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VINTAGE DESVENDADO nº4: Analisando Betrayers of Kamingawa
Toda vez que sai uma coleção nova, todos os jogadores de todos os formatos ficam se perguntando quais cartas daquele bolo irão se destacar, quais irão direto para o lixão, e quais cartas se encaixam nos seus decks preferidos. É nesse sentido que, a partir de [i]Traidores de Kamingawa[/i], eu vou tentar fazer uma humilde anál..
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23/07/2005 01:28 - 4.381 visualizações - 29 comentários
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Toda vez que sai uma coleção nova, todos os jogadores de todos os formatos ficam se perguntando quais cartas daquele bolo irão se destacar, quais irão direto para o lixão, e quais cartas se encaixam nos seus decks preferidos.
É nesse sentido que, a partir de Traidores de Kamingawa, eu vou tentar fazer uma humilde análise das cartas de cada set, tentando observar quais delas poderão conseguir seu espaço no formato com o maior número de cartas de todos e, portanto, o mais complexo deles.

Oscar Tan é um escritor conhecido pela sua enorme "Control Player’s Bible" e por suas análises de cartas de coleções novas. Para fazer essas análises, ele recorre a dois critérios que indicam se a carta vai ser jogável ou não:

1 ) É uma carta mais eficiente do que a atualmente usada?
2 ) A carta faz alguma coisa que nenhuma outra carta faz? Se sim, é jogável?


Eu vou usar esse dois e mais um, uma espécie de filtro em um metagame tão exigente como o do Vintage.

3 ) Ela contribui para algum arquétipo atual, tornando-o mais competitivo? Ou permite a criação de um novo arquétipo competitivo?

Também vou dar uma nota pra cada carta. A nota não representa se a carta é boa ou ruim, mas suas chances de ser jogada no formato. Uma espécie de síntese dos critérios acima.



Não irá jogar no formato.


É uma versão piorada de alguma outra carta, mas pode jogar em algum deck.
Pode até ser usada no futuro, mas é muito improvável.


É uma boa carta, mas não é uma inclusão automática em nenhum arquétipo.
Pode ser usada em um ou outro deck.
Uma carta com habilidade nova, mas difícil de ser usada efetivamente
Pode vir a ser uma carta útil no formato.
Ou seja, pode jogar muito ou ser um fiasco.


Carta muito boa. Pode vir a ser usada em mais de um deck.
Pode vir a se tornar uma carta padrão do formato
Será jogada no formato contribuindo para decks atuais e/ou substituindo alguma carta importante.


Permite a criação de um novo arquétipo competitivo
Torna um arquétipo já existente muito mais competitivo, Tier 1 ou perto disso.
Broken. Pode vir a remodelar o formato.


A carta poderá contemplar todas as características de sua nota, mas poderá também cumprir apenas algumas ou até uma delas. Por exemplo, se for uma carta absurda, mas que não permite a criação de nenhum arquétipo novo, ela mesmo assim receberá suas merecidas 5 estrelas. (obs: ninguém liga de eu usar as estrelas da Ligamagic né? Achei até que ia ser mais legal pra ser uma espécie de padrão...)

Sem mais, vamos a elas:

CRIATURAS



Chisei, Heart of Oceans
O fato de funcionar bem com Cumulative Upkeep não pode ser uma vantagem para Chisei, já que Cum. Upkeep nunca foi usado. Mas quem sabe? É um efeito interessante, que pode ser desvendado um dia. Mesmo assim, seu custo é um pouco alto demais p/ Vintage.




Hokori, Dust Drinker
Agora Survival of the Fittest tem Winter Orb à mão. E é isso.




Isao, Enlightened Bushi
Uma nova Jibóia? Melhor que Troll Ascetic? Com certeza não. Não vou nem comparar com Jibóia, mas Isao é mais "splashable" do que o Troll. Talvez um Worse than Fish use no lugar de alguma coisa, mas é difícil esse bicho jogar. O bushido e a regeneração são bons num ambiente que cada vez mais usa a fase de combate. Ser lenda é um problema, mas quem iria usar mais do que 2 desses?




Kira, Great Glass-Spinner
Se você realmente precisa proteger suas criaturas, use Lightning Greaves. É mais barato, incolor e tem ímpeto bônus. Mais uma vez, isso só será útil com Survival.




