Anulando no Pauper
28/02/2018 15:00 / 4,463 visualizações / 19 comentários
 
Fala galerinha das comun(a)s. Professor Pauper aqui de novo trazendo um assunto novo com uma abordagem diferente. Precisamos falar sobre Kevin Anulações (Counters). Fazendo parte do cotidiano de qualquer jogar de azul em qualquer formato, anular/counterar uma mágica de um oponente significa privar dele os efeitos daquela mágica (na maioria absoluta dos casos), geralmente deixando nossos coleguinhas irritadiços.
 
Anulações fazem parte da color pie azul, já que esta tem dificuldades em lidar com permanentes existentes no campo de batalha de uma forma permanente. Então, se para você azul é a cor mais quente, adapte-se e aprenda o que anular e o que deixar passar. Se você odeia azul, adapte-se e prepare-se para ter algumas das suas mágicas anuladas.
 
Mas esse artigo é sobre as anulações no PAUPER. Então, alguns que não conhecem o formato, vão achar que as melhores anulações são raras ou incomuns. Mas não foi assim que os Feiticeiros da Costa pensaram no jogo. Estive separando nesta semana uma lista das mágicas com esse fim e percebi que a lista é enorme. Algumas delas apareceram enquanto eu ainda escrevia o artigo!

Assim iremos trabalhar: em vez de mostrar uma tonelada de decks para você copiar e colar (coisa comum nos alunos hoje em dia), irei listar as mágicas para que você possa modificar ou criar suas próprias listas. Vamos ao trabalho...
 
Counterspell
 

Quem diria! O Card que dá o nome ao efeito foi impressa como comum nas primeiras edições do nosso jogo de cartinhas! Duas manas ANULA TUDO, sem papo. Um efeito tão poderoso que hoje, para repetir o feito, só com três manas (Cancel). Aí você, meu querido aluno, vai perguntar: “Ah Professor, deixa de ser muquirana! Quem paga dois manas paga três!” Só que, para quem já está nessa brincadeira há algum tempo, como eu (sem revelar idade), sabe que existe um mundo de diferença entre CMC* 2 e CMC 3. Jogue com 4 Counterspell no seu deck ou você está errado!

Existe alguma situação na qual devo dar um sideout nesta carta? Sim, claro. Nada é tão perfeito assim! Contra decks muito agressivos, como uma Stompy, Mono White Heroic ou até Affinity você vai querer remoções e/ou anulações mais eficientes (que geralmente custam menos) já que, quando você conseguir deixar seu Counterspell ativo, seu oponente já vai ter “vomitado” a maioria dos cards de sua mão.
 
Deprive
 
 
O mais próximo que se consegue chegar da perfeição. Anula qualquer coisa, MAS faz voltar um terreno para a mão. Não será uma grande desvantagem se você já estiver quase controlando a partida e/ou conseguir tirar vantagem desta situação. Como? Que tal naquele seu UB (os jogadores sabem o que significa UB?) Control você voltar para a mão aquele terreno que gera um efeito ETB**.
 
Daze
 

Professor Pauper, sou rico e jogo Legacy (meu deck é mais caro que o seu carro). O melhor counter já inventado nunca será comum, lerolero!”
Ele está supostamente citando Force of Willl como “o melhor counter” já feito pelos Feiticeiros da Costa. Sem entrar no mérito do que é melhor ou pior (porque isso é pessoal), vamos falar da FOW do PAUPER: apresento Daze! Quer anular com todas suas manas viradas? É só retornar uma ilha para a mão quando seu oponente não conseguir pagar 1 (mana?) (o que geralmente acontece nos turnos iniciais em um deck bem curvado). Só da existência deste counter, já vi jogadores paranóicos atrasando o seu jogo em um turno só para contornar o Daze. O que também é um excelente negócio.

Um dos grandes defeitos desta anulação é ser muito fraca quando você está na draw*** , sendo então na maior parte das vezes é side out em detrimento de anulações mais eficientes.

