Modern Deckbuilding - O problema da carta extra
21/10/2016 08:00 - 4,671 visualizações - 20 comentários

No último Modern Deckbuiding...

 

No último artigo da coluna...

 

Artigo baseado nos livros: Next level Magic e Next level Deckbuilding.

 


Muitas vezes quando jogamos, tanto no for fun quanto no modo competitivo, nos deparamos com a dura realidade de que temos mais do que 60 cartas em nosso deck (ou mais que 40 no caso de selado/draft). Podemos simplesmente não ligar e utilizar 64 cartas, por exemplo, mas em geral a comunidade de magic é bem pragmática sobre esse assunto: 60 cartas e ponto final. Nem mais, nem menos.


Será que isso é apenas um costume passado por gerações de jogadores de magic, sem fundamento? Ou isso realmente pode nos ajudar a melhorar nossas listas? Existem alguns casos em que utilizar mais cartas pode ser “perdoado”? 


Começando do básico, vamos fazer uma análise (bem grosseira mesmo) de dois decks um com 60 cards e outro com 120. Ambos terão a mesma porcentagem de lands 40% (como um deck T2 comumente teria). Ou seja, um deck de 60 cards com 24 lands e outro de 120 com 48 lands. 


Será que ter a mesma porcentagem de lands nos garantem compra-las na mesma porção?
 

Para esse exemplo vamos supor que você abra uma mão com 2 lands e 5 mágicas, e não queremos perder nosso terceiro land drop. Supondo que estamos no play, temos exatamente 2 draws para encontrar a land. 
 

Vou me utilizar de probabilidade do ensino médio aqui: como querermos encontrar 1 land em dois draws vamos calcular a chance de não comprar a land e subtrair de 100%.


Assim:
 

deck de 60 cartas:
 

1 – (31/53)*(30/52) = 0.6626
 

Deck de 120 cartas:
 

1 – (67/113)*(66/112) = 0.6506


Ou seja, temos uma perda de pouco mais de 1% na chance de não “zicarmos” de mana. 
 

Primeiramente 1% não parece tanto assim, porém se pretendemos vencer um campeonato longo como um GP, ou mesmo uma final de Circuito Ligamagic, devemos sempre jogar para maximizar nossa chance de vitória. A partir dessas pequenas margens é que ficamos muito à frente de jogadores despreparados. 

 

Em segundo lugar, essa conta foi feita de maneira grosseira, ou seja, consideramos as lands em proporção. Nós nem pensamos em cor de mana em caso de decks de duas ou mais cores, ou então em cards específicos. Cards específicos, em que podemos ter no máximo 4 cópias no main deck, se nosso deck tem 4 dele, como faremos com o de 120? É impossível 8 cópias da mesma carta no deck, logo, se quisermos a mesma proporção vamos nos ver obrigados a procurar cartas semelhantes para o trabalho.
Por exemplo, se queremos utilizar 4 Path to Exile no primeiro, o segundo precisa ter 4 Path to Exile e mais 4 cartas correspondentes, como por exemplo, Condemn, ou então Declaration in Stone. Pode até ser que essas cartas sejam fortes, mas elas são inferiores a Path no metagame modern. Então nos vem a pergunta, será que vale a pena colocar cartas abaixo do poder esperado em nosso deck? 

 

Com esse espírito, vamos utilizar uma filosofia trabalhada por Patrick Chapin em seu livro “Next Level Deckbuilding”, listar nossas cartas de melhor até a pior carta (aqui o conceito de melhor e pior carta estão firmemente ligados ao meta atual que você se encontra). Como somos obrigados a montar um deck de no mínimo 60 cartas, toda carta a partir da 61º piora nosso deck de maneira que ela nos faz ter menos chance de comprar nossas melhores cartas. 

 

Por exemplo, em um metagame onde a maioria das criaturas são x/4, Lightning Bolt não é bom como remoção, apenas é um bom burn  Em um caso assim, usar o Lightning Bolt é saber que ele não matará muitas criaturas, ou seja, quando eu quiser matar algo, é melhor outra carta como remoção no lugar de Lightning Bolt, porque essa outra remoção será melhor.

 

Através desse método, somos capazes de a cada corte melhorar nosso poder médio de nossas cartas, e assim melhorar nossas porcentagens de vitória. Colocando sempre o card que queremos adicionar à lista ao lado das outras opções que temos já na lista.


