Banner LigaMagic
A Batalha do Deserto!
Um Guia para o Pré-Release de Amonkhet!
20/04/2017 12:00 - 4.065 visualizações - 2 comentários
 Banner LigaMagic

 

Saudações WebWalkers! Este fim de semana desbravaremos as terras corrompidas pelo Deus Faraó, entrem no Hekma para ficarem seguros. Aqui dentro eu lhes apresento este artigo com dicas para sobreviver nesse plano e para as provações do Pré-Release de Amonkhet. 
 

Com a nova coleção chegando, novas interações são criadas, e agora a WOTC está liberando artigos em português sobre as mecânicas das novas edições, que vocês podem conferir aqui. Isso me deixou mais livre para focar meus artigos de pré-releases muito mais nas interações dos cards, que nas mecânicas em si.


Então a proposta aqui é criar um miniguia de estudo e análise das situações mais comuns em eventos selados, no caso o pré-release de Amonkhet. Para isso selecionei 7 categorias quais são:

 

 - Versatilidade

 - Vantagem

 - Controle

 - Agressão

 - Evasão

 - Interações 

 - Equilíbrio


Para cada uma delas, selecionei alguns cards para comentar e sempre focando em comuns e incomuns, devido à probabilidade deles virem nos seus pacotes e suas forças em formato selado. Lembrando que essas categorias não são absolutas, e que um card pode se enquadrar facilmente em mais de uma delas, dependendo do ponto de vista. Mas tendo esses passos em mente, você terá por fim um deck sinergético e equilibrado. Mas antes de começar as análises conforme categoria, darei uma pequena introdução com as Habilidades da edição:

 

-Embalsamar, Consequências, Reciclar, Exaurir, Marcadores -1/-1


 - Uma das chaves dessa coleção, é o uso do cemitério como recurso. Embalsamar e Consequências são as habilidades mais diretas envolvidas com ele. Reciclar também permite que você descarte cards em troca de uma compra, o que lhe dá vantagens na mão e status de cards nos cemitérios, como o Dragonete dos Enigmas, que se beneficia de mágicas instantâneas e feitiços.  

 


 - Exaurir é uma mecânica ligada ao combate, cuidado com a hora certa de usar, pois se você não possuir alguma ferramenta que a desvire, a criatura fica inativa um turno, e isso é extremamente desvantajoso. Recomendo que você abuse dessa habilidade basicamente quando tiver vantagem em campo, ou como finalizadora.


 - Os Marcadores -1/-1 possuem interação com alguns cards em específico, além de você invocar criaturas “grandes” por pouca mana (afinal, muitos cards não te obrigam a colocar os marcadores neles mesmos).


Bom, depois dessa introdução, vamos às construções dos decks:

 

Versatilidade
 

Possuir cards que lhe permitam flexibilidade nas decisões de cada turno é importantíssimo, dando a chance que você se adapte melhor a cada situação. E nesse quesito, a equipe de designer de Amonkhet explorou muito bem a mecânica de Reciclar.

 

 

Assistente de Oketra é simplesmente uma das melhores cartas desse selado. Ela permite que você corrija a sua mão no início do jogo, enquanto fica lá quietinha no cemitério apenas esperando pra ser mumificada. Ou então é uma ameaça de corpo médio que chega duas vezes pra atazanar seu/sua oponente. Além de tudo isso, a cereja do bolo é sua evasão com Voar. Se você vai jogar de branco e tem uma ou mais cópias dela, USE-A! Principalmente porque a cor branca não tem acesso a cards de compras extras tão facilmente. 

 

 

Resistencia Sobrenatural é algo que seu ou sua oponente vai sofrer do coração jogando contra: É um truque de combate, é um pump pra aumentar o ataque e finalizar, é uma boia salva-vidas de uma criatura sua, e ainda desencadeia algum efeito de “entrar no campo de batalha” junto com um possível “morrer”. Quase obrigatória em qualquer deck preto que a tenha no pool de cartas.

 


E o último exemplo desta categoria, é o Saurio do Shefet. Ele faz parte de um ciclo de cartas (quando há uma carta para cada cor com o mesmo padrão) que ao se reciclar, você ganha um efeito extra além da compra. Observe esses efeitos e pondere se há a necessidade de usá-los, ou guardar o card na mão, sempre pense na Vantagem que você terá sobre seu/sua oponente nas decisões que tomar.


Vantagem


Vantagem em jogo pode ser entendida de muitas maneiras, a mais básica seria a quantidade de recursos que você possui em relação a/ao oponente. Em uma situação equilibrada, ambos têm acesso às mesmas quantidades de recursos. Porém, seu objetivo é justamente fazer a balança pender positivamente para você, buscando estar sempre à frente (Pense em algo como 2 por 1).