Remove Soul/Scatter Essence
 
 
Anular criaturas pode ser uma opção versátil em decks azuis conjugados com outras cores. Muito usado no UB Control ou Izzet Control para anular criaturas com ETB,. No UG turbo fog também é uma opção para limitar um excesso de criaturas em campo de batalha (o resto leva fog). 
 
Exclude
 

Similar à carta acima só que gera card advantage****. Costuma aparecer com umas poucas cópias (1 ou 2) já que seu custo costuma ser proibitivo.

Condescend
 
 
Anular essencialmente qualquer coisa apenas dependendo da quantidade de mana que você paga ao X é sensacional, se você tiver acesso a quantidades absurdas de controle de topo. Nada que uma lista Tron não consiga fazer. Dar vidência 2 é um excelente bônus que ajuda a filtrar o deck.
 
Power Sink
 
 
Possuindo a mesma intenção do Condescend, exceto que, ao invés da vidência 2, você tem a opção de virar todas as manas não gastas do oponente. Deixando-o vulnerável em seu próximo turno, com as defesas expostas para a conjuração de uma grande ameaça (no caso do Tron, o Ulamog's Crusher).
 
Logic Knot
 

Uma excelente opção de anulação versátil, que pode utilizar os cards do cemitério para pagar o custo de X (Delve). Não sendo exclusivo do Tron, geralmente o CMC será essencialmente 2, porém, possui pouco poder no início de partida pois você não terá muitos cards em seu cemitério.
 
Memory Lapse
 

 
Uma anulação versátil tempo*****. Funciona muito bem no UG turbo fog quando a mecânica de mill****** está à toda. Já que vc vai millar o topo dele todo o turno, não importa a anulação ser tempo. Funciona também no Mono Blue Delver. Talvez apenas uma cópia, se você for corajoso. :D
 
Arcane Denial
 

 
Outra excelente anulação para o UG turbo fog, já que fazer o oponente comprar cards pode acelerar a sua derrota por mill.
 
Prohibit
 
 
Anular baseado em CMC? Por que não? O Prohibit se apresenta bastante eficiente e versátil em listas UB de todos o calibres e até alguns Trons. Mas, no fim, é uma questão de gosto.
 
Rune Snag
 

 
Outra excelente opção nas listas acima citadas, já que interage com o cemitério tornando o seu drawback menos desfavorável. Quanto mais cópias do Rune Snag no cemitério, melhor.
 
Mana leak
 

 
Um drawback similar ao Rune Snag, porém, fixo. Funciona bem contra decks bem curvados e/ou no início de cada partida.
 
Metalic Rebuke
 

Um mana leak com improvise que tem presença garantida nos Affinity, já que os artefatos não terrenos auxiliam na conjuração da mágica. Ele garante uma certa imprevisibilidade nas listas.
 
Annul
 

 
Uma excelente opção, muitas vezes ignorada, contra decks baseados em artefatos e encantamentos. Anular auras com CMC 1 pode ser predominante e decisivo em uma partida contra o GW auras. Você vai sentir falta dele na hora fatídica que precisar anular um Manto de Tatu na curva 3 dele.
 
Dispel
 

 
A anulação contra anulações. Pelo seu custo reduzido brilha nos sides das listas T2 sempre que passa. Side obrigatório contra listas baseadas em controle. Funciona muito bem também contra o Stompy, já que anula a maior parte dos seus combat tricks.
 
Hydroblast e Pyroblast
 

 
Anular e destruir permanentes da cor odiada é sempre impressionante, ainda mais para o Hydroblast já que azul tem dificuldades em lidar com permanentes de forma permanente (meu Deus, de novo esse trocadilho interrogação). Mas o Pyroblast não fica atrás. Anular com vermelho é uma proeza muito única do PAUPER. É indescritível a cara de um jogador de azul quando tem sua mágica decisiva anulada por um Pyroblast.
 
Steel Sabotage
 
 
Uma opção de anulação focada em artefatos. Se não conseguir anular, pelo menos pode retorná-la a mão do oponente como um efeito secundário. Um prêmio de consolação.
 
