Então tá, vamos falar de Reserved List
07/05/2018 10:00 / 10,159 visualizações / 156 comentários
 
Crianças, precisamos conversar…
 
 
Não é segredo nenhum que meu formato preferido é o Legacy. A imensa pool de cartas disponíveis esperando a combinação correta para serem utilizadas ao seu potencial máximo, as microdecisões em todos os turnos do jogo, o altíssimo power level das cartas, entre muitas outras coisas, tornam esse formato maravilhoso. Mas, infelizmente, o Legacy sofre de um problema bem sério, algo que muitos consideram incorrigível: os valores astronômicos de cartas importantes, como Old Duals e Gaea's Cradle. E isso tudo se deve à famosa Reserved List. É graças à Lista Reservada que algumas cartas não podem ser reprintadas. Mas, o que é essa bendita lista de que todos falam tanto?
 
Definição: a Reserved List é uma lista de cartas que nunca serão reprintadas para que possam manter seu valor de mercado. A política de Reprint foi criada originalmente pela Wizards of the Coast no dia 4 de Março de 1996 e sofreu revisões em 2002 e 2010.
 
A última revisão da lista conclui que:
 
 - As cartas listadas nunca serão reprintadas em forma idêntica e funcional.
 - Uma carta é considerada identicamente funcional à outra se ambas tiverem o mesmo Tipo, Subtipo, Habilidades, Custo de mana, Poder e Resistência.
 - Uma carta estar fora da Reserved list não quer dizer que há planos reais de ser reprintada.
 - A política de reprint aplica-se tanto para cartas em Inglês como também em outros idiomas.
 - A política aplica-se apenas para cartas em formato legal para torneio. A restrição não se aplica para cartas Oversized e cartas Não-Resgatáveis através do Magic Online.
 
Antes de 2011, uma cláusula permitia reprints em versões premium, como From the Vault. A partir de 2011, não era mais permitido o reprint desse tipo de carta segundo a Reserved List.
 
Como ela foi criada?
 
A Reserved list foi criada em Março de 1996 devido aos protestos dos grandes colecionadores que reclamaram de suas cartas terem perdido muito valor devido aos amplos reprints em Chronicles e Quarta edição.
 
Sempre foi a política da Wizards of the Coast imprimir qualquer carta nova com a borda preta antes ou ao mesmo tempo em que ela tenha sido impressa com uma borda branca. Também era política nunca fazer o reprint com uma borda preta qualquer carta previamente lançada que tivesse arte e texto idêntico ao de outras cartas. O objetivo dessas políticas era tornar as versões de edição limitadas em borda preta de cartas de Magic o mais colecionáveis ​​possível. No entanto, foi reconhecido que muito da colecionabilidade de uma carta de Magic também era determinada pela sua disponibilidade para fins de jogo. Assim, a Wizards decidiu expandir suas políticas anteriores criando uma nova categoria de cartas, denominada "Reserved Cards", as quais eles nunca reprintariam novamente, seja na borda preta ou branca, de maneira funcional idêntica no jogo.
 
Em 2002 ocorreu a primeira grande mudança na Lista. Se livraram completamente de comuns e incomuns (um pouco mais de 20 cartas) e é importante ressaltar que ela incluía REMOVER cartas da lista. Além disso, a outra mudança ocorrida foi a de parar de adicionar novas edições à lista, parando em Máscaras de Mercadia, ou seja, aparentemente nenhuma cláusula da Reserved era intocável.
 
 
A Mudança em 2010 foi referente à cláusula que falava sobre o print run de cartas pertencentes à lista em material Premium. As cartas poderiam ser reprintadas normalmente como cartas Oversized, Tournament Decks, Promos de Juiz e cartas From the Vault. É por isso que temos algumas cartas em versão promo, como Gaea's Cradle e Survival of the Fittest, mesmo ambas estando na lista. No entanto, após o FTV Relic ter feito Mox Diamond voltar, um grande alvoroço surgiu na comunidade de colecionadores e a política sobre cartas Premium foi revista e hoje apenas cartas Oversized, Tournament Decks e cartas Não-Resgatáveis no Magic Online são permitidas.
 