 

 

Iniciada Canalizadora é um card raro, portanto talvez você não a veja tanto por aí. Porém, ela é um exemplo bem simples para entender um tipo de vantagem fundamental em selado: a presença em campo. Ela acelera seu jogo, trazendo suas criaturas grandes logo de uma vez ao campo de batalha, além de corrigir os recursos de mana colorida. E por fim, termina como uma criatura 3/4, ou seja, uma presença excelente de algo que caiu cedo no seu jogo por 2 manas.

 

 

Incitador da Sede de Sangue é um exemplar do que o vermelho faz de melhor para ter vantagem: atacar rápido! 1 mana 1/1 que pode começar reduzindo os pvs inimigos, e depois quando bloqueadores o impedirem, ele fica lá dando ímpeto pra suas outras ameaçar, e sem custo extra além de virar.
 

    
Os dois cards acima (ou quatro) são exemplos de que os recursos não necessariamente têm de vir diretamente da sua mão (opa! Também temos Embalsamar!). O cemitério está extremamente presente nessa coleção e ele será uma fonte valiosa de meios que te deem vantagem e que Controle o jogo ao seu favor.


Controle


Se você está em vantagem, é porque você tem o controle do jogo. Ele pode ser conquistado, basicamente, de um jeito mais pró-ativo (dominando rapidamente o campo e trazendo ameaças atrás de ameaças), de um jeito mais reativo (respondendo aos movimentos adversários, e travando o jogo dele/dela), ou um misto desses dois processos. E as cartas mais óbvias para qualquer situação de controle são: Remoções!!
 

 

Note que os exemplos acima lidam com criaturas sem a possibilidade de se usar Embalsamar. Portanto, tenha em mente que as remoções devem ir ao alvo certo e na hora certa! Às vezes é mais vantajoso levar uns pontos de dano na vida, do que gastar uma remoção com algo que seja possível lidar logo depois. Pense sempre em jogadas à frente.

 

Afinal, controlar o campo serve tanto para se proteger, quanto para achar caminhos abertos ao ataque e Agressão nos pvs adversário.

 

Agressão


O jeito mais comum de se ganhar uma partida de MTG é reduzir a vida oponente a 0, atacando com suas criaturas.
 

 

Dois exemplos de criaturas BEM “ogras” nesse formato: o Brigao da Ira Sanguinaria cai cedo em campo marcando presença a agredindo, e ainda permite que você descarte algo com Embalsamar ou Consequências, compensando a desvantagem dele.Behemoth Escamoso é uma bomba com um dos maiores corpos deste selado e... RESISTÊNCIA A MAGIA!! Quase nada vai tirar ele de campo, uma vez que ele esteja lá. Porém, de nada adianta ter esse corpão e ser bloqueado por uma fábrica de criaturas 1/1, por exemplo. Daí a importância da Evasão.
 
Evasão


Evasão é a maneira que suas criaturas têm de desviar dos bloqueadores e atingir os pontos de vida adversário. A forma mais clássica e mais forte de evasão é a habilidade de Voar.

 


E existem outras formas como Ameaçar e Atropelar, além de cards com suas próprias habilidades e condições específicas:
 

     
Perceba que nos próprios exemplos acima, existem pequenas combinações que já podem ser feitas durante o jogo. Por exemplo seu/sua oponente pode bloquear o Minotauro Amaldiçoado com duas criaturas achando que seu ataque não funcionará, você lança um Forca Imensa e frustra os planos da pessoa!


Esses pequenos truques são exemplos das Interações que seu deck deve fazer, a fim de conquistar uma sinergia própria e rodar sem problemas durante os jogos.

 

Interações


Imagine seu deck como uma grande máquina, onde cada carta é uma engrenagem que vai girando e trazendo seus objetivos à tona. Uma peça sobressalente é uma peça inútil, que mais vai atrapalhar que ajudar. Portanto, sempre selecione seus cards com base no que eles possam te ajudar e potencializar seus planos e ações de jogo.

 


     

Por exemplo: Amonkhet traz um ciclo de Provas e Cártulas, cartas que interagem entre si já premeditadamente. Com Prova da Ambicao e as Cártulas preta e vermelha, mostradas acima, você já ganha um perfil totalmente agressivo para o seu jogo. Combine diferentes Provas e Cártulas para perceber como a interação delas trará um ou mais pontos a serem explorados.
 

E continue nesse raciocínio para encaixar as cartas certas com os propósitos certos.
 