Ninja of the Deep Hours
Esse Ninja só será usado, se for, em Fish. Ele é um Ofídio sem evasão (exceto na primeira) e, quando tem evasão, provoca uma tempo loss absurda. A única ocasião em que isso não acontece é quando você volta uma Cloud of Faeries pra mão. Além do mais está ao alcance de um Fire/Ice ou um Lava Dart.
É possível que se tire Curiosity do Fish e coloque isso. O tempo loss que ele provoca é um drawback menor do que a card advantage pro oponente que destruir um bichinho curioso. Além do mais, o Ninja é incounterável, tendo sinergia extra com Standstill.




Mistblade Shinobi
Se você pensou em usar isto, use Echoing Truth no lugar. Se você precisa de uma criatura que faça isso, é provável que Waterfront Bouncer seja melhor. Afinal o Mistblade só bate 1 vez: quando desce com Ninjitsu. Depois a habilidade dele nunca mais ai ser útil. Aliás, até Unsummon é melhor.




Skullsnatcher
Boa carta de apoio. 2 de custo por 2 de poder. É mais "splashable" do que Withered Wretch, apesar de ser pior. Um desses bem cedo pode atrapalhar decks baseados em cemitério.




Toshiro Umezawa
Esse tem potencial. Apesar de ter uma condição de ativação nojenta pra T1, o formato com menos criaturas de todos, é uma habilidade que não pode ser desconsiderada. Suicide Black vai usar com certeza, afinal isso duplica Editos, Contagions e etc.
Mas, um dia, alguém ainda vai fazer miséria com isso, Forbidden Orchard e algo como Sharpshooter. Mas não acho que irá fazer alguma diferença no formato agora, além de que seus 2 pretos no custo atrapalham bastante.
Não quer dizer que vá jogar, mas qualquer coisa que lembre, mesmo que de muito longe, Yawgmoth’s Will, é de merecer respeito.

ENCANTAMENTOS



Genju of the Falls / Genju of the Spires
Acho que os melhores Genjus são esses 2. O azul provavelmente irá substituir Faerie Conclave em algumas builds de Fish, dado que o Conclave é quase inútil num ambiente de Wastelands. Os Genjus verde e preto poderão ver jogo em ambientes unpowered, em seus respectivos decks mono-color.
O vermelho e uma Ball Lightning "splashable" mas sem trample. Como T1 tem pouca criatura mesmo, talvez jogue.
Lembrando que os Genjus tem ímpeto (se você encantar uma land que entrou no turno passado).




Threads of Disloyalty
Substituto imediato e mais acessível de Old Man of the Sea, pode roubar Welders, Xantid Swarm, Gorilla Shaman, Lavamancer, etc, etc, etc. E não tem enjôo de invocação como o Old Man.
O único problema é que, como os ex-usuários de Old Man já notaram, Lava Dart e Fire/Ice são bem melhores para lidar com pequenas criaturas.

ARTEFATOS



Orb of Dreams
Talvez a primeira carta que chamou a atenção na coleção. O custo sedutor de 3 incolores já diz onde ela pode ser usada. Resta saber se ela é um melhor "lock component" do que Tangle Wire.
Talvez seja usada se 3sphere for restrita, ou talvez entre em pares nos atuais Stax. Arma contra combo ela não é, já que CotV, Sphere of Resistance e a própria 3sphere são beeeeem melhores.
Para maior discussão sobre essa carta entre aqui.




Ornate Kanzashi
Com todos os decks hoje jogando de Azul e "Marrom", talvez essa carta cresça em popularidade.
Será que substitui Mind`s Eye? Nah...é muito lenta. Por esse custo e custo de ativação e mais o custo pra se jogar a mágica, é melhor colocar um Jester`s Cap no lugar ou até mesmo o Mind`s Eye, que compra muito mais carta e mais barato que isso.




Umezawas Jitte
Mais uma carta interessantíssima pra esse formato com fase de combate crescente. É um equip versátil, com três habilidades úteis e uma remoção de criaturas muito boa, já que só depende de um ataque, mesmo bloqueado, para ser ativada. Até ganhar vida pode ser útil para decks que usem Skeletal Scrying. Acelera decks beatdown, como Workshop Aggro ou Fish, podendo vir a substituir Fire/Ice em alguns decks. Fish poderá usar muito bem para matar criaturas e para beatdown.
Depois do 1º uso, Jitte já pode matar um bicho com resistência 2, ou dar +4/+4 para uma criatura, o que com certeza fará com que ela ganhe o combate. Em Legacy ela poderá entrar em Psychatog, já que muitas vezes ele fica batendo pra 1 de dano (No Vintage talvez não, pois o Tog só precisa bater 1 vez mesmo).
Uma comparação necessária tem que ser feita com Sword of Fire and Ice.
Os três pontos onde Jitte supera a Sword são no custo; no fato de que não depende de um ataque não bloqueado, mas sim de qualquer dano de combate; e duas de suas habilidades podem ser usadas mesmo que o Jitte não esteja equipado.
Sword supera Jitte nas proteções, muito úteis contra Fire/Ice, Lava Dart e Echoing Truth, na carta que é comprada e no fato de não ser lendária.
De qualquer modo, com essas 3 habilidades, deck aggro como Sligh e Suicide Black ganham fôlego, mas ao mesmo tempo uma carta que pode acabar, mais ainda, com suas chances no formato.