Eu sei como é difícil encarar a dura realidade e cortar aquela última carta que falta, mas se forçar a fazer isso nos faz melhorar na hora do deckbuild, e por consequência ficamos com chances melhores nos campeonatos.


Casos perdoáveis
 

Ao longo da história tivemos alguns decks que apareceram, quebraram essa regra, e mesmo assim foram bem-sucedidos. Vamos ver alguns e entender o motivo de quebrar a regra das 60 cartas.

90 cards Living end de Travis Woo – você pode verificar a lista e o seu texto original aqui: 

 

Qual a motivação de pegar um deck de 60 cards e aumentá-lo para 90? 


Lembra que eu disse que temos menos chance de comprar nossa melhor carta? Bom, por essa lógica também diminuímos a chance de comprar a pior de todas (que no caso é o Living End, pois nunca queremos compra-lo e mesmo assim não podemos cortar, pois nossa estratégia gira em torno dela). 

 

Asim, usamos várias cartas equivalentes as do deck de 60 cartas apenas para completá-lo de maneira a diminuir nossas chances de comprar o Living End.

 

Battle of wits 
 

Battle of wits
5348 visualizações
18/10/2016
R$ 8.895,95
R$ 13.296,83
R$ 74.759,62
5348 visualizações
18/10/2016
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (44)
4  Ancião da Tribo Sakura  2,61
3  Barreira de Raízes  0,14
3  Desprezador de Mágica 30,99
4  Lodo Necrófago  9,45
4  Mago da Conjuração-relâmpago  189,90
4  Tarmogoyf  169,99
4  Centaura-caçadora de Crufix   11,99
4  Informantes de Cozinha   5,10
1  Testemunha Eterna   6,90
4  Baloth Obstinado   3,50
2  Thragueopresa  5,75
2  Godo, Bandido Senhor da Guerra  2,00
1  Máquina a Vorme Espiralado 70,00
1  Elesh Norn, Cenobita-Mor   59,42
1  Vorme Panglacial   5,89
1  Terastodon   1,48
1  Iona, Escudo de Emeria    39,70
Mágicas (102)
4  Delir 0,25
1  Esguicho de Magma 0,06
4  Explodir em Raios 0,25
4  Golpe Ardente 0,99
1  Pilar de Chamas 0,07
4  Raio 7,14
3  Reivindicação da Natureza 0,14
1  Renascimento Pernicioso 12,37
4  Truque de Mãos 2,95
4  Visões do Soro 8,91
4  Amuleto Izzet  0,75
4  Ao Norte  0,50
4  Busca Longínqua  0,95
2  Combustar  0,11
4  Crescimento Exuberante  0,09
1  Diglamirizar  0,10
4  Explorar  0,39
2  Fuga de Mana  0,20
2  Negar  0,05
2  Pergaminho dos Mercadores  9,90
4  Piroclasma  0,20
1  Revogar   0,07
4  Buscar pelo Amanhã  0,10
1  Chuva de Escórias   1,49
1  Controfluxo   1,14
4  Desmembrar   7,80
1  Eletrolisar   0,43
3  Esguicho de Fogo  0,75
4  Fúria dos Deuses   4,00
1  Pesquisa Compulsiva  0,20
4  Comando Críptico    81,00
1  Corrosão Rastejante   3,15
4  Dádiva Retirada  3,91
4  Metapaisagem   49,90
1  Tempestade Estilhaçadora   2,27
1  Ritos de Desenterro  0,20
4  Revirar o Tempo   0,99
Artefatos (6)
2  Explosivos Fabricados 69,95
4  Crânio-Marreta 43,20
Encantamentos (4)
4  Batalha de Raciocínio   0,15
Terrenos (100)
2  Aldeia nas Copas0,99
1  Boca de Ronom1,06
4  Bosque Alagado18,95
4  Bueiros de Vapor43,86
4  Catacumbas Verdejantes159,90
4  Charco da Procriação37,99
2  Confim Tectônico3,50
4  Contraforte Arborizado98,90
1  Cripta de Sangue33,00
4  Delta Poluído90,00
4  Desfiladeiro da Linha de Cobre49,75
1  Farol Desolado0,87
4  Floresta Tropical Nebulosa170,00
6  Floresta da Neve2,31
1  Fonte Santificada27,00
1  Fundição Sagrada32,99
5  Ilha da Neve3,75
1  Jardim do Templo22,90
4  Lago Alpino Fervente329,90
4  Lamaçal Ensangüentado100,00
4  Meseta Árida144,00
2  Montanha da Neve3,55
4  Praia Inundada80,00
4  Ravina Enfurecida8,90
4  Solo Pisoteado35,00
1  Túmulo Aquático45,63
4  Templo da Epifania5,73
4  Templo do Abandono2,61
4  Templo do Mistério6,00
1  Toca do Lobo de Kessig10,00
1  Tumba Abandonada23,49
4  Urzal Ventoso34,90
2  Valakut, o Pináculo Derretido40,00
256 cards total

