jogar com o baralho e sempre tento uma lista nova quando posso, inclusive, minha lista de Rakdos Aggro da temporada passada era muito inspirada no Mardu, um maindeck agressivo e que pune no G1 e um side que se transforma, para pegar o oponente desprevenido. Esse sentimento se intensificou quando vi o Gerry Thompson usando uma lista de Rakdos mais parecido com a linha do Mardu, com Balista Ambulante​ no maindeck e menos drops altos, algo que já vinha me incomodando em algumas lista de Rakdos e de RDW.

 

Vindo Dominária eu deixei o Rakdos de lado e comecei a testar cosias, como comentei no meu último artigo, Cast Down fazia uma pressão silenciosa no formato, fazendo várias lendas jogarem e a cor branca era a cor com o melhor slot de remoções, Selar​, Assentar nos Destrocos e Degredar. Balista também voltava a ser forte, saindo bem das remoções e punindo bem o chão. 

 

A primeira lista que testei foi o BW Cavaleiros

 

Orzhov Aggro - Standard

Jogador

myyamagat

Visitas

15162

Código Fórum

[deck=877805]

 

O deck é realmente bom e acho que será um dos grandes baralhos do formato, mas duas coisas me incomodavam, uma era que começaram a aparecer mais e mais respostas para encantamento no formato, depois de um Dossel Esmagador no main eu perdi um pouco de fé nos encantamentos, mas até ai Degredar podia ser trocado por Desprezo de Vraska e Selar por Empurrao Fatal. O outro problema, e que me fez procurar outra lista, é que Historia de Benalia e Coracao de Kiran​ não se dão. Eu quero atacar com o veículo sempre que possível e a saga não me permite, tentei trocar algumas cópias do encantamento por Marechal de Benalia , mas a base de mana ficava pior e esse pequeno puzzle estava me incomodando. Como uma dor de ouvido que parece que tira todo o seu foco, isso não me deixava analisar o deck e parecia que toda hora a jogada em que eu não tripulava por conta de uma Historia de Benalia acontecia.

 

Com pouco tempo, eu parti para o velho conhecido Rakdos, sim, "viuvei". Mas era um deck que podia usar Coracao de Kiran​, podia matar qualquer coisa (Desintegracao Ilicita​) e fazia um uso quase indecente do Karn, já que o deck é cheio de artefatos. Partindo de uma linha mais mid eu inscrevi essas 75 no meu primeiro pptq da temporada:

 

Rakdos Veículos - Standard
2018-05-07

Jogador

Ruda

Visitas

5944

Código Fórum

[deck=884301]

 

Minha primeira preocupação era sobre os custos, eu queria deixar uma curva baixa e apenas com o necessário. Fenix Reavivante​ ficou de fora por conta de Selar. Enquanto que Hazoret the Fervent​ ainda pode fazer algo parada, a fênix é locada pelos encantamento e ainda pode ser prejudicada em combate pelo Goblin Chainwhirler​. 

 

Cavaleira da Maleficencia foi uma escolha puramente metacall e que não me arrependo, apesar de ter pego apenas dois decks com branco, caso não usasse ela, o slot seria do Agente da Dhund.

 

Quem brilhou

 

 - Karn, com certeza, foi a grande carta do baralho, gerar CA quando a mesa trava e fazer tokens quando precisamos ser agressivos faz dele uma ótima carta, e ainda tripula o coração! MVP;

 

 - Parasita de Sucata​ foi a melhor carta para ser agressivo, sendo que ele junto com Pia Nalaar​ torna nossa querida barata imortal e uma fonte de muito dano;

 

 - Desintegracao Ilicita matou tudo e mais um pouco, é lindo ter uma remoção irrestrita no baralho, pensando em usar 4;

 

 - Coracao de Kiran agressiva mutio quando tem o suporte certo;

 

- Abrasao​ matou criaturas, matou veículos e só não derrubou quem era grande, ótima carta e que entrava muito bem pós side;

 

 - Jejum de Sangue de Arguel​ é fantástico e usarei em qualquer lista quer vá preto .