Dash Hopes
 

 
Quer anular na cor preta? Dash Hopes parece que foi feito para o MBC! Mas por que não vemos nas listas? Acredito que por dois motivos principais: 1) a curva 2 do MBC está sobrecarregada de remoções, compras e bruxas (16 cópias no total). Teríamos de substituir algumas remoções pela anulação. O que leva a segunda questão. 2) Dar a opção para um oponente de ter sua mágica anulada ou perder 5 pontos de vida não é necessariamente uma boa ideia, já que ele escolherá sempre a melhor opção naquele momento. Mas, de qualquer forma, é uma opção impressionante.
 
*CMC - Custo de Mana Convertido - É o somatório de manas necessárias para conjurar uma mágica. No caso acima, Counterspell custa UU, logo seu CMC é 2. Cancel custa 1UU para ser conjurada, logo seu CMC é 3.
 
**ETB - Enter the Battlefield - Efeito ETB é geralmente um efeito desencadeado de uma permanente ao entrar em campo de batalha. Possui uma grande sinergia com efeitos de “bounce” (Boomerang, Capsize, etc) e efeitos de “Blink” (Ghostly Flicker, Momentary Blink, etc.)
 
*** Na draw, na play - Significa quando você começa o jogo comprando ou começa jogando.
 
**** Card advantage - No português, vantagem de carta. Em essência significa ter mais cards que o adversário, o modo mais comum é comprando mais cartas que o oponente, mas pode ser gerado com diversos efeitos do jogo tais como, combate, criaturas com ETB, planeswalkers, etc.
 
***** Tempo - É fazer melhor uso dos seus recursos do que o seu oponente, normalmente envolve bounces e outras tricks, para atrasar o opoente e então ficar na frente o suficiente para vencer. A cor azul está muito ligado à isso com suas mágicas instantâneas e criaturas com Flash.
 
 
****** Mill - Uma mecânica que faz referência à Millstone, cuja prática de colocar cards do topo do grimório em seu cemitério é uma win condition bastante eficiente.
 
TAGS: 

Jorge Jacoh Ferreira ( JorgeJacoh)
Jorge "Professor Pauper" Jacoh Ferreira é professor por profissão
e nas horas vagas também enchendo o saco de todo
mundo com esse negócio de Pauper.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Mirror Match

Afinal, o que importa quando começamos iguais?


Habemus Vaga!

Como conquistei minha vaga para o CLM Pauper.


Pensando Fora da Caixa

Tentando coisas diferentes no Pauper.


Pauper e o CLM

Análise de uma Super Etapa do CLM Pauper.


No Grind: Standard, Modern e Pauper no CLM

Reports e discussões sobre cada um dos fronts do CLM11.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

JorgeJacoh (03/03/2018 09:05:15)

hehehehe
eu tb faço isso o tempo todo.

JorgeJacoh (03/03/2018 09:04:13)

Fico feliz de participar deste debate. Mas é sempre muito complexo julgar a necessidade de um card em relação ao seu poder real. Sempre lembro do caso "Tática de Guerrilha". Sempre foi um card de poder sofrível, mas viu jogo no sideboard do Burn do campeão do NPL2016 em uma época pré-MOL.
Era um side perfeito contra os Hymn to Tourach daquela época...

MMAMetal (01/03/2018 22:02:41)

Foi mal, Rebuff é incomum mesmo... o cego aqui deve ter visto o símbolo num prateado mais escuro e pensou que era preto :D

VIP STAFF sandoiche_13 (01/03/2018 17:36:45)

Apesar de obviamente eu concordar que Cancel é uma péssima carta de Magic (até porque temos vários outros no mesmo 1UU com efeitos adicionais, casos de Dissolve, Dissipate, Forbid...), com certeza existe alguns 0,001% de cenários em que pode ser correto usar Cancel ao invés de Counterspell. Imagina um metagame infestado de Spell Snare ou decks que são parados por um Cálice do Vácuo para 2. Parece difícil de acontecer, mas quem sabe, decks como o RW Prision no Modern não usam nem Raio nem Path nas suas remoções em prol de Helix justamente para não serem afetados pelo próprio Cálice, embora seja uma opção "pior" no vácuo.