 

Novamente temos o caso de um deck que é voltado para uma carta em específico que nos faz mudarmos nosso deckbuilding. A carta Battle of Wits nos obriga a jogar com um deck de mais de 200 cartas para podermos nos aproveitar de seu imenso poder. 

 

No caso desse deck, nós ainda temos um plano bem definido, mas tentamos aumentar o alcance de nossas opções. "Quero rampar", então usamos 4 de cada ramp possível. "Quero remoções globais", 4 de cada. Assim chegamos ao número de 200 cartas, mas ainda com algo bem definido. Não discutimos aqui se Sakura-Tribe Elder é melhor que Wall of Roots, nós usamos ambas.


Outro bom exemplo para essa discussão é o jogador francês, Gabriel Nassif – famoso por usar decks de mais de 60 cartas, basta procurar por ele na internet que você vai achar alguns de 61-68 cartas. 
 

Por que ele faz isso? Melhorar a mana-ratio do deck geralmente. Por exemplo, nos controles do T2 que ele jogava, ele queria utilizar 44% do deck de lands. O motivo dessa escolha é algo totalmente pessoal. Ele acreditou que 27 lands dentre 61(44,2%) seria melhor que 26 de 60 (cerca de 43%) ou mesmo 27 de 60 (45%).

 

 

Uma conclusão rápida do que vimos:

 

- Utilizar mais de 60 cartas geralmente é um erro pois pioramos nosso deck aos poucos.
- A perda marginal de probabilidade de comprar as melhores cartas pode chegar a nos custar jogos
- Se obrigar a cortar cartas acaba melhorando suas skills de deckbuilding
- Se quiser utilizar mais do que 60 cartas é melhor ter um bom motivo para tal

 

Fontes de pesquisa e recomendação de leituras:

 

Livros do Patrick chapin: Next level Magic e Next level deckbuilding
61 cards, por Patrick Chapin

Frank analysis is playing more than 60 cards always a bad idea
Justificando um deck de 61 cards no Standard
The extra card fallacy 2

 

Keep it or Mull it
 

Link do último keep it or mull it

 

Vimos uma mão de um deck Safado  combo do modern que pode chegar a combar nos primeiros turnos do jogo. 

 

Já contei para vocês semana passada o que eu fiz na match:

 

"No caso desse game em especifico, eu estava em um FNM e optei por keepar essa mão. Tinha vencido a primeira e tive preguiça até de pensar (semana que vem posto uma resposta do que acharia correto competitivamente).


Ele fez turno 1: Urza's Tower e Chromatic Star.

 
Eu comprei mais uma land e fiz turno 1:Blackcleave Cliffs e Faithless Looting, que comprou outra land e um Goryo's Vengeance. descartei Borborygmos Enraged e uma land. 


Turno 2: Ele faz: Urza's Mine, sacrifica a Chromatic Star  e usa Sylvan Scrying para pegar a peça faltante para o Tron..
 

Meu turno 2: Faço uma Montanha, uso Goryo's Vengeance para Borborygmos Enraged com ele full tap, bato na cara dele indo a 13, revelo 2 lands no trigger dele e descarto todas as lands na cara dele. GG easy turno 2 com uma mão péssima. "

 

Bem, keepei a mão, mesmo com 5 lands e venci o jogo, para vermos o quanto a match é boa para o Griselshoal. Mais calmamente penso que como a match é muito boa, é melhor mulligar e encontrar uma mão mais robusta. 
 

Mas sinceramente não acho tão errado keepar essa mão, o Faithless Looting te dá acesso a 4 novas cartas apenas por ele. E mesmo que o oponente faça uma Relic of Progenitus no turno 1, eu abro de fetch e Faithless Looting, descartando mais cartao, para se livrar do Faithless Looting ele teria que estourar a Relic of Progenitus, o que não seria mal negócio para mim. 