 

Quem não brilhou

 

 - Cavaleira da Maleficencia, peguei apenas dois decks com branco e ela sempre foi side out, para torneios futuros trocarei pela já citado Agente da Dhund;

 

-  Sideboard. Eu não gostei de várias cartas do meu side e com certeza vou mudá-lo para torneios futuros, a lista tinha mais hate de cemitério do que o necessário, dado que Abrasao​ é sua melhor carta versus GPG, Angrath das Correntes Flamejantes​ não é nem de longe o monstro de antes, Batalha na Ponte​ só é boa contra RDW.

 

 

Depois de enfrentar Mono Green (L), Bye, Grixis Control (W), UW Historic (W), UW GPG (W), UG Merfolks (W) e RDW (W) eu consegui a vaga, mas não estou exatamente achando a lista perfeita. Comentei do side, que precisa mudar, principalmente pensando em cartas com mais impacto no metagame, mas o mais também precisa ser repensado, gosto de ficar com remoções entre 8-9 e e com esse número eu ainda quero pensar se aumento o número de Abrasao​, abrindo um slot no side, ou colocar mais uma Desintegracao Ilicita​, que também poderia entrar no maindeck.

 

UW, Mono Green, BW e RDW são os decks que mais tenho visto online e IRL e tenho gostado de como o Rakdos tem jogado, para quem quer uma boa opção para o CLM ou para os PPTQs, eu realmente recomendo esse baralho, ainda mais se você, como eu, adorava um bom Mardu Veículos.

 

Até mais!

 

Ruda

TAGS: 

Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Real Rogues! – Bora Equipar!

Às armas!


Por Dentro do Blue Storm

Sim, temos uma tempestade no Standard!


A Volta dos Mortos-Vivos

Standard e Zumbis novamente juntos.


28º no RPTQ

Conclusões e o Estado do Standard.


Jogando em volta de Asssentar nos Destroços

Atacando com um, atacando com todos.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

VIP STAFF Ruda (25/05/2018 10:06:52)

Ela é uma carta que gosto muito, apesar de no mirror ser fraca, graças ao goblin. Gosto dela do side quando posso usar em grandes quantidades, e por hora eu prefiro usar meus slots contra controles mais focados em descartes do que em card advantge, logo, aquela única cópia de jejum fica bem no que quero. Mas se você quiser aumentar os slot contra essa match, pode se ruma pedida interessante sim, sendo que ela nem precisa do suporte de vários hubs.

jplopesk (25/05/2018 01:09:16)

voltei a este tópico muitos dias depois pra fazer uma nova pergunta:
Tomando como referência a lista campeã do GP e considerando que o meta está crescendo no sentido de tamanho mesmo, portanto decks mais lentos, Glint-Sleeve Siphoner não teria um lugar no side do RB Veículos? ou Jejum de sangue é todo draw que esse decks precisa??

VIP STAFF Ruda (09/05/2018 13:26:24)

Vish, nessa é melhor usar o bolso pra definir viu. Karn é insano, ele tripula Kiran e Segadeira no mesmo turno. É um card que gera CA e tem muita sinergia com o deck, então gostei muito dele. Senti chandra um pouco pior que o normal, mas ainda gosto de uma dela.

jplopesk (09/05/2018 12:59:18)

Ruda, vc elogiou bastante o Karn, mas e a Chandra? Vi listas com 3 Chandras e 1 Karn outras apenas com os Karn e chandra no side. Nos seus testes o que se mostrou mais eficiente em cada match?

Responde com carinho que vou usar sua opinião pra definir minha lista, como também se compro os Karn ou não. :D

VIP STAFF Ruda (09/05/2018 00:57:10)

Matchs grind, como UW e os controles. Prefiro mais remoções pontuais e até mesmo a cólera preta.

The_Offspring (09/05/2018 00:41:03)

Karn e Balista jogam e UM deck no modern... No T2 já infestaram.

jplopesk (09/05/2018 00:37:10)

Ruda, em quais matches vc faz side in no Jejum de sangue?

O que vc usaria contra monogreen?
Vc disse que não gostou de Phyrexian Scriptures, mas aparenta ser um bom side contra monogreen.

VIP STAFF Ruda (08/05/2018 18:40:02)

Testei e não gostei muito, na verdade esse deck pode tranquilamente usar Bontu's last, que é bem melhor.