Considerando que começamos com uma lista de cartas que a Wizards PROMETEU nunca mais reimprimir, e, após sua primeira concepção, alguns anos se passaram e a opinião sobre algumas políticas e o conhecimento de mercado melhorou, revisaram a lista e permitiram o reprint de cartas que, teoricamente, não deveriam ter voltado.
 
Atualmente, a Hasbro é a detentora dos direitos da WotC, o que me faz acreditar que ela esteja por trás de todas as últimas decisões sobre a reserved list. Nem a Hasbro nem a WotC falam abertamente sobre ela, portanto, muitas informações disponíveis por aí são apenas boatos ou coisas não-confirmadas oficialmente.
 
Por que deveríamos acabar com a Reserved?
 
Magic é um jogo extremamente divertido. Uma criança de 12 anos e um adulto de 37 conseguem se divertir da mesma maneira jogando o mesmo jogo, e isso pra mim já é maravilhoso. Isso sem falar no aspecto competitivo da coisa: enquanto uma pessoa resolve que vai jogar apenas na mesa da cozinha com seus amigos usando cartas abertas em boosters; outros decidem se dedicar e viver exclusivamente do jogo. Mas não importa qual tipo de jogador você é, o Magic é um Trading Card Game e isso implica que o jogo sempre irá sofrer mudanças de valor de mercado. Enquanto isso pode ser pouco relevante para o jogador da mesa de cozinha, o jogador semi-competitivo acaba sendo prejudicado por ter que gastar um salário mínimo em um deck do Tipo 2.
 
As coisas escalam rapidamente quanto mais velho for o formato que você for jogar. Grande parte dos decks tier do Modern já custam mais de 2 mil reais, e se formos comparar com o Legacy, 2 mil reais é praticamente o preço de apenas UMA Underground Sea. E é a Reserved List que faz com que os preços se mantenham tão altos, isso sem falar em toda a especulação mentirosa que ocorre nos preços de algumas cartas (um dia farei um artigo só sobre isso).
 
 
O Fim da Lista resultaria em reprints diretos ou funcionais de cartas caríssimas, como Power 9s e Dual Lands. Pelo fato da política da RL não se aplicar à cartas não-resgatáveis do Magic Online, nós podemos ver o efeito de um reprint de uma carta muito cara. Enquanto uma Dual Land varia entre 70~500 dólares na vida real, algumas batem 20 TIX no MOL devido ao seu alto número de cópias disponíveis no mercado.
 
Com essa lista abolida, seria viável jogar os formatos Eternal, seria possível haver torneios competitivos nos formatos Legacy e talvez até Vintage, diferente de hoje em dia, em que temos apenas 2 Gps Legacy por ano e 2 Eternal Weekend para nos “deliciarmos” desses formatos tão queridos. Até 2012, Legacy era um formato oficial do mundial de times, com um jogador no Standard, um no Modern e um no Legacy. Não consigo esquecer quantas vezes eu vibrei em ver jogadores profissionais jogando Legacy no circuito pró, os novos approaches que só um jogador “de fora do formato” conseguiria ter, em suma, era maravilhoso assistir a meu formato preferido ser jogado no mundial. A comunidade só teria a ganhar com mais jogadores entrando para os formatos eternal.
 
Por que a Reserved é tão importante?
 
Quem assistia Bob Esponja deve se lembrar de um episódio chamado “One Krabs Trash”, em que o Seu Sirigueijo encontra um chapéu que pertencia ao “número 1”.O leilão do chapéu começa em 50 mil dólares e ultrapassa 1 milhão bem rapidamente, Sirigueijo resolve interromper o Leilão para continuar no dia seguinte e tentar arrancar mais dinheiro dos colecionadores. No dia seguinte, ninguém aparece no Leilão e o Sirigueijo descobre que encontraram um lixão com milhares de cópias do mesmo Chapéu que ele estava vendendo. Resultado: o chapéu dele não valia mais que um dólar.