VIP OURO Troll_Albino (01/03/2018 09:38:18)

Opa! Ótimo artigo. Como eterno jogador de controle em qualquer formato que não seja o pauper (e mesmo nele eu arrisco de vez em quando, apesar de achar que nunca é tão consistente quanto no Legacy ou Vintage) fico feliz em ver que ainda existem entusiastas das anulações, apesar da constante batalha dos "Feiticeiros da Costa" em tornar esse recurso algo cada vez mais obsoleto.

Só discordo (e ai discordo MESMO) quando disse que "Sem entrar no mérito do que é melhor ou pior (porque isso é pessoal)" já que ser uma carta melhor ou pior não é uma questão pessoal, mas sim uma questão objetiva e que varia de situação para situação e de deck para deck. Não há subjetivismo ai. Cancel é ruim. Ponto. Não existe local onde ela seja a melhor opção, se você está na pauper, no legacy, no vintage, no modern... Ela nunca vai ser a melhor opção. Se você está em um Standard em que ela é a melhor opção, controle com base em anulações passa a não ser uma boa opção, já que possivelmente vai estar menos responsivo e mais lento do que outros decks dentro do formato. Da mesma forma, Fluesterstorm é a MELHOR anula contra mecânicas de storm... Mas é uma merda em 99% do resto do tempo. Ser "melhor" ou "pior" não é uma questão pessoal, mas sim objetiva e que pode ser perfeitamente mensurável.

VIP OURO AdrianoTT (01/03/2018 08:26:01)

Sério? Deve ter sido de brincadeira, muita s***** alguém falar isso pra alguém.

JorgeJacoh (01/03/2018 03:50:28)

Esse é o caminho
=D
vlw pelo suporte

JorgeJacoh (01/03/2018 03:49:17)

Opa
piada ruim é minha especialidade!
=D

JorgeJacoh (01/03/2018 03:48:45)

Já falaram isso pra mim...
obs.: ando de carro velho =(

JorgeJacoh (01/03/2018 03:48:12)

Caramba!!!
Como fui dar esse mole e esqueci a saFADinha?
Enfim, nada é perfeito... paciência... rs
vlw pela ajuda!

JorgeJacoh (01/03/2018 03:46:58)

vlw pelo suporte parceiro

JorgeJacoh (01/03/2018 03:46:32)

O mana Tithe e o Dawn Charm realmente foi uma falha minha (o artigo já estava gigante, em minha defesa =D). Esse outros eu realmente nem conhecia. Nem vi jogando... rs
Rebuff não é incomum?

JorgeJacoh (01/03/2018 03:42:09)

Verdade parceiro,
Só não citei o Avoid Fate por que os torneios agora estão vindo em sua grande majoritariedade no formato MOL, aonde esse card não é comum.
Valeu pela contribuição

MMAMetal (28/02/2018 21:50:49)

Senti falta de falar de Avoid Fate (comum em Legends) e "o único anula do verde", e também de Mana Tithe, Lapse of Certainty, Rebuff the Wicked, Dawn Charm (anulas da cor branca)...

ysoeiroBR (28/02/2018 21:37:05)

Excelente post

WagMascara (28/02/2018 19:22:58)

Excelente artigo, como todos os outros escritos por ti! No artigo só senti falta da carta Sílfide Magioclasta.

Como mais um estusiasta do Pauper, montei um Pauper de anulações também, mais para aproveitar as cartas e não deixá-las paradas, do que gostar de anular mágicas dos amiguihos.

VIP OURO AdrianoTT (28/02/2018 19:22:23)

Mais um show, Jorge!

Parabéns !!!

Ri muito dessa parte :"Professor Pauper, sou rico e jogo Legacy (meu deck é mais caro que o seu carro). O melhor counter já inventado nunca será comum, lerolero!" :P:P:P

BrendonLucas (28/02/2018 17:34:20)

Excelente Artigo! Muito bem humorado e bem construído, confesso que ri com as piadas ruins ahauahhaha

Rubens420 (28/02/2018 16:41:22)

legal o artigo, bom pro pessoal que está aprendendo as artimanhas do Pauper.