MrSocrates (08/05/2018 16:59:14)

Acha que a Escrituras Phyrexianas seria um card válido no sideboard? Não sei se seria lento demais, mas meio que economizaria slot dedicado para grave hate, além de ser praticamente um board wipe para um lado só.

MrSocrates (08/05/2018 16:15:34)

Curioso como ambos Karn e Balista também são o pé no saco do Modern por parte do Tron haha

The_Offspring (08/05/2018 15:50:12)

Aaah, eu acredito no Rakdos... Eu não acredito é nesse Minotauro tosco, aí.. ainda mais com o Karn e a Balista dominando o formato antes da ban

fabinho1992 (08/05/2018 15:49:36)

Ruda , jogo com veiculos também mas no caso é mardu, acho que esta apostando bem é um deck forte, coincidentemente optei pelo agente da dhund na ultima semana, fiz alguns testes com o envenenadora do eter, e com o Ferramenteiro, Agente foi o mais eficaz, um card que usei desde o inicio de revolt mas nao apareceu nas listas foi o arauto da angustia, achei que ele vira bem, mas entendo os motivos de ele nao estar nas listas competitivas, uma boa sorte otimo artigo

VIP STAFF Ruda (08/05/2018 15:47:59)

Kird ape que tem ótimos status de combate e ainda segura balista.


Squee, Yaheni, Chainwhirler, são todas cartas que me agradam muito também, mas como o foco dessa lista são os artefatos eu prefiro Pia. Ela faz meu scrapheap fazer de tudo um pouco, dá base para desintegração e pumpa o token do karn.


O dragão piorou um pouco com Cast Down e Seal Away, mas ainda gosto dele em match como Mono Green e contra outros aggros. Já o siege-gang, eu estava bem animado com o goblin, ainda mais contra RDW, mas Chainwhirler anula ele com força, então descartei a carta.

LarvodiusXV (08/05/2018 15:17:54)

Olá Rudá, belo deck. Animei pois minha escolha pra este Standard é "viuvar" de Rakdos também, mas estava construindo algo com um apelo mais midrange (entenda-se Pior que o seu).
Neste sentido, pensando em uma profundidade maior no pós side, gostaria de saber sua posição em relação ao Glorybringer do side, chega a ser efetivo em algum game, pensa em tirar? E Siege-Gang commander, o que acha da força da carta em relação ao t2 atual?

Stromgald (08/05/2018 14:39:59)

Cara,no meu Rakdos eu testei (e gostei!) do Squee, o Imortal. Ele alimenta as baratas forever , vai bem com o Yahenni (que uso) e ri da cara de todas as remoções (chupa Selar!).

Acha que teria vaga na lista?

Abraço

MrSocrates (08/05/2018 14:18:24)

Belo artigo! Rakdos é lindo demais, uma pena que passei minhas Hazoret para frente.

Interessante como o Kiran começa a ficar mais perigoso em um mundo que existem menos FPs em favor de Selar. Dará trabalho até a rotação, com certeza.

Rudá, acha que o deck consegue comportar ao menos um Chainwhirler? Ele impacta muito a mesa na entrada e tem um corpo relevante, com o bonus de tripular Kiran se precisar. Ou acha que não vale o risco, pelo mesmo motivo da Fênix, além do custo restritivo?

pedrodovalle (08/05/2018 13:45:31)

1 mana 2/3 é forte o bastante para um aggro. Kird ape joga modern por um motivo

Takamtg (08/05/2018 13:18:14)

Eu imagino q seja pelo fato de lidar bem com o chainwhirler e balistas, cartas q são mto usadas. É um drop de 3 de defesa.

ysoeiroBR (08/05/2018 13:13:21)

Também fiquei com essa dúvida sobre o aprendiz...

No mais, achei a lista bem interessnte, principalmente pelo Kiran que foge de Selar e pode causar bastante dano até que o oponente tenha uma resposta instant adequada

bincoleto (08/05/2018 12:56:56)

Esse é o Rudá da liga magic!!

BuZz_LiGhtYear (08/05/2018 11:21:28)

Ruda, gostaria de saber pq usar o aprendiz de inventor?
Não acho ele muito impactante