Cachorros e Goyfs para o CLM10
02/02/2018 10:00 / 4,358 visualizações / 8 comentários

 

A Grande Final do Circuito Ligamagic já está ai, mas é claro que para dar aquela ajuda de última hora vamos com algumas listas interessantes para quem for jogar. No caso, as listas são Standard e Modern, formatos que tenho mais jogado.

 

BR Aggro - Standard
2018-02-02

Jogador

Ruda

Visitas

4210

Código Fórum

[deck=796717]

 

Começando pela Standard, logo após os bans, os controles começaram a dominar o ambiente do MOL e comecei a procurar por listas agressivas que poderiam bater esse novo metagame. Mardu era um deck interessante. dado o kit de veículos e ser um aggro com vários planos de ataque. Mas a base de mana não me agradava e eu não queria perder porque não conseguia jogar, logo, pulei fora do bonde. Mas guardei as impressões de algumas cartas, Parasita de Sucata​ estava especialmente mortal em um metagame cheio de remoções e Desintegracao Ilicita​ punia muito bem decks mais lentos. Com isso em mente, comecei a trabalhar em uma lista de BR, cores onde eu encontrava uma boa quantidade de criaturas fortes versus remoções e ainda teria boas cartas para um plano mais midrange, sendo que Ultima Sentenca de Bontu e Yahenni, Guerrilheiro Imortal​ são maravilhosamente fortes contra os aggros que tentarem jogar maior do que eu. 

 

O resultado foi essa lista, onde cada criatura tem algum valor e pós side posso transformar meu deck em um midrange, coisa que sempre valorizei no Mardu. Curiosidade, cheguei a usar Angrath das Correntes Flamejantes, e vou confessar que gostei dele com Yahenni, Guerrilheiro Imortal​, além de sua capacidade de vencer decks mais lentos sozinho, optei pela Chandra, Chama da Rebeldia​ por ela ser melhor em mais situações, mas gostaria de testar o minotauro mais uma vez.

 

Contra hard control o jogo costuma ser fácil, dado o valor de nossas criaturas, contra RDW e aggros pequenos o G1 é uma race que depende muito de quantas remoções compramos e pós side, se eles vierem jogar grande, a partida fica fácil. Grixis é uma partida mais equilibrada, mas o side ajuda muito a jogarmos um jogo parecido com o deles pós side. Por fim, BG e aggros que jogam grande costumam ser vítimas da Ultima Sentenca de Bontu​, tornando essa match tranquila.

 

Pensei bastante se jogaria de RDW, que tem uma ideia parecida, mas preferi as remoções melhores do BR Aggro, que ajudam muito contra big aggros, que estão em ascensão. Também pensei em jogar de Grixis, e a lista postada pelo RoxWeek seria o qe eu usaria, mas alguns resultados do Magic Online me fizeram achar a lista ainda um pouco inconsistente, então preferi o BR.

 

No Modern, meu arquétipo favorito é o BGx midrange, que está em péssima fase, dada a ascensão de Tron e Valakut, então os jogadores que, assim como eu, gostam desse jogo mais midrange podem fazer o seguinte: Jogar de BG Tron e tentar um estilo parecido, jogar de BG puro e Campo da Ruina​, tentando atacar a base dos big manas, uma ideia boa, mas que fica pior quando você está no Draw versus Tron, ou então...

 

Jund Death's Shadow - Modern
2018-02-02

Jogador

Ruda

Visitas

3672

Código Fórum

[deck=796715]

 

Mais agressiva que a versão Grixis e com uma match melhor contra Affinity e Humans, o Jund tem em agradado bastante. Eu ainda tenho cartas fortes, como Empurrao Fatal​ e os descartes, mas meu clock é mais rápido e pode vencer um Big Mana com facilidade. Outro ponto é Atravessar Ulvenwald​, que torna o deck muito mais estável que o normal.

 

Outra opção de deck seria o UW, que reponde bem seus oponentes e está com a posição de fun police que o BG tinha, mas a falta de XP do deck conta muito nesse caso e preferi Tarmogoyf​ e descartes, algo que já conheço.

 

-

Como podem ver minhas escolhas são baseadas em atacar de forma agressiva o metagame, forçando meu oponente a responder da maneira certa. No Standard isso é para punir quem jogará ainda focado em Tokens e Controles, decks bem populares em eventos brasileiros, e no Modern, com os big mana jogando bem e combos voltando a serem bons, eu prefiro entrar em race do que só responder. 

 

 

Por fim, se for o seu primeiro torneio grande, saiba como as regras funcionam, se alimente bem, durma bem e beba muita água, pode não parecer, mas isso faz toda diferença na hora de vencer uma partida que vale o top8.

 

Até mais! Nos vemos no CLM!

 

 

Ruda

 

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Real Rogues! – Dragon Colossus

O último voo do colosso.


Na dúvida, eu ataco

Minhas escolhas para as Finais Modern e Standard do CLM.


São Paulo, Minneapolis, Orlando

Modern, Legacy e Standard na mira do competitivo.


Jogue como uma Garota

O report e os destaques do melhor evento da minha vida.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Heimer (04/02/2018 21:41:05)

nao consigo ver os decks

casao82 (02/02/2018 22:51:15)

E boa sorte no CLM e continue com os excelentes artigos...

casao82 (02/02/2018 22:49:51)

Estou jogando de Br aggro no T2, com uma lista mais B - R mesmo, ainda em desenvolvimento mais com bons resultados.

3 Hazoret
4 parasita
4 kenra
2 yaheni
2 lanery
2 glorybringer
2 demolidor da safra
1monstrossauro
2 corredor da cordoalha
2 pia naalar
2 instigador fanatico

3 push
3 desintegração
2 golpe relampejante
2 cortar ( se tem uma carta que ganha jogo é essa)
2abrade

23 lands praticamente

Side já parto para um deck mas mid, Chandra, angrat, sentença de bontu, batalha na ponte, Lost legacy, vraska contempt, Gonti.

Só saiu dessa lista quando as cartas caírem mesmo.....

greich (02/02/2018 21:27:13)

Contam pra delírio também

chris-blind (02/02/2018 21:24:40)

Olá Rudá! Sempre acompanho seus artigos e só tenho a agradecer pela sua contribuição aqui na comunidade da Liga.

Man, sou iniciante com o deck jund. Tenho uma lista aqui, ainda tem muito a arrumar. Poderia me dizer, os tribal instant - Piropiche - contam pra delírio também ou só para os goyfs?

abraçoo

greich (02/02/2018 19:29:53)

Estou montando uma lista de Jund DS também, já jogo com o Jund Rabblemaster e apesar do meta não ajudar, assumo que estou curtindo o deck, mas em ambas versões eu sempre coloco um toque pessoal. No Jund DS eu estou usando 3 cópias de Sussuro de Emrakul, a idéia é tentar chegar no delírio no turno 2 ou 3 e ter um Hymn to Tourach o deck é até capaz de fazer isso

JonathanMassola (02/02/2018 14:15:01)

ótimo artigo, Ruda ! ótimas análises e argumentos. Parabéns pelo excelente trabalho e até amanhã . =D

CassielMELO (02/02/2018 11:33:30)

Ja joguei contra uma versao deste deck no standart e atualmente na minha opiniao é muito forte para o formato, comecei a jogar o standart porque gosto da tematica dos dinossauros, mas esse deck é forte porque é muito rapido e no standart vc tem poucas opçoes para da resposta