 

Para essa semana: 


Vamos aproveitar o tema do artigo e utilizar o deck do travis woo - 90 card living end

90 card Living End, por Travis Woo
Por Ruda
4974 visualizações
21/10/2016
R$ 2.717,88
R$ 3.973,92
R$ 7.996,71
4974 visualizações
21/10/2016
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (36)
4  Espírito-Guia Símio  7,29
4  Mago Fulminador   29,98
4  Arquitetos do Arbítrio   0,17
4  Brutamontes da Bruma Vítrea   0,06
4  Carabídeo Monstruoso   0,20
4  Minotauro do Tiro Mortal   0,20
4  Eremita Pálido   0,17
4  Saltador Ígneo   0,08
4  Tecelã da Selva   0,10
Mágicas (16)
4  Morte Vívida64,90
4  Fera Interior  3,75
4  Surto Violento   1,98
4  Temor Demoníaco   0,38
Encantamentos (4)
4  Súplica Ardente   1,12
Terrenos (30)
1  Bueiros de Vapor43,86
2  Catacumbas Verdejantes159,90
1  Charco da Procriação37,99
1  Cidade de Bronze16,00
1  Colunata Celestial52,00
1  Cripta de Sangue33,00
1  Floresta0,00
2  Floresta Tropical Nebulosa170,00
1  Fonte Santificada27,00
1  Fundição Sagrada32,99
1  Ilha0,00
1  Jardim do Templo22,90
2  Lago Alpino Fervente329,90
2  Meseta Árida144,00
1  Mina de Pedras Preciosas44,00
1  Montanha0,00
1  Pântano0,00
1  Planície0,00
2  Planície Pantanosa100,00
1  Pomar Proibido11,90
1  Sacrário Ateísta33,00
1  Solo Pisoteado35,00
1  Túmulo Aquático45,63
1  Toca do Lobo de Kessig10,00
1  Tumba Abandonada23,49
86 cards total

 

Estamos com a seguinte mão, no draw contra um deck desconhecido:



 

E aí ? Keep ou mull?
 

E no caso de estarmos na play? Mudaria sua decisão?

 

Até semana que vem.


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Comentários

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VIP STAFF Blitkun (24/10/2016 19:47)

As regras de deckbuilding exigem no mínimo 60 cartas no deck para Constructed, mais 15 cartas no Sideboard no máximo. Não existe máximo, contanto que você consiga embaralhar o deck sem assistência de máquinas ou outras pessoas.

Em limited, o mínimo é de 40 cartas. Sideboard não tem tamanho fixo, e inclui todas as cartas que não estão no seu deck.

Lindemann (24/10/2016 19:41)

Como assim? Sou newb, decks de 200 cards, pode isso ???!
Não eram até 60 main e 15 side, apenas? Agradecido desde já !

Hollow (22/10/2016 13:10)

Sobre o possível mulligan, essa mão não é ideal, mas é bem decente. Pra mim, a falta da Dryad Arbor realmente enfraquece bem a mão. Se o deck do oponente não usar criaturas, como Ad Nauseam, complica bem. Falta também um pouco de interação. Mas a mão está decente. Eu keeparia, inclusive porque num deck de 90 cartas, mãos redondinhas devem ser mais improváveis.

Hollow (22/10/2016 13:05)

Difícil crer que não seria melhor ainda com 60.

jonvianna (21/10/2016 22:47)

keepa obvio, um living end a menos e 2 cascatas na mao ja...

edutsubaza (21/10/2016 18:42)

Ah se não ficou claro eu keeparia.

Juggernow (21/10/2016 17:49)

Essa matemática aí é tudo bobagem. Eu gosto sempre de jogar com 62 cartas e os decks ficam bons

ronnepa (21/10/2016 16:31)

keepo muito fácil. quem mulliga uma mão dessas nunca jogou de living end...

Jow16 (21/10/2016 15:28)

O que aconteceu com o artigo do affinity?

Bruno18oficio (21/10/2016 15:06)

Mull sem pena em qualquer das duas situações.

bluemaster (21/10/2016 14:13)

POR ACASO NO FALLACY DEU PRA ENTENDER MELHOR.

VIP STAFF Blitkun (21/10/2016 14:04)

Especificamente o artigo "The Extra Card Fallacy 2" (link disponibilizado nas fontes) explora várias combinações de lands em decks de 60 e 61 cartas, e por meio de gráficos dá pra perceber o distúrbio nas probabilidades (o "vão" entre as linhas). Sempre vai se tratar de um impacto marginal, mas vale lembrar que esse pequeno impacto vai repercutir a cada draw ao longo da partida inteira.

