Load or Cast
Magic para Iniciantes - Construção de decks
Construção de decks
12/09/2012 17:11 - 145.215 visualizações - 52 comentários
Load or Cast
Para você que começou a jogar Magic agora e não tem a menor idéia de como se faz um deck, este artigo irá proporcionar-lhe algumas dicas básicas para se fazer um. Eu diria que esse deck será estratégia para um deck genérico, pois não serão aprofundadas explicações para fazer apenas um único tipo de deck, como controls e aggro (Isso será explicado mais tarde). Bem, digamos que você acabou de voltar da banquinha do seu Zé, com uns boosters na mão, ou acaba de ganhar a coleção inteira do seu amigo Elesbão, e não sabe nem pra onde ir. Não sabe como montar um deck, nem mesmo o que é isso... ok, então vamos ao trabalho!

Primeiramente, o que é um deck? Rpgístcamente falando, um Deck, também chamado Grimório, é um livro onde estão anotadas todas as magias, feitiços e fórmulas de um Mago. À medida que ele aprende novas magias, novas páginas são preenchidas. Em Magic, um deck/Grimório nada mais é que o conjunto de cartas que você utilizará para jogar. Ou seja, seu livro de feitiços. Claro que, para que um livro funcione, ele deve estar limpo e organizado, um deck de Magic também deve estar organizado e bem estruturado, para se dar bem em uma disputa. Eis algumas dicas para que você construa um bom deck:

1º) A estrutura básica de um deck é: Ele deve ter preferencialmente 60 cartas; Não podem haver mais de 4 cópias de cada carta, que não sejam terrenos básicos (Pântano, Ilha, Floresta, Planície e Montanha) no deck e aproximadamente 1/3 do deck deve ser composto por terrenos (cartas geradoras de mana). Assim, se você tem um deck de 60 cartas, mais ou menos 20 cartas deverão ser de terrenos.

2º) Pense numa estratégia para seu deck. Pense como você irá vencer o jogo. O que você irá fazer para atrapalhar seu oponente e/ou evitar que ele lhe atrapalhe. São comuns os jogadores iniciantes construírem decks empestiados de criaturas, com algumas magias que auxiliem o dano delas e não pensarem nas diferentes reações que os oponentes podem ter, levando na maioria das vezes a derrota. Eis aqui algumas estratégias para lhe ajudar:
- Descarte - A estratégia principal destes decks é não permitir que o oponente mantenha muitas cartas na mão (às vezes ele chega ficar rodadas e rodadas sem NENHUMA!!!). Essa é uma boa estratégia, pois com isso ele não tem uma variedade de mágicas e acaba travando...
- Rápido: Estes decks são formados por criaturas pequenas e de baixo custo, ou seja, que possuem como custo de mana uma mana, duas ou três (normalmente, o máximo é três). A idéia é empestar a mesa com estas criaturas, fortalecendo seus poderes com alguns encantamentos e artefatos, para no final provocar um ataque maçante, sem que o oponente consiga ter bloqueadores.
- Pesado: Este deck é composto por criaturas extremamente pesadas, ou seja, com um custo elevado (como seis manas, sete, oito...), e tem um poder altamente alto (6/6, 7/7, 11/11...). Entretanto, para que estas criaturas possam ser postas em jogo, existem também cartas auxiliares, que facilitam a entrada destas criaturas por uma quantidade de mana mínima, ou até de graça! Entretanto, devo alertar que normalmente estes tipos de decks são lentos para se desenvolverem no jogo.
- Dano direto: Estes tipos de decks possuem normalmente cartas que causem Danos diretamente ao oponente ou às criaturas dele (como Raio, Choque, Erupção Violenta, Martelo Vulcânico...).
- Anulação: Tem como objetivo principal evitar que o oponente jogue qualquer coisa! Esses decks são empestados de mágicas de anulações, ou seja, mágicas que impedem que outras mágicas sejam lançadas.
- Destruição de Terrenos: Tem como objetivo a destruição em massa dos terrenos geradores de mana do oponente, afinal, sem mana um deck não joga...