INSTANTÂNEAS & FEITIÇOS



Blazing Shoal
Não vejo Blazing Shoal jogando no T1. O formato não tem cartas de alto custo que possam fazer valer a pena jogar com isso (mesmo problema do Shining Shoal). Uma opção óbvia é algum Goblins.dec, mas será que precisa disso?




Disrupting Shoal
Junto com Orb of Dreams, Disrupting Shoal foi a carta mais discutida em fórums de Vintage. É... apesar do bafafá eu não vejo muito nessa "Force of Will". Se ela fosse baseada em Power Sink ao invés de Spell Blast, aí sim seria uma segunda Force, já que poderia anular praticamente qualquer coisa no 1º turno.
Mesmo assim, ter cartas azuis de custo variado é bem difícil a não ser que o deck seja mono blue ou perto disso. Ou seja, essa carta só pode ser usada em decks que já tenham Force e Mana Drain ou em decks que não conseguem pagar 2 azuis facilmente para Mana Drain e, portanto, precisam de "free counters". Mas esses decks, se não conseguem ter 2 azuis p/ Mana Drain, dificilmente vão ter uma carta azul do custo certo para remover.
Muito condicional, provavelmente só ira substituir as Misdirection MD em Mono-Blue, com muita boa vontade, já que Misdirection é tão condicional quanto, mas serve para anular Force e Ancestral, o q já e o bastante. O ponto para Shoal é que, ao contrário da Misdirection, ele pode anular Welder, Crucible e 3sphere no 1º turno, o que é uma grande vantagem p/ Mono-Blue.
Oath também é um candidato a usá-la, mas para ele talvez a Misdirection seja melhor, já que protege os Oath, a Akroma e o Spirit. Se eu jogasse de Oath, substituiria 2 Mana Leak por 2 disso, pra ver como roda
Pode também ser uma 5º Force no sideboard, pronta pra ser buscada com um Cunning Wish na hora certa. É pra se testar.




Goryos Vengeance
Nem pense em usar isso.
Arcane e Spirit spells são habilidades típicas de bloco e que só pegam em Standard. Portanto o Splice é inútil. Além do mais qual Lenda você vai reanimar? Use Shallow Grave no lugar. A diferença é que a Vengeance alveja, portanto você pode escolher que criatura quer reanimar, mas Shallow Grave é imune a hates como Ground Seal.




Heros Demise
Qual criatura lendária é usada hoje em T1? Hero`s Demise é uma carta que tem muito potencial, caso tenhamos lendas sendo usadas em algum arquétipo, um dia. E não, não funciona contra Oath pq Spirit of the Night e Akroma têm proteção contra preto.




Shining Shoal
Esse é um Shoal interessante, mas dificilmente entrará no T1, já que branco é de longe a pior cor do formato. As poucas cartas brancas usadas (Swords, Balance, Disenchant`s e Exalted) não merecem ser removidas de jogo pra redirecionar dano. Mas tem potencial e, no deck certo, pode fazer algum estrago.




Sickening Shoal
Há muito pouco preto pra se remover pra isso. Alguns decks podem usar com efeito, mas sinceramente isso não é melhor do que Snuff Out ou Smother como "spot removal" do preto, mesmo podendo afetar criaturas pretas (quantas são usadas? Quase nenhuma!).
Normalmente você iria usar isso pra tirar bichos com resistência 1 ou 2. O problema é que pagar o custo dela é ruim, já que o BB no custo atrapalha qualquer splash. Se você quer tirar bichos pequenos, use Smother.
Nem sideboard ou MD de Suicide Black no lugar de Contagion é, porque Contagion tira 2 criaturas.