VIP STAFF gabriell86 (21/10/2016 13:56)

Eu usei a proporcionalidade maior para escrachar os resultados. Mas em geral cada carta a mais que colocamos fazemos um pequeno distúrbio em nosso deck. O calculo a ser feito segue o mesmo princípio do feito no artigo.
Vamos supor um deck de 24 lands, um com 60 e outro com 61, novamente abrimos uma mão de 2 lands, na play e queremos comprar a terceira land a tempo (eu uso esse exemplo, mas pra qualquer um serve. Se quiser descobrir a chance de comprar uma carta específica substitua pelo número de cópias que tiver do card).

60: 1 – (31/53)*(30/52) = 0.6626
61: 1 - (32/53)*(31/52) = 0.6400

Nesse caso temos a proporção diferente de lands e isso nos fez perder pouco mais de 2% nas chances de comprar uma até o terceiro turno.
Realmente é bem diferente do que colocar o dobro de cartas, mas vemos que probabilisticamente foi até pior no quesito "não zicar".
A grande problemática é a seguinte: Por que utilizar um deck não otimizado se posso utilizar um otimizado?
Apesar das probabilidades serem "pequenas" é através dessas pequenas margens que maximizamos o nosso número de vitórias.

Espero que tenha sido claro! Qualquer dúvida basta perguntar!

bluemaster (21/10/2016 13:37)

ENTENDI SUA IDEIA MAS FIQUEI SEM SABER A GRANDE PROBLEMÁTICA DE COLOCAR SÓ 1 OU 2 CARDS A MAIS..... VISTO QUE A PROPORCIONALIDADE QUE USOU FOI COLOCAR O DOBRO DE CARTAS. QUE É BEM DIFERENTE DO POR UM CARD A MAIS OU ATÉ DOIS.

VIP STAFF gabriell86 (21/10/2016 13:28)

O rudá que fez a lista pra liga, mas é a mesma do Travis woo... na hora que ele passou deve ter faltado alguma carta, pois eram pra ser 90 e nao 86...

max_goblin (21/10/2016 13:01)

Concordo.
Só achei bizarro a lista de 86 cards sem UMA dryad arbor.. Essa mão seria muito mais interessante com uma dryad para puxar com a verdant e garantir o cascade u.u

vharch (21/10/2016 12:28)

Keeparia fácil. Você tem um cascade (mesmo sendo o piorzinho dele), 2 draws extras curvados e a mana para fazer o que precisa. E como plano backup, você ainda pode suspender o Living End (não é a melhor coisa do mundo, maaaas...)

M0ntanha (21/10/2016 11:36)

Eu keepo essa mão novamente (não sei pq os teóricos aqui mulligan tanto, vide a mão do bororygmo do artigo anterior, se mulligassem metade disso do que falam aqui eu jogaria todos os jogos contra oponentes de 5 cartas na mão), apesar de ser uma mão com 6 cartas eu não vou arriscar vir uma mão pior só pra dar um scry.

edutsubaza (21/10/2016 10:48)

Realmente é uma mão muligável, pois o Dread é o pior cascade pois é condicional; Mas perceba que você está curvado. É uma mão de 6 cards mas os 6 são 9 em potencial.

Vejamos.

Verdant, pantano, cicla o arquiteto.
Arid, montanha, Cicla o o minotauro e mais um cicling se tiver comprado
Igneus, cicla um pantano, coloca em jogo e cicla mais alguma coisa que tiver comprado.
Dread na critura do oponente e voltamos com um ponder e 5 de dano na fuça do oponente. no mínimo com a possibilidade de mais 11 na volta fora (possíveis cicles)

É uma senhora mão para jogar um g1, mesmo com um card a menos na mao.

VIP STAFF Blitkun (21/10/2016 10:34)

Gostei bastante do artigo - muito embora ache que o problema da "carta a mais" aconteça muito mais vezes em Limited (meus decks quase sempre saem com 41~43 cartas) do que Constructed. Todo modo, adorei as curiosidades sobre o Gabriel Nassif (não sabia dessa preferência dele) e relembrar o 90-card Living End :D
Grande abraço, keep it up - obrigado por partilhar essas idéias conosco!

r497 (21/10/2016 10:12)

Eu mulligaria essa mão. Vc tá com um deck de 90 cartas e na sua mão tem a única que você não quer comprar de forma alguma. É praticamente uma mão de 6 cartas já.
Indo a 6 vc não tá perdendo muita coisa e ainda tem um scry pra poder ajudar em uma eventual necessidade de correção da mão.