3º) Pense nas cores que você irá usar no deck. No mundo do Magic existem cinco cores, mas isso não significa que você tem que usar todas, ou apenas uma. Um deck de várias cores requer vários tipos de geradores de mana diferentes. Quanto maior a variedade de cores no seu deck, maior a variedade de cores de mana você deverá possuir. Mas isto não quer dizer que um deck de cinco cores não funcione, pelo contrário, pode funcionar muito bem, basta saber construí-lo. Normalmente, usam-se duas cores, três no máximo dos máximos. Você pode, também, procurar escolher uma cor para defesa, e uma para o ataque. Por exemplo, você pode fazer um deck vermelho e azul, onde os danos diretos do lado vermelho são o ataque, e as anulações azuis a defesa. Se você for usar um deck de duas cores, procure usar cores que combinem. Essas, a meu ver, são as melhores combinações: Verde/Branco; Vermelho/Verde, Branco/Azul, Vermelho/Preto. Podem existir outras combinações, a gosto do jogador. Artefatos também são bons em decks, e uma das vantagens deles é que eles não possuem cor, ou seja, pode-se usar mana de qualquer cor para usá-los.

4º) Use por volta de sessenta cartas. Se você usar menos, virão as cartas que você quer, porém você estará menos preparado para um ataque. Se usar demais, as chances de vir aquela carta serão muito menores, obrigando-o a contar apenas com aquela sorte extra. Um deck com sessenta cards é o ideal, pois assim você aumenta suas chances de comprar as cartas que precisa, podendo com isso diminuir ao máximo o fator Sorte, portanto aqui fica a sugestão: Faça decks com 60 cartas.

5º) Teste bem seu deck, ou seja, jogue muitas vezes com ele, pois assim, você pode desenvolver novas táticas com ele. Um deck deve estar preparado para qualquer tipo de situação. Não adianta jogar sempre com a mesma pessoa, pois senão vão ficar sempre os dois jogando as mesmas estratégias. Jogue com decks diferentes e com pessoas diferentes, para estar mais bem preparado para novas situações e novos jogadores.

6º) Leia todas as cartas que você ver pela frente, suas e de seus oponentes. Tenha certeza do que cada carta faz. Isso é útil para que você possa saber o que está acontecendo no jogo, e as suas possibilidades em jogo. As cartas fazem exatamente o que está escrito nelas (com exceção daquelas que possuem erros de impressão).

7º) Lembre-se do ditado: O importante não é ganhar, mas competir. Não fique decepcionado caso o seu deck que durou mais de meses para ser formado perder várias vezes ou não ganhar nenhum jogo em um campeonato. Certa vez um sábio me disse: Para cada derrota que você levar, duas novas vitórias você garantirá (na verdade foi meu pai quem disse isso quando eu tava com raiva porque meu deck perdeu pro dele várias vezes). Se você perder uma, duas ou três vezes, reveja seu deck, veja o que deu errado, o que pode ser melhorado, veja se as cartas estão realmente em harmonia. Mude sua estratégia se for necessário!

8º) Cuide de suas cartas. Principalmente se você for participar de campeonatos. Cartas mal cuidadas se estragam facilmente, apresentando marcas, arranhões entre outras características. Cartas desse jeito são proibidas em campeonatos, pois são consideradas cartas marcadas. A dica é tratar suas cartas como se fossem cartas de ouro. Mantenham-nas sempre novas.

9º) A cada 4 meses ocorre o lançamento de uma nova série, e cada série apresenta novas habilidades que podem mudar completamente o ambiente de jogo. Por exemplo: no bloco de Mirrodin foram trazidos nos cards de artefato que mudaram completamente os decks. Em Odisséia era fundamental mexer com os cards no descarte para ativar as cartas com limiar. Veja quais as habilidades de cada série e procure unir cards de um mesmo bloco de séries. Você irá perceber que as cartas se complementam em mesmo bloco (um bloco é um conjunto de três séries).

Com isso concluímos a primeira parte de uma série de artigos feitos para vocês, iniciantes, que tem acessado, com uma freqüência cada vez maior, o site da Ligamagic. Não deixem de ler os outros artigos. Obrigado e até o próximo artigo.
LigaMagic ( LigaMagic)
Maior site especializado em Magic: The Gathering.
Nossa meta é trazer o máximo de conteúdo para todos os jogadores e aumentar cada vez mais a comunidade de jogadores apaixonados por este jogo.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 21/08/2018 11:17
Tenho acompanhado o site recentemente, pois voltei a jogar depois de alguns anos e estou gostando muito das matérias, e essas para iniciantes (ou aqueles que como eu não jogavam a muitos anos) são fundamentais ! Vcs deveriam ter um canal no Youtube, que na minha humilde opinião, seria um sucesso. Obrigado pelo conhecimento compartilhado !
(Quote)
- 09/07/2013 12:26
Olá pessoal, sou novo aqui na Ligamagic, e estou tentando reiniciar minha vida de jogador que abandonei desde 2009.Alias, mesmo em 2009 eu ainda já vinha de um tempo sem jogar (mais ou menos uns 2 anos na época).Fora este "detalhe" heheh, jogo desde 1999, quando o magic ainda engatinhava por aqui na minha cidade, e a unica loja que ainda vendia esse tipo de jogo bombava.
O mais interessante lendo o artigo, foi pegar minha caixa de cartas ( umas 3,4 mil cartas , e acreditem , tem carta que eu pensei que nunca ia voltar e voltou ^^ ) ver a nostalgia voltar , e relembrar todos aqueles dias de glória do magic que eu tive no passado hauahua.