Sway of the Stars
Esta escrito "compre 7 cartas". É sempre bom dar uma olhada. Mesmo assim Sway decepciona, já que e um "reset button" e não um "draw 7". Se você vai gastar 10 mana pra dar um reset, será que não seria melhor gasta-las pra ganhar o jogo? E outra: Control provavelmente usaria isso pra recomeçar o jogo contra um aggro qualquer. Mas 7 de vida contra aggro, recomeçando o jogo, é pedir pra perder né?
Combo poderia até usar, mas por 10 mana é bem melhor dar um Mind’s Desire, um outro Draw 7 qualquer etc. Os combos no T1 já estão abandonando Windfall, pq usariam isso?
Ganha 2 estrelas só porque tem "compre 7 cartas" escrito nela.




Terashis Grasp
1º Disenchant Feitiço! (depois de Hull Breach e Vindicate) . Bom alvo para Burning Wish e 2ª mágica Arcana que pode ser útil em Vintage! (Cranial Extraction)




Toils of Night and Day
Pode servir para decks de combo gerarem mana. Serve com propósito duplo de gerar mana e tirar uma Trinisphere de circulação, ao mesmo tempo se necessário.
Mas a não ser que Arcane passe a ser algo que importe, Rebuild é muito melhor.




Veil of Secrecy
Um bom side pra Psychatog-Cunning Wish. Pode ser usado em builds que não tenham Verde p/ Berserk e não queiram ou não possam usar Fling. Ou como 1-of MD complementando um Berserk. É melhor que Shadow Rift, mas ninguém nunca usou isso no T1, então por que usaria o Veil? Obs:O Splice é INÚTIL!

LANDS



Gods Eye, Gate to the Reikai
Não se engane. Isso não é uma proteção contra Wasteland. Se você quer uma land que produza incolor e te proteja contra Wasteland, use Darksteel Citadel.
Mas ela tem três "utilidades": uma é produzir criaturas que não podem ser anuladas. Se você baixar uma 2ª Gods’ Eye, as duas morrem e você ganha 2 lindos bichos.
A outra é o magnífico combo com Crucible of Worlds e Zuran Orb, permitindo a você criar um bicho por turno. Com Fastbond então! UAU!
A terceira utilidade que achei nela é que, se bem colocada em um Stax pode produzir muitas criaturas com Smokestack e Crucible. Isso pode vir a ser útil um dia.




Tendo Ice Bridge
Gemstone Mine piorada. Pode achar lugar em decks de combo que precisem de muita mana de qualquer cor e já usem City of Brass e Gemstone Mine. Talvez seja mais útil que Gemstone Mine nas novas builds de Stax que usam 5 cores, pois, depois de usada, ainda pode gerar mana incolor. Mas Gemstone não sofre tanto nesse aspecto por causa da possibilidade de reutilizá-la via Crucible.


Nota geral de Traidores de Kamingawa:



Traidores é uma coleção que não acrescenta nada visivelmente útil ao formato. Pode-se notar que nenhuma carta recebeu nota maior do que 3. Como normalmente as melhores coleções de cada bloco são a 1ª e a última, Saviors deve vir bem melhor.
Uma ou outra carta podem ser bem aproveitadas e mudar as chances de alguns arquétipos no formato, mas Betrayers não irá modificar nada substancial no Vintage. Ao menos à primeira vista.
Mas também, se todo bloco fosse Urza’s Saga ou Mirrodin, ficaríamos todos loucos tentando superar decks novos que surgiriam a cada 3 dias. É bom dar uma pausa depois de um bloco como Mirrodin...
Até a próxima.
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 23/07/2005 01:28:54

Nada como o tempo para separar o joio do trigo, LOL.

(Quote)
- 22/07/2005 23:56:19

nossa, como as coisas mudam, ese kra dise q naum ia jogar nem em T2 e olha o ambiente agora.. tsc,tsc

(Quote)
- 17/03/2005 12:59:52
A unica coisa para que serviu Traidores, na minha opinião,
foi mostrar que a Wizards não ta nem ai para quem joga Magic de verdade, e quer transformar o jogo num grande Pokemon ou Yu-gi-oh ou sei la o que.
Esse Force of will de quinta categoria é brincadeira!!
Não serve para absolutamente NADA.
Traidores do Magic, isso sim!!!
(Quote)
- 16/03/2005 21:49:44
eh, a arte do ninjitsu vai arrasar quarteiroes... imagina o ninjitsu do azul que compra carta com a testemunha eterna... hehehe
(Quote)
- 11/03/2005 16:23:54
Artigo muito bem feito e até interressante, assim algumas pessoas podem ter uma noção de valorização das cartas.


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