Do ponto de vista dos jogadores/colecionadores, é exatamente isso que iria acontecer. Power 9s e Dual Lands acessíveis para quase todos, mas com o grande problema de DESTRUIR todo o investimento que as pessoas sofreram tanto para fazer no passado. Tarmogoyf é uma carta chave no Modern e já foi uma das mais importantes no Legacy, nunca sendo da Reserved e mesmo assim batendo os 600 reais. Segundo os jogadores, a Wizards poderia reprintar Tarmogoyf como incomum para que todos tivessem acesso à carta ou simplesmente voltá-lo tantas vezes que teria o mesmo preço de muitas raras do Standard. Mas e quem ralou muito para pagar R$ 2.400,00 no seu set de Goyfs? E quem tinha 12 na esperança de subir ainda mais para compensar a revenda?
 
 
Muitos podem ser contra essa prática, mas ela não só é legalizada como é bem comum. Claro, é injusto nem todo mundo ter a possibilidade de jogar um formato que gosta, mas o que não podemos esquecer é que o Magic é um TCG (Trading Card Game) e não um LCG (Living Card Game), ou seja, o fator colecionismo mexe diretamente com o jogo, com o valor das cartas, com a quantidade no mercado e, principalmente, com reimpressões.
Apesar de Buyouts de itens contidos na Reserved ser algo bem comum e que atrapalha a vida de muita gente, isso é apenas uma consequência do nosso sistema econômico predominante.
 
Agora, vejamos no ponto de vista da Hasbro, que detém os direitos da Wizards of the Coast.
 
Há 20 anos atrás, a empresa fez uma promessa de não voltar com X e Y e fazer Z. Continuar com a promessa seria “gratuito” e teria apenas algumas reclamações de algumas pessoas que poderiam nem investir diretamente na sua empresa, visto que muitas dessas pessoas jogam apenas formatos eternos e não se importam com novos lançamentos. Por outro lado, se você abolisse a promessa, algumas coisas bem ruins iriam acontecer:
A sua empresa tem 25 anos de bom relacionamento com os clientes, e a RL foi criada justamente para manter esse bom relacionamento. Empresas mau-relacionadas com clientes fazem com que o valor de suas ações despenque, e perder dinheiro não é uma decisão que uma empresa desse tamanho opte se tiver que escolher entre “deixar feliz quem não investe em mim” e “perder dinheiro”, além de toda a multa por quebra de contrato (encontrei algumas fontes com valores divergentes, não vou colocar valores aqui, pois podem estar errados, mas saibam que é um bom dinheiro pra cada carta da lista que for reprintada indevidamente).
 
Não é de hoje que muitos tentam achar a solução milagrosa para o fim da Reserved. Ainda não encontraram e, se um dia encontrarem, acredito que seja algo bem fora do usual, nada de fazer Dual Lands melhoradas ou criar um formato em que nada da RL seja válido. Isso só o tempo dirá, mas, por enquanto, teremos que conviver e aprender a respeitá-la.
 
 
 

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Aficionado por Legacy, sempre que pode joga com decks que matam com terrenos e não dispensa uma ativação de Vial no passe.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

O Novo Legacy

Como está o ambiente um mês após o martelo cantar,


O Mundo é Cinza

A Força Incolor no Legacy.


A Ira de Marit Lage

Eternal Weekend e GP Legacy.


Classificados Legacy para o CLM

Listas das etapas do Circuito LigaMagic.


Dominária no Legacy

O impacto da nova edição.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

kaimrc (20/08/2018 16:03:11)

o problema maior para hasbro,é o fator standart.eles sempre querem vender as ediçoes novas.o passado pra eles é só sinonimo de respeito.

kaimrc (20/08/2018 13:26:18)

vc esta certo,sou leigo no que diz ao jogo.obg pela informaçao.

morgoth_lotr (20/08/2018 13:18:20)

Só que não.
O que sai em Eternal Masters e os sets de Commander não valem pra Modern e Standard.

