Real Rogues! – Black Aggro!
14/11/2017 10:00 / 5,406 visualizações / 2 comentários
 
 
“O tempo das sutilezas acabou, querido. ” – Yahenni, Guerrilheiro Imortal
 
Fãs da maldade! Hoje é dia de maldade mono black no real rogues!  Vamos falar do clássico Dark Side. No recente Pro Tour Ixalan, alguns corajosos players rogue resolveram utilizar essa opção monocolorida que é bastante agressiva e divertida. Os decks cheios de pântanos ocuparam 2.2% do meta no primeiro dia de evento, e 2.8% no segundo dia após algumas vitórias. Aqueles que estão acostumados a jogar com a cor preta não devem se surpreender com os bons resultados. Cartas como Coagir, Empurrao Fatal, Desprezo de Vraska, Sifonadora Bracoluz e Etergenito Talentoso são exemplos de como a cor anda rica em criaturas e remoções no Standard. As opções atuais do mono black reúnem respostas à todo tipo de ameaça e criaturas agressivas variadas para judiar de nosso adversário. Sabendo dessas opções, vamos falar de uma lista utilizada no PT Ixalan e de duas outras listas Black Splash, que já estavam sendo desenvolvidas em nosso laboratório Rogue!

Com essas 3 listas vamos mostrar caminhos alternativos de agressão, dando ideias para o leitor deck builder montar seu próprio baralho matador. Lembre-se que Ramunap, Temur Energy, O deus Escaravelho e Hidra Eriçada são ameaças que você deve estar pronto para enfrentar com a sua lista custom. Bem, seja de mono black puro, ou seja de black com splash em outras cores, a diversão e a maldade estão garantidas!
Vamos para o lado negro das listas:
 
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
 
Mono Black PT Ialan
 
Mono Black PT Ixalan - Standard
2017-11-08

Jogador

chandler

Visitas

5464

Código Fórum

[deck=726694]
 
Dia de los Muertos no mono black: A vantagem de matar nossas próprias criaturas
 
 

Este é o núcleo de nossa primeira lista. Um deck que não se preocupa quando suas próprias criaturas morrem, ou mais do que isso, sacrifica as criaturas que controla, intencionalmente, para convertê-las em vantagem! Bontu, a Glorificada, Yahenni, Guerrilheiro Imortal e Pega-ossos fazem as vezes de “aristocratas” na lista e convertem a morte de nossas criaturas em benefícios. Para maximizar a eficiência dos sacrifícios, a lista do PT fez algumas escolhas muito interessantes de drop 1: Conquistador Feroz e Vigia do Mercado Noturno. Essas cartas, nessa lista, são bem mais do que parecem ser. Repare que elas não precisam conectar-se ao oponente para causar perda de vida. Isso possibilita interações nas quais você sacrifica essas criaturas após fazer com que o oponente perca 1 ponto de vida. Mais do que isso, essas criaturas sujeitam seu oponente a três dúvidas: “Quantos Pega-ossos ele tem na mão? Tem Parasita de Sucata no grave? Empurrao Fatal na mão?”. Com medo de ver duas 3/2 voar,toque mortífero entrando em jogo, ou com medo de que você substitua sua 1/1 por uma 3/2 do seu lado da mesa, é provável que seu oponente opte por não bloquear essas criaturas. De fato, a probabilidade de que a morte de sua criatura te dê alguma vantagem é elevada. É desse modo que os pontos de vida vão sendo retirados pouco a pouco. No caso de Vigia do Mercado Noturno, ainda há uma sinergia extra que podemos explorar ao tripular Segadeira da Eteresfera. Essa por sua vez, é muito boa contra Ramunap Red.

Considerando que nessa lista utilizamos Errante Medonho e Parasita de Sucata, totalizando 8 cards de criaturas que podem retornar de nosso cemitério para jogo facilmente, podemos ver que temos muito combustível para sacrifícios e resiliência às remoções.
 
 
De fato, essa é uma das grandes sacadas do deck, que utiliza 3x Ultima Sentenca de Bontu no main, se utilizamos uma lista com criaturas indestrutíveis, com criaturas que podem retornar de nosso cemitério para jogo e veículos, que tal utilizar remoções globais? É meu caro, essa remoção global afeta muito mais o jogo de nosso adversário do que o nosso! É possível até mesmo utilizar Ultima Sentenca de Bontu e atacar com um Yahenni, Guerrilheiro Imortal gigante no mesmo turno!

A lista é bem pensada e quando estas interações acontecem fica bem difícil segurar o deck. A potencial fragilidade desse monocolorido está justamente na necessidade das interações entre os “aristocratas” e as criaturas de nosso early game. Dependendo de nossas mãos iniciais e dos tipos de remoções utilizadas por nosso oponente, podemos ficar sem gás rapidamente. Por vezes as mãos ficam inviáveis, possuindo somente cards de cmc 1 e 2. Outro problema são as opções de sideboard, que são escassas. São justamente essas fragilidades que motivam as próximas listas, utilizando card advantage mais do que sinergias e “splashando” alguns respingos de uma outra cor para surpreender um pouco nosso oponente.

Black Splash Red
 
Black advantage splash red - Standard
2017-11-08

Jogador

chandler

Visitas

5767

Código Fórum

[deck=726723]
 
Agressão e Card Advantage
 

Vamos começar mudando algumas de nossas criaturas! Sifonadora Bracoluz  aparecia na outra lista, mas Salteadora das Ruinas é uma nova adição. Essas cards são o jeito mais simples de se conseguir card advantage no deck. Intercalando ataques e compra de cards o jogo pode sair do controle rapidamente! Salteadora requer alguns pontos de vida em troca do card advantage, mas como apenas 21,6666% de nosso deck é composto por cards de custo 3 ou mais, vale a pena arriscar! É um deck para quem gosta de viver perigosamente!