         
    
Mumia de Treino e Golpe Sincronizado, além seus custos benefícios padrão (uma criatura 3/3 por 4 manas e uma mágica instantânea que aumenta suas criaturas por 3 manas) podem desvirar suas criaturas com Exaurir, que não desvirariam normalmente. Gemeos de Coracao-puro e Rapace dos Campos de Batalha funcionam para cada criatura além, e não somente eles, que sejam exauridas. Imagine o estrago se você conseguir atacar com ambos, exauri-los, e ainda torná-los alvo do Golpe Sincronizado!


Abuse ao máximo das interações que propor no seu monte de cartas. Essa coleção trabalha muito com Descartes e Cemitérios, como já dito antes. Então não necessariamente descartar seja uma coisa ruim, há cards que se beneficiam com esse mecanismo também.
 

             

Por fim, a interação proposta na coleção que exigirá cuidado ao se manejar é a colocação dos Marcadores -1/-1. Combinar uma criatura, como Ammit Funesto, com outra que consiga se livrar dos marcadores (Exemplo de Forca, por exemplo), pode ser uma situação bem feliz, mas tome cuidado! Enfraquecer demais seu próprio jogo e ficar a mercê do campo oponente pode ser bem desagradável.
 

        
     

Nossa quanta informação, Bracco!! Até parece que eu vou decorar tudo isso para o pré! Nem eu que escrevi vou decorar tudo isso, mas eu tenho a noção. E é isso o mais importante: que ao abrir seus boosters e separar sua pool de cartas, você tenha noção do que avaliar e o que fazer com elas para jogar.


Ai que entramos no nosso último tópico, Equilíbrio.

 

Equilíbrio
 

Equilíbrio é tanto no balanceamento do seu deck, quanto mental mesmo. Organize-se, fique calmo/a, estude os cards na galeria da coleção para não ser tudo surpresa nem informação demais de uma vez. Sua cabeça deve estar o mais tranquila e com o maior espaço possível para pensar apenas na dinâmica das cartas, e não ficar decorando cada uma individualmente lá na hora.


Separe as cartas tiradas por cor e custo de mana, algumas raras e míticas podem realmente definir o jogo para você, mas pense que uma comum bem colocada é melhor do que tentar mil malabarismos para encaixar uma bomba de alguma cor sem base.
 

Todo pré-release você recebe junto com a caixinha um guia básico de como balancear o deck, com sugestões de terrenos, criaturas e outras mágicas, pois o ideal é que se faça algo todo turno. Caso você não tenha experiência, leve as dicas desse folheto em extrema consideração. 

 

Conclusão
 

Seria possível analisar carta por carta dessa edição? Seria! Mas haja tempo e espaço.
O mais importante de tudo é compreender que cada cor dentro do seu arquétipo seguirá certos padrões. E a intenção desse novo formato de artigo é analisar esses padrões em cima das habilidades da coleção, e principalmente, as cartas que mais verão jogo durante o pré-release.


Então qualquer dúvida ou colocação, deixem nos comentários que vamos conversando juntos sobre as análises. 
 

Lembrem-se de estudar as mecânicas, e a galeria de cards, e bom pré-release!!!!!
 

Felipe Bracco ( Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 24/04/2017 15:54:07
Felipe, venho aqui deixar meu agradecimento pelo seu trabalho. Pois após seu texto e ver suas dicas e a forma de enxergar o jogo que você coloca, meu desempenho melhorou muito nesse pré-release. Continue escrevendo! Abraço.
(Quote)
- 20/04/2017 19:36:19
Boa!
Últimos artigos de Felipe Bracco
4.914 views
Guia de Selado: Os Fora da Lei de Encruzilhada do Trovão
Curvem bem e preparem remoções!
4.914 views
Há 6 dias — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: Assassinato na Mansão Karlov
Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
4.695 views
Guia de Selado: Assassinato na Mansão Karlov
Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
4.695 views
01/02/2024 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: As Cavernas Perdidas de Ixalan
Dinos, piratas, explorações subterrâneas e muito mais! Ixalan está de volta cheia de mecânicas e cards incríveis.
6.592 views
Guia de Selado: As Cavernas Perdidas de Ixalan
Dinos, piratas, explorações subterrâneas e muito mais! Ixalan está de volta cheia de mecânicas e cards incríveis.
6.592 views
09/11/2023 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: TERRAS SELVAGENS DE ELDRAINE
Um guia para você chegar com tudo nos eventos de pré lançamento!
9.028 views
Guia de Selado: TERRAS SELVAGENS DE ELDRAINE
Um guia para você chegar com tudo nos eventos de pré lançamento!
9.028 views
01/09/2023 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média
Os eventos de pré lançamento acontecem este final de semana por todo Brasil!
9.017 views
Guia de Selado: O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média
Os eventos de pré lançamento acontecem este final de semana por todo Brasil!
9.017 views
15/06/2023 10:05 — Por Felipe Bracco