Então é ok vc ser contra o fim da RL pra proteger sua coleção, só não espalhe desinformação...

kaimrc (20/08/2018 13:15:09)

a rl representa colecionadores,q sao uma minoria,n colecionadores de fractius ou de dragoes,mas ss colecionadores q pagaram caro,ajudaram o magic a chegar no nivel q é hj,e q hj tem o retorno no valor dos cards comprados a muito tempo.

kaimrc (20/08/2018 13:07:44)

mano,se vc reprinta um card na ediçao x, ele entra pro modern

.cada um tem sua posiçao,o mano ae embaixo tem 40 olds e é a favor do fin da rl,eu tenho minhas p9s,olds lands, tabernacle, cards de arabians cards de antiquites,é claro q sou contra.sou colecionador e nao jogador,se eu fosse jogador talves defenderia o fin da rl como vcs fazen,mas n. quero ver minhas cartas valendo 1 milhao.

morgoth_lotr (20/08/2018 13:03:01)

Pra encaixar onde? Ninguém aqui ficou demente e está defendendo isso no t2. A proposta seria lançar em Eternal Masters, continuando válida apenas onde já é válida.

Em tempo:

Eu concordo com isso. Sem a RL o mtg nem teria chegado onde chegou. E eu sinceramente prefiro ela lá do que arriscar consequências muito grandes pro jogo.

kaimrc (20/08/2018 12:57:42)

mano,old land? tudo bem reprintem as old lands,e as p9,cartas de arabians night,antiquites entre outras...sao cards de power level muito alto pra encaixar,se abre pra uma tem q abrir pra todas.eles ja vendem as cartinhas igual agua no deserto,pra que dor de cabeça.

morgoth_lotr (20/08/2018 12:44:35)

Jura que vc acha que um Eternal Masters com as Dual reprintadas não venderia igual água no deserto?

kaimrc (20/08/2018 12:14:32)

nao sonha mano,o lucro dela esta no standart e modern,vender litros da ediçao atual é oq interessa.alem de existir um contrato judicial q proibi a reimprensao de alguns cards.a reserved list é mais pra colecionadores.ultima coisa q eles queren, é se preoculpar em encaixar uma blacklotus no modern.

VIP OURO Cassius (20/08/2018 11:11:27)

A Hasbro, mesmo não sendo obrigada a isso, manterá a promessa da Reserved List enquanto manter a confiança na empresa for mais lucrativo do que oq poderia ganhar com reprints. Se isso algum dia mudar ela acaba com a RL no dia seguinte...

tattoowalker (20/08/2018 10:10:16)

RL é um erro agora, mas ela foi responsável por elevar o nível do MTG. Ela trouxe grandeza ao magic.

Gular (20/08/2018 10:01:19)

Eu tenho as 40 duais e 4 Cradle e sou contra RL, comprei minhas cartas pra jogar, no entanto se tivesse que comprar nos dias de hoje iria jogar modern, os preços atuais estão impraticáveis.

Planemoyza (19/08/2018 12:14:29)

Tem gente com várias US e WoF que são contra a RL, sim. O caso é que não vai rolar nunca, eles apoiando ou não. A RL é - e a WotC sabe disso - um erro, mas é eterna.

Planemoyza (19/08/2018 12:02:50)

A RL é sim, de acordo com o promissory estoppel, um contrato.

https://www.mtggoldfish.com/articles/contract-from-below-promissory-estoppel-and-the-reserved-list

paradaxarada (16/08/2018 22:52:35)

Resumindo, a galera que não tem dinheiro pra bancar desejados cards da reserved list, militam fervorosamente pelo seu fim, queria ver se eles teriam essa mesma empolgação com a ideia se tivessem uma Undergroundzinha de 800 dolares que fosse.

pedrubola (16/08/2018 22:48:28)

Nao entendo porra nenhuma de legacy mas sonho com o dia troll em que a Wizards vai criar um formato chamado unreserved legacy.

Basicamente toda e qualquer carta da reserved list seria banida nesse formato.

É feio? é. Destruiria uma pá de deck? sim. mas meu irmao seria lindo ver a cara dos colecionadores kkkkkkkkkkkk

lepatoman (16/08/2018 19:27:31)

"...e quem gastou dinheiro comprando cartinhas esperando que o valor subisse?"

F%$¨&¨*, se chama gastar dinheiro, investimentos de verdade já tem risco, """""investimento""""" em cartinha tem mais ainda.