Etergenito Talentoso agora vem no main deck e Eterno Ammit é adicionado, note que essas criaturas são vantagem impressa. São criaturas que colocam pressão na mesa logo nos primeiros turnos, podem finalizar o jogo ou trocar por alguma criatura grande de nosso oponente. Com criaturas 5/5, amedrontar, toque mortífero, compras de cards e remoções, nosso plano simples é atropelar o deck do outro lado da mesa. Para nos ajudar nesse plano a melhor cor de splash realmente é a vermelha.
 
 

Nossas criaturas que possuem reduzido CMC ficam muito mais interessantes quando encantadas com uma Cartula do Zelo logo no turno em que entram em campo! Além disso, retornar Prova da Ambicao para nossa mão por apenas 1 mana nos traz uma card advantage real. Prova da Ambicao  e Cartula do Zelo provavelmente possuem a melhor sinergia “Prova-Cártula”.

Por fim, a grande adição do splash, Hazoret, a Fervorosa! Agressão e Hazoret são sinônimos no Standard atual. Ainda que utilizemos estratégias de card draw nesse deck, o cmc reduzido característico dos aggro nos auxilia a castar as cards tão rapidamente quanto elas chegam à nossa mão. Assim, você não precisa temer que a Hazoret fique sem atacar. Ela te auxiliará bastante em games de atrito.
 
Olhando para a base de mana nesse deck com splash, veremos que todos os terrenos do deck podem gerar mana preta, mas apenas alguns deles mana vermelha. Tanto a Cártula quanto Hazoret, são cards que idealmente pensamos em utilizar do turno 4 em diante. Isso faz com que consigamos conciliar a consistência da base de mana monocolorida com a flexibilidade de uma segunda cor. Podemos até mesmo utilizar Abrasao (pesadelo de Dadiva do Farao-Deus) ou outros cards vermelhos de nossa preferência no sideboard!
 

Black Splash Blue
 
Black advantage splash blue - Standard
2017-11-08

Jogador

chandler

Visitas

4223

Código Fórum

[deck=726767]
 
Agressão Reféns e Deus!
 
 
 

A nossa terceira versão de mono black se assemelha à segunda na base de criaturas, mas o end game e sideboard mudam bastante. Nessa versão do deck utilizamos O Deus Escaravelho. Seu custo de mana convertido e a habilidade que ativa com zumbis faz com que troquemos Salteadora das Ruinas por Vomitador de Peste. Além disso, queremos utilizar menos cópias de Desprezo de Vraska, pois no late game pretendemos roubar as melhores criaturas de nosso oponente! Tomadora de Reféns faz o trabalho ilícito sequestrando as criaturas em jogo de nosso oponente. O Deus, além de seu corpo gigantesco, utiliza as criaturas que foram se empilhando em ambos os cemitérios. Em poucas palavras: Essas ameaças do late game são fortes! É uma estratégia para não ficarmos sem gás.

Com a inclusão do azul, mudam também as opções de side. Sideboard no azul é uma festa! Anula, anula, anula! No primeiro game você conhece o deck de seu adversário, no segundo utiliza as anulações que mais atrapalham a vida dele. Resumindo, o splash no azul te dá acesso às anulações, isso pode ser muito útil contra os decks que dependem de cards específicos. Além disso, abusar das cartas de elevado power level do formato, como nossas multicoloridas pretas e azuis, é uma escolha sempre muito boa.
 
Esse foi o Real Rogues de hoje! Com uma grande variedade de cards competitivos na cor preta, são muitas as possibilidades de listas para se explorar! Dentro das possibilidades da color pie, acreditamos que o azul e o vermelho atualmente tragam as melhores opções de splash. Fazendo uma análise geral, existem muitas opções boas de cards de cmc 2 ou menor. Isso nos ajuda bastante na consistência das estratégias aggro. Na lista do PT ixalan, podemos rebalancear os números, utilizando mais remoções ou cópias de Bontu, a Glorificada. A lista que surpreendeu a competição possui sinergias muito fortes.
 
Quanto aos black splash, graças à variedade de terrenos dual color disponíveis e Nucleo do Eter, torna-se possível splashar em todas as cores. Sob essa perspectiva, o deck pode se adaptar aos fields competitivos, lojas e mesas de cozinha facilmente. O deck torna-se uma combinação de um deck mono color agressivo e simples com as ameaças que melhor destroem seu field. Faça sua escolha, monte sua lista black e assuste seus coleguinhas!
 
Venha para o lado negro da força!
   

Nos vemos no próximo Real Rogues!

Edu
 

Edu Godoy ( chandler)
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
Redes Sociais: Facebook

ARTIGOS RELACIONADOS

Real Rogues! – Tribal Gatos!

VAI CAMBADA!


O Submundo do Modern - White Tron

Uma nova cor para um velho arquétipo!


O Submundo do Modern - Umbral Polymorph

Dois ângulos, dois combos.


Snow White Control

O inverno chega ao Modern!


Por Dentro do UB Reanimator

A escolha para o final da temporada.

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

chandler (14/11/2017 20:46:17)

Obrigado! ^^

jpsubzero (14/11/2017 19:05:04)

deck muito legal!! parabens man!!