O que mais me chamou a atenção nesse artigo, foi justamente o fato de que quanto iniciei no magic, eu passei por tudo isso.Troquei carta boa por ruim, troquei ruim por boa , vi as primeiras black lotus e pensava que não passava de balela o valor que elas tinha na época.
O pior eram os ladrões de cartas.Conheço uns até hoje que ainda jogam.

Magic é fo#@! , simplesmente fo@!3da !

Vamos ver quanto tempo dura essa nova empreitada no magic ! hehehe

(Quote)
- 02/07/2013 00:15
Muito bom me ajudou muito
(Quote)
- 12/09/2012 17:11
Gostei muito do artigo!!
Eu tava aqui penando pra conseguir construir um deck, comecei agora e gostei muito da jogabilidade de duas cores; Branco e Azul..tava tentando montar um deck assim com uns boosters que comprei mas nada dava certo, até que um dia o Robson (um grande camarada que me mostrou Magic e vem me dado umas dicas desde então...na verdade é ele quem faz o Magic acontecer aqui na minha cidade) olhou meus cards e me ajudou montando um deck com o que eu tinha na época, mas foi só depois de seguir o conselho dele e comprar um Event Deck que deu uma melhorada.

Fica a dica:

Você não faz a menor idéia de como começar a montar aquela estratégia de jogo baseada na jogabilidade que você deseja pro seu deck?
Adquira um Event Deck que jogue daquele jeito que você quer (controle/agros/rápidos/pesados) e monte algo em cima dele depois (se realmente precisar..tem Event Decks que já vem tão bons que quase não precisa tirar nada). Arrisque...Jogue bastante (principalmente com jogadores bem mais experientes que você), para cada "sacolada" que você levar, pare, analise sua estratégia, veja onde errou, onde pode melhorar seu jogo e seu deck e jogue mais ainda com uma variedade ainda maior de jogadores.
(Quote)
- 08/12/2011 23:15
a 10 anos atras eu tinha lido algo assim , na liga magic..rssrsr
Últimos artigos de LigaMagic
Promoção de Aniversário de 19 anos da LigaMagic
Promoção de Setembro - 19 Anos de LigaMagic e 19 Caixas de Boosters
10.363 views
Promoção de Aniversário de 19 anos da LigaMagic
Promoção de Setembro - 19 Anos de LigaMagic e 19 Caixas de Boosters
10.363 views
Há 24 dias — Por LigaMagic
Promoção de Agosto - 48 Boosters de Double Masters
Serão 6 sorteios de 8 boosters de Double Masters
13.190 views
Promoção de Agosto - 48 Boosters de Double Masters
Serão 6 sorteios de 8 boosters de Double Masters
13.190 views
01/08/2020 10:21 — Por LigaMagic
Todos os decks do Players Tour Finals
Todos os 145 decks do Players Tour Finals
5.062 views
Todos os decks do Players Tour Finals
Todos os 145 decks do Players Tour Finals
5.062 views
25/07/2020 14:55 — Por LigaMagic
Nova Ferramenta: Marketplace de Vendas
Venda seus cards de forma rápida e fácil pela LigaMagic
5.799 views
Nova Ferramenta: Marketplace de Vendas
Venda seus cards de forma rápida e fácil pela LigaMagic
5.799 views
19/07/2020 08:35 — Por LigaMagic
Promoção de Julho - 4 Caixas de Boosters Core Set 2021
Em Julho ao comprar pelo Marketplace da LigaMagic você concorre a 4 Caixas de Core Set 2021
12.446 views
Promoção de Julho - 4 Caixas de Boosters Core Set 2021
Em Julho ao comprar pelo Marketplace da LigaMagic você concorre a 4 Caixas de Core Set 2021
12.446 views
01/07/2020 08:21 — Por LigaMagic