A RL não é um contrato e acabar não acarretaria em quebra de contrato, o que seria viável juridicamente seria uma reclamação por propaganda enganosa e nem assim é realmente garantido que a WotC perca o processo, sendo um braço da Hasbro é bem possível que a empresa só tenha os gastos com advogados ganhando disputas como "prejuízo", as retiradas e reprints de cartas da RL anteriores servem como ponto de defesa nessa questão. Outra coisa que ninguém nunca menciona é que a Hasbro só comprou a WotC em 1999, depois da criação da RL e segundo as leis americanas ela não tem obrigação de manter promessas feitas pela WotC como empresa independente pq agora não existe mais a empresa WotC, apenas uma marca pertencente à Hasbro, porém as mexidas pós-Hasbro feitas na lista podem ser vistas como um reconhecimento da promessa pela Hasbro. Outro ponto importante é que as cartas de aplha e beta não vão perder valor pq são cartas de alpha e beta elas são itens raros e vão continuar sendo mesmo que as cartas sejam reprintadas, é só olhar um Raio de alpha pra ver, e os reprints certamente virão com novas artes pra se distanciar mais ainda do produto antigo.

Outra ponto em que ninguém toca são os counterfeits chineses que estão ficando melhores e vão se tornar uma ameaça de verdade qualquer dia desses.

Planemoyza (16/08/2018 10:39:03)

O problema em relação a cards como as dual lands - e o motivo expresso de não criarem versões melhores delas - é justamente elas serem melhores que os terrenos básicos e eles não admitem mais esse tipo de card; esse é o mesmo motivo pelo qual as moxes originais não seriam reimpressas mesmo com a extinção da RL.

Juan_Cruz_ (16/08/2018 10:27:32)

Realmente. A RL é um dos pilares da confiança na empresa. Não vão acabar com ela pois é muito alarde por pouco retorno financeiro.
Uma saída para seria banir as duais + Craddle + alguma carta problema, deixando tais cartas para o Vintage.

Juan_Cruz_ (16/08/2018 10:20:17)

Concordo com tudo.

AndreSilva (15/08/2018 19:16:57)

O pior de tudo é saber que independente de posts, blogs, vlogs, videos....Nada disso vai fazer mudar NADA da Reserved, Legacy é o formato que mais curto, jogo também, tenho um turbo depths, não tenho Bayou, me viro com Overgrown Tomb, dependendo do campeonato consigo as cartas emprestadas, só que não deveria ser assim, Legacy é um formato que certamente não só eu como muitos querem que tenham mais gente competindo.

cesar_mattos (15/08/2018 11:44:20)

conversando com a galera da região onde jogo, todos temos o mesmo consenso sobre a reserved list, realmente ela precisa existir, mas a única exceção seria reprintar as old dual as demais cartas podem continuar lá, para manter a estabilidade dos investidores e a credibilidade da wizard

kaimrc (15/08/2018 09:37:18)

a RL n acaba galera,vao jogar mol,q la tem black lotus e old lands acessiveis.agr se vc quiser carregar uma p9 na sua pasta...compre esse ano ainda, pq ano q ven pode triplicar.muahahahahah

BiasedDice (14/08/2018 22:46:52)

Eles não querem fazer dual land melhor q a original pq se fizer isso quebra o formato, aí fica fácil pra todo mundo fazer deck multicolorido. Se fizer, todas as outras dual q lançaram não vão valer mais nada.

O jeito é simplesmente tirar dual land do formato e obrigar todo mundo a usar dual land moderna.

Eu já pensei em vários tipos de dual land. Os mais próximos são:

- Entre virado a menos q, ... alguma condição muito muito fácil
- Dual land q é dual land no campo de batalha. Na mão, cemitério e grimório não é dual land
- Dual land sem tipos, só pra não contar pra fetch
- Entra desvirado e perde 1 de vida sem escolha

Ou.... Mox dual land. Tipo um mox de duas cores. MAS q vc não pode ter mais de um em jogo. Mas aí... vai quebrar o formato com certeza e levaria ban.

VIP OURO Cassius (14/08/2018 20:23:28)

Sim, existem uma série de complicadores, mas a maioria seria resolvido com soluções criativas. Eu mesmo citei abaixo algumas delas. Poderia, por exemplo, manter-se a reserved list mas criar-se cartas similares que tivessem um plus além das cartas originais da reserved. Imagina uma dual que desse um ponto de vida quando entrasse em campo, sem ter nenhuma outra restrição... Poderia banir todas as cartas da reserved list dos formatos Legacy e vintage, assim elas manteriam-se como cartas para colecionador, mas não encareceriam tanto os formatos. Ou seja, soluções existem, só precisam ser implementadas...

HAB_0013 (14/08/2018 18:05:02)

Não vejo problema na manutenção, somente a segurança de grandes colecionadores e jogadores, o que todo mundo esquece é que a WOTC é uma empresa que tem ações de mercado. Se ela descumprir o acordo da reserved ela pode ir a falência com a queda das ações, se fosse somente por mero atendimento ao publico que clama pela extinção da RL tudo bem, porém o buraco é mais embaixo, é a manutenção da empresa no mercado, consolidação de mercado, quem for curioso e pesquisar um pouco mais a fundo vai entender o que estou falando, muiiiiiita grana envolvida nisso tudo.

VIP OURO Cassius (14/08/2018 15:11:19)

O Magic é muito maior do que a reserved list. Os preços do modern por diversas vezes mostram-se impeditivos, mas devido aos diversos reprints eles acabam tornando-se mais acessíveis. O problema da reserved list é que ela condena, a longo prazo, formatos como Legacy e Vintage a extinção, afinal cada vez menos pessoas podem começar a jogar esses formatos, tanto pela falta de cartas para comporem decks quanto pela consequente aumento de preços que a falta de cartas causará. Quando a Wizards criou a reserved list, o mago não tinha a projeção que hoje tem, nem haviam diversos formatos, talvez por isso tenham montado a reserved list, principalmente depois de terem feito reprints sem controle e terem tomado prejuízo. Hoje, entretanto, a política de manutenção da reserved list, a meu ver, traz mais problemas do que solução...

VIP OURO Cassius (14/08/2018 14:55:39)

Sim, seria um processo, a princípio a redução dos preços seria muito pequena, mas relançando essas cartas em outras edições especiais ou até em edições regulares os preços começariam a baixar...

HAB_0013 (14/08/2018 12:59:49)

Se acabar a reserved list acaba o magic. Será que ninguém consegue enxergar isso?

A essência do jogo está na reserved, ele se sustenta em ser importante pelo fato de cartas antigas terem um valor econômico e histórico alto.

Cada um joga o que pode, eu gostaria de jogar Vintage mais não posso, e nem por isso vou morrer, existem vários formatos, o magic tem opções infinitas.

Não obstante, todo mundo fica ripando a reserved pq não consegue consegue comprar dual, berço, mox diamond, LED e por ai vai... só que o engraçado é que modern possui dekcs com valores maiores que alguns bons decks legacy e ninguém reclama ou para de jogar o formato.

Devemos parar com de hipocrisia e esgotar esse assunto.

Resumindo, aceita que dói menos.

EduSL (14/08/2018 10:29:25)

Sim. Concordo que eles poderiam ser reprintados. Mas no primeiro momento a lei da oferta e da procura provavelmente impediria que os preços fossem tão baixos como você imagina, pois não veria eles printando cartas como essas em sets regulares que possuem printagem de milhoes de unidades como essas de standard/t2. A partir de N reprints aí sim o preço ficaria "acessível", sendo que essa acessibilidade é MUITO relativa.

VIP OURO Cassius (12/08/2018 19:32:35)

Se isso fosse verdade não haveriam campeonatos de legacy ou edições que atendam diretamente os jogadores de legacy, como 25 e Eternal Masters. Sua premissa é meio ilógica e não baseada na realidade...

VIP OURO Cassius (11/08/2018 05:42:47)

Se isso fosse verdade não haveriam campeonatos de legacy ou edições que atendam diretamente os jogadores de legacy, como 25 e Eternal Masters. Sua premissa é meio ilógica e não baseada na realidade...

VIP OURO Cassius (11/08/2018 05:39:45)

Mesmo que o preço fosse mais alto ele nunca alcançaria os de old dual ou qualquer outra carta da reserved, por um motivo simples, elas poderiam ser reprintadas. Um recurso renovável pode ser barateado facilmente com investimentos em repeints no formato, já um recurso não renovável fica com preço adstrito aos que manipulam o mercado controlando as poucas cópias existentes.

EduSL (09/08/2018 07:46:38)

"O público legacy continua sendo irrelevante e cada vez menor" = Por isso em pleno ano de 2018 existem GPs e PRO.Tour em que o formato é disputado ;D

EduSL (09/08/2018 07:43:03)

Da forma como o preço dos cards é especulado atualmente é impossível imaginar que cards que substituam os da reserved list sejam mais baratos. No seu cenário hipotético de "existirem cartas melhores lançadas em formatos selados" talvez as booster box que contenham tais cards teriam preços inascessíveis devido a demanda. O que automaticamente faria o preço dos cards explodir...

DonnieDarko (08/08/2018 13:26:03)

Já eu espero que a galera do buyout se f*da muito grande um dia - assim como aconteceu com queria fazer $$ com Goyf por exemplo.

Cedo ou tarde vai aparecer um set de "trial" lands onde cada uma dá 3 cores sem drawback...

...e algo como "TAP: Adiciona G para cada criatura verde que você controla".

Só espero que nesse dia esses pseudo-yuppies brincando de corretor da Bolsa com MTG tomem um prejuízo de milhares para assim não atrapalharem mais o jogo.

LeoKula (08/08/2018 12:25:36)

O público legacy continua sendo irrelevante e cada vez menor. Wizards não tem interesse em facilitar ninguém a ingressar no legacy.

Seria quase um suicídio da Wizards que incentivasse um monte de gente a entrar em um formato onde, depois que você tem um pool razoável, praticamente não adquiri mais carta nenhuma. Me diz como isso seria estrategicamente uma boa decisão pra Wizards.

Outra coisa, me fala qual jogador de legacy compra produtos fechados da Wizards. Compra só de mercado secundário que não da nenhum retorno pra eles.

Que "barulho" que a comunidade de legacy poderia fazer? rsrsrs "Wizards, se vocês não reprintarem as cartas não vou mais gastar nada com Magic, sendo que tudo que gastei foi singles véias de mercado secundário". Não dá nem pra fazer boicote, até pelo volume.

A Wizards quer ganhar dinheiro vendendo litros da última coleção sempre. Eles mantém o mínimo suporte aos formatos eternos em respeito aos jogadores antigos, porém o foco principal é sempre ter jogadores novos no standard, curva de aprendizado MUITO menor que de legacy e estão sempre comprando cartas novas. Muito mais fácil de controlar o meta também.

Só superar isso e seguir o jogo, não sei por que de tempos em tempos aparece algum artigo reivindicando fim da reserved list, a conversa sempre termina igual. Legacy é muito loco, mas não entendo o mimimi constante de "ai é tão difícil ser jogador de legacy, somos injustiçados pela Wizards".

VIP OURO Cassius (08/08/2018 09:53:21)

A ideia não é melhorar o formato e sim substituir as cartas da reserved list. Se existirem cartas melhores lançadas em formatos selados, as pessoas não precisariam pagar o absurdo que pagam nas cartas da reserved e elas cairiam de preço. Ademais, a própria Wizard poderia banir as cartas ds reserved list do formato para resolver de vê o problema das cartas ds reserved list, assim apenas colecionadores as procurariam...

EduSL (07/08/2018 20:33:08)

Jogadores competitivos dificilmente compram booster para adquirir cartas. Compram as singles. O que faria vender mais produtos selados seriam as reprints de cartas que já são importantes para o formato. Tentar produzir novas cartas visando "melhorar" um formato não é algo que deve ser feito.

Planemoyza (02/07/2018 15:51:39)

É um contrato "de boca", mas o conceito de "promissory estoppel" que eles têm lá faz com que valha o mesmo que um assinado.